O Dropbox quer que comentem todos os ficheiros que partilham

17 Comentários

O Dropbox é um serviço que se tem sabido adaptar à concorrência e ao que ela oferece. Não se limita a copiar, mas cria as suas próprias novidades e oferece-as aos seus utilizadores.

A mais recente proposta vem dar um reforço importante a todos os que partilham ficheiro com outras pessoas, ao dar-lhes a capacidade de deixar comentários.

dropbox_comments_1

Um dos pontos positivos que o Dropbox teve desde o seu início foi a capacidade de serem partilhados ficheiros que estiverem na nossa conta. Não se limita a ser um ponto onde temos os nossos ficheiros, mas também é um local onde podemos alojar tudo o que queremos partilhar com terceiros.

Essa partilha pode ser feita de muitas formas, com o simples indicar do link para o ficheiro ou a partilha directa no cliente.

Mas o que agora foi apresentado, e está já disponível para todos, é a capacidade de deixarmos comentários directamente na página onde podemos aceder aos ficheiros partilhados.

Desta forma podemos trocar ideias, directamente no Dropbox, e assim contribuir, por exemplo, para a criação de um documento ou para um plano de férias bem detalhado.

Para usarmos esta novidade temos de partilhar um ficheiro com alguém, ou que alguém partilhe connosco, e na página disponibilizada vamos encontrar um campo de texto onde podemos deixar o que quisermos.

Mas esta novidade não se limita a aceitar comentário e tem algumas particularidades interessantes. Tornam-na diferenciadora e facilitam a utilização.

dropbox_comments_2

Em primeiro lugar podemos referenciar outros utilizadores com a simples introdução de um arroba antes do nome ou endereço de email, mesmo que não seja de um utilizador do Dropbox. De imediato é enviado um email com o texto e com o link de acesso ao documento.

Todos os comentários são de imediato partilhados com todos os que estão na lista de partilha. Claro que caso não pretendam receber essas mensagens podem simplesmente remover a subscrição.

Claro que também pode ser removida na totalidade a capacidade de deixar comentários. Basta que o dono do ficheiro e da partilha desabilite essa opção nas definições da própria página da partilha.

É algo que tem vindo a ser testado pelo Dropbox na sua vertente empresarial e que atingiu já a maturidade desejada para poder ser lançado em larga escala.

Esta é mais uma excelente funcionalidade que a equipa do Dropbox implementou e que qualquer utilizador pode usar de imediato, garantindo uma ainda maior integração entre os utilizadores, os seus contactos e os seus conteúdos.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    Depende, se for como o youtube cada comentário que comentamos temos que partilhar nas redes sociais então não é boa ideia.. se forçarem a por comentários mesmo que o utilizador não queira não é boa ideia.. pode haver sim um sistema que permita o utilizador colocar CASO atenção CASO quiser..

    Ao meu ver deveria haver uma opção para não permitir comentários.. ou para não haver partilhas.. isso é mau para a privacidade, o melhor seria o utilizador ter uma vasta de opções sobre privacidade se quer ou não partilhar

    Na mesma não uso Dropbox, mas se “forçarem” a partilhar ai então que não uso!

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Aconselho a ler o artigo todo e refletir um pouco sobre o que leu…

  2. Avatar de Marco Chapita
    Marco Chapita

    nao tem logica nenhuma querem transformar uma cloud numa rede social?? é que se nao for essa a ideia nao estou a ver o porque dos comentarios,porque se partilhamos uma foto e comentamos ,normalmente os comentarios sao por msg ou cara a cara,porque se estamos a partilhar uma foto no dropbox pesumo que tem que ser + pessoal, caso contrario partilhavamos nas proprias redes sociais,por isso mais uma vez nao vejo a logica disto.ou partilhamos uma foto com alguem e ela vai aparecer em sites de terceiros?? que é uma ideia ainda mais desagradavel. Querem comentarios?? sure que tal se querem seguir as ideias da concorrencia que tal aumentar o tamanho da dropbox??

    1. Avatar de pedro
      pedro

      E que tal ler com atenção o artigo?

    2. Avatar de JV
      JV

      alguém nunca usou colaboração em ficheiros…

  3. Avatar de João Reis
    João Reis

    Já digo à uns anos para cá, a dropbox tem os dias contados.
    Com conta OneDrive, deixei de usar o Dropbox.

    Não ha 1 razão para se usar Dropbox.

    1. Avatar de João
      João

      Oh sr. João Reis, e que tal ler o artigo? Xiça! Só lêem os títulos!

    2. Avatar de APL
      APL

      O DROPBOX é uma ferramenta única e que tem funcionalidades que, na versão profissional (que é paga), não encontra nada igual no mercado. A única ferramenta que se lhe assemelha dá pelo nome de SugarSync e fica a anos-luz em termos de eficácia. Sou utilizador da DROPBOX Profissional e do SugarSync Pro há cerca de 3 anos e recomendo-a sem restrições para quem tem que trabalhar em grupo e pretende ter partilha online de informação. Não se admirem se a Apple ou a Microsoft adquirirem a DROPBOX para substituirem os seus programas.

      1. Avatar de Alexandre Cunha
        Alexandre Cunha

        Exatamente! Eu estou a contar os dias para ver por quando tempo mais a Dropbox se mantem livre da manapula da micro$oft que me parece o mais provável comprador. Em 2014 e 2015 houve várias parcerias entre essas empresas.
        Não me parece viável a longo prazo a Dropbox sobreviver sozinha sem um ecosistema maior.

  4. Avatar de Mrsz
    Mrsz

    Título enganador, é opcional.

    E é uma feature com muito interesse para quem usa a dropbox para trabalhar…

  5. Avatar de netxadrezista
    netxadrezista

    Onedrive. Copy sem problemas….

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Há aqui pessoas confusas porque claramente só leram o título do artigo, que, por sinal, não só está escrito em mau português, como também é enganador.
    A Dropbox não quer que “comentem todos os ficheiros que partilham”. O que dropbox apresenta agora é somente uma nova funcionalidade que permite a partilha de comentários.

    Aos comentadores: leiam as cosias antes de fazerem comentários bacocos
    Ao jornalista Pedro Simões: tente corrigir o título, que de facto é enganador relativamente ao conteúdo.

    Cumprimentos.

  7. Avatar de APL
    APL

    O DROPBOX é uma ferramenta única e que tem funcionalidades que, na versão profissional (que é paga), não encontra nada igual no mercado. A única ferramenta que se lhe assemelha dá pelo nome de SugarSync e fica a anos-luz em termos de eficácia. Sou utilizador da DROPBOX Profissional e do SugarSync Pro há cerca de 3 anos e recomendo-a sem restrições para quem tem que trabalhar em grupo e pretende ter partilha online de informação. Não se admirem se a Apple ou a Microsoft adquirirem a DROPBOX para substituirem os seus programas.

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Tá ganhando quanto pra fazer propaganda?

      1. Avatar de APL
        APL

        Percebo pelo seu comentário que deve ser utilizador da versão gratuita do DROPBOX. Lamento desapontá-lo, mas sou utilizador que paga anualmente a versão Profussional. Por esse fato estou “ganhando” o direito de usar todas as funcionalidades que demonstra não conhecer.

  8. Avatar de Micael Campos
    Micael Campos

    Se quiserem ver uma abordagem de partilha de ficheiros com comentários e anotações e com mais funcionalidades…
    https://zeenshare.com/