Partido Pirata sueco quase garantido no Parlamento Europeu

43 Comentários

O Partido Pirata sueco tem quase garantido assento no Parlamento Europeu, ao posicionar-se actualmente como a terceira força política da Suécia. Esta formação defende o fim das restrições no uso da Internet, o que inclui a livre partilha de ficheiros, mesmo que estes estejam sujeitos ao pagamento de direitos de autor.

partido_pirata1


Se as actuais sondagens se mantiverem, é muito provável que o Partido Pirata (que conta com oito por cento das intenções de voto) obtenha mais do que um assento no Parlamento Europeu. Em declarações ao diário “The Times”, o cabeça-de-lista dos “piratas” às europeias, Christian Engstrom, assegurou que o plano de “conquista” do partido vai por esta ordem: “Suécia, Europa, Mundo”.

O Partido Pirata foi fundado em 2006 e engrossou recentemente as suas fileiras após a sentença contra os criadores do site sueco de partilha de ficheiros “Pirate Bay”, que determinou o pagamento de uma multa de mais de 2,7 milhões de euros a gigantes mundiais como a Warner Bros, Sony Music, EMI e Columbia Pictures. Após a sentença dispararam as filiações partidárias, que se cifram actualmente em mais de 46 mil membros, sobretudo jovens, um factor que causa a inveja dos partidos mais “tradicionais”, incluindo o do primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt.

No ano de “estreia” eleitoral, 2006, o Partido Pirata obteve 0,63 por cento dos votos nas eleições legislativas da Suécia. Mas esta situação poderá mudar na iminente votação europeia, caso as sondagens se mantenham como estão. O programa eleitoral do partido centra-se quase exclusivamente nas comunicações electrónicas, prometendo igualmente lutar pela confidencialidade e liberdade na Internet.

“Os nossos políticos são analfabetos digitais”, declarou o líder da formação, Rick Falkvinge, que assegurou que “o sistema e os políticos declararam guerra a toda uma geração”. Para “não sermos intimidados para qualquer potência estrangeira, votar nas eleições para a UE é mais importante que nunca”, concluiu. Público

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Almada
    Almada

    conversa da treta =)

  2. Avatar de Gerardo

    Quando a indústria perceber que não pode lutar contra o mundo, não será já tarde de mais??

  3. Avatar de JN
    JN

    Em relação às eleições europeias acho que seria um óptimo serviço público que o pplware fazia a Portugal se divulgasse este site:

    http://euprofiler.eu/

    é um site que nos faz um pequeno inquérito e no final diz-nos quais os partidos com candidatos ao parlamento europeu se identificam mais com as nossas ideias… muito útil!

    1. Avatar de Luis Miguel

      Eh pá , fui lá agora mesmo e não é que aquilo me disse pra votar no PS! Ora bolas, e eu que nem queria (e nem quero) votar neles! 🙁

      1. Avatar de JN
        JN

        vota no 2º da lista lol

  4. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    também posso votar neles? 😀

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      … sabes o que eu acho… vamos para a Suécia.. votamos neles e pelo caminho saboreamos umas suecas…

      1. Avatar de Alk
        Alk

        LOL… Totalmente apoiado!

  5. Avatar de life
    life

    eu votava neles!

  6. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Isto é uma estupidez, quer dizer eles querem acabar de vez com a pirataria fazendo com que pura e simplesmente isso deixe de ser crime estes gajos estão malucos ou quê?

    Qual é que seria o estúdio de cinema ou empresa de jogos, editora discográfica que lançaria produtos se estes pudessem ser partilhados no mesmo dia em que são lançados de forma gratuita e sem qualquer tipo de restrição? Quem é que seria o nabo que iria comprar um DVD sabendo que o podia descarregar totalmente grátis?

    O combate à pirataria não se faz nem se deve fazer com este tipo de soluções, o combate à pirataria faz-se com a redução dos preços dos produtos e não tornando todos os downloads legais, para além disso a internet já é um enorme perigo tendo em conta a quantidade de pessoas que acedem como crianças, adolescentes, idosos, pessoas mal informadas em geral, e estes tipos querem retirar restrições ao uso da internet, eu acho que a internet deveria ter muitas mais restrições em termos de acessos a conteúdos impróprios que são muitas vezes demasiado fáceis de aceder…

    1. Avatar de Angelo
      Angelo

      Concordo completamente contigo. se querem combater com a pirataria baixem o preço dos filmes por exemplo para 5 € cada um , jogos a 25€.. nao á coragem .. nem os “mamoes” o querem ..é uma questao de matematica . nao vale mais vender milhares a 5€ do que vender centenas a 20€ ?

