Pesquisa da DuckDuckGo castiga propaganda da Rússia nas pesquisas! Será correto?

41 Comentários

Com o escalar do conflito que a Rússia impôs à Ucrânia, muitas empresa associadas à Internet têm estado a tomar posições, algumas radicais. A ideia é aplicarem medidas restritivas ao país invasor, esperando que os problemas levem a que desista das suas intenções.

A mais recente a tomar uma posição foi o conhecido motor de pesquisa DuckDuckGo. Anúncio veio do seu fundador, que revelou um pouco do futuro. Toda a propaganda da Rússia vai ser reajustada e estes resultados vão descer na posição das pesquisas. Mas será que não é demasiado?

DuckDuckGo propaganda Rússia Ucrânia pesquisa

O DuckDuckGo sempre se mostrou independente e livre de qualquer obrigação para com qualquer entidade. Procura oferecer uma solução que não recolhe dados dos utilizadores e não está associada a resultados de publicidade e outras dependências.

A mostrar isso, o seu criador e CEO Gabriel Weinberg revelou uma medida que o DuckDuckGo vai aplicar muito em breve. Esta foca-se num esforço de reduzir o impacto da propaganda da Rússia na pesquisa e assim reduzir a informação falsa que é transmitida aos utilizadores.

Do que foi revelado no Twitter, estes resultados, associados a esta propaganda falsa, vão passar a surgir numa área de menor destaque nos resultados da pesquisa. O DuckDuckGo não os elimina, mas passa a colocá-los numa zona mais baixa, com muito menor visibilidade.

A somar a isso, o DuckDuckGo vai também passar a ter presente mais informação no topo, para alertar os utilizadores. Esta será associada a temas atuais e que podem interessar aos utilizadores. Este será um processo constante e que tem sido já realizado no passado.

Curiosamente, esta medida parece não agradar a todos os utilizadores do DuckDuckGo. Vários encaram esta medida como censura e como sendo contrária aos princípios deste motor de pesquisa. Ainda assim, esta deverá manter-se para o futuro, pelo menos associado ao conflito na Ucrânia.

Esta medida do motor de pesquisa segue outra que tinha já sido tomada na semana passada, com o fim da colaboração com a Yandex, o motor de pesquisa da Rússia, associado ao governo. Não se sabe por agora quais os sites que vão ser visados nesta despromoção e que são considerados como propaganda falsa.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marisa Velez da Costa
    Marisa Velez da Costa

    Não, não está correcto. Onde estão, afinal, os princípios da autopropalada democracia pluralista? O DuckDuckGo deveria preocupar-se com a propaganda lorpa do Ocidente, que serve notícias que, quando analisadas, fazem crer que a Rússia gastou biliões de dólares numa invasão cujo único fito foi matar crianças, grávidas e idosos e bombardear escolas, maternidades e refugiados. Além disto, não vi o DuckDuckGo censurar o que quer que fosse que desinformasse ou propagandeasse a mentira em eventos recentes da História dos EUA que são do conhecimento de todos.

    1. Avatar de Manso
      Manso

      Nem mais. E acrescento… Quando Israel continua o genocidio contra o povo Palestiniano, ou os Sauditas no Yemen, onde andam os moralistas das sanções??

      1. Avatar de diogo
        diogo

        É lá longe, e talvez tenham um tom de pelo escuro, logo não interessa aos novos moralistas…

      2. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Genocídio Palestiniano? Olha outros que reconstroi a historia com a sua narrativa de estrema esquerda terrorista.

        Deve estar a falar das centenas que rockets que são enviados indiscriminadamente contra Israel. Quando é que vocês , terroristas extremos de esquerda traidores, entendem que as pessoas já começaram a perceber que a vossa narrativa é destabilizar o Ocidente? Porque não emigra para a URSS?

