Onde fica a privacidade? O WhatsApp vai poder ler as suas mensagens se o denunciarem

26 Comentários

O WhatsApp tem estado a apostar na criação de novidades em várias frentes nos últimos meses. Estas não se limitam a melhorar a sua interface, mas focam-se também em criar novas funcionalidades para este serviço. Se até agora tudo se limitava a mudar a forma como usamos o WhatsApp, agora tudo parece mudar, com esta novidade.

O WhatsApp estará a mudar as regras e irá ler as últimas 5 mensagens dos utilizadores que forem denunciados.

WhatsApp denunciar privacidade mensagens multi dispositivo

As versões de testes do WhatsApp têm trazido muitas novidades. De todas as apresentadas, a mais importante e mais esperada é o suporte para multi dispositivos, o que vai permitir usar este serviço sem depender do smartphone.

Há, naturalmente, outras novidades a caminho, como as mensagens que desaparecem e até as reações às próprias mensagens. Pelo meio vão certamente surgir muitas outras novidades, como a que mostramos hoje.

WhatsApp denunciar privacidade mensagens multi dispositivo

Portanto, está já em testes a mais recente versão e traz uma curiosa novidade, que pode ser uma futura fonte de discussão e até problemas. Todos os utilizadores que forem denunciados por outro vão ver as suas mensagens lidas pelo próprio WhatsApp.

A ideia de ter acesso a estas mensagens é avaliar a informação que foi passada entre os utilizadores. Esta será uma ajuda essencial para avaliar a denúncia feita contra o utilizador, mesmo não havendo a autorização do utilizador que está a ser denunciado.

Outra informação presente nesta nova mensagem declara que ao bloquear um contacto, as mensagens vão ser eliminadas, mas só desse dispositivo. Isso torna claro que a funcionalidade de multi dispositivos está mesmo quase a chegar ao WhatsApp.

Esta é uma boa novidade, ainda que possa trazer questões de privacidade. As mensagens vão ser reencaminhados do próprio utilizador, de forma automática e consciente. Recordem que este passo não pode ser revertido e irá ter impacto no utilizador que vão denunciar.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Lol “encriptado ponto a ponto”? Alguem anda a mentir a alguém!

    Nunca confiei nesta APP aí está o porquê.

    1. Avatar de ETH
      ETH

      Pois é, se andas por aí a receber ou enviar pornografia infantil foge

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      Em vez de ser P2P, passa a ser P3P…

      1. Avatar de Gallu
        Gallu

        P2P com porta dos fundos para acessar as mensagens arquivadas na origem e destino. Acabou, privacidade, não existe. Só marketing enganador.

    3. Avatar de Matreco
      Matreco

      Esta informação não invalida a encriptação ponto a ponto.
      No popup é explicito que as mensagens vão ser reencaminhadas.

    4. Avatar de David Lopes
      David Lopes

      Já pensaste que pode ser o próprio utilizador que denúncia a fazer o envio das mensagens? Nesse caso não entra em conta qualquer cifra

    5. Avatar de Gallu
      Gallu

      Não confiava antes. A opção de apagar mensagens denunciava o poder de “invasão”. Agora está tudo as claras. Ler as últimas 5 mensagens??? Humpf… pode ler tudo se quiser.

    6. Avatar de Spoky
      Spoky

      Lá esta, há aqui malta que pensa que o WhatsApp quer saber da nossa privacidade.

      Coitados, ainda sonham no berço encostado aos ombros da mãe.

      Privacidade no WhatsApp qual quê. É só tiros nos pés que o WhatsApp diz e faz.

      Primeiro diz que é mais seguro que Telegram, depois insinua que é encriptado ponta a ponta, mas já se pode transferir, descarregar as conversas! Ah e também podem ler pelos vistos de tão segura que é.

      Não tem nada haver com pornografias e tal, tratasse de mentiras e o povo ingénuo continua a acreditar.

      Meus caros WhatsApp nem Facebook nem Insta querem saber da vossa privacidade, mesmo que afirmam e digam. É tudo para encher chouriços. Ponham isso na cabeça de uma vez por todas.

      Mesmo que o CEO do WhatsApp venha a público dizer e tal, é mentira. Puro Marketing para enganar carneiros.

