Open365: Uma alternativa Open Source ao Office365 com 20GB

21 Comentários

As ferramentas de produtividade são sempre úteis em qualquer sistema. Ao longo dos últimos anos o paradigma tem mudado e hoje em dia, em vez de ter suites de produtividade instaladas no PC,  os utilizadores têm estas plataformas disponíveis através de um simples browser.

Neste segmento as soluções mas populares são o Drive da Google e o Office365 da Microsoft. Mas para quem gostava de ter o Libre Office, também neste modelo, fique a saber que já é existe! Vamos conhecer o Open365.

desk-601540_960_720


Chama-se simplesmente Open365 e é um novo serviço concorrente do Drive da Google ou do Office365 da Microsoft. A base deste projecto é o Libre Office.  O Libreoffice é um software de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice.

Como usar o Open365?

Usar o Open365 é bastante simples. Para começar é necessário que o utilizador crie uma conta gratuita.

open365_00

Existe um cliente disponível que pode ser instalado no sistema. De referir que este cliente não é propriamente necessário, no entanto simplifica algumas acções como por exemplo o upload de ficheiros.

Para acederem ao serviço carreguem em “I’m Ready”.

open365_01

Depois de criadas as credenciais, o utilizador deverá autenticar-se no serviço.

Nota: No processo de autenticação deve acrescer ao username@open365.io

Já dentro da plataforma o utilizador tem acesso aos seus ficheiros criados online ou que carregados a partir do PC. Nesta mesma interface é possível também saber qual o espaço de armazenamento em uso. O Open365 oferece gratuitamente 20 GB de armazenamento.

open365_02

Como criar um documento?

Para criar um documento basta selecionar a opção Cloud na barra superior do serviço. A título de exemplo vamos carregar em Writer para criar um documento.

open365_03

Como podemos ver, apesar de ainda ser uma versão beta, o Open365 está já bastante completo em termos de funcionalidades (neste caso no Writer). Experimentamos criar um texto e a experiência foi bastante positiva. Nota-se que ainda existe algum pequeno delay em algumas funções, algo que deverá ser melhorado em breve.

open365_04

Apesar de ainda estar numa versão beta, o Open365 é já uma fantástica alternativa ao popular Drive da Google ou ao Office365 da Microsoft. Além disso o Open365 segue a linha do Libre Office podendo assim cativar os mais de 100 milhões de utilizadores em todo o mundo que já usam a plataforma de produtividade open source. Não se esqueçam que além de todas as funcionalidades disponíveis o utilizador ainda tem disponíveis gratuitamente 20 GB de armazenamento (mais o que muitos serviços da cloud oferecem).

Usa alguma plataforma de produtividade online? Se sim, Qual?

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AcmSeBr
    AcmSeBr

    C:\pplware\Luis Maia>coment /DELETE

  2. Avatar de Kekes
    Kekes

    Quase melhor que a versão desktop.

  3. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Libreoffice ☺

  4. Avatar de as13
    as13

    De quem é este serviço??
    Da mesma comunidade do Libreoffice???

  5. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    …e tem videoconferencia!

  6. Avatar de Paulie
    Paulie

    MAs quem USA opensource quando o office da Ms e o melhor e unico programa de jeito deles? So sacar

    1. Avatar de ruiuda
      ruiuda

      Paulie, para sacar é preciso €.

      1. Avatar de kidreal
        kidreal

        Ou não, depende da ética de cada um…

  7. Avatar de Paulie
    Paulie

    Macbook pro retina e tem o melhor portatil do mundo (por apenas 1000euros nos US onde comprei) com a melhor alternativa ao Ms office e de borla. Iwork.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tens a certeza do que dizes, ou é só falar por falar ? Numa empresa isso é para meninos.

    2. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Parabéns…

  8. Avatar de nulldev
    nulldev

    Assim rápido…está em beta…. tem alguns problemas específicos: a interface está só em inglês apesar de ser possível mudar as opções regionais para PT-PT, quanto ao corretor ortográfico só existe o USA e não vejo como instalar o PT. O sistema parece correr no eyeOS e não percebi se era possível “montar” as partições locais do PC (real) o computador virtual é uma máquina tipo unix.

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Open365? A sério? Depois queixam-se que levam com um processo em cima…
    E quando é que mudam o interface para algo que pareça ter sido feito nesta década?
    É que usar esse interface num tablet ou num telelé parece-me seriamente complicado. É suposto usar-se aqueles menus microscópicos com o dedos? Não é por acaso que a Microsoft tem apps mobile para *todos* os SOs móveis…

    1. Avatar de JDG
      JDG

      Podes sempre tentar fazer melhor e de borla…Só vejo pessoas a criticar, a mandar abaixo mas fazer alguma coisa ou dizer algo construtivo….está quieto! Se o UI é feio ? É, mas não é com criticas deste tipo que irá melhorar alguma coisa….

  10. Avatar de David
    David

    Ainda é um pouco incompativel mesmo com formatos da libreoffice offline. Obviamente que é Deus na terra. Mas ainda têm de trabalhar mais na compatibilidade.

    Uma questão. O libreoffice tambem nos dava ferramentas para criar a nossa propria suite online. Alguém sabe como?

  11. Avatar de Leonel
    Leonel

    Para versão beta não está nada mal…

  12. Avatar de Tomaz
    Tomaz

    Já há muitos anos que trabalho numa suite online onde faço todo o meu trabalho de docência … http://www.zoho.com
    Excelente porque está tudo online e disponível em qualquer computador ou smarphone.

  13. Avatar de umx
    umx

    Há cliente para Android?
    Dá para instalar num servidor meu?

    1. Avatar de Fernandohs16
      Fernandohs16

      Sim, você encontra. Até instalei agora para testar o serviço, pois o programa é bem pequeno. Pra acessar tem que criar uma conta antes, pois não é possível no aplicativo.

  14. Avatar de Mario
    Mario

    Boa tarde.

    Antes de mais elogio o vosso esforço de incentivar a comunidade a usar ferramentas opensource.

    Desafio para a malta do PPLWare a fazer um pequeno tutorial para instalar este serviço num servidor particular.

    Obrigado.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Usamos uma solução chamada EasyMailBR. Não é gratuita mas funciona muito bem e custa bem barato.
    http://www.easymailbr.com