Portugal: Preço da Internet fixa tem vindo a baixar! Deu conta?

68 Comentários

Quando se fala em valores de serviços de comunicações, em Portugal é comum ouvir-se dizer que é caro. No entanto, há estudos do mercado que revelam exatamente o contrário.

De acordo com os dados mais recentes do EUROSTAT, referentes a dezembro de 2021, Portugal lidera na descida de preços dos serviços de internet fixa.

Portugal: Preço da Internet internet fixa tem vindo a baixar! Deu conta?


Preços em Portugal para os serviços de internet fixa baixaram de 11,4%

Portugal lidera descida dos preços de internet fixa na Europa, segundo revelou a APRITEL (Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas) em comunicado. Face ao mês homólogo, a diminuição de preços em Portugal para os serviços de internet fixa foi de 11,4%, enquanto na UE 27 se registou um aumento de 1,4%.

Portugal: Preço da Internet internet fixa tem vindo a baixar! Deu conta?

Estes dados demonstram a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas e são especialmente significativos numa altura em que o IPC teve um aumento homólogo de 2,8%, refere o JN.

De referir também que a taxa de cobertura de redes fixas de alta velocidade aumentou, tendo atingido uma cobertura de 91,4% no terceiro trimestre de 2021, o que significou um crescimento de 5,6% nos últimos 12 meses.

Segundo dados da ANACOM sobre redes e serviços de alta velocidade em local fixo, face ao terceiro trimestre de 2021, 8 em cada 10 novos clientes contrata serviços em fibra ótica. As regiões do Algarve, Alentejo, Norte e Centro tiveram o maior aumento de alojamentos cablados.

Partilhar:

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Não, não dei.
    Já agora, o que aconteceu na França?

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Acredito que não tenha dado. O preço sobe todos os anos. Não sei de onde foram tirar estas estatísticas. Só me ocorre que o preço por “mb/s” tenha baixado, uma vez que as velocidades (por enquanto) ainda sobem mais rapido do que o preço e que seja aí que se estejam a focar. Mas isto é um perfeito exemplo de como “corromper” dados para mostrar aquilo que nos interessa…

      1. Avatar de FAR
        FAR

        * que lhes interessa.

        A nós consumidores não interessa nada sermos enganados por estas balelas 😀

  2. Avatar de Gato por Lebre
    Gato por Lebre

    Baixou?? Nao dei conta…

    Alias, os “pacotes” de internet estão cada vez mais caro (ou com o mesmo preço mas com menos beneficios)

    1. Avatar de Nuno Dias
      Nuno Dias

      Também não dei conta. Regalias só para novos clientes.

      1. Avatar de S@RFA5
        S@RFA5

        Nem mais Nuno!
        Os clientes “velhos” que sustentam as operadoras ficam a ver navios.
        Só numa nova fidelização ou negociação (que nem sempre corre bem).

  3. Avatar de NsFdA
    NsFdA

    Baixou a onde ?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nos sonhos das operadoras.

      1. Avatar de MárioSEC
        MárioSEC

        Também me pareceu que fosse esse o caso. Os tarifários estão cada vez mais caros isso sim notei e constatei ao ver os tarifários da NOS, Vodafone e Meo na semana passada. Não há tarifários abaixo dos 28 euros e os preços entre as 3 parecem ter sido tirados a papel químico….copy-paste

    2. Avatar de opah
      opah

      fd$ mesmo!!!

      Baixou onde?! a quem!? A mim aumentam todos os anos haha.. gozem com outro.

  4. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    fibra aonde eu com a minha internet adsl com dowload 8 e upload o.17 ja ando assim a 20 anos na cidade do porto e conheco muito mais na mesma situacao

  5. Avatar de jc
    jc

    Sempre me apercebi que as estatísticas são feitas para determinados fins.
    Rara vezes são verdadeiras e quando o são é exceção, mas também são feitas com determinados propósitos.

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    “Estes dados demonstram a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas”….

