O que passa com a hora oficial de Portugal? Está bastante atrasada…

31 Comentários

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) é a instituição que tem a incumbência legal de manter e distribuir a Hora Legal em Portugal. O OAL disponibiliza o serviço de sincronização com a Hora Legal através do protocolo informático NTP (Network Time Protocol). Mas a hora está bastante atrasada… o que se passa?


Hora do OAL está atrasada cerca de 8 minutos

Segundo informação no site oficial, o OAL não assume qualquer responsabilidade pelo valor e fiabilidade da “Hora Legal OAL” visualizada através de páginas na internet. Uma vez que, após a comunicação com os servidores do OAL, a responsabilidade pela afixação e correção da hora é da exclusiva competência do dispositivo que acede à internet.

No canto superior das páginas existe um relógio que procura mostrar a Hora Legal com a máxima fidelidade possível. Contudo, os atrasos variáveis nas comunicações (inerentes à rede Internet) levam-nos a só permitir que seja mostrada a Hora Legal, quando é possível determinar com fiabilidade o desfasamento entre a Hora Legal e a hora do seu equipamento, ou seja, se houver um erro médio inferior a 0,5 segundo, refere o OAL.

A determinação do desfasamento do relógio do seu dispositivo é iniciado quando acede pela primeira vez à página do OAL, mas também é feito periodicamente enquanto a página permanecer aberta. No entanto, como se pode ver pelo seguinte screenshot, o desfasamento é na ordem dos 8 minutos, nada normal.

Em Portugal serão muitas as empresas e Instituições que têm como referência a hora disponibilizada pelo Observatório Astronómico de Lisboa. Tal poderá causar problemas nos serviços.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Falta de pilhas…

  2. Avatar de Joaquim Camilo
    Joaquim Camilo

    deixaram-me confuso. leram a pagina do OAL?

  3. Avatar de Ceguinho do Metro
    Ceguinho do Metro

    Então?
    É fácil! Não há meios e recursos suficientes…
    O Sr.º, ou Sr.ª, ou whatever, que lá vai colocar a hora certa, está em greve!

  4. Avatar de LA
    LA

    De normal, não tem nada.

  5. Avatar de Lol
    Lol

    Em Portugal até a hora é mais lenta que em outros sítios.

  6. Avatar de Zorba
    Zorba

    Mais uma notícia que o não é…
    Estou num país com a diferenla de 2 horas para Portugal, a diferença não Chega a 1 segundo.
    E depois bastaria ler coom alguma atenção os 2 avisos que são bem evidentes na página principal!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não era, mas depois da notícias… foi corrigido, afinal era! Óh 😉

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    Acabei de ir lá e a hora está igual à dos meus dispositivos todos

    1. Avatar de old
      old

      Fui agora verificar e aqui também está acertada

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O pessoal do OAL viu este artigo, teve uma reação de “opss” e foi corrigir a hora….

      1. Avatar de Vítor M.
    3. Avatar de Pedro Pinto

      Agora sim, já atualizaram.
      Como podem ver pelo screen, quando o artigo foi escrito, a diferença era de 8 minutos.

  8. Avatar de AM
    AM

    https://oal.ul.pt/

    Infelizmente o site foi descontinuado.

  9. Avatar de Cesar Dias
    Cesar Dias

    Aviso Legal
    O serviço de Hora Legal assim como a Comissão Permanente da Hora (Dec. Lei nº 279/79, de 9 de Agosto) estão em vias de serem transferidos para uma outra entidade, face a alterações legislativas e institucionais que, desde 2019, inviabilizam a sua prossecução nos moldes definidos no DL 279/79. A configuração final deste serviço e da Comissão, deverão ser definidos na sequência da aprovação de um Decreto-Lei, em tramitação pelos Ministérios da Economia e Mar e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os especialistas da FCUL, sem ligação institucional com o OAL, e exclusivamente a título de especialistas, procuram satisfazer, na medida das possibilidades, os pedidos que têm sido veiculados por terceiros.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas.
    Sem desfasamento.
    Problema de “pilhas”.

  11. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Se tiverem 60 separadores abertos e 100 apps a correr é normal um desfasamento que pode chegar a 50 horas. facilmente.
    93% dos portugueses têm mais de 300 apps a correr, em simultâneo nos telemóveis (e 230 nos PC). Ao abrir uma página e abrir 59 separadores seguidos, aquele separador vai ficar para trás… daí o atraso. Precisam de actualizar a página para receber a nova hora.

  12. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Está atrasado comparado com que serviço (relógio)?
    Era importante saber com quem comparamos
    Quem nos garante que não esteja adiantado em relação a outro NTP?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Agora sim, já atualizaram.
      Como podem ver pelo screen, quando o artigo foi escrito, a diferença era de 8 minutos.

