O Feedly tem nova cara e muitas outras novidades

25 Comentários

Desde que a Google anunciou que iria fechar o Reader que as alternativas mais fortes a este serviço se têm preparado para receber os utilizadores que este serviço vai deixar.

São várias as alternativas que apresentámos e que podem ser usadas para que no dia 01 de Julho, data anunciada para o fim do Reader, não fiquem sem acesso aos vossos feeds de noticias.

O Feedly foi dos serviços que mais se destacaram e aquele que parece ser mais capaz de nos dar a mesma experiência que o Reader. Agora que a data se aproxima, o Feedly tem nova cara e novas funcionalidades, que o colocam na frente e como a alternativa mais viável de ser usada.

feedly_1

O Feedly surgiu como uma extensão para os principais browsers que estão disponíveis e também como app para o iOS e para o Android.

Mas a equipa que trata deste serviço resolveu torná-lo ainda melhor e por isso investiram tempo e dinheiro a torná-lo ainda mais abrangente, simples de usar e utilizável em qualquer plataforma ou browser.

Para essa integração total resolveram criar um serviço web para complementar as opções que já haviam e por isso o Feedly pode agora ser usado em qualquer browser, na forma de um serviço Web.

Bastará apontarem o vosso browser para este endereço e, por enquanto, fazerem a importação do conteúdo do Reader, da vossa conta Google.

Se preferirem podem apenas aceder com a vossa conta Google e definirem novos conteúdos a serem disponibilizados. É ainda possível importar feeds de outras ferramentas e de vários formatos.

Para além da nova interface e desta nova forma de ser acedido e usado , o Feedly tem novas funcionalidades que o tornam ainda mais simples de usar e ao mesmo tempo mais capaz de nos dar uma excelente experiência de utilização.

Falamos de criação uma API que permite a integração do Feedly com outras ferramentas e outros serviços. Assim podem gerir de forma central os vossos feeds de notícias e tê-los sincronizados com outras aplicações e serviços.

Foi também criada a integração com um excelente serviço de IFTTT, o que permite a automatização de acções mediante determinadas situações ou eventos.

Os atalhos para utilização no Feedly foram melhorados e podemos agora usar esta ferramenta/serviço quase sem recorrermos ao rato.

feedly_2

À parte de todas estas novidades o Feedly foi também melhorado na sua totalidade e muitos bugs foram resolvidos. Prepararam também a estrutura do serviço para receber os muitos novos utilizadores que se esperam nos próximos dias.

Agora que falta pouco mais de uma semana para que o Reader deixe de estar disponível, é hora de escolher a alternativa que vão querer usar para este serviço.

Recordamos aqui um artigo que podem ler para escolher uma alternativa e também a forma simples de exportar os vossos feeds de notícias para que os possam posteriormente importar para o serviço ou aplicação que escolherem.

Se quiserem despedir-se do Google Reader podem aceder a esta página de adeus, criada pela equipa do Feedly.

Lembrem-se que no próprio dia 01 de Julho o Google Reader deixará de estar disponível e que é hora de de escolher uma alternativa para acederem aos vossos feeds de noticias e de informação.
Homepage: Feedly

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fornost
    fornost

    Em julho (creio que dia 1ª) o Google Reader saí do ar… já estou me preparando psicologicamente aqui… estou usando um software + netvibes por enquanto…
    não gostei do feedly da última vez que usei, não consegui importar nada do google reader

    1. Avatar de Pedro Simões

      Testa agora que funciona de forma perfeita. Testem com várias contas e todas funcionaram sem qualquer problema.

      Este é, na minha opinião, uma das melhores alternativas ao Reader.

      Mas preparem-se que estão a caminho mais duas alternativas que podem mudar as coisas.

      1. Avatar de Eunas
        1. Avatar de Pedro Simões

          Vamos aguardar que saiam a publico. Já faltam poucos dias.

          1. Avatar de AndréM arques
            AndréM arques

            Digg Reader!

      2. Avatar de fornost
        fornost

        vou testar sim! recomendo o RSSOwl para quem não se importar em usar programas (o que acho até mais fiável em muitos casos)

        Vou voltar a testar o feedly sim Pedro S., mas devo confessar que o netvibes está muito bom e quase se equipara ao Reader (pelo menos ao meu ver). Ainda não posso dizer estar 100% satisfeito mas ainda assim creio ser um serviço muito bom para quem deseja migrar …

        OBS: com toda a pressão e notícias que vi JUREI que a gigante Google iria revisar sua decisão de puxar o plug do Reader.. é uma pena isso. Ademais, isso põe em cheque TODAS as funcionalidades dela (à exceção da pesquisa). Por isso deixo de usar os inúmero serviços que surgem. Não sinto confiança alguma no drive, keep etc

