Ordem dos Engenheiros alvo de um ataque informático

43 Comentários

Os ciberataques a entidade do nosso país têm sido bastante frequentes e nesse sentido é preciso reforçar a segurança digital. Do que se sabe, apenas uma parte dos ataques informáticos são do conhecimento público, e há muitas entidades que até desconhecem que têm infiltrados.

O alvo mais recente de um ataque informático foi a Ordem dos Engenheiros.

Ciberataque


Ordem dos Engenheiros: Ataque à plataforma gere a comunicação com os seus membros

A Ordem dos Engenheiros (OE) informou no seu site que foi vítima de um ataque informático, de origem ainda indeterminada, a uma das plataformas que gere a comunicação eletrónica com os seus membros.  A OE mantém-se em contacto permanente com a empresa gestora da referida plataforma, bem como com as autoridades competentes, no sentido de apurar se existiu acesso indevido a alguns dos dados pessoais dos seus membros.

A OE informa que irá manter a comunicação com todas as partes interessadas no âmbito da postura de habitual transparência com que está comprometida.

A OE é a associação pública representativa dos diplomados em cursos de Engenharia, graus académicos de bacharel, licenciado, mestre ou doutor em engenharia no âmbito do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-lei nº 107/2008, de 25 de junho que exercem a profissão de engenheiro e de regulação profissional dos engenheiros portugueses.

As estatísticas da Procuradoria-Geral da República (PGR) mostram que a cibercriminalidade em 2020 aumentou 182% face a 2019, e os ciberataques a organizações portuguesas em 2021 cresceram 81% face ao ano anterior. Ao mesmo tempo, num relatório recente da empresa europeia de cibersegurança, S21sec, Portugal ocupa o 31º lugar entre os 101 países mais afetados por ataques de ransomware.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eng
    eng

    Uma associação inútil gerida por inúteis, que cobram valores estúpidos por exactamente nada.

    1. Avatar de joanadarc
      joanadarc

      É por mentalidades dessas que temos engenheiros a receber o salário minimo nacional.

      1. Avatar de Serodio
        Serodio

        Infelizmente há Engenheiros a receber o ordenado mínimo porque se sujeitam a isso e provocam a descida do valor de mão de obra de forma geral. Não é devido a existência ou não de uma ordem.
        Todas as “ordens” não passam de lobbys legais e enquanto assim for nem precisas de terminar o curso, basta teres dinheiro.
        Que o digam o Relvas e o Sócrates

      2. Avatar de Napoleão Bonaparte
        Napoleão Bonaparte

        Quando tiveres os teus filhos a pedir comida, e tu olhares para a carteira e não vires dinheiro, vais ver que mudas logo de opinião. Isso é muito mais complexo do que o que parece.
        Mas eu curtia bastante conhecer-te!

    2. Avatar de asdasd
      asdasd

      deixa-me adivinhar! Tentas-te ser associado e não conseguiste!

      1. Avatar de kolas tarik
        kolas tarik

        Ao menos critica em português. Querias dizer tentaste e não “tentas-te”, perdeste uma grande oportunidade para ficares quietinho no teu canto. Deixas-nos curiosos sobre a razão pela qual vieste aqui pronunciar-te. Engº não és, caso contrário sabias escrever, portanto fica a dúvida da verdadeira razão que te trouxe aqui.

        1. Avatar de Luis Rosalino
          Luis Rosalino

          A quantidade de engenheiros que eu conheço que escreve “tentas-te” e não “tentaste” neste contexto ainda é grande…portanto não é por aí xD

        2. Avatar de Eu
          Eu

          Não me preocupa um erro gramatical se o raciocínio é inteligente.
          Um tempo verbal pode ser sempre corrigido, um idiota não.

    3. Avatar de rato de celeiro
      rato de celeiro

      + log(10). Podem deitar tudo abaixo !

