Portugal: 4 milhões de contadores inteligentes instalados! Já tem?

66 Comentários

Já tem um contador inteligente? As redes inteligentes de distribuição de energia elétrica referem-se aos serviços e ferramentas ao dispor dos utilizadores e dos operadores das redes que permitem o acesso a dados de produção e consumo.

Estas redes assentam numa infraestrutura tecnológica suportada nos contadores inteligentes de baixa tensão e numa rede de comunicações e sistemas de tratamento e disponibilização de dados. De acordo com números recentes, Portugal já tem 4 milhões de contadores inteligentes instalados.

Portugal: 4 milhões de contadores inteligentes instalados! Ja tem?


A E-REDES (ex-EDP Distribuição) anunciou esta terça-feira que ultrapassou a marca dos quatro milhões de contadores inteligentes instalados, o que significa uma cobertura de dois terços dos clientes em Portugal Continental.

Conforme o comunicado…

Graças a estes contadores inteligentes, os consumidores poderão acompanhar o seu perfil energético e ajustar o seu consumo de eletricidade e os técnicos da E-REDES não necessitam de se deslocar para executar ordens de serviço ou para recolher leituras, contribuindo, assim, para uma maior comodidade e eficiência, bem como para a redução da pegada ambiental

Segundo a empresa, em 2021, com o parque instalado, foi possível evitar a emissão de mais de 1,6 de toneladas de CO₂.

Portugal: 4 milhões de contadores inteligentes instalados! Ja tem?

Qual a vantagem de ter um contador inteligente?

As funcionalidades das redes inteligentes possibilitam fazer leituras à distância (sem recurso a funcionários dos operadores das redes ou do cliente), assim como realizar outras operações à distância como a alteração da potência contratada. Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade poderão vir a beneficiar de serviços como:

  • Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
  • Faturas sem estimativas: com a comunicação automática de leituras deixa de ser faturado com base em estimativas. Pagará apenas o que consumiu durante o período de faturação
  • Operações remotas: permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa
  • Despiste de avarias mais eficaz: permite um despiste mais eficaz de avarias e a resolução remota de problemas técnicos
  • Maior controlo sobre os seus consumos: regista informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, poderá ser-lhe dada informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes, por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.

Esta realidade implica ainda “benefícios para os comercializadores e empresas de serviços energéticos, que poderão oferecer aos clientes serviços e planos de preços adaptados aos perfis e necessidades de consumo, constituindo um elemento fundamental da transição energética”, pode ler-se no comunicado.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Já! Instalaram ontem.
    Será que dava para fazerem um tutorial do que podemos fazer com estes novos contadores?

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      Não podes fazer nada, só o operador.

      1. Avatar de Nuno Palma
        Nuno Palma

        Podes aceder aos teus dados de consumo com intervalos de 15 minutos.
        A App chama-se e-redes.

      2. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Mais ou menos, alguns têm rs485 que podes aceder, mas só leituras.

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        eu tenho o contador ligado ao home assistance através da porta HAN dessa forma não preciso da app da e-redes que é uma autêntica nódoa

    2. Avatar de windows
      windows

      nesse contador se queres aldrabices, esquece… de resto tens a app para ver os consumos.

  2. Avatar de Paulo A
    Paulo A

    Instalam contadores inteligentes, mas as leituras continuam a ser feitas por estimativa. Durante anos, a minha fatura vinha com dados de leitura reais todos os meses! Agora é tudo por estimativa…

    A e-redes diz que estão a migrar os dados para outra plataforma (desde set 2021) e que não têm previsão para a conclusão. Eu na minha empresa se demorasse tanto tempo ia pro olho da rua!

    enfim * monopólio *

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Mesmo!! E as estimativas deles é sempre para cima…. nunca para baixo!

    2. Avatar de JF
      JF

      Sou cliente da GALP e tenho contador inteligente, mas a GALP quer quase 80euros para que a leitura passe a ser automática…. as operadores não lhes interessa que as leituras sejam reais! Com o modelo atual conseguem antecipar receitas e ter ganhos financeiros|

      1. Avatar de Paulo A
        Paulo A

        fico com algumas duvidas da legalidade desse pedido da GALP….

