Problemas a aceder às Finanças? Problema não é seu! Mas não aceda…

69 Comentários

O portal acesso.gov.pt, que dá suporte à autenticação de vários utilizadores em portais do Governo,  como é o caso do Portal das Finanças, está com problemas no acesso devido ao facto do certificado digital ter expirado. O certificado expirou ontem às 23h59 e ainda não foi renovado.

Se necessitar de aceder ao portal para obter algum tipo de informação, é melhor esperar que o certificado digital seja renovado.

Problemas a aceder às Finanças? Problema não é seu! Mas não aceda...


Os Certificados de Segurança SSL – Secure Socket Layer ou TLS – Transport Layer Security permitem-lhe encriptar as comunicações entre o servidor web e os visitantes do seu site.

Ao ativar um certificado SSL o site transmite aos seus visitantes uma imagem de segurança e reforça a preocupação com dados pessoais ou informações sensíveis. 

Certificado Digital do portal do Governo expirou…

Se tentar aceder a portais do Governo que necessitem de autenticação, vai receber uma mensagem a indicar a sua ligação não é seguro. Na prática, o que está a acontecer é que o certificado do site expirou ontem e nesse sentido não está garantida a segurança nas comunicações,

Como se pode ver pela imagem seguinte, o certificado de segurança expirou ontem às 23:59:59.

Se tiver ferramentas de segurança instaladas na sua máquina, certamente que bloquearão a comunicação uma vez que não é segura. Se precisar de aceder, espere até que o certificado seja renovado. O Pplware atualizará esta informação assim que tenha mais dados.

Porque se deve  ter um certificado SSL?

O roubo de identidade online e alertas sobre sites inseguros são motivos de preocupação nos consumidores e levam à perda de vendas ou visitas. A não existência de um certificado SSL poderá levar a perda de confiança por parte dos visitantes, penalização nos motores de busca e à perda de reputação.

Leia também…

Exemplo da (in)segurança de um site sem HTTPS

(em atualização)

Partilhar:

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Seguro
    Manuel Seguro

    Cambada de amadores. Nem sabem apontar no calendário o dia para renovar o certificado.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mesmo.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Sempre podiam recorrer aqueles da NOS que recebem 482330 euros de vencimento mensal, cada, que todos os anos falham as renovações dos certificados de segurança do site mas, renovam os da app?

    3. Avatar de JeSuis'Eu
      JeSuis’Eu

      Amador era ter de aponta no calendário a renovação >.< !!

    4. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Existem scripts para auto renovação.
      Mas sim, no mínimo era ter anotado a renovação.

      1. Avatar de Carlos Almeida
        Carlos Almeida

        O script tambem faz o pagamento?

        1. Avatar de Nêsperas
          Nêsperas

          Se for letsencrypt, não precisa, é gratuito.

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Calendário? Isso monitoriza-se logicamente, ninguem vai um calendario para renovar 1000 certificados.

  2. Avatar de José Horta
    José Horta

    Ou está sob ataque

    1. Avatar de Dany
      Dany

      Os ataques são diários, neste caso é a habitual incompetência do Governo, mais do mesmo e é para não estranhar muito.

    2. Avatar de muddy
      muddy

      Ataque no dia seguinte a ter expirado um certificado do portal de autenticação? lol! Pouco provável. Deverá mesmo nabice da equipa de IT responsável pela gestão do servidor.

      1. Avatar de Carlos Almeida
        Carlos Almeida

        Sim porque eles devem ter só um servidor…

    3. Avatar de Pedro Mendes
      Pedro Mendes

      É o que me parece mais provável. E depois do ataque à Segurança Social, fica-se a pensar que há uma tentativa sistemática de atingir as entidades mais relevantes do estado.

    4. Avatar de Ana
      Ana

      Não tem rigorosamente nada a ver com isso.

      É mesmo só o certificado ter expirado.

      Enfim.

    5. Avatar de Biches andem ai
      Biches andem ai

      Sim, é um novo tipo de ataque cibernético. O consultor informático Cavaco Silva já o batizou: OS BICHES ANDEM AI.
      O que ele não sabe é que os únicos bichos são os incompetentes dos admins (boys?) do .gov e de quem os lá colocou.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    E as guias de transporte são comunicadas por telefone ?!?!?!
    Nada disso.. tem de se aceder e mais nada…

    para a frente é que é caminho …

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A maioria dos software de faturação comunicam as GT automaticamente.

  4. Avatar de André
    André

    E claro que a data para pagar IMI é hoje…

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Tiveram muitos meses pra pagar.

      1. Avatar de Günter Wallraff
        Günter Wallraff

        Lá por terem muitos meses para pagar isso justifica de o portal não funcionar? As finanças também tiveram um ano para pagarem a renovação do certificado. As páginas do estado tem que funcionar 24/7 todo o ano.

