Portugal está a perder o interesse na Netflix? Números mostram essa nova realidade

30 Comentários

A Netflix tem estado a recuperar uma posição importante no mercado. Este serviço de streaming passou por alguns problemas e a decisão de acabar com a partilha de contas veio colocá-la nas más graças dos utilizadores. Com melhorias recentes reveladas, há uma nova realidade em Portugal, onde a Netflix parece estar a perder o interesse dos utilizadores.

Netflix streaming mercado Portugal Disney+

As últimas apresentações de resultados da Netflix têm mostrado que este serviço de streaming está a crescer no número de novos utilizadores. A cada trimestre esse valor aumenta e fica claro que a decisão de acabar com a partilha de contas poderá ter sido muito acertada.

Em Portugal esse cenário parece não acontecer e a informação da JustWatch mostra que a Netflix parece estar a perder terreno face à concorrência. Neste terceiro trimestre, o interesse na Netflix continua com queda ligeira, mas ainda com uma vantagem face à Amazon Prime Video, que está na segunda posição, com 23% e 22%, respetivamente.

Netflix streaming mercado Portugal Disney+

Logo atrás destes dois líderes temos o Disney+, com 19% de quota de mercado, com todos a perder ligeiramente mercado. De notar que embora a Netflix tenha uma perda de quota de mercado superior, todos estão a diminuir a sua presença nas escolhas em Portugal.

Seguem-se depois a HBO Max com 13%, a Apple TV+ com 6% e o Filmin, mas muito longe dos serviços de streaming do topo. De notar que estes 3 últimos conseguem crescer ligeiramente, mas ainda não mantêm uma posição de destaque que possa ser considerada.

Netflix streaming mercado Portugal Disney+

O cenário que vemos para este trimestre acompanha o que tem sido o padrão para o resto do ano. Os 3 serviços de streaming que dominam estão a perder mercado, ao passo que os restantes continuam com um ligeiro crescimento.

As medidas mais recentes da Netflix podem colocar esta diferença num novo patamar e aumentar a quebra do número de utilizadores. A concorrência direta, como é normal, parece ir seguir as mesmas políticas e aumentar preços, algo que também as pode arrastar e fazer perder ainda mais quota de mercado.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andrew
    Andrew

    Acho que a netflix devia mesmo de perder a quase totalidade de cota do mercado. Não faz sentido acabarem com a partilha de contas. Eu acabei com a netflix, no entanto, acho que vai tudo do preço mensal. O HBO teve aquela promoção para novos aderentes, com parttilha de contas incluidas e que, pelo preço, é um must have!.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      É um engano. Eu tive essa promoção do desconto vitalício e cancelei e alterei para o plano anual. Porque faz as contas, 5.32€x12= 63.84€, o preço anual do HBO Max é 46.99€, quem paga mensalmente os 5.32€ (com o desconto mensal), paga anualmente mais 16.85€. Portanto não compensa.

  2. Avatar de Awake
    Awake

    Quem volta a recuperar terreno é a pirataria…cada vez aumentam mais os valores das mensalidades, baixam qualidade do produto e os poucos filmes/series que valem a pena estão divididos entre os fornecedores o que obrigaria os consumidores a adquirir todos os serviços de streaming e deixa de fazer sentido monetariamente..

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Quando a ganância é muita…

    Por outro lado os números do Quasar/Elementum devem ter disparado.

  4. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Aumento de contas novas não é necessariamente mais receitas… dessas contas novas quantas fizeram pagamento mensal superior a 5 meses seguidos ?

  5. Avatar de Peter
    Peter

    Eu partilhava a conta com mais 3 pessoas, como tanta gente por cá. Em abril, devido às regras apertadas que decidiram implementar, decidimos acabar com a conta conjunta.
    No mesmo mês, estando nos balcãs em férias, mais propriamente no Kosovo, reparei que o preço lá era 5€, quase metade do cobrado em Portugal. Subscrevi e tenho-me mantido até agora sem nenhum problema. mas muito sinceramente estou a pensar em cancelar a subscrição porque não tenho dado uso quase nenhum… Já foi tempo em que Netflix significava qualidade e quantidade de conteúdos.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu tenho quase todos os serviços partilhados, o último foi a Apple Tv, boa qualidade de som e imagem, series muito simpáticas, recomendo a SEE, Silo, Ted Lasso, filmes o Palmer, Emancipação a complicação maior é a partilha.
    Dá para criar perfis na Apple TV?
    Assim estamos todos a ver no mesmo perfil o que torna complicado se quisermos ver a mesma serie mas em momentos diferentes

  7. Avatar de ICE
    ICE

    Pelos preços, também estou a pensar nisso….