    4. Avatar de José Duarte
      José Duarte

      É por este tipo de mentalidades que temos engenheiros a martelo espalhados por todo o país.
      Se és eng.º, deverias ter vergonha daquilo que estás a dizer. Aliás, só serás eng.º se estiveres inscrito na Ordem e como membro efetivo.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1
        Muitos dos meus colegas de curso não são eng.º, mesmo tendo melhores habilitações, terem acabado o curso com notas mais altas e possuírem melhores trabalhos.

      2. Avatar de joao
        joao

        Por acaso não. És engenheiro quando acabas o curso de engenheiro. Só precisas de te inscrever na OE se quiseres exercer uma atividade profissional de engenharia. Aliás eu já estive inscrito na OE, mas desisti. Neste momento exerço atividade de engenharia inscrito na OET, não na OE.

        1. Avatar de space
          space

          Permita-me corrigi-lo, pois quando se acaba um curso de engenharia, passa-se a ser Licenciado em Engenharia XXXX. Para ser engenheiro tem de estar inscrito na Ordem.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Somente Útil para quem quer assinar projectos.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Toni da Adega isso não é verdade. Um diretor de obra ou fiscal tem de assinar termos de responsabilidade e ter as declarações da ordem.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ora aí está, somente útil para quem precisa de assinar projectos e documentação.

        3. Avatar de ES
          ES

          A OET É a única ordem que representa a TOTALIDADE dos profissionais de engenharia ao contrário do que a noticia diz, a OE não representa os bacharéis.

  2. Avatar de Sergio M.
    Sergio M.

    Lindo… E ainda há Portugueses que dizem que nos Militarmente somos dos melhores a nível de estratégia.

    Claro que somos, a nivel de estratégia somos os melhores dos piores classificados.
    Não invistam Militarmente não.. Deixem la as G3, um dia quando tomarem de assalto as nossas ruas quero ver se as G3zinhas nos vão salvar.

    Até la fico a contar pelos dedos os návios de guerra (transporte de aviões), os anti-misseis, rockets, drones..
    O mais importante é o Marcelo Rebelo de Sousa, andar a distribuir beijinhos e abraços e dizer que a melhor coisa é a paz.

    Conto pelos dedos os rockets Projectors, Combat Aircrafts (coitados de nos só temos ao redor de ~24), Helicopteros de ataque temos uma enorme quantidade em stock limitado: 0
    Mine warfares é ZERO.

    E é a paz, mas como vamos ter paz se um dia tomarem as nossas ruas de assalto? E os Portugueses não terem defesa anti-misseis?

    Ah e tal Portugal é um pais de paz, meus caros na Guerra seja Mundial ou não. Se cair um missel e não for interceptado, é o suficiente. Na guerra não há garantias de quem ajuda quem.

    Ah e tal somos um Pais da NATO, sim porque se atacarem vários paises da NATO ou os próprios EUA os mesmos não vão utilizar ou recusar grande parte e mobilizar-los para o que é do interesse deles.

    Keep going Portugal, és o melhor. Até Israel abate a nós em Cibersegurança, Espanha então militarmente nem se fala…

    Aprendam com Israel.

    Mário Machado > Marcelo Rebelo de Sousa
    Para não falar que Mário Machado da 10 a 0 a Andre Ventura.

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Ninguém está em perigo de guerra aqui em Portugal. “Aprendam com Israel”, sim aprendam com um país que só existe há 60 anos e que a sua existência nem legal é. Quem diria que iriam estar em permanente guerra com o país a quem roubaram o território, LOL. BTW, já te perguntaste o porquê de Israel fazer parte do orçamento dos EUA? Hm…

      Mário Machado, sim, cidadão exemplar, nunca esteve na choldra e nunca fez parte da extrema direita em Portugal.

      Agora, a sério, acho melhor que te mediques ou que encontres outro propósito na tua vida. Viver com esta visão deturpada do mundo é terrível e não faz bem a ninguém. Boa sorte.