    Mas que grande barrigada de riso que apanhei ao ler isto.

    1. Avatar de cK
      cK

      Ya. Tendo logo em conta a similaridade de preços entre as operadoras. Coincidências?

  7. Avatar de Migu4s
    Migu4s

    Sem duvida que o barato mas os portugueses queixam-se de tudo. Sao preguicosos

  8. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Baixou?? onde?? As pessoas que fizeram este estudo devem estar míopes só pode….

  9. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Deve ter baixado é de qualidade isso sim

  10. Avatar de ShellTox
    ShellTox

    Será que o gráfico está invertido?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Esqueça estudos da ANACOM, vá pelos estudos da representante das próprias operadoras, que naturalmente será muito mais isenta que a ANACOM na apresentação dos dados.

      Com um bom “martelo” cada um apresenta os dados da forma que mais lhe favorecem.

      Aqui os preços têm baixado de ano para ano, mas por conta da concorrência, este ano é altura de renovar (ou não) o contrato e terei de ver as opções alternativas à MEO porque vai aumentar imenso a conta mensal de 39,99 se não mudar, e talvez tenha de optar pela Vodafone onde até ficará por 35,9 euros por mês e mesmo com o aumento no final do contrato ficará mais barato do que a MEO é actualmente em contrato.

  11. Avatar de Dalex
    Dalex

    Deve ter diminuído nos descontos da black friday e agora dos saldos.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Baixou !!!

    Quem fez essas estatísticas devia estar com os copos !

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só se subiram anos e anos para baixar agora um pouco em relação a ano homólogo e fazerem esta estatística.
    Claramente não conheço ninguém a pagar menos…

  14. Avatar de Jose
    Jose

    É uma pena que o pplware, se dê a este nível, ao passar a informação detalhada pela APRITEL (associação que tem por missão fazer lobby do sector). É evidente que o país deixou de ter praticamente ofertas disponíveis de 2P e as que tem aumentaram de valor no ano anterior, as de 3P são quase obrigatórias para todos os clientes. Isso não é salutar para o mercado, nem permite observar que haja uma sã concorrência

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Para não falar do TDT com má cobertura e poucos canais

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Nem mais, Miguel. Foi algo absolutamente propositado com o aval da administração da ANACOM de então. Estamos a falar de centenas de milhares de clientes que passaram a usar televisão por subscrição dada a dificuldade em obter respostas e serviço. Demonstranto a total falta de ética, por muito, que escrevam nos relatórios palavras simpáticas apelando à responsabilidade social.

  15. Avatar de NelsonR
    NelsonR

    De facto baixou. Passei a ter mais dados móveis, mais velocidade de internet fixa, mais serviços de streaming, mais tv boxs e pago menos 2 euros que no contrato anterior.
    Sou cliente Vodafone e posso confirmar que de facto os preço baixaram se comparar que aumentei a quantidade e qualidade dos serviços. Claro que não é a realidade em todo o país.
    Mas em dois locais distantes de 400km, posso confirmar que melhorou muito em relação a 2020 e ainda pouparei 96€ a menos.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Finalmente 1 pessoa que conseguiu baixar!
      Actualizaram-te os preços?

      1. Avatar de NelsonR
        NelsonR

        Sim, baixei o valor mensal em 2€, no entanto aumentei os serviços.

        Antes – 92,90€
        3 telemoveis com 10Gb dados cada
        2 tv boxes
        500mb/100mb

        Agora – 90,90€
        3 telemoveis com 30Gb dados
        2 tv boxes
        1Gbps / 200mb
        HBO
        Amazon
        VideoProjetor

    2. Avatar de cross
      cross

      Aconteceu-me o mesmo. Renovei ontem com a fibra MEO por mais dois anos por menos €2 por mês.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        isso não é baixar, isso é manter o cliente. Pagavas 80 euros e agora pagas 78, certo?

