PJ investiga divulgação de IPTV ilegal em sites do Governo português

21 Comentários

A Polícia Judiciária (PJ) abriu uma investigação à divulgação de ligações para serviços de IPTV ilegal em páginas oficiais do Governo português. A descoberta, feita nos últimos dias, levou à instauração de um inquérito. Servirá para apurar como conteúdos associados à transmissão não autorizada de canais de televisão foram parar a domínios institucionais do Estado.

IPTV governo divulgação PJ

IPTV divulgada em sites do Governo português

Segundo a informação disponível, a PJ confirmou que “foi instaurado um inquérito” e que “estão a ser realizadas diligências de investigação para apurar os factos”. O objetivo passa por identificar a origem dos links e determinar de que forma as páginas governamentais foram utilizadas para divulgar plataformas de IPTV que permitem o acesso a canais pagos sem licença.

Até ao momento, as autoridades não esclareceram se os conteúdos foram inseridos devido a uma falha de segurança, erro técnico ou outro tipo de manipulação das páginas. A PJ encontra-se a recolher vestígios digitais que ajudem a compreender o percurso da informação e garantir que casos semelhantes não se repitam. “A investigação decorre com a máxima brevidade”, referiu fonte da instituição.

A presença de ligações a serviços de IPTV pirata em sites do Governo levanta sérias preocupações sobre o uso indevido de plataformas públicas para difundir conteúdos ilegais. Especialistas na área da cibersegurança alertam que situações deste tipo podem afetar a confiança dos cidadãos nas páginas oficiais e expor vulnerabilidades nos sistemas informáticos do Estado.

IPTV governo divulgação PJ

Pirataria continua a crescer em Portugal

Organizações de defesa dos direitos de autor recordam ainda que a pirataria em IPTV tem crescido em Portugal. Afetam tanto as operadoras como os produtores de conteúdos televisivos. “É preocupante ver páginas governamentais associadas, mesmo que indiretamente, a serviços ilegais de IPTV”, comentou António Paulo Santos, representante de uma associação ligada à gestão de direitos de autor.

O fenómeno da IPTV ilegal tem sido alvo de atenção crescente das autoridades nacionais e europeias. Nos últimos anos, realizaram-se diversas operações de bloqueio de domínios, apreensão de equipamentos e detenção de administradores de redes pirata. No entanto, o acesso a este tipo de plataformas continua a ser fácil e barato, o que contribui para a sua popularidade entre os utilizadores.

Por agora, a Polícia Judiciária mantém o foco na recolha de provas e no rastreamento dos acessos aos sites governamentais afetados. O caso será remetido às autoridades judiciais assim que a investigação reunir elementos suficientes para determinar responsabilidades.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de guilherme
    guilherme

    Deixa ver se eu percebi, partilharam links em sites ou plataformas do estado é isso?

    Ou foi em conversas que partilharam links nas plataformas do estado?

  2. Avatar de GM
    GM

    Site ( Refere-se a uma localização física de rede) de uma instituição publica ao qual usam para aceder a esses streamings

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Provavelmente hackaram algum site do Governo e alojaram lá páginas a direcionar para algum serviço de IPTV.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Hoje em dia o IPTV é quase comparado ao trafico de droga, aos pontos que isto esta a chegar!!!

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Mas depois esquecem-se dos milhões de ilegais, com crimes de sangue até, que circulam em Portugal.
      Que desgraça.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Já são milhões?! Da maneira que falas até parece que os emigrantes portugueses estão a voltar todos à origem!

  5. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    O que aconteceu foi no fórum, da segurança social.
    Algumas contas (de 87 criadores de conteúdos) receberam poderes de moderação, no dia 4 de Junho de 2025. Ninguém, quer seja do ministério ou das finanças, explicaram, porque razão, 87 influencers (alguns conhecidos por venderem 60000 milhões de euros, em pacotes de criptomoedas) receberam poderes de moderar o fórum. Foram contas dessas, que começaram a partilhar, publicidade, a plataformas IPTV, com os utilizadores, que avançavam, da FAQ para o fórum. O mesmo se passou, no fórum da MEO, a diferença é que os “criadores de conteúdo”, acabaram banidos, na primeira semana de publicidade. Na segurança social, só, a partir de 12 de Outubro, começaram a bloquear contas e apagar milhões de comentários, com publicidade, a IPTV, vendas criptomoedas e casas de apostas.
    Mais curioso, 39 famosos, conhecidos por serem patrocinados por um partido político, encerraram contas, no FB, Instagram e X, quase ao mesmo tempo, que foram bloqueados, nos fóruns, onde se promoviam.

