Pirataria: Indústria audiovisual em Portugal perde 200 milhões/ano

70 Comentários

Sim, a pirataria de conteúdos ainda é uma enorme realidade. Apesar da evolução dos serviços, tendo muitos passado para modelos por subscrição, há quem continue a ter conteúdos copiados ou a consumir conteúdos ilegais.

De acordo com dados recentes, a indústria audiovisual em Portugal perde no mínimo 200ME por ano com pirataria.


Em tempos de pandemia, registaram-se mais de 55 milhões de visitas a ‘websites’ ilegais”

De acordo com o diretor-geral da Fevipe – Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, Paulo Santos, a indústria audiovisual em Portugal “perde, no mínimo, 200 milhões” de euros por ano com a pirataria.

O responsável considera que os números estimados são por baixo, sendo certo que daquele montante o Estado perde o IVA e o IRC sobre os ‘royalties’.

Em entrevista à Lusa, Paulo Santos, que também é presidente da MAPiNET, cita um trabalho da consultora britânica MUSO, que demonstra que em Portugal, no ano passado, “registaram-se mais 55 milhões de visitas a ‘websites’ ilegais”, na sequência do confinamento.

Pirataria: Indústria audiovisual em Portugal perde 200 milhões/ano

A pirataria também usa a IPTV e muitos julgam estar a “adquirir um serviço perfeitamente legítimo, mas a verdade é que adquirimos através de autênticas organizações (…) uma caixinha” que permite “acessos a dois mil canais de todas as televisões”, exemplifica.

Com isso, “temos acesso a vídeos, a filmes, a tudo e isso é pirataria e esse tipo de pirataria tem estado a prejudicar pela forte massificação que tem neste momento na nossa sociedade, tem estado a prejudicar fortemente as próprias operadores de cabo”, onde também se inclui a Sport TV e a Eleven, “porque são menos assinaturas que se fazem”.

Paulo Santos refere que se está a falar de “mais de 400 mil utilizadores deste tipo de pirataria” e, mais uma vez, são números por baixo. O diretor-geral da Fevipe sublinha que é possível assinar um canal de filmes por sete euros por mês e ver uma “catrefada de filmes e séries”, pelo que “hoje já não é uma questão de preço, já está democratizado”. Ao contrário do que se pensa, acentua, “o crime de pirataria tem muitas vítimas”.

Pirataria: Indústria audiovisual em Portugal perde 200 milhões/ano

Por exemplo, “a pirataria dos jornais tem muitas vítimas, os jornalistas vão deixar de escrever, cada vez mais vamos deixar de ter qualidade também na própria informação porque se tem de apostar em coisas baratas, depois caímos naquilo que é o que se passa nas redes sociais, as ‘fakes news’”, entre outros.

Os filmes e as séries são os conteúdos mais pirateados em Portugal, seguidos do futebol, de acordo com o responsável.

Este tipo de pirataria envolve vários crimes, desde o acesso ilegítimo a sistemas informáticos – neste caso ter acesso a uma operadora de cabo para aceder ao seu sinal para dar a outros –, como o crime de usurpação, como também fraude fiscal, branqueamento de capitais, entre outros.

Além disso, ter uma ‘caixinha’ para aceder de forma ilegal a canais pode também ser porta de entrada para ataques informáticos, refere, desde ‘phishing’, ‘spyware’, entre outros.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis carreira
    luis carreira

    que adequem os preços à realidade portuguesa que se calhar ganham mais…

    1. Avatar de Imf
      Imf

      Isto sao contas feitas, para inglês ver.
      Ja parece aquela ” máquina” que um dos fundadores do piratbay fez, que sacava um programa, depois apagava e voltava a sacar, sempre em loop.
      Depois tinha um contador que sempre que acabava de sacava p programa.
      Ex: sacou 20milhoes × 200€ ( valor do programa) = 4000milhoes de projuizo.

