Poderá um homicídio no metaverso ser punido?

24 Comentários

O metaverso será, no seguimento do planeado, um mundo virtual muito semelhante ao real. Por isso, seria de esperar que os crimes deste último fossem aplicáveis no primeiro. Então, advogados debatem sobre a possibilidade de punir determinados crimes no metaverso.

Como era de prever, as opiniões dividem-se.

Metaverso

O metaverso está a adquirir cada vez mais interesse, por parte dos entusiastas, e o seu funcionamento desperta curiosidade. Assim sendo, o The Sun entrevistou dois advogados, que teorizaram o crime no metaverso, bem como um antigo procurador de Manhattan que se tornou professor de direito relativamente à violência no mundo virtual.

Obviamente, o crime no metaverso não será combatido através de uma longa pena de prisão. Aliás, de acordo com John Bandler, professor de cibersegurança e cibercrimes na Elisabeth Haub School of Law da Pace University, Nova Iorque, as leis estão formuladas para proteger “pessoas reais e vivas”, não se destinando a defender avatares ou códigos de software – que dão estrutura ao metaverso.

Eu vê-lo-ia mais como discurso ou expressão, menos como um ato físico contra uma pessoa. Então, podemos analisar se esse discurso ou expressão é permitido, protegido, ou se não é.

Alguns dos advogados abordados referiram que os crimes violentos no metaverso poderão ser cometidos através da forma como os avatares comunicam entre si, como ameaças, assédio ou perseguição.

Toda a perseguição, intimidação virtual, ameaças e mau comportamento online acontece a toda a hora. Não é nada de novo, e vai acontecer no metaverso. Mas se eu disser algo racista ou abusar de alguém com base na sua origem, religião ou sexualidade, então, posso potencialmente ser processado.

Explicou Gregor Pryor, advogado na firma Reed Smith LLP.

Gregor Pryor, advogado na firma Reed Smith LLP
Gregor Pryor, advogado na firma Reed Smith LLP

De acordo com Patrick Roberts, do Roberts Law Group, seria complicado processar um utilizador do metaverso, pela dificuldade associada à reunião de provas. Assim sendo, caso seja possível identificar o ser humano responsável pelo avatar, as consequências poderão ser apenas uma punição virtual, isto é, desativar ou limitar a sua atividade.

Isto é tudo conjetura e tem implicações na liberdade de expressão. Afinal de contas, as pessoas matam-se umas às outras em jogos de vídeo a toda a hora sem consequências. Não consigo imaginar consequências penais do mundo real para o crime virtual.

Disse Patrick Roberts.

Na mesma linha de pensamento está John Bandler que considera que as leis penais não devem ser alteradas para proteger os avatares como se fossem pessoas. Na sua opinião, “não faria sentido”, e já existem desafios suficientes à proteção das pessoas. Além disso, recorda que, atualmente, são poucos os crimes de assédio a acontecer virtualmente e a ser efetivamente processados.

Cada caso é individualizado, mas são feitas muitas ameaças e a aplicação da lei penal não é frequente. Não consigo imaginar que as ameaças no metaverso tenham muita tração com a aplicação da lei.

Por outro lado, Pryor e Roberts afirmaram que é possível que, no futuro, as leis sejam alteradas, de modo a abranger crimes cometidos no metaverso, como forma de proteger essa extensão virtual de uma pessoa.

 

Leia também:

LEGO e Epic Games vão criar um Metaverso seguro para crianças

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonas
    Jonas

    O Zucker não tem amigos, mas espantalhos não lhe faltam.
    Perdoem a linguagem: ele faltou às aulas, é um nabo com guarda costas.
    Fico sem palavras. Bem hajam.

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Talvez não tenha tido professores capazes de entender o que passava na altura da escolinha dele. Mas é tão ladrão o que rouba como o que à porta.

