nPerf – Vodafone é a melhor operadora de Internet fixa em Portugal

63 Comentários

nPerf disponibiliza aos utilizadores, de forma gratuita, um teste de velocidade de Internet, que pode ser acedido a partir daqui.

Recentemente foram disponibilizados os resultados relativamente à Internet fixa em Portugal no ano de 2018, tendo a operadora Vodafone alcançado os melhores resultados.

nPerf - Vodafone é a melhor operadora de Internet fixa em Portugal


A Vodafone forneceu os melhores serviços de Internet fixos em 2018. O teste foi feito com o nPerf , tendo sido registados valores dos utilizadores desde 1º de janeiro de 2018 até 31 de dezembro de 2018. No total foram contabilizados 326 952 testes realizados via a ferramenta de avaliação da velocidade de acesso à Internet.

De acordo com o gráfico seguinte, é possível perceber que a Vodafone foi a que alcançou os melhores resultados ao nível da Internet fixa em Portugal. Na segunda posição ficou a operadora MEO seguida da NOS.

A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de download aos seus assinantes em 2018 (77,46 Mbps). Em 2018, a velocidade média de download em Portugal foi de 68 Mbps. De referir ainda que as velocidades de download aumentaram em média 25% num ano.

A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de upload em 2018 (56,75 Mbps). De referir que a velocidade média de upload em Portugal, no ano de 2018, foi de 36 Mbps. As velocidades de upload aumentaram em média 27% em um ano.

Além da Vodafone, destaque também para a Nowo que proporcionou, em média, o melhor tempo de resposta (latência) aos seus clientes em 2018 (26,78 ms).

No geral, a Vodafone ganhou no teste da velocidade de download e upload tendo assim sido considerada a operadora nº1 para o nPerf ao nível da Internet fixa. Destaque para a Nowo que garante a menor latência nas comunicações.

Para quem quiser aceder ao relatório completo pode fazê-lo aqui.

Este teste pode ser realizado por qualquer pessoa por forma a medir a qualidade e velocidade da sua ligação à Internet. A amostra do estudo do barómetro é, assim, relativa ao conjunto de utilizadores da nPerf. O teste de velocidade nPerf tem como objetivo medir a capacidade máxima da ligação de dados, tanto em termos de velocidade como de latência.

Para garantir aos utilizadores a máxima largura de banda em todos os momentos, a atividade da nPerf assenta numa rede de servidores dedicados a esta tarefaOs resultados obtidos são objeto de controlos automáticos e manuais de forma a evitar quaisquer duplicações e descartar eventuais usos abusivos ou fraudulentos.


Teste a sua velocidade de acesso à Internet

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    e eu com uma velocidade ADSL de 1 MB de dia, pk de noite vai pra metade.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Adalberto, provavelmente vive numa zona com baixa densidade populacional onde não é rentável investir. Tem azar, mas por outro lado deve ter a sorte de viver numa zona calma. 🙂 Com essa velocidade deve estar muito afastado da central da PT/MEO. Tente ver as ofertas baseadas em 4G, mas não espere milagres!

      1. Avatar de manuel
        manuel

        Parabéns. Um comentário construtivo.
        De facto também já estive numa situação idêntica, em que a velocidade e latência eram péssimos.
        O Adalberto pode fazer várias coisas:
        Existem ofertas baseadas em 4G ou mesmo 3G interessantes. Dependendo da sua localização, pode nem existir 4G.
        Por outro lado, reclame com o fornecedor de Internet. Insista porque poderá ver melhorado o serviço e redução no preço da mensalidade.

      2. Avatar de José Moita
        José Moita

        E acha isso um argumento minimamente intelegente!? Não deveriamos ter todos acesso a todas as melhores tecnologias, nem que vivessemos no topo da montanha e fossemos os unicos a viver lá. Chama-se a isso discriminação e má regulamentação do estado.