      So mesmo para demonstrar que as contas que são feitas por essa gente nada tem a ver com a realidade.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Plenamente de acordo.
        Eles fazem as contas a moda deles obviamente, só para mostrar número grandes e completamente desfasados da realidade.
        Enfim, vão enganar outros…

      2. Avatar de Mig-21
        Mig-21

        Acho que era uma teensy que copiava um ficheiro mp3 e apagava e num ecrã mostrava quanto dinheiro ja tinha feito com cada copia

      3. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        Isto é baseado na ideia que quem usa estes serviços iria subscrever os canais premium em alternativa. É como os polos Lacoste, o cliente que paga 5€ na feira é o mesmo que pagaria 100€ na loja.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      @Luis Carreira,
      Se soubesses que os precos em Portugal (neste caso) nao sao mais caros que nos outros países.

      1. Avatar de fsrgio
        fsrgio

        Podem não ser os mais caros mas estão claramente desajustados tendo em conta os salários pagos em Portugal comparativamente com outros países.

      2. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        Em relação ao salário, sim, são caros. E taxa audiovisual na eletricidade. E taxa da lei da cópia privada sobre os dispositivos de armazenamento. E taxas e taxinhas… Para um ordenado dos baixos da Europa. Sim, é caro.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Se os produtos e serviços fossem em função dos salarios a maioria da população mundial não teria acesso aos mesmos e os mesmos nunca teriam sido criados.
          Os produtos e serviços têm de pagar os custos de desenvolvimento e operação dos mesmos e ainda ser lucrativos para potenciar o crescimento da empresa. Isso é em qualquer negocio.

    3. Avatar de Madmaxian
      Madmaxian

      Eu não diria melhor…

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ao preço a que as coisas estão, é lidar…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Como a Apple faz com os iphone pro /s

  3. Avatar de Carlos Alves
    Carlos Alves

    Mandar um número para o ar mas sem explicar, revela muito pouco. Se 100 pessoas sacarem um filme, consideram que se perderam 100 bilhetes de cinema, por exemplo? É que certamente não é essa a realidade.

    E é verdade que os serviços estão a evoluir mas os preços para o consumidor também, ainda estes dias a Netflix decidiu aumentar 2€ no plano 4K em Portugal, depois cada vez existem mais serviços disponíveis e os conteúdos estão espalhados pelos vários serviços… antes existiam filmes da Marvel na Netflix, agora é necessário subscrever também Disney+ para ver esses filmes, por exemplo… já para não falar que por cá, paga-se um preço semelhante aos EUA para ter acesso à Netflix mas o catálogo é 10% do catálogo americano. E os canais de filmes em Portugal não são sequer uma opção sendo que passam constantemente a mesma coisa e sempre filmes antigos.

    No futebol é a mesma coisa, um serviço Tv Net Voz custa 30-35€ mas se a pessoa quiser ver jogos do Benfica, por exemplo, precisando de subscrever mais do que um canal premium, o valor mensal duplica rapidamente.

    1. Avatar de luis carreira
      luis carreira

      ora nem mais. Neste país de chulos é tudo assim. A disney do ano passado para este ano aumentou o preço à grande e depois queixam-se da partilha de contas… é bem feito

    2. Avatar de Luis
      Luis

      É esse o problema, se juntarmos todas as plataformas dá centenas de € por mês. O pessoal começa a fugir das plataformas e a voltar ao ilegal.

    3. Avatar de Spoky
      Spoky

      Aquele ali, é só para rir. Tem a mania… Exigiu taxas nos discos rigidos tudo o que possa levar a cópias e vem falar agora de Pirataria.

      Não esquecer, que Pirataria também é Phishing, este senhor só fala de Pirataria direitos de autor, uma página de Phishing que rouba utilizadores e dinheiro a pessoas com menos conhecimentos, não é pirataria? Não é crime?

      É só para rir, este gajo nunca se ouviu falar de pirataria no combate ao Phishing etc!

    4. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Está tudo dito.

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Fevipe? que treta é essa?
    Mais um a mamar?
    Vão mas é trabalhar, seus coirões…

  5. Avatar de Spoky
    Spoky

    Sr. Paulo Santos a Pirataria como diz não é crime, fazer uma hiperligação para um ficheiro alojado em sites de terceiros mediafire, google drive, etc não é nenhum crime. É apenas uma indexação e feita de uma busca manual.

