ownCloud 8 – Ainda não criou a sua própria cloud?

17 Comentários

O ownCloud é uma plataforma alternativa ao Dropbox, Google Drive (mas com mais funcionalidades) que nos permite criar no próprio servidor a nossa cloud privada.

Esta solução pode ser gerida facilmente via interface web e tem inclusive suporte para plataformas móveis mais populares, permitindo a partilha de calendário, fotografias, documentos, musica, etc… entre dispositivos.

Vamos conhecer as novidades do novo ownCloud 8.

owncloud


Passados 7 meses depois do lançamento do ownCloud 7, a equipa responsável pelo projecto lançou o ownCloud 8. Esta versão traz um conjunto de novidades, das quais destacamos:

  • Várias melhorias ao nível da usabilidade
  • Melhorias ao nível do Federated Cloud sharing, que permite a partilha simplificada de ficheiros entre utilizadores de instâncias distintas do ownCloud
  • Suporte para favoritos
  • Actualização do PDF viewer
  • Administradores podem agora editar facilmente o endereço de e-mail
  • Melhorias ao nível do LDAP
  • …veja aqui todas as novidades

own_02

Conheça todas as novidades em vídeo do ownCloud 8

O OwnCloud é sem duvida uma das plataformas open source mais fantásticas que apareceu nos últimos tempos.É fácil de instalar, de gerir e tem suporte para as plataformas móveis mais populares.

Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade. Sabia que também pode correr o ownCloud no Raspberry PI – ver aqui?

Download: ownCloud 8
Homepage: owncloud

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M3mn0t
    M3mn0t

    Não sei quanto a esta versão, mas por experiência própria, a versão anterior era uma desgraça quanto a bugs….. Vamos lá dar mais uma oportunidade a esta versão!

  2. Avatar de Ricardo Carvalho
    Ricardo Carvalho

    Pena que a aplicação para o Iphone não tenha thumbnails das fotografias. Se soubesse teria poupado 99 cêntimos. Acho que não faz sentido ter milhares de fotografias na cloud e depois não ter como as distinguir

  3. Avatar de PC
    PC

    Tenho instalado e a correr no meu NAS, sem dúvida uma boa alternativa para uma cloud privada.

    1. Avatar de NT
      NT

      E por acaso tens um plugin no freenas para correr owncloud. (lol?)
      Parece bem interessante, ver se alguém(que saiba) faz uma auditoria quanto à segurança deste software. Porque, tipo dropbox, podem até fazer encriptação, porém o pessoal que ‘trabalha’ para a dropbox podem ver os ficheiros que lá metemos.

  4. Avatar de nao sei
    nao sei

    Exprimentem o pydio….
    Bem melhor que o ownclud, sem tantos bugs e bem mais leve…

  5. Avatar de NS
    NS

    É possível criar um pasta tal como acontece com a Dropbox? Mantém um “histórico” das modificações?

  6. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Como entro no site? surge um erro de certificado…(Código de erro: sec_error_revoked_certificate)

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Verifica se no início do link tem “http” tem de ser “http” penso, por isso se estiver em “https” muda para “http”. Senão resultar faz o contrário, mudas o “http” para “https”. 🙂

  7. Avatar de debiangirl
    debiangirl

    Blueparty
    O certificado do site foi revogado. Até o problema for resolvido não se recomenda aceder ao site.
    No entanto podes ignorar a revogação (por tua conta e risco) fazendo os seguintes passos no firefox

    Options > Advanced > Certificates > Validation
    e depois tiras o visto na 1º opção.

    Ao tirares essa opção o firefox deixa de confirmar se o certificado é válido, portanto usa-o com EXTREMO CUIDADO.
    Se fosse a ti esperava até a situação estar resolvida.

  8. Avatar de debiangirl
    debiangirl

    Pelos visto já está resolvido.
    O site já está a usar outro certificado

    1. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      Então a mim ainda não funciona. Obrigado.

  9. Avatar de debiangirl
    debiangirl

    Tens razão, ainda não está resolvido.
    É uma questão de esperar

  10. Avatar de Jonny
    Jonny

    Boas!
    É possivel pela parte do pplware fazerem um tutorial completo para malta menos experiente nestas andanças, de como colocar o Owncloud num servidor para posteriormente podermos aceder de fora. Aceder via 3G pelo telefone através das apps , ou no emprego aceder a casa etc…

    obrigado!

  11. Avatar de António
    António

    Boas
    Preciso de alguma ajuda.
    Tinha visto esta aplicação e como tenho online alguns ficheiros que partilho com um familiar e comigo noutros pcs, pareceu-me interessante o seu uso. O servidor onde tenho um dominio permite uma instalação automática. Foi o que fiz. Funcionou lindamente. Carreguei ficheiros com filezila e tudo.
    O único senão é o raio do UTF-8 aquela coisa nunca ficou resolvida. Talvez por falta de paciência minha. Mais por falta de conhecimentos … presumo.

    Tinha o esquema de árvore montado, tudo organizadinho. Tinha acesso a pastas para grupos e pessoas especificas… tudo afinadinho!! e funcionava!!
    Um belo dia, em vez de ir beber uma bejeca, fui experimentar a encriptação!!! Aventurei-me…. aquilo nem para um lado nem para o outro… aparentemente não vi diferenças. acedi sempre e saia tudo como o original.
    Pareceu-me que aquilo não tinha encriptado nada. Um dia ou dois depois tento aceder a um ficheiro e ele não abria…. afinal tinha funcionado!! estava encriptado… mas o curioso é que nem todos os ficheiros foram encriptados. umas pastas sim, outras não….. em algumas pastas só alguns ficaram….. demasiado estranho.
    POIS!!! azar o meu que depois de uns erros estranhos, bloqueios, etc e tal decidi optimizar aquilo. Apaguei, Reconstrui, reinstalei etc. Fiz isto tudo consciente que a encriptação não tinha funcionado.

    Bolas!!!

    Tinha umas cópias de segurança incompletas. Tentei junto da empresa que gere o serviço, mas não consegui ir a tempo de repor a cópia deles.

    Agora tenho lido tudo sobre o tema….
    Para não fazer mais estragos instalei em local com o wampserver e ando a tentar recuperar as cópias de segurança. Safei as pastas da encriptação mas não as consigo colocar no sitio certo. Ando mesmo ás aranhas. Os dados na sua maioria são recuperáveis…. mas não é que aqueles 5% são mesmo imagens que preciso!! além de receitas tenho fichas técnicas de cozinha que davam jeito e umas quantas fotos.

    Será que alguma alma caridosa com alguma experiência me pode ajudar nesta confusão.

    Agradeço. Obrigado

    vk4 arromba sapo.pt

  12. Avatar de goncalo
    goncalo

    Podem me dizer como se retira a limitacao de 500gb de upload por ficheiro.
    Sou novo nestas andancas e os tuturiais que achei na net falam de ficheiros que nao consigo encontrar….

  13. Avatar de Paulo Cardoso
    Paulo Cardoso

    Boas tardes, tenho um raspberry pi com o owncloud. Quando faço download de algum ficheiro fora da rede apenas consigo ter uma velocidade de 100KB/. Há alguma limitação do owncloud ou do raspberry pi??

    Aguardo resposta, obrigado! 🙂

    1. Avatar de Felipe
      Felipe

      Sim, a limitação da velocidade de escrita no cartao SD do rasp