Portugal retoma processo do 5G! Saiba quais os próximos passos…

63 Comentários

Apesar de ainda estarmos em fase de pandemia, o mundo tem vindo a dar sinais de vida. Mesmo sendo um problema de saúde pública, nestes últimos meses o 5G foi também notícia pelas piores razões. Várias antenas nos Estados Unidos foram destruídas por populares devido teorias/conspirações de propagação da COVID-19.

Em Portugal o processo do 5G esteve “parado”, mas a ANACOM anunciou hoje que o vai retomar.

Portugal retoma processo do 5G! Saiba os próximos passos...


O procedimento da consulta pública do projeto de regulamento do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências para o 5 G e outras faixas relevantes (700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz) e do procedimento de audiência prévia e de consulta pública sobre o sentido provável de decisão relativo à alteração do direito de utilização de frequências atribuído à Dense Air Portugal vão ser retomados e, em ambos os casos, os prazos terminam a 3 de julho de 2020.

Mesmo sendo o prazo para breve e face à pandemia, a ANACOM não identifica razões para prorrogar os prazos para além do que resulta da lei, pelo que estes procedimentos encerrarão na data indicada.

COVID-19 fez perceber importância das comunicações! 5G pode ajudar no futuro…

A pandemia de COVID-19, a declaração do estado de emergência e o confinamento dele decorrente, demonstraram a importância da boa cobertura do país com redes e serviços de telecomunicações.

Portugal retoma processo do 5G! Saiba quais os próximos passos...

Com a população confinada, o teletrabalho, o ensino online e a necessidade de assegurar o contacto social fizeram disparar o consumo de voz e de dados, fixos e móveis; tendo havido também um aumento de reclamações de consumidores, empresas e autarquias sobre a falta de cobertura de internet ou sobre a reduzida velocidade da mesma.

A implementação do 5G afigura-se determinante para mitigar as deficiências ao nível das coberturas e das capacidades disponibilizadas pelas redes móveis existentes e garantir a coesão económica e social do país, indo ao encontro das expectativas das populações e do sector económico nacional, bem como acautelar os objetivos nacionais e europeus definidos para a banda larga móvel.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Metam o 4G em todo o território “masé”, por 1/100000 do valor da implementação do 5G.
    Ninguém quer saber de 5G para nada.

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Depende do 5G.
      A parte cara dp 5G são as antenas a cima dos 6ghz.

      O 5g abaixo dos 6ghz, o chamado 5G sub-6 reutiliza fequencias, postes e antenas do 2g,3g e 4g.
      Aumentando a velucidade para 1Gbit e diminuindo o ping.

      1. Avatar de Eduardo Abrantes
        Eduardo Abrantes

        Incorreto, apenas o 5G mm(Milimiter wave) chega a 1Gbit, com essas baixas frequencias.
        https://prnt.sc/ufts83

  2. Avatar de Sarranno
    Sarranno

    Portugal não tem vantagem nenhuma em ter pressa na corrida ao 5G. É melhor deixar a tecnologia maturar, ficar mais barata e nessa altura investir.

    Vamos estar a gastar milhões de euros e depois só uma pequeníssima parte vai tirar proveito da nova tecnologia. As pessoas sequer têm equipamentos para o 5G, muitos ainda nem conseguem usufruir de um 4G em condições.

    1. Avatar de Rute
      Rute

      > As pessoas sequer têm equipamentos para o 5G, muitos ainda nem conseguem usufruir de um 4G em condições.

      Não há nada que o 5G faça que o 4G não faça para o utilizador comum. O 5G só serve para drones e recolha de dados de microsensores/camaras em cidades.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Errado Rute. O 5G faz muita coisa que o 4G não faz. Não se trata apenas de um aumento de velocidade de download como se tem percepcionado as evoluções das redes celulares. Trata-se de novas aplicações, como o C-V2X que permite aos veículos comunicarem entre si com uma latência francamente mais baixa, algo que o 4G nunca conseguiria.