    Não há nenhum crime a ser cometido por estes websites, só no caso de Upload o que é diferente.
    Alem dessas associações serem uma máfia, então não pediram para que exista uma taxa sobre discos rigidos, cds, pens? Agora a se queixar das cópias? O CD/DVD é meu faço o que quiser, meto no disco rigido o que eu quiser, o que advier dai é problema meu.

    Enquanto ao IPTV, isso acontece porque a Sport TV é carissima, não compensa e para compensar tem de ter um ordenado muito mais acima da média, contando com as contas habituais água, luz etc. Pouco resta para Sport TV e canais premium

    Se querem acabar com a Pirataria, comecem a exigir ordenados melhores e preços mais ajustados por exemplo “pay-per-view” uma solução excelente para a Sport TV não faz porque não quer!

    Comecem pela Raiz, por mais sites que tentam fechar “mesmo sem jurisdição” como foi o caso do OXE7. Essas associações são umas tristes, havia Rui Pinto de os limpar. Isso é que era.

    Há muita falcatrua por trás dessas associações.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ahhh e enquanto aos jornais. Acho bem que seja Pirataria, EU NÃO PAGO jornais para ter de me inscrever no NÓNIO (recolha de dados ilegal)

      Esqueceu-se falar disso, é que para alem de pagar uma subscrição mensal, também sou obrigado a estar registado no NÓNIO para ler noticias num site que estou subscrito..

      É engraçado, e depois dizem que não querem pirataria!? No caso dos jornais, de mim não pago nem faço questão de pagar por um jornal que use o serviço NÓNIO

      E se houver algum jornalista aqui que trabalhe para algum Jornal, eu faço questão de dizer.
      NONIO + JORNAIS = LIXO.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Se não quer pagar pelo trabalho dos outros depois não se queixe da (falta de) qualidade do mesmo. É tão simples quanto isto. Por mais interesseiro/parcial que o protagonista do artigo seja, neste ponto ele tem razão.

        Não estou a dizer que concorde ou apoie o NONIO, atenção.

        E em relação a isto “havia Rui Pinto de os limpar” – simplesmente patético.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O acesso não é tão democratizado como ele fala. Com conteúdos espalhados por tanto canal premium, muitas pessoas se quiserem assistir aquilo que realmente gostam, acabam por ter que subscrever a uns tantos serviços (Netflix, Disney, HBO, etc), acabando por sair uma pequena fortuna, combinando isso com os baixos salários em Portugal é receita para o desastre.

    1. Avatar de Daniel Sousa
      Daniel Sousa

      Há sempre a hipótese de não vermos os conteúdos. Aliás, não os ver nem os querer ver é o segredo para ficarem grátis.

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Se a Industria audiovisual em Portugal perde 200 milhões/ano então expliquem-me como é que ainda existe? Quanto é que esta industria faz ao ano? São várias as perguntas que se levantam em relação a industria audiovisual!!

  8. Avatar de Mysta
    Mysta

    Esse senhor deve ganhar muito dinheiro, por isso diz essas barbaridades. Para o português comum, os preços são um absurdo e os canais de filmes são fracos, muito fracos.
    Quem quer ver conteúdo de qualidade, tem de pagar mais de 100€ por mês.
    Sport TV, Eleven, Benfica TV, Netflix, HBO, Disney +, Apple TV, Amazon..é sempre a somar pelo menos 10€ de cada serviço…
    Bendita iptv que me permite ter tudo a 10€

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      IPTV é uma seca para configurar e manter actualizado, não é para toda a gente…

      1. Avatar de Mysta
        Mysta

        Opa o revendedor faz tudo. Não precisas configurar nada que demore mais de 2 minutos e aparece atualizado

        1. Avatar de LarilasOS
          LarilasOS

          Epah, qual é o serviço que tens que eu também quero…
          É que já usei uns quantos e guess what…desapareceram do mapa…deixando os clientes lesados!