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          Caro José, há uma diferença entre aquilo que se acha justo e aquilo que na verdade é economicamente possível. Sim, teoricamente todos deveríamos ter acesso à fibra e 4G onde quer que residíssemos. Por outro lado, e isto é uma coisa que muitas pessoas se recusam a aceitar ou pensar, uma rede de telecomunicações é algo que implica um investimento avultadíssimo, o que significa que em zonas com baixa densidade populacional esse investimento vai demorar demasiado tempo a ser recuperado ou mesmo nunca vir a ser de todo recuperado de todo. Como tal, uma empresa privada, que tem como objetivo máximo maximizar o lucro para o acionista, nunca vai investir nessas zonas. Como pode constatar, infelizmente, isto passa-se não só com as telco mas também com todos os outros serviços. O próprio estado faz isso!!! Se isso é descriminação, para uns é, para outros é a racionalidade do mercado a funcionar! Sobre a “má regulamentação do estado”, o estado não pode exigir onde, como e quando uma empresa privada deve ou não investir, isso seria o fim da nossa economia! Não faz nenhum sentido! As empresas privadas têm dono (os acionistas) e é esse dono quem decide onde, como e quando investe o seu próprio capital! Afinal, o dinheiro é deles! É claro que existem outras hipóteses, que é o estado pagar para as empresas investirem, como foi a cobertura de 130 concelhos com fibra. Mas nesse caso, foram usados fundos comunitários para tal e a cobertura foi na ordem dos 50-60% da população de cada um dos concelhos. Quer seja dinheiro dos fundos comunitários ou do estado é o dinheiro dos contribuintes… e esses contribuintes podem preferir que esse dinheiro seja investido em outras coisas do que me fibra para o José ter uma “boa” internet. Se o José quer viver no topo da montanha é problema seu, está no seu pleno direito. Não pode é querer que a internet ande atrás de si! A vida é feita de opções, quando se opta por escolher viver em cidades ou zonas rurais, ambas as opções têm prós e contras! Eu como contribuinte não quero, e estou no meu direito, que o estado invista milhares de euros para uns poucos terem Internet à séria. Prefiro que esse dinheiro seja investido na educação, saúde ou justiça. Compreendo a sua frustração, provavelmente sentir-me-ia como você, mas a vida não é justa!!!

        2. Avatar de manuel
          manuel

          Caro José. Acalme-se, relaxe… essa irritabilidade e frustração toda não fazem nada bem à saúde.

          Sim, segundo a carta dos direitos humanos, todos somos iguais e com os mesmos direitos. Também a constituição Portuguesa o reafirma. Todos temos direito a casa condigna, trabalho, direito a cuidados de saúde, etc, etc, etc.
          Infelizmente, não vivemos num mundo ideal.

          O colega Lopes, deu a sua opinião de forma construtiva e deu ao colega Adalberto uma solução.
          Eu próprio, aconselhei o colega Adalberto a reclamar por melhor serviço e a negociar o contrato.

          Sabia que nos países considerados em sub-desenvolvimento, optou-se logo por tecnologias 3G e 4G, pois implementar uma infraestrutura fixa, simplesmente é impossível.

          Nem todos têm casa ou emprego condigno. Pior, grande parte dos Portugueses não tem acesso aos mínimos cuidados de saúde.

          Vá lá… acorde, tá um bom dia de sol, beba um bom café… é melhor um chá de camomila e faça algo de construtivo. Comece por melhorar o seu Português, os seus modos e deixe-se de dizer baboseira.

          1. Avatar de Jose Lapao
            Jose Lapao

            Sr. Manuel, e Sr. Lopes vivo numa pequena cidade do interior, Borba, a tal da estrada que caiu, e em Borba há fibra da nowo, mas não na cidade toda, depois só adsl da PT/MEO, há o suposto 4G dos 3 operadores, mas isso é relativo, pois onde vivo há 4G do MEO o meu operador móvel e as medições no nPerf não da mais que 12 Mbits de download e 10 de upload, a a suposta antena 4G esta a uns 700/1000 mt em linha recta, no local de trabalho 3km de casa ( em linha recta não sei) o meu telefone um LG G4 não tem 4G e o 3G só com 1 ou 2 barras estando constantemente a trocar entre o 3G e o 2G, fazendo com que a carga da bateria dure umas 4h onde no fim de semana em casa dure para umas 20h. Ora revela que nem o 3G ou 4G são solução, mas uma solução poderia ser ser Internet por satélite sei de uma empresa dos marmores em que os escritorios eram demasiado afastados da central PT/MEO onde o sinal de adsl não dava mais que 512kb, ao instalarem a net por satelite tinham 22Mbits download 6Mbits upload, o unico problema era os limites que eram baixos para a empresa 20gb de download/upload pagando 50 euros/mês, os operadores nacionais ganhavam muito dinheiro usando o satelite para entregarem internet em zonas remotas. Penso eu que não sou economista.

          2. Avatar de m3a4424
            m3a4424

            Olá Jose Lapao.

            Podes dizer-me em que zona de Borba há fibra?
            Será na zona da Praça?

            É que eu também moro em Borba, (zona das adegas), e por aqui só ADSl e fraquito.