        1. Avatar de Rute
          Rute

          >Trata-se de novas aplicações, como o C-V2X que permite aos veículos comunicarem entre si com uma latência francamente mais baixa

          C-V2X é o nome ponposo para “Mesh networks”? Acho que esse conceito consegue-se com routers wifi de há 10 anos atrás.

          E, queres mesmos carros autodirigidos? Que tal começar por reparar as estradas para que eles possam funcionar adequadamente?

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Nenhum router com 10 anos suporta ultra low latency, nem nenhum atual. Gostava de ver uma implementação de um pelotão autónomo não ter um acidente baseando as comunicações em WiFi caseiro.
            Espera, por acaso já vi! E o resultado é desastroso.
            O mesmo pelotão usando 802.11p já se safa muito bem, e com 5G é expectável que tenha no mínimo a mesma performance que com o 802.11p

            Se quero carros autónomos? Claro que quero. Senão para que é que andamos a gastar tanto dinheiro a tornar as nossas estradas inteligentes? Para falarem com as paredes?

          2. Avatar de Rute
            Rute

            1. 802.11p é Wi-Fi, não é 5G.
            2. 5G é uma rede centralizada. A não ser que fales de pelotões de carros dirigidos por um comando central ao estilo soviético. O próximo WiFi serve.
            3. Neste momento já temos carros autodirigidos em várias partes do mundo.
            4. As taxas de acidentes por km percorrido já são mais baixas de acidentes que por controlo humano.
            5. Os carros e camiões autodirigidos atuais são são controlados remotamente. A sua ligação à rede é para telemetria da viagem, de modo ao operador saber onde a frota está.
            6. Deteção de velocidade, proximidade e localização por handshake wifi não precisa de “ultra-low latency” (latências de ~0.0000001s). Latências milhares de vezes mais altas são suficientes.

          3. Avatar de Rute
            Rute

            Em relação à vantagem dos autonamos e das smartcities, não vou desviar. Mas é outro cavalo de Tróia a ser vendido como pedra filosofal.

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            Algumas correções e clarificações:
            1-O 802.11p é o WiFi para o mundo automóvel, também denominado por G5 e é o que andamos a instalar hoje por todo o lado.
            2-Certo mas incompleto. O 5G pode funcionar em modo ad hoc permitindo que carros possam trocar informação entre si.
            3-Temos, mas não se desenrascam muito bem em meio urbano, e todos eles têm um disclaimer a indicar que é uma funcionalidade beta, veja-se autopilot da Tesla.
            4-E ainda bem, mas queremos sempre chegar à Vision Zero, afinal, todas as vidas contam.
            5-onde raio viu isso? Pode partilhar por favor? Gosto sempre de colmatar lacunas no meu conhecimento. Existem várias formas de platooning, sendo a mais aceite a eu é controlada por um condutor humano na viatura da frente, o líder, enquanto os restantes veículo imitam o comportamento do líder.
            No entanto, usando 802.11p já conseguimos fazer corridas com um pelotão sem haver acidentes, foi espetacular, mas ainda tem muito trabalho pela frente.
            6-não, mas o 5G não é WiFi. Para comunicações V2V usam-se comunicações ad hoc, nem faz sentido ser de outra forma, senão como raio se evitaria um acidente se a informação tivesse de ir ao centro de controlo e voltar? Não, os carros que se entendam.

          5. Avatar de Bruno
            Bruno

            Os autónomos vão dar muita for de cabeça enquanto uma grande parte do trânsito for manual.
            Após essa transição, é expectável que as coisas melhorem.
            Por outro lado, também é expectável que o carro particular caia em desuso, e se calhar andamos a deitar trabalho fora 🙂

          6. Avatar de Rute
            Rute

            > Por outro lado, também é expectável que o carro particular caia em desuso, e se calhar andamos a deitar trabalho fora

            O que será menos um argumento a favor do 5G, a não ser que se considere a quase abolição da propriedade privada como uma ponto positivo.

