Problemas de ligação à Internet? Operadoras nacionais com falhas

46 Comentários

A partir das 16 horas, foram vários os clientes de operadoras de rede nacionais, como a NOS, MEO e Vodafone, que começaram a reportar falhas intermitentes na ligação à Internet.


Vários clientes da NOS, MEO e Vodafone têm estado esta tarde a reportar falhas nas ligações à internet. Os problemas terão afetado também tribunais, como a rede do Campus da Justiça, em Lisboa.

No Downdetector foram reportados vários alertas de falhas nas três operadoras, sendo que a maioria se referia à NOS. Nas redes sociais, podemos também confirmar algumas reclamações.

Serviços como o Gmail, site da CGD e até o Office 365, foram também apontados com falhas ao longo da tarde, que continuam a ser reportadas.

Até ao momento, as operadoras ainda não falaram sobre os problemas.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sandro
    Sandro

    MEO com a Apple Box TV a falhar. Canais sempre a dar refresh em todos os canais…

    Alguem que informe a provedoria do cliente! Ou aos engenheiros… Porra… Não se consegue ver televisão em condições.

    Also. Cloudflare teve problemas em Portugal:
    https://www.cloudflarestatus.com/

  2. Avatar de João
    João

    Ao que parece foi uma falha no datacenter da equinix em lisboa.
    https://status.equinix.com/incidents/9zd7ggpw2rtk

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É o POP dos principais operadores mundiais, se a equinix morre ficamos quase às escuras.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      O que me espanta é não haver redundância para uma infrastrutura tão crítica.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Se não houvesse redundância tinhas ficado às escuras

      2. Avatar de To Canelas
        To Canelas

        Haver há, o “routing” é que não deve ser melhor 😉

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O routing é bom, maioria dos operadores internacionais usa juniper, o problema é que existindo falha de energia e os geradores tipicamente demorarem 1-5 min a entrar em accao se os core vão abaixo estamos a falar de 4h só para limpar arp tables, não há milagres, existem clientes que dentro da equinix também têm bancos de baterias, esses não foram afectados, é tudo uma questão de investimento

          1. Avatar de To Canelas
            To Canelas

            O que é que o facto de usarem Juniper ou outra marca qq tem a ver com o assunto? Se o roteamento não estiver bem feito não falha? O tráfego de Portugal não passa ou tem de passar todo pela Equinix. A redundância não é só a parte energética.

      3. Avatar de João Fernandes
        João Fernandes

        Para sua informação, neste caso a redundância existe mas infelizmente não é a solução para todos os problemas.
        Aliás a redundância em sim é um sistema que pode falhar e até há quem tenha sistemas de redundância com redundância.
        Não basta ligar um gerador.

  3. Avatar de xpto
    xpto

    TSF está com o site em baxo…será disso?

  4. Avatar de idiocracia
    idiocracia

    Portugal no seu melhor… falha a electricidade… geradores? wait.. não lingam pq? ahh… aquela manutenção.. aqueles testes de funcionamento que não se fazem…

    Equinix LS1 (Fka: Telvent) AV. SEVERIANO FALCÃO Nº 14, has experienced a commercial power outage. It seems that during the automatic transition to the generators, they experienced some problems and there has been a transient power outage impacting multiple customer racks

    1. Avatar de NjsS
      NjsS

      Como é que operadores, infraestruturas criticas, que em teoria (ia dizer na prática, mas aparentemente é em teoria) teem redundâncias ao quadrado, sendo que as próprias servem de redundância umas das outras, estão todas amarradas a um ponto de saída em comum(Equinix)??? Como assim?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        POPs internacionais

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Já falava tambem dos cabos submarinos… ah e tal redundância, tudo atracado em Lisboa. Então mas… não há outras localidades? Haver há, mas ou se faz em Lisboa ou não se faz.

    2. Avatar de Gervásio
      Gervásio

      Segundo dados da empresa, o data center da Equinix Lisboa é alimentado por energia 100% renovável e com fontes de alimentação totalmente redundantes escreve em portugues lambe botas

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Energia renovável é falso, já redundante é verdade, tem a mesma redundância que o aeroporto, muito bom para um datacenter.