            Se bem que andam a meter cabos que já me disseram que é para futura fibra.

            Vamos ver se é desta que tenho sorte…

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      …e as pessoas que não conhece hoje em dia? 🙂 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de Just Saying
        Just Saying

        não queiras ser patinho feio…

      2. Avatar de Paulo Pedroso
        Paulo Pedroso

        Não não tem, eu vivo em Lisboa mais precisamente a 1 minuto do rossio, não há fibra.

      3. Avatar de 007
        007

        Deves te sentir o maior com esse tipo de comentários…

    3. Avatar de Pintor
      Pintor

      Qual distância da tua habitação ao hospital mis próximo, a escola primária, secundária mais próxima, a um centro de saúde público/privado?

      1. Avatar de Tx2
        Tx2

        Tenho fibra para empresas a 2 kms e os postes da fibra passam a menos de 1km de minha casa, desde a epoca dos incendios que eu e o meu vizinho temos o mesmo problema que o Adalberto, ligo para o suporte e dizem-me que não ha viabilidade para fazer melhorias na minha zona que não podem fazer nada.

        1. Avatar de Jose Lapao
          Jose Lapao

          M3a2244 ola, morro perto de ti pois, moro no bairro por de traz do antigo novo mundo e tenho fibra da nowo, mas fibra hfc e nao fibra ftth

      2. Avatar de Jose Lapao
        Jose Lapao

        Ola pintor se a pergunta e para mim a escola esta a 2km e o centro de saude de Borba que nem corativos sabem fazer esta a 1km, mas se quero ser atendido com pouca qualidade (SIM POUCA QUALIDADE) tenho de ir a Estremoz 13 km, a escola secundaria estava a 5km antes de a estrada cair agora esta a 13km pela variante, por isso esta a ver não ha suporte de vida nesta terra, a unica empresa de telecomunicações que investiu em Borba foi a antiga cabovisao, e para ja e a unica com fibra hfc na zona

  2. Avatar de António Augusto Madureira Mendes Moreira
    António Augusto Madureira Mendes Moreira

    Excelente, sou cliente da Vodafone desde Setembro passado e estou muito satisfeito com o serviço prestado.
    Cumprimentos

  3. Avatar de John
    John

    Se a NOS e MEO tiverem coberturas em areas mais “rurais” onde as velocidades provavelmente são baixas, a media deles desce.
    A vodafone tem cobertura em areas mais urbanas onde a velocidade é mais constante.
    Eu por exemplo tenho NOS 200mb/20mb em Lisboa e 100/100 vodafone em coimbra, sinceramente não tenho grandes razões de queixa em nenhuma das duas.

  4. Avatar de Sandra Alicia
    Sandra Alicia

    Vodafone a melhor?
    Mudei para o Meo e estou muito melhor, não queriam trocar o tg784n v3 pelo smartrouter.

    Estou no Meo com o fibergateway com todas as portas giga e tenho a velocidade contratada por cabo e finalmente com net pela casa toda
    Sempre melhor que o router da Vodafone
    Alias fiquei a pagar menos com Meo do que com Vodafone

    1. Avatar de Simples
      Simples

      Que tarifario de MEO tem para pagar menos que Vodafone?
      O pacote mais barato da MEO que vejo é de 29.99 com TV, vodafone é 29.9 e sem TV é 22.99 e vodafone 21.90.
      Qual é o pacote que tem que é mais barato?

      1. Avatar de Sandra Alicia
        Sandra Alicia

        Vodafone estava a pagar 98,12€
        Meo pago 74,90 pelo M50 GIGA, 4 telemóveis, 3 boxs

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Pagavas 98€ e não te trocavam o router? Deve ser deve…

          1. Avatar de Tiago Ferreira
            Tiago Ferreira

            De que adianta trocar o router se o router for o mesmo? É o mesmo que dizeres “tenho dois casacos azuis, não me sinto bem com um, visto o outro” quando na realidade são iguais.

          2. Avatar de Sandra Alicia
            Sandra Alicia

            Não queriam, estava a funcionar era o que interessava
            só tinha 200 megas na Vodafone e recebia pouco por wifi
            se trocassem era pelo mesmo modelo, incrível que veio cá um técnico o equipamento estava todo riscado, claro que o meu marido não deixou
            No meo estamos muito melhor, até os equipamentos têm data de fabrico de Dez/2018.
            e as 3 box dão jeito, ainda por cima à borla
            Ótimo contrato e ótimo atendimento
            Net boa e bom alcance
            Melhor rede movel, cá em casa ao fazer chamadas com a Vodafone ouvia-se mal e tinha pouco sinal, com o meo nao tenho esse problema
            É o meu feedback sobre ambas

  5. Avatar de Lopes
    Lopes

    Estes artigos deveriam sempre por começar por: Faça o teste com o PC ligado ao router por cabo Ethernet, caso contrario os testes não terão NENHUM rigor. E com isto evitava-se tanta lamuria e queixume.