          7. Avatar de Rute
            Rute

            1-O 802.11p é o WiFi para o mundo automóvel, também denominado por G5 e é o que andamos a instalar hoje por todo o lado.

            Para sistemas ad hoc, não é necessário antenas fixas 5G ou G5 ou qualquer outra. Os beacons podem ajudar à navegação em cruzamentos e zonas de navegação difível, mas nunca necessitaram da potência de transmissão necessária à cobertura de internet de um bloco.
            Se a instalção for honesta e por motivos honestos, objetivos distintos são alcançados com ferramentas distintas.

            5-onde raio viu isso?

            Descupe-me, esta congusão é devida a uma gralha da minha parte.
            ” atuais são são controlados ” deve-se ler “atuais não são controlados “.

            De todos os modos, os argumentos contra veículos conectados seguem-se:
            https://www.technologyreview.com/2017/01/10/154642/why-some-autonomous-cars-are-going-to-avoid-the-internet/

            > 6-não, mas o 5G não é WiFi. Para comunicações V2V usam-se comunicações ad hoc, nem faz sentido ser de outra forma, senão como raio se evitaria um acidente se a informação tivesse de ir ao centro de controlo e voltar? Não, os carros que se entendam

            Agora sou eu que não percebo. Foi o Bruno que referiu a necessidade de ultra-low latency. Demonstrei que não é necessário isso, mesmo via servidores remotos. Em casos ad hoc V2V, ainda menos sentido faz.

            Acho que neste intercâmbio está a ser confundido o 5G de rádiooperadores com o licenciamento das mesmas frequência para outros usos.

            Em termos de contra-argumentos por motivos de saúde e do princípio precaucinário, são idênticos.
            Em termos de contra-argumentação de necessidade técnica e consequencias sociais são inteiramente diferentes.

            Resumindo, ambos são desaconcelhados do ponto de vista da saúde, mas consigo aceitar que as solução sem fios de baixa potência da próxima geração têm aplicações de utilidade consensual.
            Refiro-me às soluções ad hoc, mais facilmente catalogadas como WiFi, por oposição às que envolvem antenas de grande potência, como o 5G costuma ser conceptualizado.

          8. Avatar de Bruno
            Bruno

            Sim Rute, a confusão entre 5G de operadores com o 5G usado no mundo automóvel vem da minha parte.
            O 5G para automóvel, também denominado por C-V2X é usado para os carros se poderem coordenar em situações em que é necessária reação imediata, como numa travagem de emergência, daí a necessidade do ultra low latency devido aos requisitos temporais de aplicações de segurança.

            Quanto à necessidade Nou não de infra-estrutura para veículos conectados, ela é necessária para que os operadores consigam receber dados provenientes dos carros e enviar informação sobre eventos locais como acidentes ou obras na estrada, daí já existir uma carrada de road side units ETSI G5 espalhadas por algumas estradas de Portugal, instalações essas de momento em fase piloto.
            Ou seja, não é para situações de emergência, mas sim para difusão de eventos e do estado do trânsito.

          9. Avatar de Rute
            Rute

            > Ou seja, não é para situações de emergência, mas sim para difusão de eventos e do estado do trânsito.

            Ou seja, é uma função inteiramente complementar, e não havendo necessidade dela para situações de emergência, como referiu, pode ser difundida com velocidades de transmissão menores (ou até em diferido depois de validação), através dos protocolos de rede sem fios já instalados.

          10. Avatar de Tugatesla
            Tugatesla

            Ò Rute combina lá com o Bruno e criem uma empresa para criar algo de útil. Já que são tão entendidos na matéria… Ou será só treta ao estilo do Costa e Marcelo?

        2. Avatar de FRANCISCO
          FRANCISCO

          E ainda dá para colocar o micro ship na sua mão para o controlar na totalidade. Gps, economia, saúde.
          Esqueceu-se desse detalhe. A Rute tem razão

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Para quê se já temos o chip no cartão do cidadão e o gps no telemóvel ?

