Pagar mais por pacotes sem fidelização? Portugueses dizem Não!

38 Comentários

A questão é pertinente e a resposta é, aparentemente, óbvia. Um estudo da Marktest encomendado pela Apritel, revela que a maioria dos consumidores “não está disponível a pagar mais” para ter serviços sem fidelização.

Mas há mais conclusões interessantes deste estudo.

Pagar mais por pacotes sem fidelização? Portugueses dizem Não!


Fidelização? Maioria dos portugueses tem contrato de 24 meses

O estudo foi desenvolvido pela Marktest entre 01 e 29 de março deste ano e contou com uma amostra de 2.015 entrevistas. De acordo com os resultados, apenas 24% dos inquiridos diz estar disposto a pagar um valor extra (preço de instalação/ativação e/ou acréscimo à mensalidade) para eliminar o período de fidelização associado ao pacote de serviços” e essa percentagem “reduz-se para 17% quando a questão se refere a reduzir o período de fidelização”.

Quando questionados sobre se estariam disponíveis para renovar/prolongar o período de fidelização se lhe forem oferecidas melhores condições de serviço e/ou descontos, “dois em cada três inquiridos respondem que sim”.

Grande parte (80%) dos inquiridos “consideram, ainda, que o pacote de comunicações que atualmente têm corresponde ao que procuravam”. De acordo com o estudo, 94% dos inquiridos tem um contrato de telecomunicações com um período de fidelização associado.

Pagar mais por pacotes sem fidelização? Portugueses dizem Não!

O secretário-geral da Apritel, Pedro Mota Soares, refere que…

Os consumidores não encaram as fidelizações como um entrave à mudança, nem estas constituem um fator de desconforto nem um desvirtuar da concorrência no mercado [e] fica patente que as pessoas sabem qual é o seu período de fidelização e procuram, acima de tudo, ter a melhor solução para as suas necessidades de comunicações eletrónicas, com o pacote de serviços a ser a solução com maior valor acrescentado

A esmagadora maioria dos clientes, cerca de 85%, detém um contrato de 24 meses. Mais de metade (58%) já mudou de prestador de serviços pelo menos uma vez (um terço nos últimos cinco anos).

No que respeita aos clientes que mudaram de prestador, o fator preço foi a razão principal da mudança, aliada a uma oferta atrativa.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    De notar que os operadores são muito espertinhos, sem fidelização eles obrigam a pessoa a pagar os custos todos, que supostamente justificam o ter de ficar durante os tais 24 meses (ou quanto tempo for), mas não reduzem a mensalidade como fazem aos que estão com contrato, apesar de já terem recebido o dinheiro todo investido… e portanto não terem a justificação do dinheiro investido. Nisto é que o estado deveria obrigar os operadores a mudar, se a pessoa pagou os custos todos iniciais, deve usufruir de condições de serviço similares às melhores condições oferecidas a quem tem contrato por tempo prolongado, para o mesmo tipo de serviço, onde na pratica for apenas a duração do contrato a diferença.

  2. Avatar de Benedito Clair
    Benedito Clair

    Que estranho. Um estudo encomendado pelos operadores diz o quê?

  3. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    Eu percebo a primeira fidelização, pois houve um investimento do operador no cliente, um operador chega a investir cerca de 300€ num novo cliente entre pagamento ao comercial, técnica e logistica de equipamentos. O pior são as seguintes. Aumentas 1 gb do cartões ou passas de 100 para 200, sem qualquer intervenção técnico e 0 custo para o operador e aguenta lá mais 24 meses.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      E depois ficas uma vida inteira a pagar 5€ pelo “aluguer” da box da operadora.

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Sou cliente da NOS há quase 6 anos. Em abril mudei o titular do contrato de uma empresa para o meu nome.
        Resultado? Do nada, surgiu uma fatura de 2€ / mes pelo aluguer do router.

        Tendo ou não de pagar esta estupidez, uma coisa é certa. Daqui a mes e meio termina o contrato…….

        1. Avatar de Aj
          Aj

          antes de terminar o contrato, deve saber que na nos ao terminar um contrato de 24 meses, o preço/descontos são mantidos sem necessidade de novo PF. na meo e Vodafone para continuar com o mesmo preço / descontos tem que ter novo período de fidelização.