          1. Avatar de Mysta
            Mysta

            Em 3 anos estes nunca me deixaram mal.

            https://t.me/FRTBestTeam

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Mas precisa realmente de ter isso tudo subscrito ao mesmo tempo? Passa as 24h do dia em frente à TV (acho que nem mesmo assimia conseguir ver tudo)? Pelos 10€ mensais consegue ter Amazon Prime e Disney+, por exemplo. Não lhe chega? Vá alternando de serviços enquanto o catálogo é renovado.

      Mas não, prefere dar 10€ a bandidos que fazem dinheiro com o trabalho dos outros. Absurdo.

      Admita que está a agir de forma egoista, sem consideração pelo trabalho dos outros e que está, claramente, a contribuir para agravar o problema dos preços em geral.

      Lembra-se que “quem não tem € não tem vicios”.

      1. Avatar de Mysta
        Mysta

        Isso é conversa de catequese meu amigo. Eu sou ateu.
        Já agora, eu não vejo nem 1% do catálogo desses serviços. Mas quando sai algo que que quero ver, eu vejo porque tenho.
        Digo lhe também que estes “bandidos” que eu não conheço, sou sincero, me prestam melhor apoio do que me prestava a nos..
        Você deve ser mais um riquinho que nunca teve dificuldades na vida (só pode). Dessa forma não consegue compreender este lado.
        De facto não tenho pena nenhuma que as operadoras sejam lesadas em centenas milhões porque mesmo assim, eles continuam a lucrar outro tanto trimestralmente, devido aos preços pornográficos que praticam num país com salários tão baixos.
        Na esquina ao lado aparece me um Robin hood e eu agradeço claro

      2. Avatar de Ricardo Ribeiro
        Ricardo Ribeiro

        Demagogia pura, se eu quiser ver um filme da marvel, uma série do netflix e outra da amazon teria que ter 3 plataformas subscritas, mesmo que só passasse 2 ou 3 horas por mês a ver esse conteudo, se baixarem um pouco os preços e se tiverem menos LUCRO pode ser que as pessoas considerem mais depressa em subscreves os serviços em vez de procurar alternativas. ( e isto digo eu que subscrevo netflix e tenho amazon prime mas que não penso em acrescentar mais serviços à lista, vejo os filmes da marvel quando passarem num qualquer canal que eu tenha ou vou ver com um amigo que tenha o filme)

  9. Avatar de Petora
    Petora

    O diretor-geral da Fevipe sublinha que é possível assinar um canal de filmes por sete euros por mês e ver uma “catrefada de filmes e séries”, pelo que “hoje já não é uma questão de preço, já está democratizado”. Ao contrário do que se pensa, acentua, “o crime de pirataria tem muitas vítimas”.

    O quê? Mas esta pessoa tem noção do que diz? LOL Esses canais passam filmes e sérias mais antigas que sei lá o quê e estão sempre a repetir a mesma coisa. Para além disso isso de dizer que a pirataria rouba clientes é completamente FALSO! As pessoas que recorrem à pirataria para aceder a este conteúdo nunca iriam aderir a estes serviços na mesma. Esta permite que as pessoas com menos posses possam ter acesso a conteúdos que de outra forma era impossível. Se querem reduzir a pirataria têm é de melhorar a oferta de serviços e baixar drasticamente os preços que são absurdos para a realidade portuguesa. Resultou nos videojogos, seguramente resultará para o resto.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ainda gostava de saber onde compras videojogos, eu cá a cada ano que passa os compro mais caros.

      1. Avatar de Petora
        Petora

        Steam, Green Man Gaming, Humble Bundle, etc. Isto para PC, consolas é sempre mais caro. Mas é só estar atento às promoções.

      2. Avatar de Milhais
        Milhais

        Compra em saldos. Se tu esperares, alguns jogos em 3 ou 4 meses o preco cai mais de 40% facilmente. O unicos jogos que nunca descem de preco sao os da Nintendo Switch, esses e que nao vale apena esperar. Depois tens o GamePass da Xbox que em promocao consegues assinar por 3 meses por meia duzia de euros.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Claro que falo dos jogos nos lançamentos, tenho Game Pass Ultimate e não compro jogos para PC, já para PS todos os anos os preços sobem.

