Professores e alunos têm de devolver cartões SIM e hotspots…

17 Comentários

De acordo com informações recentes, as escolas estão a receber instruções para que sejam recolhidos os cartões SIM e hotspots que foram atribuídos aos professores e à maioria dos alunos nos kit tecnológicos.

Professores têm de devolver cartões SIM e hotspots...


Professores e alunos poderão sempre utilizar os cartões e hotspots… das salas

Segundo o Jornal de Notícias, as Escolas receberam orientações para pedir a devolução dos equipamentos que permitem o acesso à Internet. Os Diretores alertam para avarias e falta de computadores que podem pôr em causa provas digitais.

De acordo com Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP)…

Querem ensino digital, mas vão retirar acesso à maioria. Temos de ter condições de trabalho. A decisão deve ser revertida

Professores têm de devolver cartões SIM e hotspots...

O JN questionou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação que referiu que “os professores poderão sempre utilizar os cartões e hotspots que vão ser disponibilizados para as salas”.

Filinto Lima afirma, no entanto, que há várias escolas com computadores avariados e que não há técnicos nem verbas para os arranjar. As avarias e as falhas na rede das escolas foram das principais queixas dos diretores no ano letivo passado, segundo revela a Fenprof.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Concordo plenamente. Exceto as situações “sociais” (seja lá o que isso for) não faz sentido andarem a atribuir net aos professores e alunos. Sentido faz as escolas terem uma boa infraestrutura, o que em muitas não acontece.
    O meu puto não tem net nem PC da escola. Preferi que tivesse algo dele e passa a ser responsável pelo seu material e se avariar, arranja-se, o que nos da escola, enfim…

  2. Avatar de IMF
    IMF

    Deixa ver se entendi bem.

    Usam hotspot ( cálculo que seja àqueles routers 4g/5g), na sala de aula porque não há rede, ou a rede não funciona???

    Isto é o mesmo que ter a torneira da cozinha avariar e a solução passa por só comprar água engarrafada.

    O provedor se internet tem de dar solução para o problema da falta de rede, e sai mais barato passar cabos e por routers que andar a usar hotspot em todas as salas.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Mas não sabes a melhor nas escolas piloto metem 20 e tal alunos de 6 anos todos eles com o seu hotspot e comput.dor ligado, e os pais não podem fazer nada só mudando a criança de escola.

    2. Avatar de Zé

      O meu puto para fazer as provas de aferição teve de levar a net móvel porque a da escola é uma lástima. Ele e os outros todos.
      Obviamente que não faz sentido, mas é o país que temos.

    3. Avatar de BGA
      BGA

      O problema não é falha do serviço dos ISP. É mesmo a falta de investimento nas escolas.

      1. Avatar de IMF
        IMF

        Que investimento nas escolas??

        Pelo que se percebe é um problema com o provedor de internet.

        As escolas têm um contracto com o provedor de internet, se o provedor de internet sabe que é para instalar numa escola, escritório, indústria, tem de ter cobertura total da área abrangida.

        Se não funciona, é quebra contratual, e o estado ( neste caso ministro da educação, tem de mudar de provedor, que ofereça melhor condições).

        Aqui o problema não é falta de investimento é muitos boys no governo, todos a tirar a sua fatia do dinheiro.

        Olha o contracto para a rede de emergência o SIRESP, também funcionava mal, e a culpa é do fraco investimento??

        Ou de contratos feitos a cão pelos BOYs, aqui é igual… Alguém anda a ganhar muito dinheiro com isto.

        Ganham dinheiro a fornecedores internet fixa nas escolas e ainda ganham dinheiro a vender hotspot para a escola porque a fixa na funciona.

        Assim está bem é grande negócio, só eu é que não consigo fazer negócios destes.

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Se nao estiver contratado ” cobertura total da área abrangida.” os provedores não têm nada de a garantir. É como em casa. Não há garantia alguma de cobertura total

  3. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Eu quero é ver o que vão fazer aos contratos que os professores tiveram de assinar quando receberam os equipamentos…

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não consigo escrever um comentário com o nome comput.dor vejam lá isso.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Isso depende das Câmaras Municipais, na minha zona todas as escolas têm fibra, aqui quem gere o parque escolar primárias e preparatórias é a autarquia.
    O mais provável é os mais espertos terem os ditos routers e os mais necessitados não, é assim que o tuga gosta de viver, a ser esperto.

    1. Avatar de RS
      RS

      Não dinheiro direito a nenhum apoio social e a minha filha no 2º ano recebeu o kit portatil + 4G.
      Isto foi claramente um caso de gastar o dinheiro do PRR só porque sim.
      O que nos informaram na escola é que primeiro foi quem tinha efectivamente direito pelos escalões, e depois chegou a quem não tem apoios.
      No entanto face a todos os problemas de equipamentos em garantia em que o disco morre e dizem que os pais têm de pagar e não podem ser eles a reparar leva-me a preferir comprar algo usado na Amazon para a minha filha usar no 5ª em diante.

    2. Avatar de Zé

      Ter fibra é só uma parte. É preciso ter uma infraestrutura interna decente e com equipamentos decentes. Sinceramente, nada de especial, mas até aposto que se gastam autênticos rios de dinheiro por infraestruturas péssimas. Até no trabalho tenho isso. Quando era eu a tratar (mesmo não sendo as minhas funções literalmente sem orçamento) as coisas funcionavam. Agora temos técnicos externos todos XPTO e uma pessoa responsável internamente (além de orçamento bem gordinho) e está uma desgraça. tugas…

  6. Avatar de RicM
    RicM

    “Os Diretores alertam para avarias e falta de comput@dores que podem pôr em causa provas digitais.”
    A bateria do portátil INSYS cedido ao meu filho começou a inchar ainda dentro da garantia e a diretora de turma teve conhecimento.
    Deixei o comput@dor na escola no final do ano letivo e, passados três meses, nada foi feito, apesar de questionar a escola repetidamente durante o verão.
    Agora, no início do ano, informaram o aluno (não o encarregado de educação) que não há maneira de reparar o comput@dor e para ele o levar de volta e usá-lo até não funcionar mais. Já lhe disse para não o fazer e informar os professores que não está autorizado a receber o comput@dor. Devem querer arda na mochila do rapaz ou no chão do quarto.
    Quero ver quando tiver que usar comput@dor nas aulas de TIC ou em exames finais.

    @ppware: A palavra comput[a]dor está a bloquear a publicação de comentários

    1. Avatar de Zé

      Decidi declinar o PC da escola e comprei um portátil usado top. Hotspot já tinha. Mesmo tendo declinado, a escola queria obrigar-me a levantar um kit digital, “mesmo que seja para ficar encostado em casa”. Saltou-me a tampa… andamos a pagar impostos para esta malta andar a estragar? Ainda sugeri que o entregassem a um dos azarados que estão há mais de 1 ano à espera de um PC que funcione. Nunca mais me responderam… Portugal no seu melhor.

      1. Avatar de RS
        RS

        Exacto. Uma amiga minha é professora e não lhe deram equipamento da escola, no ano anterior deram um de emprestimo.
        O que safou é que por 35€ instalei-lhe um SSD e Windows 10.

      2. Avatar de RicM
        RicM

        Absolutamente absurdo ter que levar mesmo não usando. Dá a entender que a INSYS não receberia o guito se não fosse assinado o papel de entrega.
        Somos mesmo um país de ricos.

  7. Avatar de Uddu
    Uddu

    Nada de novo no esgoto da europa….