  5. Avatar de Joana Costa
    Joana Costa

    Um dos problemas mais graves, passa pelas soluções de gestão, faturação etc, que funcionam na cloud, eu por exemplo fiquei sem possibilidade de faturar… é nesta alturas que pensamos que a cloud é um grande risco.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não foi só isso, foi também sites de empresas, e-mail etc. Qualquer programa de faturação deveria ter opção de faturar offline durante algum tempo.

  6. Avatar de Joao Costa
    Joao Costa

    PTisp com servidores offline, Jornal de Notícias offline, Área de Cliente da Dominios offline, entre outros sites

  7. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    E na CaixaDireta da CGD tb. Hoje para entrar foi um CALVÁRIO.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      +1
      Precisava de aceder mas desde a hora do almoço que não dava só lá para i fim da tarde deu.

  8. Avatar de mikado
    mikado

    Não sei porquê mas o problema de ligação só durou 1 minuto de resto funcionou bem. Se calhar é por ser NOS.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Continua a contar piadas que tens jeito.

      1. Avatar de mikado
        mikado

        Não é piada o problema só durou mesmo um minuto sendo que depois a velocidade voltou ao normal e o ping era 50ms (normal) no jogo.

  9. Avatar de OB
    OB

    Viaverde ficou sem serviços digitais. Tinha o carro a carregar e não conseguia desligar a sessãobe desconectar o cabo. OPC do posto era a Galp e tinha todos os telefones de apoio ao cliente como não atribuídos.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Esta para mim foi das melhores… já tinha visto malta “agarrada” ao carregador porque algo na App tinha corrido mal e nada de conseguir contactar o operador.
      Mas dá que pensar que num futuro, não tão longínquo assim, possamos ter pessoas em desespero, com os carros amarrados ao carregador, porque num qualquer desastre natural, numa qualquer hecatombe, houve uma qualquer máquina, num qualquer edifício, que foi abaixo… apenas e só!
      Não sou grande fã de películas apocalípticas e pós-apocalípticas de Hollywood (onde por norma só os americanos é que se safam), mas dá-me algum conforto mental pensar que, se algo correr francamente mal, posso pegar no meu boguinhas fumarento e pirar-me para a Serra da Estrela ou algo do género. Mesmo que se trate, apenas, de um imaginário romanceado, pelo menos mantenho acesa à esperança (e todos sabemos que a Esperança é a última a morrer).
      Agora antever um cenário em que quero fugir e o c*brão do carro está amarrado a um poste, deixa-me um nadinha aborrecido.

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        Grande filme, quando a unica coisa que tinhas de fazer era deixar lá o cabo e seguir com o carro… 🙂

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Quanto custa o cabo e onde iria comprar outro passadas 2 horas e precisasse de carregar novamente?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Com o eléctrico tb nao fugias para muito longe. loooloolool

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          Com esse discurso até parece que tens sempre o deposito cheio, não vá haver uma catrástofe e tens de abandonar o local, é que se não tiveres o deposito cheio tb não vais conseguir abastecer e tb não vais muito longe 🙁
          Na minha opinião nessas situações safa-se melhor quem tiver EV, a rede de abastecimento elétrica é mais resiliente que a dos combustiveis.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como não vou abastecer?
            No caso de haver uma catástrofe, a 1ª coisa a ir ao ar é a Internet, ficavas logo com os postos incomunicáveis e carregavas zero, e depois a rede eléctrica!

            Uma estação de serviço, no caso de falha de energia, funciona sempre com recurso aos geradores!

          2. Avatar de jotabê
            jotabê

            Para a catrástofe hipotética do Rui, sim confiaria mais num elétrico. Não te esqueças que os elétricos carregam em casa/hotel/restaurante/etc.! E não sei se estás recordado, mas para haver falha na distribuição de combustiveis, basta as transportadoras fazerem greve. alem disso ia ser uma correria às”bombas” e se não moras ao pé de uma, irías ter dificuldade acrescida.
            Nota: não tenho elétrico porque não posso carregar em casa, e a rede publica de carregamentos ainda deixa muito a desejar, e penso que não sairia mais barato que o combustivel, e não creio que seja “à força” que em 12 anos teremos essa rede eficiente.