          1. Avatar de Ferreira
            Ferreira

            Quando se fala com conhecimento de causa é outro patamar.
            Aqui em casa, com Vodafone, faltam menos de 2 meses para fazer 4 anos, e sem nunca renovar a fidelização e mantemos as mesmas condições e preços de quando fizemos o contrato

          2. Avatar de Fak
            Fak

            @AJ
            A fidelização renova na mesma porque a menos que o cliente se oponha, o contrato renova automaticamente, sem aviso prévio, foi o que me aconteceu a mim na NOS em 2017, renovou automaticamente, renovando a fidelização mais 2 anos.
            A cena das operadoras ligarem, digo eu que seja para apresentarem serviços novos ou assim.
            Mas lá está tou a falar de 2017, pode já ter mudado a regra.

        2. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Mudar de empresa para cliente privado é uma alteração de um serviço empresarial para um serviço privado ou seja é o mesmo que perder a isenção do router 🙂

        3. Avatar de NotMe
          NotMe

          mudou o titular, renovou a fidelização, pelo menos antes era assim.
          Reveja o que assinou.
          E se foi rabiscado à mão pelo porta-a-porta, esqueça, não vale nada.

      2. Avatar de someone
        someone

        Nunca paguei pelos meus equipamentos/instalação…
        Já estou há 3 anos e tal com o mesmo serviço, só houve uma vez que faturaram a mais…mas depois creditaram…

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        É como o contador da água e da electricidade!

    2. Avatar de Carlos Oliveira
      Carlos Oliveira

      Sim, o mesmo ocorreu comigo (Vodafone)
      Aumentei o pacote de dados do telemóvel associado, e o período de fidelidade foi renovado “sem nenhum benefício em troca”

      1. Avatar de Fak
        Fak

        A fidelização renovou porque foi feita uma alteração contratual.
        Infelizmente é assim nas operadoras, basta aumentares sequer a velocidade ou adicionar mais 1gb de net que renova logo a fidelização.

  4. Avatar de Aj
    Aj

    claro que dizem não, os preços são propositadamente tão altos que ninguém no perfeito juízo vai escolher pagar muito mais. E eles sabem isso.

  5. Avatar de Artur Peralta
    Artur Peralta

    Estudos à “fact checkers”… do tipo:
    – “Os consumidores não encaram um Ferrari como um carro fiável nem com qualidade superior pois preferem o Renault clio”
    – “Um sapo sem pernas é surdo”

    Os silogismos são lógicos, mas correspondem realmente à verdade?

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Ninguém acredita mesmo nestes estudos. É só para alguém ter trabalho e publicar umas coisas.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    “Quando questionados sobre se estariam disponíveis para renovar/prolongar o período de fidelização se lhe forem oferecidas melhores condições de serviço e/ou descontos” o pior é que normalmente quando é para renovar a permanência aumentam os preços. Dificilmente dão a alguém melhores condições ao renovar.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Queres as melhores condições, tens de enviar 1 o pedido de cessação do contrato.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Depois da instalação estar feita uma vez, a operadora não tem mais gastos com o cliente. Deveria, pelo menos, manter o preço promocional, depois de terminar a fidelização.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Era bom,era… 😐

  8. Avatar de JF
    JF

    Cuidado com os ‘estudos’ da APRITEL. Trata-se de uma associação de empresas de telecomuniações e, como já foi óbvio em outras intervenções desta associação, a seriedade destes ‘estudos’ é muito duvidosa!!!

  9. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Ora um exemplo simples: cliente tem pacote 3P (internet, telefone e tv), recebe 600 chamadas a perguntar se quer incluir o telemóvel “por mais 9 euros mensais”, sendo que é anunciado como recebendo mais velocidade (na realidade 99% dos clientes nem metade da velocidade contrata tem disponível) e mais 100 canais (que são os mesmos, em versões UHD e HD).
    Ora se for meter o telemóvel noutra operadora, para o mesmo que lhe apresentam, o preço é de 19 euros, na melhor das melhores hipóteses.
    É aqui que Portugal está muito muito longe do resto dos países europeus. Em Espanha, Alemanha e França é possível ter um cartão pré-pago com 10gb de tráfego e 500 minutos de chamadas, por 15 euros, válidos até 90 dias. Sem qualquer ligação à operadora, é comprar o cartão pagando os 15 euros, depois é usar. Quando acabar pagar o mesmo valor para o mesmo serviço ou deitar o cartão para o lixo.
    Cá em Portugal, sem contrato, 1gb são 8 euros (mais barato, são 17 euros na média do tarifários pré-pagos das operadoras), válido por 30 dias. Era isto que esta porcaria de estudos da Apritel deviam usar como base… não os 1024mbs de velocidade e tráfego ilimitado (depois são 200gb mensais) ou os 5000 minutos/sms que 0,00001% dos clientes usa mais de 20%.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      “Era isto que esta porcaria de estudos da Apritel deviam usar como base”

      A Apritel é a representante das operadoras de telecomunicações, estavas à espera de quê? Do Pai Natal?

