Obrigatório pagar multas por faturas que chegam depois do prazo?

7 Comentários

Hoje a informação aparece de todos os lados. Como em tudo na vida, há boa informação, má informação, informação que é inventada…e os mitos! Já alguma vez lhe cobraram um valor adicional por uma fatura que chegou fora do prazo? É legal?

Obrigatório pagar multas por faturas que chegam depois do prazo?


Pagamento de multa por fora de prazo? Cliente tem de ser informado…

Já alguma vez recebeu uma carta para pagar uma fatura que não lhe chegou a tempo? Ao que parece, já aconteceu a algumas pessoas e a pergunta que se coloca é se tal ação é legal. Em declarações ao PolígrafoSofia Lima, especialista em assuntos jurídicos da Deco Proteste, explica que “conforme resulta do dever de informação, os prestadores de serviços públicos essenciais (nos quais se inclui o serviço de fornecimento de água, luz, internet, etc) devem informar o consumidor das condições em que o serviço é fornecido e prestar-lhe todos os esclarecimentos que se justifiquem, incluindo as tarifas aplicáveis”.

Obrigatório pagar multas por faturas que chegam depois do prazo?

Quanto à exigência de pagamento da fatura, esta “tem de ser comunicada por escritocom pelo menos 10 dias úteis de antecedência face à data-limite fixada para efetuar o pagamento. Mais se esclarece que os prestadores não podem exigir o pagamento de um serviço que tenha sido prestado há mais de seis meses (a prescrição deve ser invocada pelo utente)”.

Caso lhe aconteça uma situação idêntica, deverá reclamar de tal situação. Se o pagamento de um serviço que tenha sido prestado também já tenha prescrito, o utente deve informar a empresa de tal cenário.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    As minhas viaturas sempre possuíram Identificador Via Verde para não ter que parar nas portagens nem me esquecer de pagamentos nas ex-SCUT.
    Agora, por uma passagem não debitada na Via Verde de 3,80 euros, acabei por ter que pagar 12,02 euros de dívida à Vialivre SA e 66,75 euros de coima nas finanças.
    Ninguém me responde! As Finanças dizem que é com a ViaLivre, e a ViaLivre não diz nada!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se a culpa é deles não tens de pagar nada

      1. Avatar de Rodolfo
        Rodolfo

        Exatamente… Que culpa tem o utente que não tenham debitado?? Deviam era oferecer um ano de viagens grátis só pelo incómodo

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          se já tiverem passado 6 meses são obrigados a deixar seguir

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Pois, mas tive que pagar, pois não estava deixar submeter uma declaração de substituição do IRS.
        Mas não há problema, vou levar o caso a tribunal e vai sair-lhes caro.

  2. Avatar de (´´,)
    (´´,)

    A Meo a cobrar 5€ por cada fa em atraso! fa de 7€ e cobra 5€ pelo atraso! isto vai de bem a melhor! mas quandos os FDX se atrazam a pagar os fornecedores deles, nao pagam juros por iniciativa! Xulos!