        1. Avatar de Micas
          Micas

          Porque está a arranjar lugar no carro para te levar com ele.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Eu gosto dos países na Nato, tenho muito conforto em viver cá, e não cuspo no prato onde como. mas façam boa viagem, eu acenarei com um lencinho branco na vossa partida para Estalinegrado

          2. Avatar de Memória
            Memória

            @Técnico Meo

            Lamento informa-lo mas Estalinegrado há muito tempo que não existe, nem Leninegrado, nem a URSS.
            Já não existe há mais de 20 (vinte) anos.

            Caso esteja a ser atacado pessoalmente pelo(s) Putin(s), ou por almas infernais, ou pelos meus vários nicks, deve telefonar à NATO, e explicar em pormenor a sua luta heróica contra os russos etc etc etc.

            O número de telefone é 112, e são de confiar.

            Explique isto tudo à sua família, e aos seus amigos (se tiver algum).

          3. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Engraçado…acabei de ver no reddit varias fotos de uma coluna militar russa com a bandeira da união Soviética…pelos vistos o Putan está com outras ideias diferente de si kRamarada…. aliás, o comportamento dele para com a Geórgia, Bielorrússia e Téchenia não é claramente uma prova do seu sonho em readquirir o império….no discurso do dia da invasão ele até nem defendeu o regresso do império da Catarina nem nada…somos só nos que andamos a comer gelados com a testa. Sabe lá você se o SIS não anda decima de discursos ANTI- NATO como o senhor? Como é que eu sei que você e mais umas dezenas que ai andam não estão a soldo ou são espiões para destabilizar os países Europeus? Sabe qual é a pena da alta traição neste país por espionagem e terrorismo?

    2. Avatar de 1moment
      1moment

      De acordo ! DuckDuckGo sendo G00Gle search : /

    3. Avatar de carlitos
      carlitos

      A alternativa é usar o BRAVE motor de busca.

    4. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Porque existe alguma razão válida, seja ela qual for, para invadir outro país, matar, bombardear e destruir?
      Faz muito sentido!

      1. Avatar de Setp
        Setp

        Isto é um problema complexo, em 1997 George Kennan advertia que seria um erro a nato estar a expandir-se para leste, o leste fica longe do atlântico norte, Putin é bom? Creio que não mas zelensky e biden também não o são, quando olhamos para este problema devemos de olhar de forma fria para o tentarmos perceber, Biden quando iniciou funções ele declarou guerra à Rússia em uma entrevista, quando o jornalista perguntou o que ele iria fazer, a resposta foi, vocês vão ver, a nato quer a paz? Se quer, qual a razão para no ano passado no outono ter doado 50 milhões em armas a Ucrânia e em outubro / novembro ter doado mais cerca de 210 milhões? quando nós queremos a paz não fazemos como os países estão a fazer ou seja a colocar armas la, deveria de conversar, é prudente continuar a incentivar a entrada da Ucrânia na nato? Não parece é não parece prudente convidar a Finlândia e a Suécia nesta altura, ou seja a nato está a provocar o Putin, a Suécia veio dizer é muito bem que não é altura para falamos disso, aja alguém com bom senso no meio disto, porque a merkel saiu, deixou as crianças sozinhas e elas mostram não saberem comportar-se, os Estados Unidos começaram com sanções a várias coisas mas não colocaram o urânio na lista das sanções, porque precisam dele para as centrais como a Alemanha precisa do gás, olhando de forma neutra para isto, nenhum presta, a Ucrânia como país democrata, solta presos com habilidade de guerra? Não será perigoso? Não é um civil qualquer que tem habilidade guerra, podemos juntar a situação que tivemos de estrangeiros serem proibidos de sair ou homens dos 18 aos 60 serem recrutados, um civil não tem habilidade de guerra isso não faz sentido, como disse em cima isto é complexo e os únicos inocentes são os trabalhadores que saem de manhã para ir trabalhar e voltam ao final do dia para dormir para quando chegar ao final do mês terem dinheiro para pagar as suas contas os líderes sejam de que país forem não são inocentes

        1. Avatar de NV2009
          NV2009

          Os EUA doaram milhões? certo! Isso é mau? nesta altura já o Putin tinha tomado conta da Ucrânia e punha os olhos no próximo a invadir!
          A NATO é a culpada? porque culpam a NATO?
          A Ucrânia não é (ou era) um pais livre?
          Não creio que a NATO tenha intimidado a Ucrânia a aderia a ela! (do tipo aderem ou vamos ai fudem**** tudo pelo caminho).