      2. Avatar de Gomes
        Gomes

        estás a ser comido de cebolada

    3. Avatar de André Silva
      André Silva

      Monopólio natural caríssimo! A E Redes é regulada pela Erse.
      E não não se trata disso, simplesmente é preciso colocar uma peça na cabine da rua para conseguir agregar os dados.

  3. Avatar de PP
    PP

    Instalados não significa a funcionar.
    E depois ainda existe outro (grande) problema, a e-redes e as suas migraçoes de bases dados e afins.
    Enfim…

    1. Avatar de Vítor M.

      Ou a funcionar corretamente!

  4. Avatar de Ludwig von Mises
    Ludwig von Mises

    Alguém notou aumento na conta da Luz ?

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      A luz aumentou para todos os consumidores no início do ano devido a alta dos preços de energia no mercado ibérico.
      Eu como usei o aquecedor mais vezes este inverno, naturalmente que a fatura dispara.

  5. Avatar de Antero
    Antero

    Tudo MENTIRA, ontem recebi a factura de Janeiro e é por estimativa, já tenho esse contador para aí à 2 anos e é sempre por estimativa ou tenho de enviar as leituras

    1. Avatar de Paulo A
      Paulo A

      eles dizem que estão a migrar a BD! desde setembro pelo menos e sem data fim!!

    2. Avatar de André Silva
      André Silva

      Pode ter contador inteligente / digital mas a cabine de rua não tem a peça para fazer a agregação dos dados para telecontagem.

  6. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Tenho e já não fazem por estimativa. Com a app e-redes consigo aceder aos consumos em intervalos de 15 minutos.

    1. Avatar de Pedro Liberato
      Pedro Liberato

      Boas..
      Tenho um contador Bidirecional da Kaifa (GPRS), consegues-me explicar como consegues aceder aos consumos e produção de 15 em 15 min?
      Obrigado

  7. Avatar de amalpique
    amalpique

    São é uma grande treta… ontem fiquei sem luz á noite.. depois de ir ver á rua, toda a gente tinha menos eu.. depois de muito investigar e ligar para a e-redes disseram que é comum, ou seja estes contadores por vezes, bloqueiam, entram em modo de erro e desligam a luz!! Resultado – “pressione o botão verde entre 3 a 5 segundos e depois ligue os disjuntores novamente” e voilá.
    Dessa forma penso que se alguém não pagar desligam o contador remotamente. Espertos!

  8. Avatar de GM
    GM

    É pura tanga, a comunicação de leituras. Aliás, desde Setembro/2021 que, além de receber a factura com estimativas, também não consigo comunicar as leituras. Simplesmente porque sou um feliz proprietário de um colector fotovoltaico, registado na DGEG, e como tal considerado proprietário de uma UPAC. E como, supostamente, a E-Redes faz a leitura de 15 em 15min, fazem o cálculo do deve e haver, entre a energia consumida da rede e a energia injectada na rede. O que é uma falácia, pois os resultados são nenhuns. NEm a factura reflecte isso, nem consigo comunicar (cliente GOLDENERGY). Apenas consigo comunicar o GN.

  9. Avatar de e.t.
    e.t.

    não tenho … e pelo conteúdo dos comentários, não quero.

    1. Avatar de windows
      windows

      Isto não se trata de queres ou deixares de querer, é obrigatório, o fornecedor de energia vai surgir para te trocar o contador por um novo.

      1. Avatar de John Doe
        John Doe

        Eu nunca abro a porta a ninguém, vão ter de arrombar a porta 😀

        1. Avatar de GM
          GM

          Dependendo da idade da casa, se for relativamente recente, o contador está no exterior, e como tal, acessível aos funcionários/representantes da E-REDES. Além do mais, o contador não é propriedade do cliente mas sim do operador de rede.

        2. Avatar de Lopes
          Lopes

          Sim, claro, uma vez que o contador nao e teu, e so cortarem-te a luz, vais ver se a assistencia tenica quando for ai a ver se nao e logo trocado…

    2. Avatar de André Silva
      André Silva

      A E-REDES não se preocupa, desliga o fio no poste e está feito.
      Basta alegarem não terem leituras do equipamento e podem cortar a energia.