      3. Avatar de Bernardino Soares
        Bernardino Soares

        Para PC também tens o https://www.eneba.com/

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Por alguém consumir usando pirataria, vulgo “de borla”, não quer dizer que pagasse para ter o conteudo.

  11. Avatar de VIDA
    VIDA

    Muitos filmes sao sacados e nunca são vistos, porque a facilidade de sacar é enorme…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Temos de assumir que todos são e seriam vistos caso não fossem sacados. É a única forma de contabilizar, ou isso ou ir a casa de cada um fazer um questionário intensivo.

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Esse senhor devia é estar calado e sim culpar os governantes de Portugal e tudo o que rodeia a política.
    Onde os ordenados são baixos onde o valor das casas são para ricos ou estrangeiros.
    Onde a gasolina e gaz são dos mais caros da europa.
    Onde existe 6 canais no TDT. Compare com a vizinha Espanha. Onde há canais de filmes e desporto.
    Onde não existe um jogo de futebol da primeira liga em canal aberto nem que fosse o Vizela-Arouca.

  13. Avatar de Robin
    Robin

    A estatistica diz aquilo que cada um quer.

  14. Avatar de Ze
    Ze

    Ainda ontem soubesse que a netflix vai aumentar os preços. Isso seguindo os rumores que estão a tentar implementar medidas para limitar a partilha de contas. dezenas de serviços de streaming entre 5-15€ mês. Estão a espera de que? A indústria mata-se a ela própria com a ganância. Quando só havia 1 player de streaming a pirataria até chegou a baixar. Agora ninguém está para pagar (nem pode) vários serviços para ter um catálogo.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      A razão para bloquear as partilhas de conta é devido a multa de 5000 milhões de dólares que a Netflix sofreu por clientes europeus e da América do Sul usarem o catálogo americano, sem residirem nos EUA. Foi uma das razões para a Disney anular um contrato da Fox que dava até 2024…

  15. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    “…a pirataria dos jornais tem muitas vítimas, os jornalistas vão deixar de escrever…”! Esse senhor não tem noção do que é (ou deveria ser) um jornalista que é “coisa” (quase) inexistente em Portugal…”escrevinhadores” e “comentaristas” especializados em tudo temos muitos mas JORNALISTAS infelizmente não. Depois temos os sites de alguns jornais (Expresso e Observador p.e) que colocam como “premium” artigos e noticias que estão “escancaradas” à borla em inúmeros locais da net! Nesse quesito nem é necessário ser “pirata”…basta não ser preguiçoso e saber fazer uma pesquisa!

  16. Avatar de miguelito
    miguelito

    Eu também perco 10 milhões de euros por dia se cada português me quisesse dar um euro

  17. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Ora aí está um titulo enganador e um claramente tendencioso.
    Se “Em tempos de pandemia, registaram-se mais de 55 milhões de visitas a ‘websites’ ilegais”, e em tempos de pandemia o cinema nem sequer esteve aberto normalmente, esses “200 milhões/ano” são exagerados.
    Mais uma vez, uma estratégia de exagero e “choraminguice”. É que se não fosse a pirataria, os “piratas” nem sequer tinham possibilidade de consumir o entretenimento aos preços que são praticados, sendo que as receitas efetivas pouco se alteravam, porque que têm possibilidade de ir ao cinema, prefere pagar do que fazer pirataria.
    Aliás, a partir do momento em que pagamos uma Taxa da Lei da Cópia privada em tudo o que é armazenamento, já se está a compensar com respeito à “harmonização de determinados aspetos dos direitos de autor e conexos na sociedade da informação” – Directiva Europeia n.º 2001/29/CE.
    Depois, a pirataria desceu em Portugal com a Televisão associada aos serviços de internet por cabo. AUMENTEM A COBERTURA NACIONAL e façam preços decentes, que a pirataria IPTV diminui. É assim tão dificil de perceber? Com os preços que fazem, deixam espaço de mercado aos verdadeiros piratas.
    Os jornais não vendem papel? Mudem de negócio, porque andaram a fazer trapalhada anos e anos e claramente perderam a confiança dos consumidores, ou então reinventem-se, sejam sérios e comecem a esquecer o papel. A nova geração não vai a uma banca buscar um jornal.
    São os especialistas a viver na sua redoma e não se coadunarem com a realidade do nosso país.