    1. Avatar de Ri
      Ri

      Finalmente alguém publicou o conteudo deste artigo.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Qual o partido em causa?

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Queremos nomes.

      1. Avatar de John Smith
        John Smith

        E nomes de partidos. É isto que os meus impostos pagam?

  6. Avatar de Telmo
    Telmo

    Os Serviços do estado devem obrigatóriamente incorporar, DNSSEC,HTTPS e TLS1.3 apenas.
    E por questões de segurança, devem oferecer ou DoT ou DoH ou ambos.

    As operadores devem ser obrigadas a implementar, o mesmo.
    DNSSEC, DoT ou DoH ou ambos.

    Isto para salvaguardar a segurança das pessoas que visitam esses sites, e outros.
    Estamos no século 21, actualizem-se!!

    1. Avatar de Joaquim M
      Joaquim M

      Quando diz os serviços do estado está a falar de milhares de organismos.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Exacto, todos.
        Sem condições, não é possivel trabalhar com segurança, quer por parte do estado quer por parte dos cidadãos.
        E ter sites em cima para servirem para provocar estragos a nós e a outros é contraprodutivo.
        Ou implementam um minimo de segurança, ou terão que encerrar os sites, não ha outra solução.

        As empresas, institutos,etc que implementam a informática do estado, devem(se ainda não estão), ser obrigados, a implementar essas medidas, mas para ontem!!
        DNSSEC
        Só HTTPS + TLS1.3, com AEAD
        eschemas:
        chacha20_poly1305_sha256 – preferido
        aes_256_gcm_sha384 – Como opção
        Caso contrário são um perigo para o País.

        Este site, por exemplo, ainda não implementa TLS1.3 sequer, uma coisa que está no mercado a uns 15 anos..
        Por amor de deus minha gente, actualizem-se!!

        1. Avatar de Vítor M.

          Calma jovem. Não implementamos, mas o que usamos é seguro e serve os propósitos. O novo já terá. Tem calma.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Alguns operadores (pelo menos a MEO) nem protegem o Border Gateway Protocol (BGP) com o RPKI.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Pois, a MEO e muitas outras.
        São um perigo para o País.

        O estado devia lhes fechar as portas.
        DNSSEC,DoT, ou DoH é os minimos dos minimos.

        porra, as pessoas ligam-se e transmitem informação pessoal,banco, dados, e outras coisas, hoje em dia é tudo.
        Tem que ser obrigados por lei a implementar, se não o fizerem o estado deve lhes fechar as portas.
        Este regime de bandalheira e crime organizado tem que acabar malta!!
        A quantidade de ataques que o Português sofre de ha uns 10 anos para cá é avassaladora.

        Isto que eu disse não resolve, mas ajuda e muito e são coisas básicas que uma operadora deve estar obrigada..

        1. Avatar de John Smith
          John Smith

          Ah muito bem, mas já pensaste que se calhar isso pode não ser feito por “design”? Nao te esqueças que Portugal já não é um país 100% soberano 🙂

  7. Avatar de Telmo
    Telmo

    Pois, a MEO e muitas outras.
    São um perigo para o País.

    O estado devia lhes fechar as portas.
    DNSSEC,DoT, ou DoH é os minimos dos minimos.

    porra, as pessoas ligam-se e transmitem informação pessoal,banco, dados, e outras coisas, hoje em dia é tudo.
    Tem que ser obrigados por lei a implementar, se não o fizerem o estado deve lhes fechar as portas.
    Este regime de bandalheira e crime organizado tem que acabar malta!!
    A quantidade de ataques que o Português sofre de ha uns 10 anos para cá é avassaladora.

    Isto que eu disse não resolve, mas ajuda e muito e são coisas básicas que uma operadora deve estar obrigada..

  8. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    No fim de contas promovem melhor serviço público que muitas instituições ditas de públicas !

  9. Avatar de Artilheiro