    2. Avatar de SoldJah
      SoldJah

      Tbm concordo com o k dizes. Para combater a pirataria, eles tem k baixar mais os preços. So mesmo ca em Portugal mesmo! Vais la fora n das 50€ por um jogo ou 20€ por uma porcaria dum CD de musica. Esses gajos das editoras andam a enxer os bolsos as nossas custas. Esses gajos e k haviam d ser presos! Mas emfim, so mesmo ca no nosso pais. . .

      1. Avatar de Mali
        Mali

        Os preço do material digital poderia ser simplesmente simbólico. Senão existi-se publicidade como é que existia televisão? Ou o google, acham que ficaram milionários a fornecer informação gratuita? Enquanto existirem empresários com mentes fechadas a pirataria irá existir.
        Existe muita forma de ganhar dinheiro, eles simplesmente querem ganhar delas todas.

    3. Avatar de keops

      “Qual é que seria o estúdio de cinema ou empresa de jogos, editora discográfica que lançaria produtos se estes pudessem ser partilhados no mesmo dia em que são lançados de forma gratuita e sem qualquer tipo de restrição?”

      E isso já não acontece? =P Se calhar com a permissão isso sim ia fazer com que as empresas adoptassem novas medidas para combater isso ao invés do que acontece agora, que só pensam em processar processar e bloquear o acesso à internet das pessoas.

      Atenção que não estou a dizer que concordo com a ideia deles, só a pensar em alguns efeitos. Mas por alguma razão são dos países mais avançados do mundo, estão sempre à frente. Se bem ou mal só o tempo dirá.

  7. Avatar de BigLord

    Estes devem ser os maiores e melhores trolls de sempre, HAHAHA!

  8. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Nem no nosso Portugal esta vergonha acontece…tão á frente tão á frente que chegam a cair do precipício do ridículo…no more coments

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Será que vão cair do precipício? Não é por acaso que estão entre os países mais avançados do mundo… É graças à mentalidade deles…

  9. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Mais restrições, mais leis, mais proibições…

    Qualquer dia para dar um peido temos de pagar uma taxa!!

    1. Avatar de EU
      EU

      Já faltou muito menos do que se julga…
      A taxa de televisao que deixamos de pagar em 88 (se nao me engano) está a ser paga outra vez atraves da EDP… reclamei e até lei fizeram para isso… Trabalho com computadores… Televisão para que? NAO VEJO!!!! Perda de tempo… só tem lixo e noticias fabricadas… coisas para porem os portugueses mais burros… de maneira que nao se incomodem com toda a porcaria que os politicos fazem e que nao sabem o que roubam….

  10. Avatar de Ana Narciso

    Acabei de descobrir isto…

    http://partidopirata.co.cc/

    Agora parece que é moda!

    1. Avatar de Dani
      Dani

      Que raio é isto??

      O manifesto está datado 24 de maio de 2009 e usa a bandeira modificada do Anarquismo… estamos a começar bem estamos.

      1. Avatar de Dr. Chmod

        Desculpa mas não tem nada a ver com a Anarquia. O logotopo e uma versão modificada de logotipo de partido pirata internacional. http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Pirata

        1. Avatar de Dani
          Dani

          E ela não foi propositadamente altearada da bandeira da anarquia??

          O logótipo da anarquia é uma bandeira preta, logo se vós também apresentam uma bandeira preta, estão claramente a assumir que fazem parte de um processo um tanto ou pouco relacionado com a movimento anárquico.

          Passa-se o mesmo com os outros partidos, vê o exemplo do PSD:
          Tens a JSD, TSD e ASD, todos tem um logótipo diferente, mas em todos está representado um seta para cima, o símbolo principal do PSD.

          1. Avatar de Andrer757

            Boas,

            para começar o simbolo do partido n é uma bandeira mas sim uma vela de uma caravela -.-“. Depois, como um dos responsaveis do projecto em Portugal somos tudo menos anárquicos e não defendemos a anarquia.

            Nos não criamos o projecto por ser moda ou deixar de ser, eu pelo menos já ando para iniciar o projecto desde 2007 e só agora é que foi possivel graças a ajuda dos outros 4 admins do projecto.

      2. Avatar de JGomes

        @Dani
        julgo que não tenhas explorado os documentos existentes no site do PPP e pesquisado sobre os objectivos do mesmo.

        Dás mais destaque ao logo quando o que interessa são os objectivos explanados no manifesto.

        Quando a data do manifesto não vejo o problema que fundamenta o teu comentário.

        “A ideologia do Partido Pirata fundamenta-se em três valores básicos: a preservação da integridade pessoal; a cultura em plena liberdade e a consideração de que as patentes e os monopólios privados são nocivos à sociedade.”

        Não vejo qualquer ligação à conhecida “Anarquia” (algo negativo) que tanto te pertuba.

        Para alem disso recomendo ler um pouco sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo

        Retiro o excerto:
        “Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem. A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas.”