  10. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    A minha leitura é diferente deste Pedro Mota Soares, para mim os consumidores acham que já pagam mais do que o suficiente para o serviço que lhes é prestado. As fidelizações são sim um entrave à mudança, quer se queira quer não, mas o preço é mesmo o factor pelo qual os consumidores aceitam as fidelizações.

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Pior que a fidelização é quando és cliente da NOS e estas a ser lixado pela Vodafone. Só pela simples razão da NOS e a Vodafone terem acordo para partilha das caixas de fibra!! A NOS facilita isso mas a Vodafone não 🙁 Resultado mais uma semana à espera da fibra x(

  12. Avatar de Pintor
    Pintor

    Para a primeira Fidelização de 24 meses podemos até aceitar mas a partir daí o argumento já não encaixa.
    No entanto o estado, o regulador nada diz e o cliente continua a ser fidelizado sem obter nada em troca.

  13. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Estudos encomendados pela APRITEL? Para mim valem zero

  14. Avatar de contacto
    contacto

    É 24 meses pq se não fôr paga-se uma pipa de massa ! É do tipo >> se não quer 24 meses vai pagar muito mais se fôr 12 meses ! É claro que o estudo diz que maior parte tem 24 meses. Se não fôr 24 meses paga sempre mais!

  15. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    isto só vem mostrar que em Portugal é tudo uma treta.. já não basta o “cartel” para os preços serem iguais e ainda te querem “obrigar” a ficares lá no minimo 24 meses… aquelas leis só porque tem que ser feitas…

  16. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    benefícios para o consumidor ?? ZERO

  17. Avatar de PTO
    PTO

    A sério?
    Um estudo encomendado e gerido pela associação representante das operadoras ?
    Para mim tem valor nulo.

  18. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    a Apritel é uma maravilha – Gostam sempre de fazer as contas vendo o que custaria o serviço oferecido em Portugal comprado em outros países . O serviço em Portugal inclui sempre telefone fixo e 5,000,000 de minutos ou o raio que ninguém quer ou usa ou alguma vez compraria se vivesse no estrangeiro.

  19. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Estudo encomendado pelos 3 amigos Vodafone altice e nos… Que é tudo igual até os preços combinam…. Treta de concorrência,isso não existe.
    Quanto a fidelização, mas quem é que quer estar fidelizado? Eu não.. Só estou porque pagava muito mais se não estivesse, aldrabices que fazem de preoisito… Se fosse sem fidelização ao preço da fidelização é que era negócio. Agora és obrigado a fidelizar, e se não estiveres ao fim de 2 anos aumentam o preço porque já não estás, e obrigam a fazer outro contrato por mais 2 anos para manter os preços… Ou como já me aconteceu… Baixar não baixam. .Mas também os lixei cancelei e fiz um novo a seguir.. Fidelizar de novo ficava a 49. Cancelar e fazer um contrato novo a 35 e ainda papei uma televisão de oferta…
    Bem feita que é para não serem mamoes.

  20. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Ainda não perceberam as vantagens de estar fidelizados 🙁 Não pagas pelos dispositivos, substituição grátis se os dispositivos avariarem, promoções boas (vou pagar 30.29 em vez de 30.99 ou mais).

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Uma poupança de 0,70€/mês?! Muito bom. Onde é que assino?

  21. Avatar de Carlos Pinhal
    Carlos Pinhal

    Haaa liberdade de mercado… O operador tem custos com o serviço que vende(preços que já são bastante caros) e ainda quer que seja o consumidor a pagar de antecipação esses supostos custos. (Sim, porque ativação é da responsabilidade do operador e instalação a maioria das habitações já tem a instalação feita)

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Uau que surpresa…..!!!
    Como se não tivesse tudo feito para ficar tudo na mesma…
    O país das fidelizações….