  10. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Que saudades do contador antigo em que tinha a agulha lá metida…
    Isso é que era vida… durante anos e anos nunca paguei mais que 30€ e tinha sempre o AC ligado!
    Bons tempos

    1. Avatar de windows
      windows

      como tu muitos, agora acabou-se os esquemas que neste qualquer tentativa corta-te a luz e depois só rearma chamando a equipa técnica e depois tens de dar satisfações do que aconteceu, e a brincadeira não vai ficar barata.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Suponho que não foi por esses que passaram dificuldades….

  11. Avatar de cross
    cross

    Comprei um aparelho da EOT que se liga ao contador (não invasivo) e tenho os consumos ao minuto.
    Têm website e app para controlo e até para criar alertas.
    Como tenho paineis solares dá muito jeito. Durante o dia produzo mais do que o que consumo por isso, toca a ligar aquecedores. Dar à rede é que nunca!

    1. Avatar de windows
      windows

      interessante o que produzes a mais pode ser injetado na rede para abater na fatura do mês e tu optas por ligar aquecedores, hummm, está certo…

      1. Avatar de jaquim
        jaquim

        népias é oferecido

        1. Avatar de GM
          GM

          Estou na dúvida, até porque apenas tenho um colector, e como tal, reduzida capacidade de produção. E a que existe e não é consumida localmente, é injectada na rede (muito pouca). Instalei ontem a aplicção E-REDES, depois de ter tomado aqui conhecimento da sua existência, e de facto existe essa leitura. No meu caso, como a produção é reduzida, não tem efeitos práticos no deve e haver.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Podes sempre vender, ou então definir injeção zero. Eles têm uma outra coisa que é o netmetering que permite fazer acertos a cad 15min, mas na realidade o ideal seria abater na fatura. Isso sim é que incentivava as pessoas a colocar painéis solares e consequentemente proteger o meio ambiente

        1. Avatar de cross
          cross

          Fui-me informar sobre vender/reduzir na factura e só rende para empresas com muitos paineis (só tenho 5). A burocracia e taxas que se pagam não justificam.

          1. Avatar de GM
            GM

            Isso, para seres micro-produtor, que vende à rede.
            Mo meu caso, que só tenho 1 painel, quando pretendo comunicar a leitura, a mensagem é esta:
            “Os nossos clientes que têm Painéis Solares não precisam de enviar leituras.
            Nos casos de autoconsumo (quem tem Painéis Solares), a cada 15 minutos é feito um acerto entre a energia que consumiu e a energia que enviou para a rede.
            Por ser assim, os seus consumos são processados de forma automática pela eRedes e não precisa de comunicar leituras. Na Goldenergy não queremos faturar kWh a mais, provavelmente, esses consumos vão ser inferiores aos que aparecem no seu contador. Obrigado por acreditar que o autoconsumo é o caminho para um mundo melhor .
            Pedimos-lhe então que aguarde que a eRedes efetue a leitura automática dos seus consumos e os envie para a Goldenergy. Não tem que se preocupar com nada.”

          2. Avatar de Jorge
            Jorge

            Tudo depende daquilo que se diz que vale a pena ou não. Na simples energia eles fazem auto faturação, logo apenas precisas de estar coletado e enviar o ficheiro saft a cada 3 meses. Se dizes que por exemplo 10 euros por mês não vale o esforço então pensa no contrário: e se te aumentarem o preço em 10 euros por mês também menosprezavas? Claro que os 10 euros mês dependem muito dos consumos, da capacidade produção instalada, se o valor pago é indexado ou fixo.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Mete a minerar bitcoin ou outra moeda, se conseguires.

      1. Avatar de cross
        cross

        Já tenho. Só rende durante o dia.

  12. Avatar de jaquim
    jaquim

    Pois numa casa tenho painel fotovoltaico e contador antigo e aquilo roda ao contrário quando produzo mais que o qu consumo. Nos novos é sempre a somar e o excedente é oferecido à rede… Vão badmer..a mais aos contadores

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Esperemos que não venhas a ter problemas com isso, pois por lei és obrigado a mudar e pagar essa mudança.

  13. Avatar de Ludwig von Mises
    Ludwig von Mises

    Alguém notou aumento na conta da Luz ?
    (corrigindo)
    Alguém notou um aumento do consumo de eletricidade, atípico ??

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Tem estado um frio atípico sim.

  14. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    vou ter..

  15. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    O meu contador, já tem mais de 50 anos. E vivo a 25Km do Porto.