      2. Avatar de PedroC
        PedroC

        Epá, obrigado por essa informação completamente irrelevante e que não tem nada a ver com a notícia. Se a data limite é hoje, seria normal o certificado estar actualizado para quem paga hoje.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Prazo termina dia 30, e agora?

    2. Avatar de o outro lado
      o outro lado

      o pagamento é feito no mb ou por transferência bancário, portanto, desde que se tenha as referências, não é necessário aceder ao site 🙂

    3. Avatar de Infinity
      Infinity

      Típico tuga, deixar tudo sempre para a última

      1. Avatar de Rui
        Rui

        estes deixaram para o dia a seguir… só não estão é sujeito a coimas como o resto dos tugas!

  5. Avatar de AlexS
  6. Avatar de Hugo Andre
    Hugo Andre

    O certificado do site acesso.gov.pt é renovado anualmente e foi pedido à Digicert, não foi pedido a tempo ou não há carcanhol para o certificado… ou estão de greve… e agora esta revogado!… milhões de pessoas pelas stats estão já a querer entrar e a maioria que utiliza sistemas seguros não conseguem mesmo entrar, pois por sorte alguem ainda soube pelo menos configurar e dizer que nao se deve aceder ao site por ter uma politica implementada HSTS (Http strict transport Security)… não é possivel assim criar exceções para aceder ao site através de browsers seguros… aquelas que utilizam browsers e sistemas não seguros estão inseguras, uma vez que podem passar o alerta e teimosia, podem se tentar logar e vir a ver as suas credenciais intercetadas e roubadas. Uma vez que até o próprio acesso.gov.pt pode ser desviado para outro sitio neste tempo intretanto… Por isso deixem-se estar quietitos até a AT resolver e se dignar a colocar o novo certificado emitido para o site… que neste caso pode demorar dias se ainda não o pediram , pois a verificação e emissão de um certificado empresarial EV OV , ou basico SSL têm os seu minuitos, horas, ou dias para emissão!… Se pussessem tipo um certificado gratuito tipo letsencrypt era segundos, mas não é o que se quer aqui!…

  7. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Provavelmente foi renovado ontem. O problema é que a propagação dos certificados de segurança está a demorar 24 a 99 horas. As próprias empresas emissoras avisam que “pode demorar 3 a 11 dias a que os certificados estejam disponíveis em todos os serviços DNS”.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O quê? ah ah. Certificados digitais não é como os domínios.
      O certificado uma vez emitido fica imediatamente disponível e é logo válido.
      Só se a empresa anda a demorar a emitir os certificados por precisar de alguma papelada ou assim, mas duvido que seja o caso, pode é ser falta de dinheiro, ou o estagiário esqueceu-se de renovar o certificado, ou o alguém dos certificados está de baixa e então ninguém trata disso.

  8. Avatar de Ricardo Pessoa
    Ricardo Pessoa

    é o que dá meter as coisas em serviço e querer pagar em amendoins.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      top

  9. Avatar de #FreeRuiPinto
    #FreeRuiPinto

    Esta situação é completamente inaceitável para um serviço destes.
    Só em Portugal.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Portugal in a nutshell..
    Depois vêm falar que an tuga a produtividade é baixa e por isso os ordenados também.
    Com qualidade desta em serviços publicos, que esperam?

  11. Avatar de ZEN
    ZEN

    Bom dia,
    Penso que já foi reposto!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não, não foi.
      O certificado que expirou não é do dominio portaldasfinancas.gov.pt, é o de acesso.gov.pt, que é onde se faz o login.
      Isto é, o site da AT funciona, mas assim que precisas de fazer login, não dá.

      1. Avatar de ZEN
        ZEN

        Boa tarde,
        Sim eu sei que é no acesso pq necessitei de submeter uns documentos e consegui. Foi por esse motivo que disse q já estaria a funcionar.

    2. Avatar de Ana
      Ana

      ja deu durante um pouco sim. Depois voltou ao mesmo.

  12. Avatar de Ignis
    Ignis

    Seria bom eles colocarem pelo menos uma expectativa de quanto tempo isto vai demorar… isto está impactar imenso todo o país!

  13. Avatar de francisco silva
    francisco silva

    hoje é o ultimo dia para pagar o IUC como é que as pessoas fazem? vão para os balcões com filas de 300 metros a chuva?

    1. Avatar de JLB
      JLB

      Viva, não é o IUC é o IMI 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim, hoje é o último dia para pagar o IMI.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        e alguns IUCs…;D

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        Bom, também haverá gente para quem hoje é o último dia para pagar o IUC.

        Todas as pessoas que tenham um automóvel com matrícula de novembro, hoje é o último dia para pagar o IUC.

    2. Avatar de EU
      EU

      na carta do IMI está a referência para pagar

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Nem todos recebem a carta!

