Número de autores de blogues presos aumenta

28 Comentários

O número de autores de blogues que acabam atrás das grades tem crescido significativamente desde 2003.

blog_autor_preso.jpg


A The World Information Access Project (WIA) da Universidade de Washington acaba de divulgar um relatório no qual identifica 64 autores de blogues que foram presos devido aos conteúdos publicados nas respectivas páginas entre 2003 e 2008.

Segundo o TechCrunch, a maior parte dos autores detidos são naturais do Egipto, China, Arábia Saudita e Irão, ainda assim já foram presos canadianos, franceses, gregos e norte-americanos.

grafico_blog_presos.png

O gráfico mostra o número cada vez mais crescente de bloggers detidos, facto que revela o peso e a popularidade dos blogues. Só no ano passado, 35 escritores independentes foram detidos. Em 2003, apenas cinco acabaram atrás das grades. A WIA prevê que o número de prisões aumente até ao fim de 2008. Aliás, são vários os países que têm pedido uma maior regulamentação da Internet, num ano em que as atenções vão estar voltadas para as eleições nos Estados Unidos, China, Irão e Paquistão.

Fonte: Ciberia

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro

    Isto é preocupante.

    Se ainda fosse só na China e Arábia até se compreendia, agora nos States, França e Canada ….
    Isto está mt mal…..

  2. Avatar de C. Oliveira
    C. Oliveira

    Depende do conteúdo que inserem no blog como é óbvio. Se for ilegal…

  3. Avatar de Jonblue

    Sou sempre a favor da liberdade de expressão desde que não hajam ofensas à dignidade humana.
    Muita gente esconde-se atrás do anonimato para vomitar tudo cá para fora humilhando os agredidos porque pensavam que passavam impunes.

    Mas já não sou a favor de sistemas políticos ditatoreais e cuja liberdade é pura e simplesmente espezinhada, como acontece por exemplo nos países árabes e não só… 😉

  4. Avatar de kardos

    Aposto qe todos eles tinham blogs qe só falavam de releases e o respectivo link para o rapidshare.
    Em 2003 só conhecia um blog do género, agora aparecem novos todos os dias.

  5. Avatar de Alain
  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ya, eu também gostava de saber quais foram os motivos porque foram presos.
    Isto preocupa-me um bocado, apesar de não ter um único blogue sobre pirataria, começo a recear de que qualquer dia proíbam outras coisas banais.

    A Internet está a ficar cada vês mais fechada à comunicação e liberdade de expressão. Qualquer dia já não vai haver gente a comunicar na Internet e sim por telemóvel. E aí vão começar a caça à pirataria, ou então por correio, ou por televisão, ou sei lá tanta coisa estúpida :S

    Gostava de saber porque é que foram presos. 😀

  7. Avatar de Ana
    Ana

    Enquanto não nos virmos livres deste NEOLIBERALISMO (se alguma vez conseguirmos) não esperemos nada de bom em nenhum lado no mundo, pois esta praga espalha-se até não haver mais por onde espalhar.

    É definitivamente o sistema de vida mais castrador que o homem alguma vez experimentou.

  8. Avatar de Carvalho
    Carvalho

    Isto está correcto até certo ponto.

    pois há muita boa gente que aproveita o anonimato para difamar quem quer que seja e isto devia estar regulamentado

    off topic : artigo possivelmente interessante para o pplware

    http://www.unet.fi/fransblog/2007/08/30/enable-remote-desktop-connection-on-vista-home-premium/

  9. Avatar de paulf
    paulf

    Depende do motivo obviamente…

    Excluindo terem sido presos por indicar links para ficheiros considerados violadores dos direitos de autor (o que é muito discutível, mas a minha opinião pessoal é que não é crime), se foram presos por outras razões então foram muito bem presos…
    Não se esqueçam que a internet é só mais um meio de divulgação de conteúdo (opiniões entre outras coisas) e mais um meio de comunicação. Se difamam alguém na internet são punidos na mesma como se o fizessem no jornal ou como se andassem aí na rua a difamar a pessoa. E o mesmo se aplica ao crime de injúria…
    Por isso, se foi por causa dessas coisas que foram presos apoio incondicionalmente.

  10. Avatar de André T.
    André T.

    Esperemos que não aconteça nada com o pessoal responsável pelo Pplware.

  11. Avatar de canelas
    canelas

    Isto significa apenas uma coisa: fim da liberdade de expressão.

  12. Avatar de Paulo Ribeiro

    lá se vai a liberdade de expressão

  13. Avatar de Rolando Almeida

    Jon Blue,
    deve ser pelo que disse no seu comentário que se esconde por detrás de um nick e não expõe o seu nome verdadeiro. Ou chama-se mesmo Jon Blue?

