Portugal: Velocidades de internet nunca inferiores a 20 Mbps?

39 Comentários

No geral, o serviço de internet em Portugal é bom. No entanto, como também é sabido, o serviço não chega a todos da melhor forma. Há zonas do país onde se pode usufruir de velocidades na ordem dos Gbps, por fibra ótica, mas há outros locais onde a rede é inexistente ou simplesmente com taxas de transmissão desajustadas à realidade que se vive hoje.

Recentemente a Associação de Consumidores de Portugal (ACOP) exigiu à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) a realização de um levantamento “exaustivo e independente” das velocidades  praticadas no país, em especial em zonas não-urbanas.

Portugal: Velocidades de internet nunca inferiores a 20 Mbps?


ACOP quer internet com velocidade mínima de 20 Mbps

De acordo com um comunicado enviado à Lusa, além de um levantamento da Internet em Portugal, a ACOP, pretende que a Anacom estabeleça velocidades mínimas obrigatórias de serviço de internet “nunca inferiores a 20 megabits [Mbps]“, através das quais as operadoras “garantam a todos os cidadãos, em todas as partes do território nacional, condições de igualdade de acesso a comunicações de internet”.

A ACOP recorda ainda que há pouco mais de um mês, em 07 de maio, escreveu ao ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, com conhecimento à Anacom, a pedir a realização de uma “verificação exaustiva das velocidades de internet praticadas pelos vários operadores nas zonas não urbanas do território português”.

Portugal: Velocidades de internet nunca inferiores a 20 Mbps?

De referir que, na altura, a associação de consumidores evidenciava que em vários pontos do país “registam-se recorrentemente” velocidades “inferiores” a 2 Mbps nos serviços de comunicação fixa e inferiores a 500kbits [0,5 Mbps] no que diz respeito ao seriço da rede móvel.

A ACOP defende ainda que uma “não-discriminação” entre quem viva nos meios urbanos e quem esteja domiciliado nos meios exteriores às urbes”. Se não sabem a velocidade do vosso serviço, aproveitem para fazer o teste na ferramenta que o Pplware disponibiliza.

Teste a velocidade do seu serviço

Teste a sua velocidade de acesso à Internet

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pablo
    Pablo

    nPerf. Boa app para analisar a velocidade.

  2. Avatar de Berto
    Berto

    hahahahha, nem fibra, nem ADSL, nem 4G e raro 3G onde moro, e fica bem perto da cidade.

    1. Avatar de scp
      scp

      Moras no túnel do metro?

      Explica onde moras para estares tão isolado da tecnologia.

      1. Avatar de ze
        ze

        Na serra ou no monte.

  3. Avatar de Nitrox
    Nitrox

    Isso tb eu queria que assim fosse-

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Isto nunca irá acontecer. Só por escrito. Na realidade da qual usufruímos, nada disto irá acontecer, principalmente tendo muitas zonas em que nem rede 3G há. Nem 2G sequer.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    1Gbps numa vila, sem espinhas.
    Tenho 3 operadores a escolha todos com fibra, mas prefiro de longe a Vodafone.

    1. Avatar de Detective
      Detective

      comentario triste,
      So pensaste em ti e nas tuas opçoes e na publicidade de uma operadora. Portugal deveria ter por inteiro ter uma boa connecçao internet.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Comentário triste foi o teu, não pensei em mim, reportei é o que acontece comigo.

    2. Avatar de pobox
      pobox

      A mente humana deve ser utilizada em algo mais produtivo do que emitir birrinhas do género ” Eu tenho e tu não tens…bem feito”. O que se fala nesta notícia é o facto de muita (mas muita mesmo) população, não usufruir de um serviço condigno. Eu pago num dos operadores, cerca de 80 euros mensais e, ainda este fim de semana, a velocidade de internet não atingia 1 Mbit. Explicando melhor, aulas dos mais jovens (na 6ª feira) não houve porque não existia banda para nada. Até as simples chamadas telefónicas falhavam. Reclamações e pedidos de intervenção ao fornecedor do serviço, sem resolução. Dos 3 maiores operadores, este ainda é o único que funciona, apesar de ser lastimável.

  6. Avatar de Victor
    Victor

    D:
    Pico: 9.990 Mb/s
    Media: 9.697
    U:
    0.654 Mb/s
    0.603

    Min:13.87 ms
    Med: 27.84ms

    Youtube e stream a correr

  7. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    o meo passou a “dar” 120mb em vez de “apenas” 1000mb, que raio de upgrade

  8. Avatar de Hugo Tavares
    Hugo Tavares

    Na minha cidade fui o contemplado em que a minha rua apenas tem apenas ADSL

  9. Avatar de Telmo
    Telmo

    Os testes de velocidade não servem para tudo! Nos testes em 4G tenho velocidades de 30Mbps e depois quando utilizo várias clouds tenho 50kbps…. O sistema é enganado…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Pode sempre testar descarregando um destes ficheiros abaixo… o que tiver um tamanho mais apropriado à suposta velocidade de ligação… para depois ver qual a velocidade real no seu dispositivo.