  2. Avatar de Adeus
    Adeus

    A verdade é que se existir um processo grave em tribunal é imperativo poderem ver todo o rasto electrónico. Quem não deve não teme.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Certo, quem não deve não teme. Concordo contigo, mas oh “Adeus” deixa a porta da tua casa aberta, as vidraças.

      E o carro tranças? Não devias. Devias deixar aberto.

      E a conta bancária? Escreve aqui mano, Adeus.

      Afinal quem não deve não teme, é ou não é? Por acaso concordo contigo.

      Manda s.f.f o acesso a tua conta bancária e emails. Grato.

  3. Avatar de Artur Peralta
    Artur Peralta

    “desculpem, afinal lemos as 5 ultimas mensagens, uma palavra da 6ª mensagem e a primeira letra da próxima palavra. Juramos que só conseguimos ver isso”…

    1. Avatar de Gallu
      Gallu

      Criptografia ponto a ponto? Ok. Mas podem acessar as mensagens arquivadas no celulares de origem e destino? PODEM

  4. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    App para crianças.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Comentário “adulto” 😀

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Esta malta com QI de 20 que comenta por ler o título… Enfim. Reparem que se diz que as mensagens serão reencaminhadas. E quem denuncia com print da conversa? “Ai a minha privacidade”… A partir do momento em que se ligam à internet ou saem de casa, a privacidade já morreu. Se o vosso problema é a “liberdade” e a “privacidade” metam-se numa cave e fiquem lá para sempte.

    1. Avatar de Gallu
      Gallu

      E as informações empresariais, os segredos comerciais? Podem tudo?

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      O WhatsApp nem sequer tem blqoeuo de screenshots.. de tão protetor da privacidade que é

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sim, evitar screenshots é uma segurança tremenda.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Nunca disse que era. O que quis dizer era que é uma feature indispensável, dá para dar a volta? Da.

          Mas há leigos que nem isso saber fazer. Logo já é uma boa medida.

          Não deixa de ser uma segurança extra que o WhatsApp nem tem, logo o WhatsApp que diz ter privacidade.

          Percebes a diferença entre quem quer ter privacidade na sua APP, como o WhatsApp tanto quer fazer parecer, e não ter nem as features mais básicas?

          Just my 2cents.

    3. Avatar de Napoleão Bonaparte
      Napoleão Bonaparte

      Isso maos vale uma cripta, que ficam com mais segurança, de ponta a ponta…
      Eh! Eh! Eh!

    4. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Olha mais um ” Engenheiro”.
      Está a dizer com desfaçatez que o Spoky se calhar não tem canudo.
      E se não tiver, qual é o problema?
      É burro por causa disso?
      O que para aí falta são licenciados burros que nem uma porta.
      Engenheiros à pressão tb há muitos, pelos vistos deve ser o seu caso.

      Porreiro pá, conhece?
      É seu colega….

  6. Avatar de manu
    manu

    ha aqui cada um…
    ver o sangue dos outros é tao (BOM) agora quando for o deles ai ai ai !!!
    ACORDEM

  7. Avatar de Nildo
    Nildo

    Nada que use a Internet há privacidade, pura ilusão de quem acredita nisso, e digo mais, que qualquer um que use smartphone não está safo, há poucos dias recebi uma mensagem há centenas de metros de altura dentro de um voo de Bruxelas para Lisboa após mais ou menos uma hora de voo, telemóvel sem sinal de nada. Fiquei parvo, era uma mensagem de boa viagem e pra aproveitar o roaming, agora me digam, como a companhia aérea sabia que provavelmente estava mesmo a fronteira de França? Fiquei mesmo parvo com aquilo.

    1. Avatar de Napoleão Bonaparte
      Napoleão Bonaparte

      Simples. Chegou à fronteira e foi detectado. Aí, recebeu a mensagem…
      Qual o espanto?!

  8. Avatar de robin
    robin

    O Bufo é a profissão com mais futuro.

    1. Avatar de Outro José
      Outro José

      Promete mais do que nunca! Imaginava eu que no século XXI iriamos ser todos muito avançadas e muito, mas mesmo muito mais civilizados!