        Cumprimentos

        1. Avatar de Dani
          Dani

          Não preciso que me apresentes a anarquia, pois conheço bem praticamente quase todos os sistemas políticos, desde a clerocracia à plutocracia.

          Quanto ao vosso manifesto encontra-se muito escasso, se bem que não tem que se defender pois ainda não são nem sei se pretendem a curto prazo ser um partido oficializado, como acontece na Suécia.

          Acho que deveriam ter optado por Movimento, ou algo do género e não Partido, porque pode querer dizer tudo ou dizer nada, mas isto é somente a minha opinião, até porque do que pouco que vi, e posso estar enganado, vocês representam-se individualmente por nick names.

          Quanto à identidade do logótipo é legítimo que me interrogue sobre o mesmo, continuo a achar uma semelhança um tanto esquisita com a bandeira anárquica, e como gosto sempre de informar, e no site do casa-mãe não consegui qualquer informação, vós que sois os fundadores do movimento português poderão me elucidar sobre o simbolismo da mesma, até porque do que conheço da história os piratas eram anárquicos, ie, não reconheciam nem obedeciam a nenhum governo, mas obviamente não sou um conhecedor profundo.

          E já agora sim perturba-me um pouco a anarquia.

          Permitem-me registar no vosso fórum para assim discutir-mos um pouco sobre todo este assunto, terei todo o prazer em ser informado, e logicamente entendo que me escutarão as minhas convicções.

          P.S.
          Atenção, não tenho nenhuma agenda anti-pirataria, somente me interesso por estes assuntos 🙂

        2. Avatar de Joadss
          Joadss

          Bem parece que fiquei sem respostas… Ou será que se calhar estou um tanto certo nas minhas ideias??

          1. Avatar de Joadss
            Joadss

            Ass: Dani

      3. Avatar de _Planax_
        _Planax_

        Acho que tens uma mente um tanto ao quanto criativa!

        Aquilo a mim não apresenta qualquer semelhança com o símbolo da anarquia a não ser o facto de ter uma circunferência. O que vejo naquele logotipo é um mastro com uma vela moldada pelo vento, o que faz um P, de Pirata.

        Se fores por essa ordem de ideias tudo o que tenha um logotipo circular com uma letra no meio está afiliado à Anarquia. LOL

        1. Avatar de Dani
          Dani

          Planax não sei o que te dizer, mas de facto existe uma ciência chamada Simbologia, que é o estudo da origem dos símbolos e seus processos.

          Se o questiono é porque sou alguém interessado, e nada melhor que uma assumpção para lançar o debate.

          Já agora sabes quem criou o logótipo do Partido Sueco? Já leste a sua interpretação sobre a sua criação?

          Desculpem se questiono Partido Pirata-Piratas-Anárquicos-Bandeira Anárquico, podem não ter intenção nenhuma de estabelecer uma anarquia ou sequer defender como sistema governamental, mas vejo-os interligados subtilmente.

          1. Avatar de Vitor
            Vitor

            Não sei se é verdade, mas acho muito bem se assim for. Qualquer anarquista defende as ideias do tal partido sueco. Se os criadores do logo o fizeram para ser (subtilmente?) associado às ideias libertárias, acho que fizeram bem. Não vejo problema algum, nem nenhuma cospiração secreta que possa chatear os beatos da moral e dos bons costumes.

  11. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Enfim, vamos apenas esperar pa ver no que isto dá…

  12. Avatar de Antonio
    Antonio

    Vai acontecer a Industria do Cinema e da Musica o que acontece actualmente com a Industria Automovel.
    Queriam impor aos outros carros que ninguem quer comprar.Foram avisados durante mais de 20 anos,para mudarem para tecnologias verdes.
    Nao escutaram.Agora faliram.

  13. Avatar de Joao Dantas
    Joao Dantas

    Penso que são medidas interessantes e,brincadeiras à parte,será que o seu programa eleitoral tem algo mais palpável e de combate sério? Pelos relatos familiares,é um país cheio de qualidades!

  14. Avatar de aver
    aver

    Escreveu Rui Tavares hoje n’ “O Público”:
    “Três quartos das leis por que nos regemos vêm de Bruxelas e passam pelo Parlamento Europeu. Decisões que estavam já tomadas pelos líderes – Sócrates, Sarkozy, Merkel e os seus pares – podem ser chumbadas pelos eurodeputados. E ainda bem: foi assim que se impediu que as 60 horas de trabalho semanal se tornassem regra (ao invés das 48 horas) e que uma qualquer empresa pudesse administrativamente cortar-nos a Internet por “mau uso” (ao invés de serem os tribunais a fazê-lo)”.
    Lembram-se que o Parlamento Francês até tinha aprovado que as ISPs pudessem cortar a internet por pirataria ? O Parlamento Europeu não permitiu.

    Por acaso tenho intenção de votar para o Parlamento Europeu. O problema é que é mais fácil saber em quem não votar.