      3. Avatar de fornost
        fornost

        acabo de testar aqui Pedro, realmente muito bom! Gostei da aparência… mas ainda acho que falta algo… não explorei muito bem mas tive dificuldade em logar com o celular (não consegui ver o conteúdo)

        O que é pior: não gostei nada do método de login… toda vez que tento logar aparece uma janela com o login do google e permissões de apps já concedidas. Não gosto disso uma vez que já importei os dados não vejo necessidade desse método de login (para quem já usa o serviço)
        creio que isso deve ser melhorado (é a primeira vez que vejo um login de um serviço assim)

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Eu já usava tão pouco o Reader que nem me vou dar ao trabalho de mudar para outro. Também em tempos vi esse tal de Feedly mas não o achei intuitivo…

  3. Avatar de luniq
    luniq

    sobre o Feedly só não gosto por ele usar a conta do google, tirando isso acho que para quem era *fã* do google reader, não vai sentir grande diferença

  4. Avatar de miguel_a
    miguel_a

    O Old Reader http://theoldreader.com, (como foi referido no artigo anterior) é igualmente uma excelente alternativa

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      É o que uso actualmente, mt bom, só falta uma versão para android.

  5. Avatar de Romeu Araújo

    Utilizo-o desde que deixou de precisar de extensão para o browser (há uns dias) e também instalei no Android.
    É uma mudança e exige habituação mas, analisando objectivamente, tem de se reconhecer que estão a fazer um excelente trabalho – a aplicação Android está bem à frente da da Google (que não era actualizada há muito tempo).
    Resumindo: quem utilizava o Google Reader, não vai ficar desiludido com o Feedly.
    Cumps

  6. Avatar de TC
    TC

    Esta actualização fez com que agora não tenha widget no android, eles dizem que deve estar pronto lá para julho.

    Eu uso o feedly se tiver internet e o reader pro se não tiver net, dado que sem conexão à net não se consegue ver noticias no feedly

    1. Avatar de JL Martins

      Podes sempre usar o gReader que te permite ver os fedds offline

  7. Avatar de Carlos Marques
    Carlos Marques

    Detesto o facto de não conseguir enviar um artigo por mail com um simples click.

    Sempre que carrego no icon do mail abre-me um separador em branco…

    No reader, era extremamente simples e estavam logo lá os contactos todos do gmail.

    Na minha opinião esta é uma das coisas a rever com mais urgência…

    1. Avatar de JL Martins

      Carlos, basta configurar o que o browser deve fazer quando queres enviar um email. (Send to e escolhes o serviço)

      1. Avatar de Carlos Marques
        Carlos Marques

        Onde faço isso? Uso o chrome…

          1. Avatar de Carlos Marques
            Carlos Marques

            Obrigado! 😀

            Vou procurar uma para o safari… conhece alguma?

          2. Avatar de JL Martins

            Desculpa Carlos, mas não conheço. Não uso Safari, mas procura nas definições poderá lá estar alguma coisa.

  8. Avatar de Andrey de Oliveira
    Andrey de Oliveira

    Até sexta-feira eu só tinha 100 itens não lidos, ai ontem quando acessei, pra minha surpresa todos dos últimos 20 dias foram novamente marcado como não lidos, totalizando 1500. Que bela cag***, espero que fique estável a partir de agora.

  9. Avatar de nuno
    nuno

    Eu tenho um problema com este reader: só aparecem os títulos das notícias… eu quero ler a própria notícia no Feedly.

    1. Avatar de Carlos Marques
      Carlos Marques

      Há alguns rss em que isso não acontece… o pplware é um deles.

    2. Avatar de JL Martins

      @nuno. Como diz o Carlos, há alguns sites em que isso acontece porque o dono do site/blog barra o RSS/FEED e assim obriga os leitores avir ao blog e depois ganhar uns trocos pelos pageviews…

      Nada contra, claro, mas como também gosto de ler a notícia por completo costumo usar um serviço [http://fulltextrssfeed.com/] que me dá o FEED completo. É fácil de usar, colocas na caixa de texto o FEED do site/blog, depois clicas em submit o que vai originar um novo FEED, copias esse FEED para o teu leitor, o meu é o Feedly e em offline é o gReader para Android (não confundir com o Google Reader).

      Espero ter ajudado.

      Por exemplo o caso do pplware podes ficar desde já com o FEED completo: http://fulltextrssfeed.com/pplware.sapo.pt/feed/

  10. Avatar de Rui
    Rui

    O feedly é talvez o melhor, mas estou com um problema…ele só carrega as notícias quando estou ligado por wifi. Alguém sabe como resolver o problema de não carregar quando estou ligado com net móvel?