  18. Avatar de Edgar
    Edgar

    como assim perde? estão a supor que se não houvesse pirataria, todas essas pessoas iriam comprar o conteúdo….

    https://arstechnica.com/gaming/2017/09/eu-study-finds-piracy-doesnt-hurt-game-sales-may-actually-help/

    no caso de jogos, pirataria ajuda nas vendas!

    quando me oferecerem um produto que tenha todo o conteúdo que tenho interesse então irei parar, mas isso nunca vai acontecer. e estas entidades nunca irão conseguir parar a pirataria, por muito que queiram…

  19. Avatar de Sapo
    Sapo

    Payback. A indústria audiovisual também rouba a todos portugueses mensalmente na taxa audiovisual e casa vez que compra algum dispositivo com capacidade de armazenamento de dados. Por mim que essa indústria de ladrões desapareça da face da Terra

  20. Avatar de andre
    andre

    estou a usar um site do piratebay que à meses tem o mesmo domínio se estivessem a lutar contra pirataria estariam sempre a mandar o endereço a baixo mas o fazem, é como a policia de vez em quando é que fazem campanhas para lutar contra.

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Perdem em quê? Qualquer conteudo de tv ninguem usa e quem quer tem de subscrever netflix, hbo, etc etc o que isto não vai para a industria portuguesa

    Pessoas que façam download pelos sites de pirataria estão a sacar filmes/series de conteudo que nem sequer devem estar nos canais premium portugueses mas sim em netflix e companhia

    Unico sitio que podem apontar é so mesmo a Sporttv mas as pessoas no maximo veem 1 ou 2 jogos por mes e so mesmo os grandes jogos quando os há. Facilmente ganhavam dinheiro aqui se fizessem um plano na Sport TV de poderes pagar unicamente quando queres ver algum jogo em especifico. No plano só precisavam de por em que a soma por 4 jogos (1 por semana) custava mais uns 5€ que pagasses logo a subscrição mensal

    Simples mas não, há que complicar e “chorarem” quando podiam ganhar dos 2 lados, quem vê por 1 ou 2 jogos e quem ve sempre a Sport TV mas hei é a culpa das pessoas, nunca deles

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      No caso específico da Sporttv eu nem sequer alguma vez pensei em “piratear”…a minha “solução” é muito simples.Como sou “lampião” assino a BTV e vejo os jogos em “casa”…para os jogos fora vou com uns amigos a um café e vemos o jogo,bebemos uma “imperial” e comemos um petisco e no fim dá uma conta de 5/6€ a cada um. Simples,dá para colocar a conversa em dia e o “tipo” do café agradece…

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Essa é a melhor política!

    2. Avatar de Daniel Sousa
      Daniel Sousa

      Ridícula a política da Sport Tv. Deveriam cobrar por canal ou por conteúdo. Estou de acordo com esse ponto. O preço do serviço é extremamente elevado para o conteúdo que o consumidor deseja. No meu caso seriam dois jogos de futebol por mês.
      O novo tarifário de 15€ por 5 dias de aluguer do serviço é um escândalo.

  22. Avatar de Mário
    Mário

    Os operadores andaram décadas a oferecer serviços de TV caros sem adicionar nada de novo. Esta estratégia de espremer o cliente levou ao longo do tempo a que o cliente se adaptasse e encontrasse alternativas. O problema é que agora a malta encontra no Netflix, HBO e similares a solucao para substituir a TV cara que estes senhores oferecem.
    A culpa não é da pirataria, os serviços de streaming como a Netflix são convenientes, acessíveis e não carecem de uma box de operador paga para funcionarem.
    Isto não é um fenómeno que acontece apenas em Portugal, o problema e que não souberam adaptar se a realidade e tentaram fazer perdurar tarifarios desadequados e caros que ninguém quer.
    Acabou se a mama e agora fazem beicinho porque a malta já não se identifica com os tarifarios tradicionais…e a culpa é da pirataria

  23. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Pirataria de k? – Em portugal é só telenovelas e tretas afins… qto ao jornalismo ah ah qual jornalismo?! – Uns qtos comentadores a desbobinar tretas partidárias nas tv’s como se alguém tivesse paciência para isso.
    Depois a maioria dos filmes jamais pagaria um bilhete para ir vê-los, sinceramente heróis em cuecas a gesticular!!!