      2. Avatar de Joao Cordeiro
        Joao Cordeiro

        ….
        O 5G vai usar muitas mais frequencias que o 4g, mesmo em sub-6.
        As antenas 5G vao permitit muitos mais dispositivos activos em simultâneo, acabado com aquela treta nas praias do Algarve no Verão de termos 4g por uns instantes quando fazemos tráfego e 5 segundos de lag a eaperar a nossa vez.
        O 5G vai ter a rede partilhada entre todos os operadores. Acabado aquela historia da vodafone ser boa nas cidades e a pt nos campos.
        O 5G vai poder chegar a 1Gbit/s e pings de 10ms mesmo em sub-6

        Nota que o 5G sub-6 é o 5G que está a ser implementado na maior parte da Europa. Pois o verdadeiro 5G, con frequencias de 30GHz é muito mais caro e existem preocupações de saúde no uso dessas frequencias em tantas antenas.

      3. Avatar de David Luís Gonçalves da Silva Santos
        David Luís Gonçalves da Silva Santos

        O 5g serve as máquinas não as pessoas.

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Podem meter o 5G, mas que desta vez a ANACOM exija cobertura integral do território, mesmo de zonas onde não viva lá ninguém, se os operadores não quiser, não faz mal… sobrevivemos até agora sem 5G, de certeza que aguentamos até ao 6G,7G, etc.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      lol 5G cobertura total?
      Sabes que para uma rua ter 5G são precisas várias antenas?

      O pessoal não faz ideia do que é o 5G!

      1. Avatar de Joao Cordeiro
        Joao Cordeiro

        Nao, nao sao.
        Sao preciso varias antenas para frequencias acima dos 6ghz.
        Em sub-6, como está a ser implementado em Portugal, tem requisitos semelhantes ao 4g.

        1. Avatar de miguel
          miguel

          Então é ou não 5G?
          Desculpas existem muitas mas a verdade é que se for o 5G que esta a ser implementado noutros países é preciso uma antena a cada esquina.
          Existe nnn de estudos sobre isso.

          Sub-6 5G references any 5G NR deployed on frequencies under 6GHz. Sub-6 5G will have better coverage than millimeter wave but isn’t as available making the potential top speed lower.

          Por isso não inventem!

          1. Avatar de Joao Cordeiro
            Joao Cordeiro

            É 5G.
            Mas o 5G é um sistema complexo. Não tem apenas um meio de comunicação nem um tipo de antena.
            Mesmo em países que autorizaram as frequências de 30GHz, essas antenas e as velocidades que elas permitem, não vão estar disponíveis em todo o lado.
            Se estiveres no campo o 5g vai dar-te algo como 300-1000Mbitps conforme te aproximas de um aeroporto ou uma univercidade, ou um centro comercial vais apanhas novas frequencias, com mais capacidade e atinges 1-3gbit.

            Isto não é uma marosca para se vender 5G quando não é 5G. Isto faz parte do 5G
            o 5G é um protocolo de agregação de canais.
            em que o teu telemóvel vai pegar nas frequências disponíveis e vai usar todas em simultanio.
            Quando não tiveres 30Ghz disponivel, tens velocidades de sub-6.

            Existe uma crescente preocupação com o uso massivo de frequências acima dos 6Ghz, na Europa. Dai Portugal estar a leiloar apenas abaixo de 6Ghz.
            Mas será compatível com telemoveis 5G e para a maior parte do pessoal /(que não vive num centro comercial) vai ser a mesma coisa.

    2. Avatar de Rute
      Rute

      @João O que dizes faz sentido.

      Se o argumento é a cobertura, então vamos lá “calaftar” a rede com 5G nos locais onde esta ainda não está disponível.

