Portugal com detalhe no Virtual Earth

29 Comentários

O Google Earth é sem duvida uma referência no campo das imagens por satélite, mapas e localizações, de facto eu próprio recorro sempre a esta ferramenta quando necessito de informações detalhadas de mapas, estradas, imagens de locais. Mas agora e sobretudo para Portugal a referência é outra, chama-se Virtual Earth e é o concorrente da Microsoft que lidera em detalhes impressionantes do nosso país.

Já conhecemos todos os Virtual Earth, já não é de agora que a Microsoft insiste na aposta ao seu concorrente directo, penso que nunca conseguiu uma vantagem pois o Google sempre palmilhou terrenos de forma mais rápida e com uma qualidade inigualável.

Confesso que ficava algo desiludido pois os mapas de Portugal no Google Earth eram bastante desactualizados e grande parte do país o detalhe nem existia.

Agora a Microsoft apostou de forma clara em actualizar a sua ferramenta com as imagens e localizações do nosso país dando-lhe cobertura com a sua tecnologia 3D. Um recente protocolo assinado com a Microsoft, garante a expansão da cobertura e actualização dos mapas de 2 em 2 anos.

Palavras para quê? Vejam as imagens e visitem o Microsoft Virtual Earth, conheçam 9 cidades de Portugal com olhos de pássaro.

Homepage: Microsoft Virtual Earth

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fonseca

    sou eu que sou um bocado burro ou não consigo passar daquela página de search que não encontra nada?

  2. Avatar de Filipe YaBa Polido

    “Um recente protocolo assinado com a Microsoft, garante a expansão da cobertura e actualização dos mapas de 2 em 2 anos.”
    Hmmm…. em troca de !??! andarmos a lamber-lhe os pés, comprar licenças para os postos de trabalhos dos funcionários publicos?! ao invés de fazer como outros países tecnologicamente mais avançados, que se estão a borrifar para a Microsoft e já começam a optar por soluções open-source………. no comments…….. I just love it…. knd vejo o $$ dos contribuintes a ir pro bolso de chupistas AKA Microsoft…

  3. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    Sinceramente, passo-me com os telejornais nacionais a fazerem publicidade a empresas…
    Hão-de reparar que ao domingo, principalmente na SIC, eles têm sempre, convenientemente, uma reportagem sobre um produto muito muito bom da empresa A ou B.

    Porra que até no telejornal já temos publicidade… isto não é jornalismo!

  4. Avatar de Andre
    Andre

    ainda ontem tinha experimentado o virtual earth e tinha ficado espantado, a minha cidade faro esta um espectaculo
    Penso que é isto k a microsoft falava quando disse k iria passar o Google

  5. Avatar de José Moreira

    Só por anedota!!!!
    Mandei-o traçar o trajecto entre Porto e Folgosinho.
    a) – Inicia o trajecto algures em Rebordosa, Paredes.
    b) – Manda ir por Peso da Régua, Lamego… Nem sequer assume a auto-estrada como caminho mais rápido.
    Prefiro o Google Earth (de qualquer modo, tenho GPS).

  6. Avatar de JC
    JC

    @Kaiser : Tens toda a razão. O jornalismo em Portugal hoje em dia é cada vez mais um negócio. Mas olha que a ic faz uma coisa que mais ninguém faz. Conhecem a rúbrica “nós por cá” que esta mesma jornalista apresenta? Para mim é um dos melhores serviços públicos que temos na TV é essa rúbrica.

    Quanto à guerra dos mapas, para mim acho que a MS está no bom caminho e é bom que exista concorrência a este nível.

    Já agora existe uma empersa de GPS portuguesa que tem já GPS com imagens reais de satélite. Chama-se N-Drive e eu uso o sistema de navegação deles no meu HTC Cruise. Não tenho a versão com imagens reais. É sempre bom pode destacar-se o que se faz por cá.

  7. Avatar de mjmft
    mjmft

    @José Moreira

    Ele até que escolheu um óptimo trajecto. Manda-o passar pela minha terra (P Régua) para beber um maravilhoso Vinho do Porto e ir a Lamego ver a Srª. dos Remédios.
    Bom gosto não lhe falta…..

  8. Avatar de mjmft
  9. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    @ JC concordo ctg, o “Nós por ca” é uma rubrica, muito boa, dá para ver em que pais vivemos, é que a coisas que são verdadeiras anedotas.

    Apesar de achar que a rubrica do futuro hoje da sic, tambem é mto boa, para quem não tá muito a par das novas tecnologias demosntra bem o futuro, e para onde caminhamos. não nos esqueçamos, que muita gente usa o PC apenas para trabalhos básicos. De qualquer das maneiras axo que o visual earth ganha mais, plo facto do 3d, nada mais, mas mesmo assim, ctn a preferir o Google Earth.