  16. Avatar de fisgas
    fisgas

    Tendo feito um estudo sobre o assunto, posso garantir que para o consumidor o ganho é nulo, e para as empresas o ganho só é possivel tendo a leitura efectiva e comunicada, alem de um algoritmo complexo de gestão da energia.
    Há muitos anos atrás, so com apoio estatal era viavel mesmo para as operadoras, mas provavelmente já garantiram tais “recursos”.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      É prático e útil para o user quando muda a potência, percisar de fazer um corte de emergência (pode ser feito remotamente) e novamente leituras constantes e disponíveis ao USER.

      Claro que o plc têm de estar a trabalhar.

  17. Avatar de Ludwig von Mises
    Ludwig von Mises

    ScienceDaily
    Electronic energy meters’ false readings almost six times higher than actual energy consumption

    Date: March 3, 2017

    Source: University of Twente

    Summary:
    Some electronic energy meters can give false readings that are up to 582% higher than actual energy consumption. The author of a new report estimates that potentially inaccurate meters have been installed in the meter cabinets of at least 750,000 Dutch households.

  18. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Não tenho!! Acho que só vou ter lá para 2040 😛

  19. Avatar de A
    A

    Pelos comentários até parece que fui o primeiro a ter….está lá uma data 2018 mas já não me lembro

  20. Avatar de Nokas
    Nokas

    So conversa da treta, estão instalados mas não funcionam!

  21. Avatar de Makacula
    Makacula

    Vejam bem, pois da para burlar o sistema bem fácil, não vou dizer como se faz, mas se me pagarem 1000 euros posso mostrar e fazer, mas pesquisem no nosso amigo google que vão encontrar.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Bipass literal ao contador… Muito secreto mesmo.

      1. Avatar de apolo
        apolo

        esse bipass não é detetado se trocarem o contador?
        há pois é!

        1. Avatar de GM
          GM

          Nem precisam se trocar o contador, basta haver uma contagem presencial de consumo que a malandrice é, ou pode ser, detectada.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Nem por isso, vão lá, tiram o valor, mas nem tudo passa pelo contador, a não ser que desmontem o quadro, não há motivo para uma leitura presencial detectarem seja o que for.

            Claro que se fizerem bypass a tudo e tiverem a aparelhagem aos altos berros e as luzes todas ligadas, e o contador indica zero consumo, diria que eles suspeitam…

        2. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Se o bypass for antes do contador, não.

          Só pode de ser detectado se medirem o prédio inteiro e a soma das parcelas for inferior a do prédio.

          1. Avatar de mad
            mad

            As companhias fazem isso tem leitores intermédios mesmo para evitar fugas não só devido a roubos mas também para segurança por exemplo cabos defeituosos trovoadas etc. E é fácil dar com as diferenças em zonas muito populosas pk existem muitos contadores intermédios. Sei de uma empresa que foi apanhada nesta situação.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @mad
            tendo conhecimento de causa, digo que “leitores intermédios” não existem ao nivel de um prédio único.

      2. Avatar de Makacula
        Makacula

        Nada disso, ate porque não e confiável, e outra maneira 🙂

  22. Avatar de Antonio
    Antonio

    Agora com esses contadores promovem a energia solar e ficam com os lucros. Com o contador antigo descontava o justo, agora tudo que vai de volta de excesso de produção não é contado justamente, tudo bem negocio para eles. Um paga uma coisa que só eles tiram proveito. Quando uma grande companhia te oferecer poupança ou algo, acreditem que so querem ganhar mais de nós!

  23. Avatar de JF
    JF

    Mais informação sobre os contadores inteligentes:

    – Quem está a ver? As preocupações com a privacidade persistem à medida que os contadores inteligentes avançam

    https://www.nationalgeographic.com/science/article/121212-smart-meter-privacy?utm_source=pocket_mylist

    – Governo pondera medidas de emergência que permitiriam às redes desligar a sua electricidade sem aviso ou compensação

    https://www.thisismoney.co.uk/money/bills/article-8706033/Smart-meters-used-switch-electricity-without-warning-compensation.html?utm_source=pocket_mylist

  24. Avatar de André Silva
    André Silva

    @JF hoje já o podem fazer… desligam a subestação e cortam a energia muito mais facilmente e sem grandes problemas.