    3. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      É o plano da ANACOM.
      Se for ver o site da ANACOM, as frequencias estão a ser leiloadas com dois requisitos da parte de quem as compra.
      1 infraestrutura partilhada. Ou seja a antena da vodafone tambem servirá um cliente nos.
      2 cumprir uma cobertura de x% de Portugal em 202x com uma determinada qualidade de serviço.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Isso é a infraestrutura da antena não o mesmo sinal, ambas vão ter os seus sites independentes mas numa infraestrutura partilhada

        1. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Anacom -> SPD_Atribuica700outrasFaixas22102019.pdf

          Em particular, a ANACOM considera que deve ser equacionada a imposição de
          obrigações de roaming nacional, nomeadamente em áreas de baixa densidade
          populacional, entendendo-se que tal é relevante para o cumprimento de objetivos de
          inclusão social e económica, permitindo chegar com economia de meios a áreas que de
          outra forma não teriam cobertura de vários operadores.

  4. Avatar de Rute
    Rute

    A not+icia refere:
    > COVID-19 fez perceber importância das comunicações! 5G pode ajudar no futuro…

    De que forma é que o 5G ajuda na comunicação se:
    * cada antena tem um alcance muito menor que as das gerações anteriores (como já foi dito);
    * só afeta a velocidade no troço final das comunicações de smartphones e não da rede em si;
    * tem mais buracos de rede e potenciais obstruções.

    A boa infraestrutura de comunicação é uma estrutura sem falhas de serviço de voz base. Para isso não é preciso velocidade e redes com maior alcance (as primeiras gerações) são de longe superiores e mais económicas.

    1. Avatar de Rute
      Rute

      Correção:
      * Para isso não é preciso velocidade MAS sim redes com maior alcance

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        As máquinas de respiração assistida precisam de 1Gbps, enfim ainda bem que muito pessoal tem os olhos abertos!

    2. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Isso nao é verdade.
      O 5G usa dezenas de frequencias.
      O alcance das antenas depende da frequencia.
      De forma geral, para termos maior velucidade temos de aumentar a frequencia, diminuindo a distancia.
      Ou seja, 5G, numa unica frequencia, seria capaz de igualar o 4G. Mas o 5G usa dezenas de frequências.
      E obriga a uma partilha de infraestrutura.
      E é obrigado pela ANACOM a cumprir cobertura minima.
      Com dezenas de frequencia e a capacidade de usar a infraestrutura dos concorrentes, o numero de canais activos vai ser muito superior.

      O unico problema que vejo é termos de trocar de equipamentos.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        “só afeta a velocidade no troço final das comunicações de smartphones e não da rede em si;”

        Pensei o mesmo ao ler o artigo. Não sei se é atirar areia para os olhos de propósito ou se é realmente falta de conhecimento, mas acho engraçado o quanto essa parte passa ao lado dos comentários que têm sido feitos.

        A ideia (errada) por detrás de um dos argumentos deste artigo de que o 5G vem ajudar ao descongestionamento da rede por acréscimo da velocidade de acesso dos utilizadores é o mesmo que dizer que o transito na ponte 25 de abril vai ser mais fluido em agosto porque vão mais pessoas à praia na margem sul.
        Ou seja, não faz sentido algum uma vez que a ponte continua a ter a mesma estrutura (incluindo o numero de “caixas” para entrar) e os bottlenecks são os mesmos e mantém-se.

        Mais velocidade para os smartphones / etc. apenas vai saturar a rede (nos pontos em que é partilhada por todos) mais rapidamente.

        1. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Não é bem assim.
          As antenas 5G vão suportar mais gente ligada em simultanio. E assumo que com o upgrade devem por um upstream melhor.
          Não estou a ver ninguém ir substituir uma antiga antena 2G e deixar la o cabo de 100Mb/s

          1. Avatar de Rute
            Rute

            Algumas vez o factor limitante foi o número de dispositivos conetados?
            Se estás a falar da capacidade de gerir uma multiplicação na ordem das 100x, sim há um problema com o protocolo IPv4, mas as atuais gerações e equipamentos já suportam o IPv6 nativamente.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Os tlms que já têm 5G depois funcionam cá ou têm bandas diferentes?