  16. Avatar de Gerbazio
    Gerbazio

    Se baixou… Só se foi para os vossos lados. É que aqui os meus contratos aumentaram de preço. Publicidade enganosa

  17. Avatar de jerónimo
    jerónimo

    cá por casa, a factura até aumentou com a passagem para um ano novo… se baixou, deve ter sido nas residências dos autores do estudo 🙁

  18. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    A EUROSTAT não deve ter vindo a Portugal de certeza e a ANACOM mandou os dados errados 🙁

    1. Avatar de Jose
      Jose

      A ANACOM divulgou ontem os dados, e são opostos aos da APRITEL, é consultar no site do regulador.

  19. Avatar de Jota
    Jota

    A minha internet tem vindo a subir (com as mesmas condições) de contrato para contrato!

  20. Avatar de André Ribeiro
    André Ribeiro

    O que se tem visto é os preços aumentar ano após ano. Estive em espanha recentemente e encontrei pacotes tv+net+telefone+2telemoveis+oferta hbo+ todos os canais desporto que ficava menos 20-50 euros mais barato que em portugal(incluido so a subscricao da sport tv) , os telemoveis tinham ainda mais dados moveis que aqui inclusive. É uma desparidade a diferença das nossas comunicações.

  21. Avatar de das barracas
    das barracas

    Estudo estudo pelo Governo? ahahah

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Governo?
      Este relatório é da APRITEL (Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas)!

  22. Avatar de Nelson Fernandes
    Nelson Fernandes

    Estudo encomendado, não conheço um caso que tenha baixado. pplware deveria emitir opinião própria quando apresenta estes “estudos”

  23. Avatar de Jonny
    Jonny

    Deve ser para as familias do RSI e outros dependentes do xuxalismo

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      outra vez arroz…. não chega no tv?

  24. Avatar de Diogo
    Diogo

    Antes tinha vodafone a 28,89 nos 24 meses e nos anos seguintes. Agora pago 33 e o meu pacote no site deles ja custa 37€.

  25. Avatar de Blam-O
    Blam-O

    Não é algo que de conta porque francamente o preço não desce; forçam a adesão a múltiplos serviços, empurram sempre para o máximo que pode ser oferecido (por vezes quando nem há a infraestrutura para isso), e olhando por essa perspectiva realmente tenho mais pelo mesmo valor – Mas não precisava. Não quero saber da TV, 1Gbps de upload/download para mim é puro exagero.

    Ainda que possa pagar acredito que há muito português que não só gostaria de ter acesso a um serviço mínimo de qualidade, estável, ou mais adequado às necessidades e pagar um valor justo. Parece-me ridículo falar-se nestes números quando temos pessoas a quem falha o serviço ADSL constantemente (porque não há melhor na área) e pagam o mesmo que qualquer outro cliente.

  26. Avatar de Pedro
    Pedro

    É cada aldrabice que nem merece comentários 🙁 🙁

  27. Avatar de J Ribas
    J Ribas

    O ex-ministro PAF e lidar da Apritel deve andar a fumar coisas esquisitas que toldam o espírito e aniquilam os poucos neurónios que restarão..
    Nem para rir da uma afirmação deste gênero. Triteza

  28. Avatar de Zé

    contratei Vodafone à 3 anos 100Download / 100Upload.

    Tenho pago 29.90 euros mensalmente sem falhar.

    Entretanto com a “coisa” do covid e obrigação de teletrabalho em determinadas ocasiões ao longo do tempo, apareceram com a treta de por praticamente ao mesmo preço e descendo para 30 / 30 !!!!!

    Tentei negociar de novo mais 24 meses , entretanto os preços aumentaram , apareceram todas as operadoras com a Treta do pagar menos nos primeiros 6 meses e depois lá lançam os preços mais alto ao gosto deles(so pode ser combinado isto dos 6 meses porque concorrencia não existe entre os 3 grandes)

    Resposta da Vodafone (o assunto andou enrolado entre funcionarios que me atendiam) através de alguem que se identificou como supervisor, só me podiam renovar mantendo o mesmo preço e as mesmas velocidades.