          É o mesmo que não poder ter visitas em casa porque o vizinho do lado não gosta das visitas! Não poder ter telefones e TVs Samsung porque o vizinho só gosta de Xiaomi !

          Mas a questão é porque queria a Ucrânia a NATO e não a Rússia como parceiro de defesa?
          Porque preferia a fazer parte da UE do que do vizinhos Russo?
          Será que a Ucrânia e os Ucranianos têm assim tanta ‘nostalgia’ pelo tratamento que os Russos lhe deram no passado?

          A UE, a NATO e os EUA tem muitos de feitos algumas coisas não muito agradáveis… mas isso não me faz preferir as Rússia em nenhum ponto!

    5. Avatar de Pjs
      Pjs

      Clone Pcp detect!!!

    6. Avatar de Free Ukraine
      Free Ukraine

      Está corretissimo, só mesmo um comuna nojento que rejeita ajudar refujiados, e defende um ditador que só pensa em dominar o mundo, acredita que minimizar propaganda falsa é incorrecto.

  2. Avatar de diogo
    diogo

    Lá se foi a neutralidade do duckduckgo, e assim torna-se mais um motor de busca como tantos outros com agenda!

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      A América está a eliminar a liberdade da mídia no seu próprio País.

      https://www.youtube.com/watch?v=XYAq9t9NmXM

  3. Avatar de Ru
    Ru

    Isto começa a fazer-me duvidar seriamente do ocidente.
    Sempre disse que para se escolher um lado (ou nenhum), tem que se estar informado sobre os dois.
    A partir do momento em que ambos os lados tentam ocultar informação sobre o outro, o melhor é ser neutro. Porque parecem ambos mentirosos.
    Seja como fôr, siga lá procurar outro motor de busca…

  4. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    Hoje é a propaganda Russa amanhã são artigos de alguém que discorde da Greta. Alternativas ? O search do Brave vale alguma coisa ?

  5. Avatar de Tony
    Tony

    Tantos doutorados e entendidos no a matéria. Preocupem se com Portugal. Que não gosta não use.

    1. Avatar de Otioobvio
      Otioobvio

      +1

      Em Portugal há muita gente “do contra” em especial gente muito jovem. Nunca passaram fome, guerra, ditaduras, tempos difíceis, desemprego alto e salários muito baixos, então estão sempre contra os governos de Portugal, impostos, etc.

      Se estivessem na Rússia, China ou CN onde os ditadores exploram e enganam a população, limitam o acesso à informação e ainda os “eliminam” de um dia para o outro, então aí acordavam para a vida. Mas como estão protegidos em Portugal, cantam alto…..

      Era meter esta gente “pro-russa” lá no país agora e ver como dentro de dois dias estavam já a pedir ao governo português que os fossem buscar. Mas como não se pode fazer isso, falam muito…

      Lembrem-se que têm Internet sem censura, liberdade, todos os aparelhos e liberdades porque os governos e pais/avós lutaram e morreram para isso; não estão em governos nazis ou de ditadores porque o “ocidente” / EUA-UK e outros lutaram contra eles.