  13. Avatar de Carlos Bento
    Carlos Bento

    Como já deveriam saber o OAL já não a instituição responsável pela “distribuição” da hora legal. Neste momento quem é responsável é o IPQ – Instituto português da qualidade. Vi no ano passado no site do AOL um comunicado que referia esta passagem e que doravante não teriam qualquer responsabilidade sobre a hora legal portugal.

  14. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Em Portugal nota-se é um desfasamento entre o fim do mês e o valor do vencimento!

  15. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Ou seja, hora à ” La carte ” !

  16. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Fui ver e a hora do OAL não está desfasada da hora de outros paises!

    1. Avatar de Vítor M.

      E bem, já a corrigiram.

    2. Avatar de Repara
      Repara

      Confirmo que quando o post saiu estava atrasado perto de 8 minutos.
      Já acertaram.

  17. Avatar de Zé Povinho
    Zé Povinho

    Pelo que pude constatar, a hora esteve com um desfasamento de cerca de 7 minutos e 30 segundos desde cerca das 11 horas da manhã até perto das 14h30.
    Infelizmente, e sem entrar em questões políticas, é o que acontece quando se desinvestem em recursos essenciais sem olhar às consequências.
    Só estamos a falar da hora legal de Portugal estar incorreta durante mais de três horas, com tudo o que isso acarreta e com todas as consequências que daí poderão advir.
    E o mais cómico é que este tipo de questões já são tão normais que ninguém faz nem ninguém diz nada.

  18. Avatar de pmafer
    pmafer

    Já para não dizer que a hora disponibilizada pelos servidores NTP do OAL vem direitinha do servidor stratum1 do Observatório Real Espanhol… Logo, está certinho de certeza!!!

  19. Avatar de pmafer
    pmafer

    Isto porque supostamente o servidor stratum1 do OAL cuja referência eram os famosos relógios atômicos da HP, alojados num bunker xpto, e que custaram os olhos da cara aos contribuintes, estão todos desactivados… Para onde terão ido?…

  20. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Segundo comunicação do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, enviada a mim “(…) atualmente, a distribuição e manutenção da hora legal em Portugal, relevante para efeitos da verificação dos momentos e prazos fixados na lei, é da incumbência do Observatório Astronómico de Lisboa.”

    Portanto o OAL para já é quem oficialmente distribui a hora, mas um dia, quando o governo tiver um tempinho na agenda, vão definir as novas entidades, e até lá o OAL tem a responsabilidade, mas se calhar não tem o financiamento… talvez isso explique estarem a utilizar um servidor espanhol para indicar qual o tempo oficial em Portugal… o que é meio que disparatado, porque isso significa que na prática são os Espanhóis que indicam qual é a hora legal em Portugal.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      O servidor stratum1 (nível 1) é o que está ligado aos relógios. Pelo que diz o @pmafer, o OAL tinha relógios atómicos que foram desligados. Se assim foi e pelo que também diz, o OAL tem um ou mais servidores stratum2 ligado ao stratum1 de Espanha – e a hora legal é a do stratum1 (Espanha) + 1h. Também será possível confirmar a hora do stratum1 de Espanha através da um sistema em rede de vários países.
      Agora, o atraso, temporário, do relógio da hora legal na página web do OAL parece-me esquisito como é que pôde acontecer. Terá sido uma forma de protesto dos funcionários por falta de condições?
      Em todo os caso, o atraso na hora legal na página web do OAL – se se circunscreveu só ao relógio na página web, não me parece grave. Só se alguém quis acertar o relógio de cuco que tem em casa, foi ver a hora página web do OAL, e ficou com o cuco atrasado 8 minutos.
      A hora nos equipamentos não funciona assim. Em regra, têm um relógio interno e, periodicamente, através de protocolo especifico acedem a um ou mais servidores para acertar a hora. Uso Mac, tentei perceber como é que acertava a hora e se usava servidores da OAL mas não consegui. Se tivesse que apostar, apostava que não usa servidores da OAL.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        https://support.apple.com/pt-pt/guide/mac-help/mchlp2996/mac

        Se não colocou um dos servidores do OAL, é quase impossível tê-los configurados no aparelho.
        Os aparelhos Apple de origem vem com o servidor: time.apple.com

        Pessoalmente coloquei os da CloudFlare: time.cloudflare.com

        Sempre que faço a sincronização consigo ver o tempo da volta e se for superior a uns 18 ms, fico logo desconfiado que a Cloudflare em Portugal está com algum problema… porque quando não dá em Portugal vai procurar um outro servidor em algum outro lugar do mundo… o que faz com que demore mais tempo.

  21. Avatar de pmafer
    pmafer

    Após os relógios atômicos ainda tiveram um statrum1 com referência GPS e um clock cesium da datum inc. Depois simplesmente ligaram-se ao server espanhol.