      http://speedtest.tele2.net/100MB.zip
      http://speedtest.tele2.net/1GB.zip
      http://speedtest.tele2.net/10GB.zip
      http://speedtest.tele2.net/50GB.zip
      http://speedtest.tele2.net/100GB.zip
      http://speedtest.tele2.net/1000GB.zip

      Vale lembrar que para verificar a velocidade máxima deve usar um computador com ligação 1000/ 1000 Mbps ou superior por cabo ao modem da Internet, desligar as redes sem fios, e todos os dispositivos do modem/ router incluindo caixas para dar sinal às televisões, e desactivar todos os programas no dispositivo que possam tentar actualizar-se para não influenciarem a velocidade. Alguns programas anti-malware influenciam a velocidade apresentada porque guardam o ficheiro em “proxy” para analisar.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    20 Mbps? Que piada 🙁
    A Internet em Portugal é uma imagem do país, muita desigualdade, moro na zona suburbana de Coimbra e o melhor que consigo é 8MBits nos dias bons/ADSL, 4G/30 Mbits, muto bom para ver e-mails, porque se for para ver um vídeo no Youtube não esquecer de selecionar a pior qualidade ou então lá se vai o limite de trafego, basicamente uma mer##

  11. Avatar de RM
    RM

    Tenho no contrato 24 Mbps ADSL da MEO, mas na prática são 15/16 Mbps!

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Se leres bem no pacote diz “ATÉ”

    2. Avatar de Costa Rica
      Costa Rica

      50% é para o serviço MEO

      1. Avatar de Acéfalo, o pensador
        Acéfalo, o pensador

        Não sei se o comentário é sarcástico mas aproveito para explicar. Ao contrário da Fibra (FTTH) onde a velocidade é “garantida” (pelo menos dentro da rede do operador) no ADSL a velocidade depende da distância da linha de cobre até à “central”. Na prática uma velocidade de 16Mbps em ADSL é considerada bastante boa, significa que estás relativamente perto da “central”.

  12. Avatar de PML
    PML

    O valor é razoável e permite que se faça teletrabalho com qualidade, com mais do que uma pessoa em casa. Seria importante referir também a velocidade de upload porque para muitas aplicações hoje em dia é essencial esta componente (10M, pelo menos).

  13. Avatar de Jonesy
    Jonesy

    o grande problema não é a velocidade “oferecida/contratada” mas sim a qualidade e estabilidade da mesma.
    durante o confinamento (e esta situação num grande centro urbano), ligações fibra de vários operadores mal davam para ver televisão e as pessoas com contractos de 100mb, e com necessidade de efetuar teletrabalho e telescola tornou-se impossível durante semanas. posso concordar que foi uma situação fora do normal devido ao facto de toda a gente se encontrar em casa o consumo teve um aumento exponencial, no entanto, isto só mostra a péssima implementação de infraestruturas, pois se uma pessoa paga por 1 serviço que tem 100mb deveria ter sempre a capacidade de pelo menos ter constante 80% do serviço contratado. a mesma situação já ocorria ainda antes do estado de emergência em que em período noturno ligações de fibra de 100mb passam para ligações inferiores a 30mb, sendo uma pratica comum de traffic shapping por parte dos operadores.
    engraçado ou não , tenho por opção própria ADSL (tecnologia obsoleta e de baixa velocidade nos dias de hoje) durante todo o período do estado de emergência acabei por ter melhor ligação que as pessoas que tinham ligações de fibra, claro que por sorte vivo perto de uma central e a ligação nunca baixa dos 18mbs.
    os operadores dizem a “boca cheia” que tem (temos) tecnologia de topo e melhor que outros países, mas o que se vê nos testes de comparação com outros países é que a velocidade media é pior, vender uma velocidade contratada de 100mb e garantir qualidade tão baixa não pode nunca ser aceitável, isto sem contar com os preços, porque se são preços “justos” para a velocidade/serviço fornecido, definitivamente não o são para a qualidade/estabilidade do que na realidade garantem.

    1. Avatar de Acéfalo, o pensador
      Acéfalo, o pensador

      “acabei por ter melhor ligação que as pessoas que tinham ligações de fibra, claro que por sorte vivo perto de uma central e a ligação nunca baixa dos 18mbs.”

      isso é bom do ADSL, pode ter velocidades baixas comparativamente com FTTH e Coax mas se a linha for boa é bastante estável e consegues boa qualidade de serviço. Eu tenho ADSL com 14Mbps e tenho sempre a mesma velocidade a qualquer hora do dia e pings de 6ms para PT. Durante o confinamento tive melhor net que alguns colegas com coax cujos tarifários são de centenas de Mbps.
      Não querendo fazer publicidade mas a Meo tem gerido bem a crise, não tive qualquer prob nos últimos vezes. A ver pelo http://www.cprm.net dá para ver que reforçaram a rede, anda por volta dos 40% de utilização quando dantes (pré-covid) chegava aos 95%. Há operadores que decidiram cortar velocidades de centenas de Mbps para 7Mbps e outros decidiram reforçar a rede. Enfim, formas de pensar diferentes 🙂

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Se o Starlink de Elon Mush cumprir o que promete, dentro de pouco tempo o problema estará resolvido!