          3. Avatar de jotabê
            jotabê

            *catástrofe

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @jotabê, só podes estar no gozo certo? Num cenário de catástrofe, como um desastre natural de grande escala ou uma situação de emergência, vários fatores podem afetar o funcionamento de serviços essenciais, como a internet e a eletricidade e geralmente, a eletricidade é uma das primeiras coisas a serem afetadas. Interrupções no fornecimento de energia podem facilmente ocorrer devido a danos nas linhas de transmissão ou distribuição causados por ventos fortes, inundações, terremotos ou outros desastres naturais. Em alguns casos, as empresas de serviços públicos podem cortar o fornecimento de eletricidade como medida de prevenção!

            A internet pode ser afectada em seguida ou antes como se viu neste artigo. E sem net os carregadores não comunicam, logo não disponibilizam o carregamento, mesmo que ainda haja electricidade. E eles já dão stress suficiente mesmo sem catastrofes looloooloool
            Já agora gostava que algum corajoso dependente de carros eléctricos, confessasse em que medida os carregamentos foram afectados pela situação relatada no artigo.
            Isto na conectividade é muito lindo até ao dia em que falha eheheh

            Qt aos combustíveis, há sempre, nem que seja directamente dos camiões cisterna loooloooloool

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Grandes ideias !

    Bons negócios !

    Foi só um teste !

    Não vou chorar a rir ( parece que não é permitido ) …

    😉

    Já passou ! …

    Mas na próxima actualização pode demorar um pouco mais ….

    A ir ao sitio ….

    Faz parte ….

  11. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Aqui (MEO) notei no Youtube durante alguns minutos deixou de estar acessível, fui ao site do sapo e estava bom, achei logo que deveria haver problemas nas ligações internacionais.

  12. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    Segundo dados da empresa, o data center da Equinix Lisboa é alimentado por energia 100% renovável e com fontes de alimentação totalmente redundantes

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O tempo estava nublado, acabou o Sol, lá se foi a luz

  13. Avatar de is true
    is true

    eu sou da Digi e estasempre a bombar o mikado.

  14. Avatar de SoAver
    SoAver

    Os ISP’s tiveram uma falha de segundos. O tráfego deve ter sido reencaminhado para outros pontos.

    Quem tem serviços na Equinix sem redundância é que ficou às escuras.

    A Equinix não tem que garantir a redundância dos serviços dos clientes, apenas da Infraestrutura que teve uma falha grave! Que é difícil de explicar depois de várias intervenções nos últimos tempos que supostamente eram para melhorar as fases de alimentação do sistema de refrigeração…

    Apesar da falha grave, acaba por ser um abre olhos para identificar falhas e melhorar! Talvez a redundância noutros continentes acaba por fazer sentido quando temos um downtime destes no maior DC de Portugal.

    Mas o que me espanta mais é que como milhares de empresas deixaram os equipamentos atingir temperaturas elevadas sem ninguém terem qualquer alarme!
    (Sou um delles)

    Agora é recuperar e amanhã analisar e melhorar!

  15. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Fantastico, fiquei sem acesso ao DNS … @%&#$ !!!!

  16. Avatar de Só

    o que se passou foi claro e está divulgado: o chip do K7 que entrou na RAM do portal 10 e que deixou a vibe em alta rotação… foi apenas isso!

    depois de atualização do GN9 e novo backup do data center ficará concluído hoje em SLS blind.
    SImples!

  17. Avatar de Pathy
    Pathy

    E hoje continua. Tudo o que envolva internet nao se consegue aceder. Ninguém explica a razão.

  18. Avatar de Vitor Iria
    Vitor Iria

    Um datacenter com esta criticidade sem um sistema de resposta imediato com baterias e gerador para suportar falhas de maior duração! Trabalho num datacenter à mais de 30 anos e nunca existiram problemas semelhantes por falta de energia da rede pública. Isto é o resultado da falta de investimento generalizado. Lembro que o INEM falhou outro serviço critico porque só trabalha com um operador. Não é inevitável que estes problemas ocorram é o modelo de gestão desadequado paar poupar onde não devemos.

  19. Avatar de António Toscano
    António Toscano

    é só mudar DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4, nunca mais tive com problemas DNS no chrome, não sei sobre outros, mas mudar DNS 8.8.8.8 e perderás a privacidade com Google, acho eu, mas tanto faz, prefiro ter acesso qualquer websites a erros

  20. Avatar de ZéDNS
    ZéDNS

    Dica: Usar multiplos DNS providers nos routers tbm ajuda….
    Quad9: 9.9.9.9
    CF: 1.1.1.1
    GGL: 8.8.8.8