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Claro que funciona o 5G em todos os países Carlos

      1. Avatar de Rute
        Rute

        Errado. Precisas de telemóveis compatíveis com a norma 5G que for instalada. Aqui vão começar com uma norma que será comparável a um 4.5G (frequências mais baixas.
        Neste momento, que eu saiba, ainda não começaram a ser comercializados em Portugal telemóveis compatíveis com as redes 5G.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Os Samsung já suportam, além de uns quantos chineses.
          Na realidade o pior que pode acontecer é que algumas bandas não sejam suportadas, mas de forma geral os telemóveis suportam uma série de bandas distintas, o que lhes permite ter uma ampla compatibilidade.
          Basta que quando se instalar por cá que as operadoras saibam o que estão a fazer.

          1. Avatar de Rute
            Rute

            Alguns Samsung. O exemplo que coloquei no post que ainda está à espera de moderação não tem, tal como a vasta maioria dos telemóveis da Samsung comercializados atualmente e no futuro próximo.

      2. Avatar de Rute
        Rute

        Podes usar este site, por exemplo:
        https://www.frequencycheck.com/

        Metes o telemóvel e vês se é compatível com a rede a que te ligas. P.ex.
        https://www.frequencycheck.com/models/A3KRK/verizon-samsung-galaxy-tab-7-0-4g

    2. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Funcionam sempre pois existem algumas frequencias standard. Mas podem só conseguir usar 80% das redes por so cobrirem 8 em 10 frequências.

  6. Avatar de Gc
    Gc

    Larguem o 5G isso é uma prenda envenenada.

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      1 – nao é. (nao justifico poia voce tambem nao justificou)
      2 – o mundo inteiro vai mudar para 5G, daqui a 2 anos já nao se fabrica telemóveis com 4g. Vai ficar com esse telemovel para os próximos 20 anos?

      1. Avatar de miguel
        miguel

        “já nao se fabrica telemóveis com 4g”

        És mesmo mentiroso a força toda, não se pode acreditar em nada do que tu dizes, mais de 90% dos equipamentos a ser fabricados neste momento não suportam 5G.

        1. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          ” daqui a 2 anos”

      2. Avatar de Rute
        Rute

        Os de gerações anteriores vão continuar a funcionar. Só não vão suportar é a velocidade acrescida da rede 5G. Se continuarem a funcionar sem avarias, até daqui a 20anos os telemóveis atuais funcionam, da mesma forma que os velhos nokia 3210 ainda funcionam hoje em dia.

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Imagino quem vai ganhar esse leilão :” Huawei” já sabem que até 2023 vão ter sair do Reino unido e vão precisar de países falidos para montarem o sistema de controlo e espionagem da RPC.

  8. Avatar de Laurent
    Laurent

    Bom dia.
    A 5G não traz vantagens nenhuma pelo contrário quem quiser pesquisar pesquisa.
    A 5G mata o cidadão, tem milhares de vídeos mostrando animais mortos em países que puseram essa tecnologia, agora imagina o que deve acontecer com o ser humano.
    Desde a época dos telemóveis sem cores sempre ouvimos falar que era, maléfico a nossa saúde, hoje as pessoas esqueceram disso, e agora vem esse 5G para piorar a situação da nossa vida e saúde.

    1. Avatar de Bruno Fontinhas
      Bruno Fontinhas

      Só se exalta na maior parte dos casos a transcendente importância do 5G e querem-nos empurrar essa agenda de todas as formas possíveis, quase como se a vida não fosse mais possível sem 5G, o que me interessa são as graves consequências para a saúde, comprovados por estudos independentes, não estudos comprados pelo lobby económico do 5G. Hoje em dia a maior parte do jornalismo não tem qualquer interesse com a verdade. Rótula tudo de teorias da conspiração, mas não há real preocupação em fazer investigação isenta, só veicular a mensagem dos grupos económicos aos quais pertencem. Acho ridículo esse cunho de “teoria da conspiração” como fuga a qualquer debate sério, resumem os argumentos a isso e ás fontes que lhes interessam para consolidar as suas opiniões.