  6. Avatar de Ruiplay
    Ruiplay

    sim, ja fui cliente Meo, e Nos e a Vodafone dá 10 a 0 a todos els, só estou com um problema, o me filho tem um canal de Youtube e faz muitas Streams, acontece que existe algum engracadinho que descobriu o nosso IP e esta constantemente a deitar a baixo a live do miudo e eles ainda não conseguiram resolver.

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      É pedir para o operador mudar o IP atribuído, e o seu filho usar alguma VPN paga (que tenha milhares de IP’s) sempre que fizer o stream, para impedir que consigam descobrir qual é o verdadeiro endereço IP, e mudar sempre que começarem a mandar abaixo a ligação.

      Para ser mais seguro a VPN deve estar a fazer a ligação a partir de um router (que depois liga por cabo ao modem) onde o seu filho liga o computador/ smartphone/ tablet para assim nunca divulgar o endereço verdadeiro nem mesmo através de outras maneiras menos óbvias como mandar um e-mail para alguém, ou visitar algum site que é controlado pelo atacante.

      Rxiste a hipótese de que seja alguém a interferir na rede Wi-Fi se ele estiver a utilizar a rede Wi-Fi visto que estas têm muitas vulnerabilidades por um lado, e por outro é possível interferir nas redes Wi-Fi sobrecarrearem de ter capacidade de fugir à interferência e deixem de conseguir comunicar… neste caso só mesmo com ligações por cabo e ter o Wi-Fi totalmente desactivado.

      1. Avatar de Ruiplay
        Ruiplay

        obrigado, vou ver se consigo remendar a situação, pois está ser insustentavel, existem putos que deviam ser mais acompanhado pelos pais, os meus sei sempre o que estão a fazer, ou tento estar o mais atento possivel.

    2. Avatar de Amigos da bola
      Amigos da bola

      Patrão, se o seu filho tem um canal de youtube, esqueça. Dê-lhe uma bicicleta, ou faça com que ele va jogar à bola com os amigos. A internet está cheia de lixo, não precisa de mais.

      Cumprimentos;

      1. Avatar de Ruiplay
        Ruiplay

        carissimo, o meu filho tem o hobby de um canal de Youtube, joga futebol no Leça, anda de bicicleta com os amigos e faz piscina comigo.
        sei muito bem dar educação aos meus filhos e sinceramente não gostei nada do seu comentario.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          O teu rapaz até podia estar enfiado no quarto o dia todo que continuaria a não fazer sentido um estranho vir dar lições sobre educação.
          Infelizmente a internet está cheia disto. Falsos moralistas.

  7. Avatar de Ruiplay
    Ruiplay

    sim, ja fui cliente Meo, e Nos e a Vodafone dá 10 a 0 a todos els, só estou com um problema, o me filho tem um canal de Youtube e faz muitas Streams, acontece que existe algum engracadinho que descobriu o nosso IP e esta constantemente a deitar a baixo a live do miudo e eles ainda não conseguiram resolver.

  8. Avatar de mamadou ba
    mamadou ba

    JA FOI NAO E MAIS

  9. Avatar de João M.
    João M.

    A maior parte destes testes a malta faz – por brincadeira – com o portatil, com tudo aberto, via Wifi. PAra se ter os resultados mais “reais”, deveriam dizer para se fazer o teste, pelo menos, ligado directamente ao router.

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Os resultados são reais a nível da experiência dos utilizadores baseados no equipamento que estão a utilizar, eu tenho 100/ 100 MEO e quase nunca atingi tal velocidade em qualquer teste porque quase nunca utilizei um equipamento moderno com processador rápido e placa 1000 Mbps com cabo de rede ligado no porto de 1000 Mbps do modem/router… quando utilizo quase sempre obtenho tal velocidade…. em especial se remover o antivirus que interfere em especial com a velocidade de download.

  10. Avatar de Lopes
    Lopes

    Falou o especialista patinho! Diga lá, o que é isso de “…pior fibra”. O rigor é coisa que não abunda por aqui!

    1. Avatar de Just Saying
      Just Saying

      A qualidade de discurso e termos técnicos presentes nos teus comentários deixa-me boquiaberto patinho… feio.