  14. Avatar de lfspaulo

    Isto faz-me lembrar o Sr. Francisco Moita Flores, quando disse, na SIC, algo do género. Se são ladrões, obviamente que têm um blog!

    cumps,
    lfspaulo (Há cenas lixadas!)

  15. Avatar de JFF
    JFF

    A “notícia” reproduzida não corresponde bem à realidade.
    No original são referidas prisões e detenções, sendo certo que do ficheiro excel existente no final constam os motivos de tais medidas. Em muitos casos a detenção (não se pode chamar prisão…) foi de horas!!!
    Veja-se, por exemplo, o caso referente à Grécia onde é “expected” uma pena de 7 anos de prisão, por causa de um link para “slanderous material”… 🙂
    “Expected”, também, em diversos outros casos, nomeadamente na China…
    Há prisões por acusações de terrorismo, que nada terá a ver com liberdade de expressão…
    Parece coisa um bocado alarmista, “à la 24horas”…
    http://www.wiareport.org/index.php/56/blogger-arrests#more-56

  16. Avatar de JC
    JC

    Eu adivinharia de que existem varios motivos dependendo do país.

    Nos países mais como China, Irão e afins, acredito que sejam assuntos de ordem politico-religiosa ou derivados.

    Em paises mais ocidentais presumo que tenha mais a haver com pirataria, difamação, pornografia, etc.

  17. Avatar de pirata

    É o que da ter conteúdo ilegal no blog, depois da nisto =)

    Cumps
    http://soupirata.net/

  18. Avatar de Jhuy
    Jhuy

    Provavelmente esses presos são pedófilos e além do cybercrime também cometiam crimes na vida real, como estuprar crianças e tirar fotos para postar em seus blogs. Há também aqueles que fazem (ou não) uso de blasfêmia em seus posts a fim de criar uma comunidade extrema-revindicalista e, em alguns países, isso é, sempre foi e espero k continue sendo inadimissível. Há outros meios para se conseguir o que se almeja sem precisar derrubar/assassinar outras pessoas.
    Por sorte, a suja realidade está longe de meus olhos, porém, infelizmente, não muito longe do meu/nosso alcance, o google está aí e qqr um sabe como o usar.

  19. Avatar de CAP

    Não sei porque mas estou a começar a ficar assustado.

  20. Avatar de UKN
    UKN

    Vai tudo apanhar sabonetes …

  21. Avatar de Almeno Rocha

    Espero nao vir a ser preso pelo projecto que estou a iniciar neste meu novo site, ja agora visitem :)…
    Inscrevi-me no adSense da Google e a resposta fi que se trata de conteudo sensivel, bahhhh.

  22. Avatar de Almeno Rocha

    Já agora eu vejo que falam de se esconter atras do anonimato, mas quase todos comentam anonimamente…
    LOL

  23. Avatar de Almeno Rocha

    Esqueci-me de mencionar o Site
    http://aoutraface.co.cc

    Desculpem pela repetiçao

  24. Avatar de Fernando
    Fernando

    Pena este artigo falhar no que falha a comunicacao social em geral. Nao detalha alguns dos exemplos do motivo porque foram presos. Incitamento ao terrorismo? Nazismo? ou uma simples critica ao governo? Isto de artigos de estatistica sem qualquer analise ‘e uma chatice 🙁

  25. Avatar de Anónimo (lolol)
    Anónimo (lolol)

    Sou Anónimo e mesmo assim coloquei aqui o meu email verdadeiro. Que diferença vos faz se me chamo Joaquim ou António se não me conhecem?

    Não sei qual é vosso problema. Mas eu não estou preocupado com isto. Ainda!!

  26. Avatar de Adriano M Santos

    Olha isso é muito preocupante pois esta impedindo uma pessoa de expressar suas opniões sobre assuntos ou fatos.

  27. Avatar de Jaime
    Jaime

    para serem presos é porque não escreveram ou publicaram material que tivessem no direito de o fazer

    é complicado isto hoje em dia, um gajo diz uma asneira na rua e pode ser processado…

  28. Avatar de Crest

    Mas os bloguers detidos na Europa e EUA nao foram por dizerem que o Bush é atrasado mental.

    A liberdade de expressão não está em causa. Eles são presos por difusão de material proibido, que podem consistir em ameaça terrorista ou simplesmente downloads ilegais de musica, filmes e sofware. É lógico que se um bloguer ensina a fazer bombas caseiras, o seu autor deve ser responsabilizado tal como já aconteceu.

    A noticia está a generalizar de forma a parecer mais interessante do que é na realidade.