  2. Avatar de A_S
    A_S

    Há malta com demasiado tempo livre…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Comandos de voz é que vai ser, toda a gente vai usar!
      Comandos gestuais é que é! Muito prático, vejo todo o mundo a usar!
      Óculos 3D é brutal, então com realidade aumentada, vai ser o novo sucesso!
      Carros autónomos vai acabar com os acidentes e mortos na estrada em 2025, todo o mundo vai ter 1!
      Smart glasses vai ser brutal, vai aparecer a informação no olho, fotos aproximadas do que vês, acho que ninguém vai abdicar!
      O Metaverso é um mundo virtual de possibilidades, onde podes ser realmente tu, tudo é possível! Com certeza todo o mundo está ansioso por entrar!

      Enfim, o que não falta são fala baratos e profetas (maioritáriamente americanos). Embora com certeza esqueci algumas coisas, penso que passa bem a ideia.

  3. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Se os devs programam a possibilidade de haver homicídios então não deve ser punido. Da mesma forma que morres no meta-verso também podes voltar à vida. Jesus, pessoal com tempo a mais e eu sou um deles.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não é linear, depende da casualidade desse dito “homicídio”, o mesmo provocará alguma perda real?
      Já as questões de assédio e perseguição é fácil de prever que vão ser criminalizadas.

  4. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Isso faz-me lembrar um episódio do South Park… 😀

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Não sabemos tolerar a forma como julgamos os homicídios na vida real e já estamos nos preocupando com um não-sei-o-que-de-verso ao ponto de levar a debate?
    Mas vai morrer alguém? Não é que nos filmes o mau da fita apenas morre no script?

  6. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Demasiado tempo livre e imensa falta de senso comum 🙁 O Metaverso é simplesmente uma nova rede social!! Desde quando é que é possível um homicídio numa rede social.

    ANDA TUDO A VER DEMASIADOS FILMES DO MATRIX.

  7. Avatar de adbux
    adbux

    No CS:GO já morri muita vez e ainda não processei ninguém.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      +1
      A rir até 2077 🙂

  8. Avatar de LA
    LA

    Eu sei um sitio onde o Zuckerberg podia colocar esta treta do metaverso. Façam coisas pela humanidade e não coisas que prejudiquem, a humanidade. Já me faz lembrar a histórica da IA. Agora tudo tem IA, até os meus dedos, já têm IA. Por isso não sou eu que estou a escrever isto, é a IA.

  9. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    PqvPaT é o acrónimo que mais utilizarei relativamente ao Metaverso

  10. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Desculpem, escapou-me alguma coisa… O metaverso não é uma realidade virtual? Não é um “second life 2.0”?? Não é, de maneira simples, um videojogo?

    1. Avatar de ElectroescadaSe
      ElectroescadaSe

      Estava a pensar no mesmo…

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      É isso mesmo mas a gastar mais tráfego 🙂

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho que deve ser punido severamente, todos os criminosos do Metaverso devem ser metidos na prisão digital por vários anos

  12. Avatar de JS
    JS

    Metaverso?
    O que é isso?
    È a nova Gramatica?
    Faz lembrar-me nos anos 60 ó Fulano anda ao quadro dizer/escrever os versos

    1. Avatar de Zé

      É a estupidez do ano passado que também mete a estupidez desde ano dos NFTs

    2. Avatar de FS
      FS

      Num dos filmes de Vin Diesel As Crónicas de Riddick eles também falam la do Metaverso

      1. Avatar de Xiripiti
        Xiripiti

        Diesel? Ao preço que está, fiquem lá com o metaverso! 🙂

  13. Avatar de jnmartins
    jnmartins

    Já ando pelo metaverso deste o “Ultima Online”, muito homicídio cometi até à data, para nem falar das inúmeras vezes que já fui assassinado por causa de meia dúzia de batatas…

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Eu ando mais pelo Star Wars The Old Republic mas como agora jogo do lado do Império tenho desculpa para limpar o sebo aos inimigos com a bênção do Imperador… 😉

  14. Avatar de MCakaZim
    MCakaZim

    Na série “Black Mirror” há um episodio onde 2 homens entram numa especie de metaverso de um jogo de luta. em vez de lutar acabam por dar umas sticadas com as personagens. Descobriram que têm facetas paneleiras e encontram-se no jogo para de roçarem um no outro sem ninguem saber.
    Era só isto que queria dizer