    1. Avatar de Acéfalo, o pensador
      Acéfalo, o pensador

      Vai ajudar sem dúvida mas não resolve o problema de fundo. A latência ainda que prometida “baixa” não chega ao pé das tecnologias existentes, isto para dar um exemplo. Lembra-te que velocidade em bruto não é a única métrica para uma boa internet.

      1. Avatar de Pedro Lopes
        Pedro Lopes

        Sinceramente se tiver 50-100Mb por 60 ms latencia, continua a ser melhor que os meus 8 Mb com 80 ms de latencia por adsl 〜( ̄▽ ̄)〜

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Atualmente na minha rua a 9Km da cidade só existe ADSL com 0,5Mb/s enquanto o 4G da Vodafone se encontra a 60Mb/s mas por 4G o mesmo não acontece em outras operadoras onde os meus vizinhos registam 10Mb/s (NOS) e 5Mb/s de notar que estas velocidades são a média de muitos testes feitos a várias horas de vários dias. Felizmente a Vodafone irá terminar a instalação da Fibra esta semana

  16. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    LOLLLLLLLLLLL, a NOS paga já umas BOAS LUVAS para conseguir manter as velocidades de UPLOAD em 10Mbits!!!!! São uns sacanas sem lei!!!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Pontuação : 115847 nPoints, ↓122949 kb/s ↑10735 kb/s / Wifi:NOS / #iPhone11 / #nPerf v2.6.0 /

      Resultado da minha NET em casa. A qualquer hora do dia a NET é sempre estável. Sou Cliente NOS e tenho HFC (Fibra Hibrida). Basicamente, a grande diferença para o FTTH está na velocidade de Upload.
      Honestamente, para mim, que não trabalho com Imagem e Som é mais do que suficiente.

      Agora nao entendo uma critica: A NOS, quando me vendeu o serviço, informaram-me que eu iria ter 120MB Download e 10 Upload. A verdade é que cumprem com o prometido. Não tenho razões de queixa nesse sentido. Se precisas de mais Upload então só com FTTH.

      A NOS foi correta contigo.

      Outra coisa: a noticia refere-se a velocidades de Download.

  17. Avatar de Luís Henrique Silva
    Luís Henrique Silva

    Acredito que até seja possível, mas tem de deixar de haver a roubalheira que há em Portugal……o mal de andar tudo mal nas infraestruturas vem dai

  18. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    A página da Netflix para medir a velocidade, simples e rápida e sem publicidade 😉 https://fast.com/pt/

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Foi a que passei a usar, ao invés do SPEEDTEST! E a APP para android ocupa quase NADA! (se bem que cria uma CACHE monstruosa!)

      1. Avatar de Marco Lopes
        Marco Lopes

        Download acima de 100Mbits POUCO me interessa! O que me interessa é o UPLOAD de 100… A NOS ainda me dá 10… é a loucura total… https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/nos-upload-5869

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Ainda não percebeste que a maioria das respostas dos moderadores são Copy & paste?

          Alias os Moderadores apenas Moderam, não tem informação confidencial! É de rir quem ainda pergunta aos Moderadores quando é que a NOS vai fazer X ou Y upgrade.

        2. Avatar de Acéfalo, o pensador
          Acéfalo, o pensador

          A NOS não consegue suster velocidades de Upload maiores porque isso significaria alocar menos largura de banda para o Download. Nenhum operador irá depreciar o Download em Prol de Upload. A solução é FTTH – eles estão a investir nisso tanto quando sei. Se puderes foge disso e muda para Meo ou Vodafone Fibra.

  19. Avatar de António
    António

    Isso é tudo muito bonito mas só acredito em vendo.
    Moro no interior do Alentejo e até tenho fibra na minha rua (DSTelecom), mas estou agarrado à ADSL do MEO sabe deus até quando. A desculpa é sempre a mesma “O PDO esgotou a sua capacidade e não sabemos quando vamos fazer a expansão”, por isso só me resta chorar e conviver com 10 Mbits de Download e 800Kbits de upload.

  20. Avatar de Acéfalo, o pensador
    Acéfalo, o pensador

    Não esquecer o upload que é cada vez mais importante para video-chamadas e partilha de ficheiros em tele-trabalho.
    30/10 seria um mínimo razoável a meu ver.

  21. Avatar de PGR
    PGR

    Em Lisboa (Graça) Vodafone até 24Mb
    down….. 9.9 Mbps
    up………..1.3 Mbps