    2. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Sim, existem preocupações sobre a saúde.
      Por isso, em Portugal não estão a ser leiloadas frequências de 30Ghz
      Este 5G é Sub-6
      Menos velocidade e quase o mesmo que o 4g+3g+2g em termos de poluição espectral.

      Faça a sua guerra quando ouvir que a ANACOM está a leiloar bandas de 29Ghz
      Agora ainda é cedo.

      1. Avatar de Rute
        Rute

        Agora é mesmo a altura. Quando estiverem a debater a possibilidade dos 30-60GHz, já é certo que vai acontecer.

        É preciso que nenhum decisor possa dizer que não faz ideia das possíveis consequências quando a altura chegar, e é preciso que população suficiente saiba, e vote esses mesmos decisores para fora do seu lugar, caso a situação se venha a colocar.

        Cada vez menos é possível fazer passar estas coisas impunemente, mas a palavra tem que continuar a passar.

        1. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Com este governo será dificil ver 30ghz leiloados sem o bloco ou o pan a chamarem à atenção.

  9. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    O que eu sei é que de ha uns 8 ou 9 meses para cá, a cobertura de rede que era excelente onde eu moro, hoje é nojenta, frequentemente com falhas de rede e chamadas a cair. Num telefonema com a MEO (minha operadora de tlm), dizem-me que a rede esta assim inconstante devido a andarem a mexer nas antenas por causa do 5G. Segundo eles é espectavel isto acontecer, mas vai passar… Mas nunca mais volta ao normal… Enfim. E antes que digam que pode ser da zona com pouca cobertura, posso dizer que moro numa zona alta e não muito longe de Lisboa tendo apenas o rio a separar e pouco mais, o que significa que alem das antenas do meu concelho apanho de certeza absoluta antenas de Lisboa e concelhos vizinhos que fiquem junto ao rio. Enfim, com a mania de estar na moda só ficamos é pior…

    1. Avatar de Murdoch
      Murdoch

      Podem ter deixado de manter o troço para justificar a troca. Bolas, até podem estar a sabotar intencionalmente. Lembra-se nos anos 90 de quando andaram a partir as antenas e cortar cabos analógicos para vender mais contratos de TV por cabo?

    2. Avatar de Pois
      Pois

      Podem ter deixado de manter o troço para justificar a troca. Bolas, até podem estar a sabotar intencionalmente. Lembra-se nos anos 90 de quando andaram a partir as antenas e cortar cabos analógicos para vender mais contratos de TV por cabo?

      Averigue e se confirmar contacte a DECO. Eles costumam ajudar e processos coletivos costumam render uns trocos valentes ao “cliente” e aos advogados envolvidos.

  10. Avatar de mrProGamer
    mrProGamer

    #ban5G #ban6G #banAllGs

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Então é melhor deixar o telemóvel e voltar a usar apenas o telefone fixo.

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu esperava até a Starlink estar a bombar !

  12. Avatar de Vítor Santos Teixeira
    Vítor Santos Teixeira

    a internet é para todos? 4G, 5G, etc. Há família sem rendimentos com filhos em casa sem net. Net sim mas acessível. Melhor ter net 4G por 5€/mês do que 5G por 50€/mês. Com esta pandemia a net deveria ser um bem essencial e não um luxo. Para ter net por cabo sou obrigado a ter um pacote net+tv+telefone. Mas eu só quero net! vamos acabar com este negócio. Net “acessível” para todos!

  13. Avatar de FRANCISCO
    FRANCISCO

    Será que ninguém se apercebe que o 5G não é para os telemóveis, mas para implantar o micro ship no nosso corpo? E não é teoria da conspiração, é a verdade despertem. Oponham-se