Portugal: há quase 10 mil estações de base com tecnologia 5G

18 Comentários

O início da oferta comercial e da instalação das primeiras estações de base em Portugal associadas à 5.ª geração de redes móveis teve lugar no final do ano de 2021. A ANACOM revelou hoje que o 5G já chega a todos os concelhos do país e a 70% das freguesias.

Portugal: 5G já disponível em quase todos os concelhos e a 70% das freguesias


NOS foi a que instalou mais estações de base 5G (4705)

Desde o final do primeiro semestre de 2022, a ANACOM tem vindo a reportar trimestralmente o desenvolvimento na implementação destas redes de comunicações móveis de última geração.

No final do 1.º trimestre de 2024, de acordo com a informação reportada pelos operadores, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 9999 estações. Tal representa um acréscimo de 12% do número de estações face ao reportado no final de 2023. Quanto à sua distribuição, à data de 31 de março de 2024 as estações de base 5G reportadas encontravam-se distribuídas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e por 2176 freguesias (70% das freguesias no país).

Portugal: 5G já disponível em quase todos os concelhos e a 70% das freguesias

 

A densidade de estações de base 5G em Portugal, no final do 1.º trimestre de 2024, é de uma estação de base por cada 10 km2. Constata-se, também, que existem, em média, 97 estações de base 5G por 100.000 habitantes.

Analisando os dados por operador, a NOS mantém-se como aquele que instalou mais estações de base 5G (4705), sendo seguida pela Vodafone (3816) e pela MEO (1478).

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    5g e wifi 6e sao um must, ja ninguem vive sem isso. Em wifi consigo transferir a mais de 1.8gbps

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Bom para ti!! Eu consigo viver sem isso 😛

  2. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Sim muito bom ! E quantos utilizadores em 5G por esse Portugal fora Anacom ?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Eu, por exemplo. E sendo WOO, até tenho a vantagem de ter mais estações disponíveis!

      1. Avatar de Abilio Colaço
        Abilio Colaço

        Mas já as contaste todas? Ou vives daquilo que os outros te dizem?

  3. Avatar de É
    É

    “Ninguém vive sem isso”, eu que desliguei o 5G no meu telemóvel e que não tenho Wi-fi 6 não devo viver. Coitadinho de mim que só tenho 500Mbps por Wi-fi, vou cortar os pulsos lol

    1. Avatar de Joao
      Joao

      500 megas fibra não e nada, ja ha 10gbps. Se gostas de andar lento que nem um caracol e contigo

      1. Avatar de João
        João

        o que é que fazes com 10Gbps que não fazes com 500 Mbps?
        É que para mim 100 mbps chegam para streaming, 2 pessoas a trabalhar em casa com videochamadas constantes sem cortes nem lags.

        1. Avatar de É
          É

          Esquece, o rapaz deve ter 15 anos e ainda não sabe o que é a vida, acha-se o rei da escola por ter internet muito muito muito rápida 🙂

      2. Avatar de É
        É

        “500Mbps lento que nem um caracol”, opá que comédia tu xD

        Tens noção que só não tenho 1Gbps ou 10Gbps porque não quero e porque acho um desperdício de dinheiro certo? Lá por haver melhor não significa que seja um melhor negócio, o segredo está num bom rácio de qualidade/preço, se não vives sem isso é mau para ti, eu felizmente vivo perfeitamente bem sem isso, tal como vivo sem um Ferrari, mas tu não deves viver sem um né? 😀

  4. Avatar de Anung
    Anung

    Umas 5G outras 4G disfarçadas de 5G.

    1. Avatar de nunof
      nunof

      Portugal como foi dos últimos a disponibilizar as licenças 5G, o problema das redes NSA 5G não parece ter sido tão sério. Mas tenho exemplos específicos de bases ativadas em 2024 pela Altice ainda assentes em 4G (nem frequência 5G está disponível com velocidades LTE). Mas como é uma área rural, assumo que seja o problema de não existir fibra com largura de banda suficiente para ativarem o 5G nem outras bases nas proximidades que possam ser interligadas para ter SA 5G.

  5. Avatar de Zé

    Muito paleio depois na prática é uma nódoa. Bem se viu nos testes para as eleições europeias o ridículo que foi.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Estão a utilizar sistemas informáticos, é claro que vai falhar, é impossível não falhar.
      Até empresas gigantescas têm problemas, quanto mais o Estado Português que tem bem menos recursos e vontade de que aquilo funcione realmente bem.

      São as eleições europeias, no máximo participarão uns 30% de eleitores…. por isso não interessa mesmo que o sistema colapse todo, os políticos demonstrarão grande indignação e poucos dias depois ninguém se lembra que existiram eleições.

      Para aumentarem a participação teriam de permitir o voto remoto por parte das pessoas a partir dos seus pcs/ smartphones/ tablets, e mesmo assim não deveria aumentar imenso a quantidade de participantes já que as pessoas não iam votar porque não sentem que os parlamentares da UE façam alguma coisa ou sirvam para alguma coisa.

      1. Avatar de Paulo Rodrigues
        Paulo Rodrigues

        Parece-me uma utopia (atualmente) que se possa votar a partir de casa….

        Com 100 Mbps de velocidade de upload consegue-se, sem problemas, streaming de um canal em 4K… até mais que um! Mas canais 4K em Portugal só mesmo os de “encher chouriços”….

  6. Avatar de Molécula
    Molécula

    Estava céptico em relação ao 5G, mas a verdade é que entrega. Durante muitos meses o 5G foi até mais rápido do que a fibra, em Portugal, com malta a mostrar speedtests com mais de 1Gbps, que se só foram batidos aquando da introdução do XGS-PON, que permite até 10Gbps na fibra.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      5G entrega, mas é porque pouca gente utiliza o 5G, e então não satura as antenas, forçassem os operadores toda a gente a utilizar o 5G, descontinuando todas as outras tecnologias, e iríamos ver toda essa performance do 5G na prática. Para cada um que conseguia esses resultados malucos aqui ou ali onde não está quase ninguém “pendurado” na antena, existiriam milhares a reclamar da falta de qualidade.
      Aliás seriam necessárias milhões de antenas, literalmente uma em praticamente cada poste de electricidade e iluminação e não seriam suficientes pois não existem em todo o lado, para conseguir oferecer essas larguras de banda loucas a toda a gente em todo o lado.