  10. Avatar de ALL
    ALL

    “Google sempre palmilhou terrenos de forma mais rápida e com uma qualidade inigualáve” Apesar de o Google ter vantagem sobre a MS nos mapas relativamente a Portugal a verdade é q a MS tinha vantagem sobre o Google no q toca a imagem de Indiana em PA (EUA) e acredito q em mais estados dos EUA, o q é engraçado, no seu próprio pais de origem tinha imagens piores (no caso de Indiana) q de Portugal (no caso Rio Tinto)… isto a uns 2 meses a trás

  11. Avatar de João Moreira
    João Moreira

    Ó José Moreira (este nome diz-me algo…) o programa está estruturado para poupar o dinheiro de portagens. (eheh)
    A sério:
    O raio do programa tem uma definição muito superior ao Google, ao ponto de já ter mandado o dito (Google) à vidinha.
    Para elaborar trajectos, temos o Sapo que serve muito bem, e é nacional. Depois, há sempre e velhinho contacto inter-pessoal: “ó amigo!… diz-me por favor qual o caminho para…”

  12. Avatar de pedrog2k
    pedrog2k

    a actriz bisneta de portugueses (fim do video) e q parece bacana xD

  13. Avatar de Miggas
    Miggas

    Eu já visitei, só tenho a dizer que o detalhe é mesmo muito bom. A função de podermos rodar a imagem é mesmo fabulosa. Lamentavelmente (opinião pessoal) há que reconhecer que a Microsoft neste campo conseguiu superar o Google, claro que a minha opinião é sempre discutível 😉

    Parabéns pelo excelente trabalho no pplware.

  14. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    Não há dúvida que a qualidade das imagens é expectacular e superior neste momento ao google earth,agora só é pena que as melhorias nas imagens se estendam SÓ a 9 cidades Portuguesas! e o resto do País? até nisto somos pequeninos!!!

  15. Avatar de rui silva
    rui silva

    as imagens são espectaculares e os erros também
    na cidade do funchal, a estrada regional 101 tem uma parte do seu traçado no mar…

  16. Avatar de lol
    lol

    JC diz:

    17 de Março de 2008 às 11:59 am
    @Kaiser : Tens toda a razão. O jornalismo em Portugal hoje em dia é cada vez mais um negócio. Mas olha que a ic faz uma coisa que mais ninguém faz. Conhecem a rúbrica “nós por cá” que esta mesma jornalista apresenta? Para mim é um dos melhores serviços públicos que temos na TV é essa rúbrica.

    Quanto à guerra dos mapas, para mim acho que a MS está no bom caminho e é bom que exista concorrência a este nível.

    Já agora existe uma empersa de GPS portuguesa que tem já GPS com imagens reais de satélite. Chama-se N-Drive e eu uso o sistema de navegação deles no meu HTC Cruise. Não tenho a versão com imagens reais. É sempre bom pode destacar-se o que se faz por cá.

    Só em Portugal? Nos outros paises já o é há mto tempo, vivemos num mundo capitalista, tipo DUH

  17. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Bem para iluminar aqui algumas cabeças.

    O virtual earth da microsoft ainda não tem metade das funcionalidades do google maps/google earth

    Estas fotos aéreas são do IGP e também vão estar disponíveis no google

    O olho de pássaro é mt fixe.

  18. Avatar de iagomelo
    iagomelo

    Realmente tem imagens bem melhores de alguma zonas de Portugal.
    Para Portugal utilizo mais este:
    http://lusiglob.logica.com/
    que para além de ter imagens em alguns casos superiores ao live earth ou ao google earth, fornece dados muito completos sobre a cartografia nacional. Tem o inconveniente de ser necessário registar para aceder aos mapas.

  19. Avatar de sawada

    Hummm …como sempre Açores , Ilha Terceira…nada 🙁

  20. Avatar de Ze Eduardo

    Pois é mais uma grande ideia do governo, a informação geográfica é cada vez mais usada nas empresas. e o que estado conseguio foi que para ter acesso a estas ferramentas tenhamos de usar o IE que só corre no windows, e posso garantir que existia alternativas que não obrigava a ficar agarrado a uma plataforma. mais vocacionada para o opensource.

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    @ Ze Eduardo:
    Qual, já agora (além do GE, que também vai ter, claro)?

  22. Avatar de António M. M. Soares
    António M. M. Soares

    Gostava que o Virtual Earth estivesse em português!
    Como posso cosulta-lo em Português?

  23. Avatar de FRANCISCO
    FRANCISCO

    Eu confesso, não tenho grandes conhecimentos informáticos.Mas como verifico que neste forum há algunas pessoas que têem, fa zia aqui um pedido:
    Haja alguém que deixe aqui um exemplo claro, da forma de procurar uma localidade.Assim se daria resposta a algumas pessoas que por falta de conhecimentos informáticos e de inglês não conseguem navegar no VIRTUAL EARTH
    Muto obrigado

    1. Avatar de Antonio Ferreira

      subscrevo completamente a opinião deste amigo!

  24. Avatar de filipe
    filipe

    Amo-te Anaís Silva do 6ºd
    Es a pessoa mais carinhosa do mundo e arredores.
    amo-temuito ass. filipe 6ºd

  25. Avatar de JORGE LUIZ
    JORGE LUIZ

    SO QUERIA QUE ESSE PROGRAMA TAMBEM FOSSE COM ESSA QUALIDADE AKI PARA O BRASIL…

  26. Avatar de Lukas
    Lukas

    Eu não consigo passar dakela página…
    http://livemaps.com.br/?v=2&cp=44.023938%7e-99.71&style=h&lvl=4&tilt=-89.875918865193&dir=0&alt=7689462.6842358

    eu não sei o que fazer(jah instalei e tudo)

  27. Avatar de Francisco
    Francisco

    Há um portal muito superior e português, excelente para quem trabalha na área, conseguem-se imagens com escalas impressionantes de 1:1000 e até 1:500, ideais para medir terrenos e localizar habitações. Sinceramente fico muito desiludido com o Estado português de vir apoiar empresas estrangeiras quando nós aqui temos melhor e empresas nacionais….. é triste….
    Neste momento estava a precisar de tirar umas plantas e está o site offline….
    http://lusiglob.logica.com/