      Mas enfim, os franguitos de hoje em dia são muito sabidos e inteligentes, como dizia o meu avô, “muita gente de barriga cheia canta alto…”. Se amanhã tivessem que ir para a guerra real (e não dos joguinhos) até molhavam as calças e iam buscar as saias da mamã…

      1. Avatar de Fernando Viana
        Fernando Viana

        Pois claro…
        Os ditos que esta ai a falar devem comer os meninos… São tão mauzinhos…
        Mas se for honesto consigo mesmo, foram os que pensam diferente que fez cair a ditadura e criar a liberdade neste pais…
        Mas de qualquer maneira liberdade não se coaduna com censura e muito menos com propaganda institucional…

        Isso só prova que a manipulação existe e é fácil de fazer… seja guerras ou outro assunto qualquer…
        Fora com a falsa moralidade e verdades escondidas

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Claro que são maus. Branquear Putin é como branquear Hitler. A extrema esquerda de conhaque está em implosão, até ontem o director do público onde muitos destes ” intelectuais ” se refugiam ” deu um murro na mesa! Ver os comentários dos incomodados desta valente atitude foi de chorar e pedir mais! Não se pode ser a favor da vida e da democracia a branquear Putin, mesmo com todos os defeitos dos países do ocidente. Pessoas como você odeiam tanto os USA e Nato mas persistem em viver muito comodamente dentro dos mesmos. Hipocrisia no seu nível mais requintado.

          1. Avatar de Memória
            Memória

            Ora aqui temos:

            Ser a favor da Liberdade, contra a Censura e contra a falsa moralidade é o mesmo que “branquear Hitler” e os melhores argumentos são os “murros na mesa”.

            Ficamos por fim bem esclarecidos quanto ao “Técnico Meo” e os seus apoiantes

          2. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Ficou sem argumentos foi? Eu pelo menos não ando a triplicar nicks. Preparem-se, já ninguém vai na vossa narrativa relativista de tudo e mais alguma coisa.

          3. Avatar de Memória
            Memória

            . . .Durante uma crise de paranoia, é fundamental tomar certos cuidados. O mais importante é, diante de uma pessoa com sintomas psicóticos, evitar confrontar diretamente o conteúdo psicótico. Isso significa dizer que é melhor mostrar disposição em ajudar o paciente a passar pela situação que está causando sofrimento do que tentar argumentar que nada do que ele está imaginando é real. Mantenha a calma, evite se mostrar nervoso, ansioso ou com raiva, peça para que o paciente se sente e tenha sempre um contato em caso de emergência.

            “Em pacientes com sintomas psicóticos não é possível convencê-lo puramente através do discurso de que o que ele está imaginando não passa de uma consequência da sua doença”, afirma o profissional. Uma das crenças mais comuns em pessoas com esquizofrenia é a de que estão sendo perseguidos e de que alguém deseja prejudicá-los.
            . . .

          4. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Obrigado pelo esclarecimento. Já percebemos que é versado em tudo, medicina, ciência politica, informática, governos assassinos de Putin….só lhe falta mesmo astrologia para ver o seu anuncio ao lado do Professor karamba nos Classificados do CM.

  6. Avatar de Memória
    Memória

    “. . .O DuckDuckGo não os elimina . . .”

    Isso em si já é uma (importante) vantagem, a tendência no IV Reich é que tudo o que não seja 100% a seu favor seja sumáriamente censurado, bloqueado, e eliminado.

    No Twitter fala-se muito da influência de se ter um nome da família *stein ou *berg

    Já agora vou também testar a Brave Search, e também instalar e testar o Tor e vários VPN’s

    1. Avatar de Otioobvio
      Otioobvio

      Podias era testar viver na Rússia ou Coreia do Norte. Um dia depois ias testar várias vpn e vias como te batiam à porta e levavam-te para um questionário em levavas um par de sopapos, davam-te nas unhas e como em 30 minutos estarias a chamar pela mamã, aí acordavas para a vida e realidade. Ah pois, estás ainda protegido…

      Deixa a Rússia chegar aqui e vês como os mísseis/ bombas limpam a tua liberdade, Internet, comida e segurança e depois dás valor ao ocidente.