    2. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Mas tu estas a dizer que um país tem de se reforçar balistacamente para ficar bem? Epá, a mentalidade tem de ser: Todo o mundo tem de acabar com as armas e não o contrário! A Humanidade nisto é P-A-T-E-T-I-C-A

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Com esse discurso estas mortinho para carregar no gatilho nao e ? lol. Combina com os teus amigos e vai a uma sessao airsoft, assim libertas a adrenalina dentro de ti. E por essas e por outras que o mundo e contagiado pela guerra, criam necessidades que nao sao necessarias e faz com que as pessoas pensem que e necessario haver guerra, enfim.

        1. Avatar de rSP
          rSP

          Ele não está errado. Se tornarem de assalto as nossas ruas vais fazer o quê? Abrir as portas da tua casa? Entrem entrem! Serveis -vos como quereis. Vós não necessitam de perder perdão.

          Na minha cas, mando eu. Se tornarem e entrarem de assalto na minha casa (i.e: ladrão) é logo um tiro de caçadeira.

          Agora respondendo ao :-), ser de Extrema Direita não significa ser nazista. Não significa ser neonazi. Isso é uma invenção da esquerdalha para desastibilizar. Olha o caso do Putin.. aquilo é comunismo ao máximo (PCP)

          Já agora todos os processos em que o Mário Machado esteja foi absolvido principalmente o de homicídio e os restantes arquivados por falta de provas.

          Vai ler… E este ainda viajou para a Ucrânia para ir ajudar os portugueses

          Onde andava o Marcelinho? O Antoninho da Costa? O Rui Rio? Esses é que são bons… Até fugiam do país.

          Aprendam com Zelensky. A honrar a pátria. A lutar pelo seu próprio país que tomaram de assalto (eis um bom exemplo)

          1. Avatar de :-)
            🙂

            Acho que andas a ver filmes a mais. Portugal é dos países mais seguros do mundo. É óbvio que existe criminalidade, mas banalizar a proteção pessoal com uso de armas é meio caminho andado para os problemas dos EUA. Preocupa-te mas é com os problemas socioeconómicos do país e deixa a segurança para as forças policiais.
            Zelensky é um exemplo de mais um político corrupto da Ucrânia, como demonstrado nos Panama Papers. Este simplesmente está a opor-se à Rússia e a fazer o papel que qualquer símbolo máximo do seu respetivo país deve fazer, mais tarde saberemos o resto da história (para onde foram os fundos dos EUA e da UE).

          2. Avatar de kolas tarik
            kolas tarik

            outro que anda a saltar a medicação….

  3. Avatar de mc
    mc

    Nunca consegui entender o porquê se eu fôr licenciado em Engenharia porque sou obrigado a inscrever-me na ordem para exercer a profissão de Engenheiro. Então não é a faculdade que atesta as minhas competências ?

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Tal como os advogados,os economistas,os contabilistas,etc. Não é bem assim.Era bom,era.

      1. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Economistas, não. Bem tentam…mas, levam sopa.

        As ordens de médicos e outros são organizações dispensáveis, corporativas que exploram e bem os associados. Valor acrescentado? Só para benefício próprio.

        Para aferir das habilitações de pessoas nacionais ou imigrantes, bastaria usar os recursos existentes, universidades especificas.

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          Tem toda a razão no que disse,”Américo Mendes”.

    2. Avatar de joao
      joao

      Julgo que a ideia por trás das ordens profissionais é que certas profissões são consideradas de responsabilidade e que põem em causa a vida ou qualidade de vida de terceiros. Um médico pode por em causa a saúde dos pacientes. Uma obra de engenharia mal feita (prédios, pontes, etc) pode por em causa qualidade de vida das pessoas. Um profissional incompetente pode ser processado e impedido de exercer a sua profissão. Supostamente as ordens, entre outras atividades, tem um papel regulador.

      1. Avatar de Speed
        Speed

        Lol . São corporações de lobby e barreira à entrada na profissão. Não há ordem de pilotos de aeronave e não é por isso que exigem menos responsabilidade. Em compensação há ordem dos contabilistas.