    1. Avatar de HikariKyubi
      HikariKyubi

      Isso é muita verdade num comentário 😛

      O problema é que mesmo sabendo em quem não votar, os outros não mostram propostas nenhumas. Só temos uns cartazes com 1 frase que não diz absolutamente nada -_-;;

  15. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    Não são só os políticos que são analfabetos digitais. As grandes empresas do sector da música, etc, também não mostram ter grande conhecimento 😛

  16. Avatar de grained
    grained

    Eu acho bem, acho que devia ser legal sacar o que se apetece, se as empresas querem vender têm de inovar façam produtos que valham a pena, com coisas que não é possível fazer download, os poucos jogos que comprei foi porque valiam a pena, seja porque é preciso uma cd-key original para jogar na net ( dando ao jogo uma imensa durabilidade com o modo multiplayer) ou com extras, como livros de arte e dvd’s de “making of”, OST’s, posters etc, agora pagar 50-75€ por um jogo que se chega ao fim em 3 dias ou um filme que vemos em 2horas, ou um cd de musica que ainda temos de converter para mp3, e que depois fica tudo na prateleira a apanhar pó é um desperdicio de dinheiro.

  17. Avatar de Rolando Almeida
    Rolando Almeida

    Aproveito para recomendar a leitura do livro de Andrew Keen, o culto do amadorismo que desmonta a psicofoda da pirataria. A borla e pirataria na net não destroi o capitalismo. Alimenta-o da pior forma.

    1. Avatar de JGomes

      caro Rolando, eu não li esse livro que indica mas possivelmente será uma leitura interessante

      Apesar da minha ignorância, devo dizer que em parte concordo com essa afirmação, mas gostaria que explanasse aqui mais o assunto.

      Na minha opinião “borla e pirataria na net” irá alimentar o Capitalismo visto irá trazer mais lucro aos autores e possivelmente a editoras, mas haverá um maior respeito dos direitos dos cidadãos e os autores sairão beneficiados.
      (Eu continuaria a minha opinião mas tenho tarefas a realizar e ja é tarde 🙂 )

      Cumprimentos

  18. Avatar de Net.Sticks
    Net.Sticks

    Têm o meu voto, não por se poder tirar da Internet material com direitos de autor, mas porque a alternativa é demasiada surreal para contemplar e por isso é que todas as leis que andam para aí a cozinhar ainda não avançaram.

    No dia em que o ISPs foram obrigados a abrir as portas a investigadores não sei de onde, que andem a fiscalizar o que se faz on-line, o Internet morre.

    Mesmo aqueles que não façam downloads de música ou filmes, vão ter medo de fazer algum ilegal e, principalmente, não vão querer andar a ser espiados!

    É isso que o extremista e ‘homem de negócios’ do Nicolas Sarkozy quer lá para o país dele, mas para já a União Europeia não o deixa implementar a lei…

    Mas tenham a certeza, e digo mais uma vez – isto nada tem a ver com o download de músicas ou filmes – se estas leis forem todas para a frente, ou ‘os piratas’ como já li algures criam sistemas de partilha anónimos não identificados (os suecos do Pirate Bay já estão a tratar disso) ou então morre a Internet, os ISPs vão à falência e aqueles que andam agora a chorar que a pirataria tira o emprego a muitos da indústria cinematográfica, vão ver que outros tantos ou mais, vão perder o emprego com o fim da Internet – ISPs, sites de venda de produtos e toda a actividade relacionada com a net – pelo menos com a conhecemos. Pode ser que sobreviva uma rede de e-mail, tipo SMSs… e para isso já não são precisos 100MBits nem 50… nem 10… nem 1…

    Eu só pergunto isto – a industria discográfica foi a primeira a sofrer com os downloads das músicas, pois há anos atrás não havia larguras de banda para puxar filmes… e ainda não li uma única notícia de uma empresa discográfica ter ido à falência… lá se ouve de vez em quando um grupo ou outro a falar contra a pirataria, tipos os U2, mas o facto é que o último disco deles esta na net na véspera do seu lançamento oficial – e a fuga foi de dentro… e muitos filmes, se não fossem tirados da net, muitas vezes, por exemplo rips de cópias enviadas só aos membros da academia para votares para nos Óscares… também entre eles há piratas… Já houve filmes que ganharam Óscares que, só o conseguiram porque, muito mais eficaz que as campanhas promocionais da produtoras e editoras, é ver o filme, comentar, criticar, criar sites, blogs, fazer correr tinta e passar a palavra…

    A questão é complexa, mas os acusadores são hipócritas. Isso é que é a verdade.

  19. Avatar de Andrer757

    Pessoal o forum do Partido Pirata Português está aberto a quem quiser discutir este assunto.

    http://partidopirata.co.cc/forum