      Viste algum EUA ou UK invadir adivinhar país da Europa ocidental? Não. Vês algum deles a obrigar ou impor algo a Portugal a nível político, liberdades, etc? Não. Tens democracia, liberdade, direitos dignos e podes falar do que quiseres. Faz isso na Rússia ou China e vês o que te acontece…

      1. Avatar de p58
        p58

        Não é por países como a Rússia ou Coreia do Norte serem maus que Portugal deixa de ter coisas negativas. Nem tanto à terra nem tanto ao mar!

        Democracias frágeis, manipuláveis e influenciadas por terceiros onde realmente conta não representam uma democracia fidedigna.

        Pior cego é aquele que não quer ver.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Exacto. A começar pela manipulação que os avençados de Putin fazem ao colocar dúvidas onde eticamente nem sentido. Não está satisfeito, aliste-se nas ordas de orks soviéticos que Putin está a juntar em Mordor. Está a atrair radicais do médio oriente para combater por ele, e pelo li, de borla. Fantástico, este Hilter do séc 21 parece um autêntico cliché de Hollywood. Podíamos era fazer fastfoward até á parte onde ele cai.

      2. Avatar de Memória
        Memória

        Tu devias era ir viver para países “libertados” e “democratizados” pela Nato, como por exemplo o Iraque ou a Líbia, Kosovo, ou as zonas da Síria “libertadas”.

        Posso-te garantir que dentro de 29 minutos estarias a chorar ranho e raiva, e a implorar pelo “Memória” para fazer a troca com o lugar dele na Rússia

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Aguardemos pela tua melhor gestão na Nato. Manda-lhes o teu CV. E não confundir o povo Russo com o aparato de repressão totalitarista de Putin. Muitas pessoas na Russia estão a lutar por um futuro melhor. Não com a sua ajuda. Continue a relativizar Putin, está no bom caminho.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tanto ódio ao ocidente de pessoas pouco instruídas e com pouco mundo. Viagem senhores e vejam o melhor e o pior deste planeta.
    Tristes tugas.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Eu por acaso dá-me vontade de rir, quando oiço estes pseudo esquerdistas que distorcem a história e os factos!
      Com as suas teorinas:
      A Rússia é um país livre e o “Put in” é realmente um presidente representativo da vontade do povo.
      A Ucrânia ia juntar-se à Nato e isso é mais do que razão para se poder destruir um país.
      A Ucrânia ia atacar a Bielorrússia e a Rússia.
      A Ucrânia que estava tão sossegada, na realidade estava a fazer armas químicas e biológicas e ia lançar contra os vizinhos Russos.
      A Ucrânia estava apinhada de Neonazis, até o seu presidente que era descendente de judeus que sobreviveram ao holocausto era na realidade um Neonazi!

      Como é que há pessoas que conseguem “pensar” assim, dá-me pena…

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        A comunicacao social no seu melhor, a elaborar historias crediveis para todos nos as comprarmos e as tantas viramos papagaios de servico, e juramos a pes juntos que e assim frito cozido e assado, quando na verdade e so manipulacao e mentiras a volta desta guerra. Foi assim com o Covid, esta a ser assim com a Guerra. Me engana que eu gosto. Quero mais.

  8. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Afinal não são diferentes dos outros. É nestas alturas que se descobrem os hipócritas.

  9. Avatar de Ducked-Zucked
    Ducked-Zucked

    Comecem a procurar outro motor de busca.

    Um site bom para comparação é searchengineparty

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Aio DuckDuck tb é desses?
    Já fostes…Venha o SearX.

  11. Avatar de adbu
    adbu

    Para mim o Duck já foi. A internet deve ser livre com informação de todos os lados. O utilizador deve ter o discernimento de perceber se o que está a ler é informação ou desinformação. Não quero que uma entidade filtre por mim o que pensa que eu devo ver.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      +1
      pois até porque isso é pura ditadura!