Porto de Lisboa foi atacado! Hackers pedem resgate milionário

27 Comentários

A onda de ataques cibernéticos continua em marcha no nosso país e têm sido muitas as entidades e empresas visadas. Um dos ataques mais recentes e com enorme impacto foi ao Porto de Lisboa (que aconteceu no dia de Natal) e os hackers pedem agora 1,4 milhões de euros de resgate.

Segundo o que foi revelado, a Administração do Porto de Lisboa (APL) tem agora até dia 18 para fazer o pagamento aos piratas, ou então está sujeita a ver toda a informação publicada na internet.


Porto de Lisboa: Hackers pedem 1,4 milhões de euros de resgate

Dados pessoais de funcionários e clientes, relatórios financeiros, auditorias, contratos e correspondência eletrónica estão prestes a ser tornados públicos. A Administração do Porto admite que está a analisar a dimensão do problema com a PJ, mas especialista em cibersegurança alerta para o impacto que o ataque a este tipo de infraestrutura pode ter no abastecimento de produtos essenciais ao país, segundo informação da CNN Portugal.

À CNN Portugal, a APL admitiu ter conhecimento de que “há dados na dark web e um pedido de resgate”, acrescentando que está a “analisar a dimensão do comprometimento” e a trabalhar em “estreita articulação” com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e a Comissão Nacional de Proteção de Dados. O Porto de Lisboa não especificou se ia pagar o resgate.

O ataque foi efetuado por um grupo de piratas informáticos conhecido como Lockbit. Neste momento, na dark web é possível encontrar os dados sobre o resgate. Exigem 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,4 milhões de euros) para não publicar toda a informação roubada ao Porto de Lisboa, num ciberataque que teve lugar no passado dia 25 de dezembro.

Os piratas informáticos disponibilizam no site três opções de pagamento. A primeira, no valor de mil dólares, permite adiar o prazo de publicação em 24 horas. O segundo destrói toda a informação a troco de 1.499.999 dólares. E a terceira opção permite descarregar os dados, a qualquer momento, pelo mesmo valor. Os hackers obrigam que este pagamento seja feito em bitcoin. 

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    É continuar a dar-lhes louvores…

  2. Avatar de °0°
    °0°

    Aqui é que se vê o poder do Bitcoin.

    1. Avatar de Fo
      Fo

      Poder pra fazer merda.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        tem piada que há umas horas atrás, o meu primeiro comentário não foi publicado. Era em tudo igual ao que acabou por ser publicado, mas o “palavra feia” era a mesma (substitu+i por “cenas”, e o € substituía o “e” e a @ o “a”.

    2. Avatar de Faísca
      Faísca

      Lol, com dinheiro era tudo santo

  3. Avatar de gt
    gt

    Alguem sabe como foram atacados?

    1. Avatar de David Guereiro
      David Guereiro

      Muitas vezes não é intrusão, mas sim engodos que são enviados para e-mails pertencentes a funcionários. Basta alguém com privilégios executar algum vírus, e aquilo espalha-se pelo PC e pela rede, e começa a encriptar tudo. Há muita gente com cargo de responsabilidade que não entende patavina, e recebem e-mails a dizer que é uma fatura ou algo assim e executam o vírus.

    2. Avatar de TDI
  4. Avatar de Luis
    Luis

    É por causa destas cenas que as criptomoedas devem ser banidas ou então reguladas.

    1. Avatar de MyNameIsChi
      MyNameIsChi

      Nem assim, existe forma de desviares dinheiro e perderes o rasto

    2. Avatar de joao
      joao

      podem banir elas continuam! o problema nao é das cryptos é das pessoas!

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      claro, antes de 2009 isto não existia, não era?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Existia, mas era mais fácil seguir o rasto!

        1. Avatar de JR
          JR

          E agora não é?

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          claramente não sabes como funcionam os paraisos fiscais e países de terceiro mundo.

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    As empresas/entidades têm que perceber uma vez por todas que têm que ter boas plataformas informáticas, com bons profissionais à sua frente e com formação recorrente para os seus colaboradores. Há que investir para depois não serem apanhados na curva…

    1. Avatar de Chico Esperto
      Chico Esperto

      Ah qual quê , meto o avast free a correr uma vez por mês. Tá feito.

    2. Avatar de azazel
      azazel

      Nunca vai acontecer o que tenho visto é cada vez menos investimento e menos formações ao longo dos anos cada vez mais se tenta poupar todos os trocos deixando o parque informatico e utilizadores cada vez mais desprotegidos.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Basta rastrear o endereço do Bitcoin e quando este for vendido para moeda corrente logo ficam a saber quem foi.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      ena.. és bué inteligente.. agora imagina que os hackers até pensaram nisso e convertem para XMR, ZEC ou outra privacy coin ou então passam para USDT ou USDD e passam para um mixer? Pois…

  7. Avatar de zecabra
    zecabra

    Faz algum tempo que ando nas comunidades de self host e até corro alguns serviços em casa, não tenho dúvida nenhuma pelo que tenho lido, que a malta em casa têm soluções de segurança muito mais robustas que determinadas empresas ou instituições.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      tens a firewall do router do MEO?

  8. Avatar de Hali
    Hali

    Se não existir criptomoedas este tipo de ataques não acontece.
    É sempre. Mesma coisa bitcoin

    1. Avatar de Turboman
      Turboman

      Sim porque antes das criptomoedas existirem nunca existiu extorsão, nem paraísos fiscais, nem roubos.
      Este pessoal calado era um poeta…

  9. Avatar de Profeta
    Profeta

    Eu so sei e que o Linux esta ai para ser usado pelas empresas, mas elas nao o usam por capricho e falta de investimento, depois o resultado esta a vista. Sao apanhados com as calcas na mao. E vai que alguma destas empresas nao faz backups do sistema. Ja foste. Poupam de um lado gastam do outro ou entao encerram a actividade. E no entanto se for o caso e ponderarem abrir mais tarde outro negocio, que o facam a ter em conta este tipo de ataques que tem sido bastante frequente.

  10. Avatar de CF
    CF

    Quando não havia bitcoin hão havia pedidos de resgate, simplesmente destruíam a informação, agora pelo menos podem pagar e negociar caso a informação tenha mesmo valor.

    Se forem inteligentes não precisam pagar, usam backups, se uma empresa dessa dimensão não tem backups diários então merecem mesmo ser hackeados para aprender a serem melhores profissionais.

    Hoje foi um hack, amanhã pode ser um disco ou um curto circuito/incêndio e depois?