    Resumindo , um cliente novo usufrui de velocidades de 1 Gb e eu de 100Mb, equipamento novo e mais serviços, a diferença é de 29.90 para €37,9/mês (8 euros e os novos subscritores ficam com prime 24 meses e HBO 24 meses)

    queria escolher outra operadora que fizesse concorrencia, e vejo tudo igual , mais euros menos euros mais serviço menos serviço , que treta esta hemm

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Poe a fatura em nome da mulher, namorada, pais….. para todos os efeitos é novo cliente.

      1. Avatar de CC
        CC

        A morada de instalação é a mesma – já tive problemas ao tentar contratar um serviço para uma fracção onde nunca tinha existido qualquer serviço de fibra ou até adsl – mas devido a uma confusão na identificação da fracção confundiam com a fracção de um vizinho que deixou de pagar (e que entretanto já tinha vendido a fracção dele…).
        Tive que provar com escritura e caderneta predial que o erro era dos registos desse operador (que nem era o mesmo que eu estava a contratar).
        Na altura a “justificação” era que havia pessoas que deixavam de pagar e faziam novos contratos em nome de familiares…

  29. Avatar de Jonas
    Jonas

    O estudo é feito pela associação de operadores. Talvez seja referente aos custos operacionais das operadoras e não aos preços de venda.

  30. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    “Quando se fala em valores de serviços de comunicações, em Portugal é comum ouvir-se dizer que é caro. No entanto, há estudos do mercado que revelam exatamente o contrário.”

    @pplware, não vi nenhum estudo que comprove que o preço da internet é barato. Tem de melhorar os vossos sub títulos.

  31. Avatar de Marco Rodrigues
    Marco Rodrigues

    Ppware está a dar uma notícia ,depois cada um tem a sua opinião, é minha é que falta alguma mudança no mercado das telecomunicações ,como mais escolha do consumidor e pagar 3 € por 200 mb quando acaba o meus dados é muito e quero ter “só” 30 canais de televisão e não é possível , tenho de ter box com150 canais que nunca vejo.

    1. Avatar de Migu4s
      Migu4s

      Não e verdade. A meo tem um pacote gaming com 1000/400 dowloads e uploads por 29 euros por mes mais meogo com todos os canais na net sem box. A malta e que não se informa e depois pagam o triplo pelo mesmo

        1. Avatar de MárioSEC
          MárioSEC

          é mesmo esse tarifário…como vês o preço baixou de 29 para 42 euros
          Diz lá que não é bom negócio.

      1. Avatar de fogo
        fogo

        O meoGo é muito giro! tenho fibra a 200mb e apenas com o meoGo no PC com cabo RJ45 a consumir a ligação, vejo TV aos soluços com débitos de 300kb com oscilações e intermitências incompreensiveis… lindo fantástico parecem aquelas fotonovelas dos anos 80….

  32. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    Quem é Vodafone (saí há pouco tempo) sabe-me dizer se a oferta “Amazon” é só da Amazon Vídeo ou é da Amazon Prime, incluindo nomeadamente o serviço de entrega Prime?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Amazon Prime com entregas Prime

  33. Avatar de Hehehe
    Hehehe

    Habituado a dizer mal , Não me posso queixar da MEO. Não me subiram , fiquei a pagar o mesmo e consegui depois de alguma insistência que dessem o Router Fibergateway WiFi 6 . Fiquei com uma velocidade ligeiramente acima do contratado.

  34. Avatar de Vitor
    Vitor

    Dificilmente podemos dizer que estamos pior que antes. Pago 100€ por mês.
    As pessoas vão dizer que é muito. Mas se tiver em conta que é por 4 pessoas, chamadas e mensagens “ilimitadas”(k é suficiente), velocidades que anteriormente não se tinha em casa, com pacote de dados móveis interecante para cada tlm, TV por cabo com mais de uma centena de canais( eles estão lá, se valem algo isso é discutível) … Acho que 25 € por cabeça, nao me parece um valor assim tão grande. Tendo em conta k a uns anitos, poucos, so para as pessoas terem tlm tinham que pagar em volta de 12€ por semana. Claro k de borla era melhor, mas também não podemos ser hipócritas

  35. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tendo em conta que todos os anos tenho aumentos dos meus serviços…
    isto a ser verdade, só nos resta imaginar, o que seria se a Internet fixa, tivesse subido em Portugal!