    3. Avatar de José Caio
      José Caio

      Para pagar o IMI não há problemas.
      Vão ao ViaCTT, quem não tiver regista-se, buscar a guia e pagam no MB.
      Eles têm tudo pensado.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Tudo pensado! Não parece… terá sido da renovação ministerial?;D

    4. Avatar de AnthonyK
      AnthonyK

      App “Situação Fiscal – Pagamentos”, é só instalar, entrar com os dados das finanças e têm lá a info toda para pagar, inclusive fazer pagamento por mbway

    5. Avatar de Infinity
      Infinity

      Porque deixam os pagamentos para o ultimo dia?

  14. Avatar de António II
    António II

    Calma amigos….isto é apenas Portugal!

  15. Avatar de JLB
    JLB

    Por acaso ontem por essa h/m/s estava a aceder ao site da AT para “pagar” o IMI. Um dos que “paguei” ainda o certificado não tinha expirado. O outro já o certificado tinha expirado. 🙂

  16. Avatar de Dany
    Dany

    Se o publico geral está frustrado com a situação imaginem os contabilistas.

  17. Avatar de LA
    LA

    Este país está mesmo entregue, aos bichos.

  18. Avatar de José Caio
    José Caio

    Quando acontece com os Contribuintes, um atraso de minutos equivale a uma multa (eu já “comi” duas multas de 180 euros cada, por causa da falta de entrega de duas declarações de IVA a “zeros”).
    Agora, como não conseguimos trabalhar (os contabilistas trabalham todos os dias com as finanças na internet), quem vai pagar o tempo em que temos de ficar a jogar solitário?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Ora bem.
      É a mesma coisa com as outras “falhas dos serviços” aqui há uns anos aconteceu uma grave com um familiar e claro o erro crasso não teve custos alguns para as finanças. Enquanto o cidadão andou para trás e para a frente a gastar recursos e paciência(saúde).

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Nada disso!
    O secretário de Estado é que mandava fazer a renovação do certificado, mas foi despedido … … …
    lol lol lol

    1. Avatar de John Anonymous
      John Anonymous

      Automação para algumas entidades é bruxaria

  20. Avatar de Militão
    Militão

    Que tristeza de gestão informatica

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Alterem a data…;D

  22. Avatar de A.Branco
    A.Branco

    sera que aumentam o prazo de pagamento do IUC

  23. Avatar de Despreocupado Feliz
    Despreocupado Feliz

    conseguem parar uma quantidade enorme de atividades, criaram imensos transtornos, um prejuízo enorme para as empresas e depois ninguém é chamado à responsabilidade, e nós contribuintes ficamos calados, mandamos aqui umas mensagens de repudio mas não passa disto, ao menos o ministro tenha o bom senso de pedir desculpa aos contribuintes que foram prejudicados , nem os partidos da oposição se manifestam, e mais uma vez baixamos os braços e pronto…

  24. Avatar de Dany
    Dany

    O IUC é sempre pago pela data da matrícula nacional,” já devia ter pago” vai ser a reposta das finanças.

  25. Avatar de Ana
    Ana

    Ja deu durante um bocado.

    Depois voltou ao mesmo.

  26. Avatar de MARCELO - PRESIDENTE
    MARCELO – PRESIDENTE

    Já está a funcionar!

  27. Avatar de JS
    JS

    Um á parte
    Eu na Seg Social Direta tentei enviar uns impressos e não consigo na respectiva pagina diz estarem com problemas

  28. Avatar de sergio
    sergio

    Já usei diferentes alojamentos web (seja nacionais ou americanos) e alguns “oferecem” certificado SSL mas tem de ser o utilizador a renovar a cada 3 meses, é com a ferramenta let’s encrypt, dá muitos problemas.
    Cansei-me de usar tantos alojamentos ruins, e mudei para a Hostinger (é multi nacional). O certificado SSL deles é renovado automaticamente a cada ano e nem preciso fazer nada…Lol. Eles têm um script próprio.

  29. Avatar de Tu6aT34m
    Tu6aT34m

    Tipicamente Tuga, deixa tudo para o último dia. Seja certificados SSL, IMI ou IUC…
    Agora…”treinadores de bancada” ?? Tantos posts… Pelas horas de publicações feitas deve estar tudo em teletrabalho ou similar…

  30. Avatar de Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    podem me ajudar como posso fazer com que a AT pare de me enviar cartas para pagar o selo de um carro que nem e meu nem sei a quem pertense isto ja anda a pelo menos 4 anos a 11 anos que nao vom portugal nao tenho nada ai o que fazer obrigados

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tem bens em seu nome em Portugal? Se não tem, esqueça;D Se tem ou se a situação o incomoda pode reportar a situação ao serviço local de finanças, mesmo online.