  24. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    A Netflix conseguiu extinguir grande parte da pirataria que se fazia. Depois surgiu mais a Disney, a Amazon e mais uma seria deles, empurrando novamente o pessoal para a pirataria. São os que se queixam da pirataria que abrem espaço para a mesma.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Preferia um monopólio?
      O surgimento do Disney+, Amazon, HBO, etc está relacionada com a economia de mercado. Se não podes pagar todos os serviços é simples, escolhes os que mais gostas e podes pagar.

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        O povo nao tem nenhuma nocao de como funciona uma economia, e por estas que Portugal nunca vai sair da cauda da europa. Porque realmente ainda bem que ha competicao. Depois o povo e tao preguicoso que se esqueceu qual era o principio desde tipo de empresas. E que nao precisas de subscrever o ano inteiro, subscreves o mes que queres ver a serie e depois mudas para outra, so uma pessoa sem vida nenhuma subscreve a todos os servicos.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      A Netflix investiu 7300 milhões de dólares… a pagar prémios e ofertas para ganhar alguns dos galhardetes de filmes e séries. Sabe como é que conseguiram isso? A pagar 0,000000001 dólares por cada visualização, ao mesmo tempo que cobravam 1,3 dólares por ela. Foi isso que afundou a netflix. Com a procura de mais clientes para chular, perderam a guerra.

  25. Avatar de João Machado
    João Machado

    Com os preços a que está a gasolina e electricidade é normal não haver dinheiro para a cultura.
    As pessoas dão a volta como podem, não vão ficar sem acesso à informação.

  26. Avatar de pirata das caraibas
    pirata das caraibas

    Se sabem que a pirataria da prejuizo, eu acho que a solução é mesmo baixar os preços para as pessoas aderirem. Para mim, é como a microsoft. Punham sistemas operativos a 300 euros para o pessoal comprar, e era tudo pirateado. Entretanto, baixaram os preços, e distribuiram licenças, e pronto. Duvido que haja assim tanta gente com windows pirata.

  27. Avatar de Mim
    Mim

    Teriam esse prejuízo SE pelo facto de não sacarem pirata teriam de comprar ou pagar o que sacam.
    Ora imaginemos que alguém saca 100 filmes e que cada um custa 10€ na editora, pode-se dizer que a editora teve um prejuízo de 1000€, mas é falso, porque se quem os sacou se tivesse de pagar por eles se calhar ou não via nenhum ou só via 3 ou 4.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Outra vez arroz. TODA a gente sabe disso, o que estamos à espera é que apresentem uma estatística mais fiável então…

  28. Avatar de Elektro
    Elektro

    De certeza que as Burlas afetam mais pessoas e em valor superior que “indústria audiovisual em Portugal”
    Enfim prioridades…

  29. Avatar de jfersilva
    jfersilva

    E que tal sr Paulo Santos diretor-geral da Fevipe deixar de ter uma reforma de funcionário Publico , trabalhar nesta empresa e ainda dar opiniões na TVI em casos de policia( Se calhar é de Borla)?
    Ja dava lugar a outros que precisam trabalhar
    Também não é pirataria?
    È sempre os mesmos a procura de Tachos

  30. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esses senhores e mais as suas análises são sempre a mesma lenga-lenga .
    Só não percebo porque vem sempre darem visibilidade a estes senhores que nunca dizem nada de importante…

  31. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    No caso do jornalismo, há o problema de 90% dos sites “noticiosos” terem passado a ser opinadores e escritos por jovens influencers que recebem artigos feitos para publicidade e os colam lá. Se quero saber notícias, não me interessa ler as opiniões e ideologia dos “jornalistas”.