    3. Avatar de mc
      mc

      Entendo que possam existir ordens tipo associações que regulem e divulguem informação importante tipo regras leis etc pelos sócios. Agora se tenho um diploma de Engenheiro atestado por uma faculdade devia poder exercer sem autorização da ordem.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Agora tudo o que é site é alvo de ciberataques.Filhos da mãe,mas estes gatunos não têm mais nada para fazer na vida do que estragar a vida das pessoas ?? ಠ_ಠ

    1. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Nem sempre são gatunos…

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Não,são umas “princesas” que andam por aí.Esta agora. 😐

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    E o portal das finanças também não vai escapar. Será “lindo” quando vazarem os dados de todos os contribuintes. Acho altamente negligente não haver uma opção de autenticação 2FA. Isto vai dar bronca…

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Se isso acontecer (disponibilização de todos os dados fiscais dos contribuintes, relacionados com rendimentos e e alguma informação relacionada com benefícios), será a maior acção de combate à corrupção, fraude e evasão de sempre, em Portugal.
      Ha países onde esses dados já são públicos (nórdicos e com índices de desenvolvimento superiores ao nosso).
      Todos os dados de cariz financeiro, relacionado com os contribuintes/beneficiários (fisco e segurança social) deviam ser do domínio público (por serem do interesse público).

  6. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    As ordens dos engenheiros e outros não passam de ladrões de dinheiro. As ordens Não devem dizer que é ou não. Não têm essa autoridade. Se uma pessoa tem engenharia em algo então é engenheiro.

    1. Avatar de Atento
      Atento

      As ordens são organizações cuja função é exercer «lobby» no sentido da protecção dos interesses dos associados.
      Podem ser vistas como uma espécie de sindicado de classes favorecidas.
      Com o tempo, algumas conseguiram mais poder que outras, veja-se a dos médicos que inclusive mantém o poder de limitar o acesso de profissionais à profissão, com o simples objectivo de assegurar a segurança financeira dos seus associados. A inundação do mercado com médicos provocaria a diminuição das remunerações destes profissionais, assim, limitam-se as vagas para a formação dos mesmos (a ordem dos médicos tem poder decisório na quantidade de vagas disponíveis nos cursos de medicina).
      A ordem dos médicos é uma, mas existem mais e todas têm o mesmo objectivo. O problema é terem poder decisório em questões estruturantes (este deveria ser reservado ao Estado).

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu, PorcoDoPunjab, sou engenheiro, político genial e um magistral encantador de burros.

    Em qual ordem me posso inscrever?
    Resposta óbvia, uma que existe ali pelo Largo Das Ratazanas.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  8. Avatar de anon
    anon

    Sindicalizem-se, Engenheiros! Só no dia que tivermos um sindicato/ordem forte poderemos combater a exploração dos empregadores. Só no dia que as certificações forem de facto merecidas e não compradas, poderemos reenvindicar salários que respeitem o esforço da formação, e acabar com os cursos de “engenharia” de muitas faculdades privadas, que inundam o mercado com técnicos sem competencia e valor.

    Só qnd tivermos governos e legislaturas com mais engenheiros que advogados é que a nação avança.

  9. Avatar de kolas tarik
    kolas tarik

    o joao e o Atento disseram tudo. Podiam servir melhor os associados, mas no fundo estão lá para regular, certificar e atestar os colegas de profissão. Um diploma arranja-se facilmente hoje em dia na internet, ou outros casos de grande aldrabice ( lembram-se do Sócrates, que afinal não é nem nunca foi engenheiro? esclarecido por esta mesma ordem)

  10. Avatar de pensarforadacaixa
    pensarforadacaixa

    Srs O estado natural do ser humano é bélico. Alguém disse que a paz é o intervalo entre as guerras.
    Quanto á Ordem, há coisas mais gravosas no país a ter em conta. Vejam o quadro todo não só a pincelada.Maais acção, a começar por cada um de nós. Fiquem bem.