  8. Avatar de powerverde
    powerverde

    Eu cá sempre gostei do Jack Sparrow, do Flint e do Barba Negra.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Esses são imbatíveis, nem que seja no preço! Também tinha Netflix mas eles quiseram brincar…

  9. Avatar de MG
    MG

    Aqui em casa cancelamos a subscrição quando a partilha de contas deixou de funcionar. Tinhamos o plano de 15,99€ que era dividido por 3 casas e assim ficaram a perder 3 clientes.
    De qualquer forma nem sentimos falta, começamos a usar o Torrent + Plex.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Na realidade perderam 1 cliente e dois espectadores
      Eu como a conta que partilho o cliente é de outro país da UE, ainda consigo ver partilhado

    2. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Como brinde ainda pode vir algum Ramsoware

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Nunca ouviste falar do Tails? Pões numa pen USB, descarregas, vês o filme e desligas, ninguém sabe de nada!

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        LOL, mais facilmente apanhas a ver porno do que a sacar filmes, portanto põe-te a pau!

  10. Avatar de Togas Pacho
    Togas Pacho

    Fiquei sempre na expectativa de sair da Netflix, mas continuo a partilhar a conta da Netflix com mais 3 pessoas (como antigamente, com certeza não serei só eu). Tenho HBO porque apanhei aquela coisa de 30% de desconto para sempre (e tem um razoável catálogo). Tenho a Disney “à conta” da Vodafone e a Amazon vou ligando e desligando…. (mais tempo desligada que ligada).
    Se tiver de parar a partilha e mudar de operadora sem duvida que a Netflix e a Disney vão ao ar.
    No futuro acho que vou apenas fidelizar-me à HBO.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Togas eu também tenho a promoção dos 30% de desconto para sempre na HBO mas sinceramente estou a pensar cancelar o plano, e aderir à HBO pelo valor anual, pois ora vamos a contas. Nós pagávamos 3.99€ por mês e agora a HBO aumentou para 5.32€ /mês, que representa 63.84€ por ano, mas atualmente a HBO tem um desconto no pagamento anual em que o valor ficam por 46.99€, o que representa uma diferença de 64.84-46.99=16.85€ portanto o desconto que estamos a ter mensal de 30% é só ilusão, e sinceramente prefiro pagar 46.99€ e durante 1 ano tenho o serviço pago. Quanto à Netflix eu já disse, eles podem novamente aumentar os valores, que o saldo que tenho na minha conta Netflix acabar não recarrego mais a conta. Todos os anos recarrego a minha conta com 145€ para ter 1 ano pago de Netflix, pelo valor de 11.99€, se eles aumentarem para 12.99€ /mês como pensam em fazer, já dará um total de 155.88€ por ano, e para mim está fora de questão. A Netflix deixou de ser um serviço sustentável fase às limitações, não posso ver em 4K, não podemos partilhar contas e ainda pagar mais caro? Não, para mim a Netflix acaba já em Janeiro, que é quando o saldo que tenho na conta se esgota.

      1. Avatar de Togas Pacho
        Togas Pacho

        Eh pah, não tinha reparado nisso do pagamento anual, e eu que uma um furão nessas coisas (até saí do spotify para o youtube music para manter o desconto de estudante por mais 4 anos e já não estudo há uns 12 anos eheheh). Vou já alterar… Obg

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        a vodafone oferece hbo, prime e disney durante 24 meses, não sei porque se dão ao trabalho de ter essas subscrições fora dos operadores

        1. Avatar de Togas Pacho
          Togas Pacho

          Zé Fonseca A. Oferece hbo+prime ou disney, não oferece as 3.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Errado, as 3

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      HBO Max morreu, agora só uso MAX, aqui na tuga anda tudo atrás no tempo, MAX está mais aprimorado mas mesmo assim a app da netflix continua a ser superior
      vamos ver como vai ser o catalogo do MAX na europa quando for lançado lá para Q3 2024

  11. Avatar de A
    A

    A mim não é a partilha de contas , simplesmente não tenho tempo nem paciência para ver tv

  12. Avatar de John
    John

    Mantenho-me pelo Prime, para além de gostar da oferta ainda e’ util nas encomendas da Amazon.

  13. Avatar de Gilberto Ferreira
    Gilberto Ferreira

    Afinal o fim da partilha de contas tinha sido positivo… Conheço mais pessoas que desistiram do que que continuaram com a subcrição. Acacei por mudar para HBO e Prime, que acaba por ser mais barato. No meu caso partilhava (conta familiar/4K), o que se traduziu em cancelamento.

  14. Avatar de Tó

    Estranho, uma companhia tão customer-friendly *ha*!

  15. Avatar de Fusion
    Fusion

    Continuo a ser o unico que ainda partilha contas? Tenho Disney, HBO e Netflix todas elas partilhadas

  16. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    É tão fixe ver os capitalistas a desmoronar com a sua sede de lucro de crescimento eterno…

  17. Avatar de Lombriga Atrevida
    Lombriga Atrevida

    quem diria que perder a confiança dos utilizadores trás consequências

  18. Avatar de Johnny
    Johnny

    Em Portugal vive-se bem, andam a pagar subscrição de TV por Cabo e ainda estas coisas de serviços streaming a todas as empresas lá do país do Texas.
    Afinal em Portugal o pessoal não deve reclamar aumentos das rendas, portagens, IMI, IUC’s, da comida, hospitais, educação, justiça..
    Diminuam ai uns eurinhos na subscrição e afins que o pessoal gosta é de estar entretido com outras realidades.