  36. Avatar de João
    João

    Os estudos valem o que valem, mas…Tecnicamente a minha internet aumentou velocidade e baixou preço. Pagava 36 euros com a NOWO (TV, net e 1 móvel). Agora pago 35 por TV, net e 1 móvel. Net mais rápida (e que funciona). Isto em período “promocional”, claro.
    Mas o “truque” está aqui. Antes pagava 10 pelo cartão de tlm. Agora pago 16 ou 17. Tinha 4 giga, agora tenho 2. Isto num pacote, claro. E a TV da NOWO era “à borla”, segundo o tarifário. Ou seja, antes pagava 26 pela net. Agora se calhar pago 19 pela TV, 16 pelo móvel e a net fibra é à pala. Mas o preço dos serviços móveis tem aumentado muito fora dos packs e mesmo dentro também. É assim que se fazem as estatística. Faz-me lembrar o um tipo num festival que não podia vender cerveja. Passou a vender amendoins à unidade e oferecia uma bjeca com cada amendoim. Ora aí está!

  37. Avatar de Pintor
    Pintor

    Confirmo negociei nova Fidelização mantive todos os serviços nas mesmas condições e fiquei a pagar menos 10€./s

  38. Avatar de José Neto
    José Neto

    Baixaram os tarifários?? Só se foi em sonho.
    As operadoras formaram um cartel,tal como as gasolineiras e hipermercados.Os preço e promoções são papel químico uns dos outros.Depois os clientes antigos, não têm direito a nada a não ser que voltem a ficar agarrados por mais 2 anos.Era mais uma coisa que o regulador já deveria ter acabado.Assim sem fidelização as operadoras teriam sim de fazer concorrência uma com as outras ou os seus clientes mudavam de pouso logo no mês seguinte.Esse estudo é uma farsa para justificar a roubalheira.

  39. Avatar de Conchita
    Conchita

    Mais um daqueles artigos da treta… BAIXOU O PREÇO E FAZ UM APANHADO GENÉRICO VAMOS LÁ SABER O QUE COMPOE O CABAZ…

    Agr indicar por cada operador a REAL BAIXA e em que produto… IRIAMOS CONSTATAR QUE OS PREÇOS TÊM SUCESSIVAMENTE AUMENTADO N É?

    Ou o servicinho pplware n andava na plataforma de um desses operadores

    O PROBLEMA É QUE OS PORTUGUESES DEIXAM-SE COMER…

  40. Avatar de asdasd
    asdasd

    Artigo completamente mal estudado.
    As faturas têm baixado para quem?
    Os serviços de fibra de todas as operadores todos os anos aumentam, também é verdade que todos os anos vem um pequeno aumento de velocidades e/ou oferta de serviços diferentes, mas o preço sobe SEMPRE.
    Para quem precisa de renovar tambem é muito dificil que baixe, no máximo mantem o mesmo preço com oferta de uma mensalidade ou um outro serviço complementar.
    Digam-me onde se consegue baixar o valor.
    Estou com vodafone hà 5 anos, acabei de renovar o pacote de 400/100mbps com box 4K android e smartrouter 5 para o pacote 500/100 com o mesmo modelo de box (mas foi trocada) e oferta de HBO e PrimeVideo por 2 anos ambos. Vou continuar a pagar 34.90€, nao vejo que ofereça melhor preço e qualidade do que a vodafone.
    Pelo mesmo pacote a meo queria 38.90 e nem sei se tinha as ofertas de serviços streaming.