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      patinho, desculpa mas não entendi o seu português. S

  11. Avatar de JORGE COSTA
    JORGE COSTA

    Yorn X … média
    91 down
    20 up

  12. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Na zona onde vivo tenho só fibra vodafone, a meo não investe cá.

    Tenho tido problemas com a meo, quando puder pago a rescisão com a meo e mudo para a vodafone

  13. Avatar de nuno a
    nuno a

    Moro numa zona rural onde não existe fibra portanto tenho adsl da meo que é o único serviço disponível com trafico ilimitado. Serviço contratado de 20mb, na loja garantiram ligação de 12mb, na realidade nos dias bons consigo 4,5 mb.
    Antes de ter adsl da meo tive net fixa 4g da vodafone com velocidade contratada de 24mb, mas a velocidade real andou sempre nos 32 mb , o que me surpreendeu muito e superou a minha espetativa, tive o serviço durante 2 anos e nunca falhou mas infelizmente no inicio de 2018 decidiram limitar o tráfego mensal a 100gb e ao fim das 2 primeiras semanas fiquei sem net.
    A única alternativa disponível era meo adsl, bom não é mas pelo menos nunca fiquei sem net.

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    É tão “pior” que a fibra vai até casa, ao contrário da concorrência.

  15. Avatar de pic
    pic

    meo. pior serviço ao cliente. não adianta reclamar que temos x problema que eles não ligam nenhuma. sempre arranjar formas para dizer que esta direito. já a nos é melhor

    1. Avatar de pic
      pic

      sempre arranjam*

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      +1
      Eu já estou pelos cabelos com a meo…..

  16. Avatar de Peace
    Peace

    Já tive as 2, as unicas diferenças que notei entre ambas foi o valor pago e o melhor atendimento ao cliente da vodafone. Para mim, MEO nunca mais. Não dou €€ a atrasados mentais.

  17. Avatar de Marco
    Marco

    Já fui cliente das 3 operadoras e sem dúvida que a fibra da Vodafone é a melhor de todas… a léguas, quer por cabo , quer por Wi-Fi!

  18. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Também tenho net Vodafone adsl , é a maior miséria que pode
    Haver, não recomendo a ninguém, velocidade miserável, mesmo do mais miserável que existe, ou contratam fibra, ou esqueçam, mudem operador, é de levar qualquer pessoa ao desespero, já tenho fibra da nos é do meu na minha rua, sou estou à espera que acabe período de fidelizarão para acabar com net Vodafone.

  19. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Uma pergunta para quem me puder responder.

    Se uma pessoa não tiver emprego, é possível fazer rescisão com a meo quem pagar indemnização?
    É que tinha visto algures na net quedaria, bastava que apresentasse mos declaração do iefp, mas perguntei isso à meo e dizem que não dá.

    Se alguém souber me elucidar melhor agradecia, é que queria deixar de ter meo e não consigo baixar mais o valor do pacote, mesmo tendo programa aladim, fica-me caro…..

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Gracias…era mesmo isso que vi, mas não através da anacom

  20. Avatar de JCFB
    JCFB

    eu gosto da net da vodafone. pago 100, tenho 115 🙂

  21. Avatar de Fabio Freitas
    Fabio Freitas

    Neste momento tenho 1000/200 Fibra Vodafone e estou bem satisfeito no geral, o sinal nunca falha e as velocidades quase sempre no anunciado (955down/212up) pena mesmo e serem aldrabões quando dizem que nao ha lag nos jogos… Nao sei se e das rotas que o sinal passa ou da gama de ip, sou da zona de Aveiro e em todos os testes que faço as rotas vao todas a lisboa e so depois e que vao para a europa..

    1. Avatar de Pedro Resende
      Pedro Resende

      continuas com esse problema?

    2. Avatar de Pedro Resende
      Pedro Resende

      a tua internet tem delay a jogar? estava a pensar em aderir mas pelo que me estas a dizer ja estou a ficar c medo, pq quero jogar fifa 19 mas é impossivel com a net da meo, ate com 100mb de upload trava.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Trava? Como assim trava? Se tens um bom ping e o jogo travar ou é falha de hardware ou do outro jogador.

        1. Avatar de Fabio Freitas
          Fabio Freitas

          HUGO- sim basta entrar um player com ping alto noto logo nos movimentos tanto do meu avatar tanto nos outros players, tal como muitas vezes começo a levar dano antes desses players aparecerem no meu campo de visao. Quanto ao hardware nao deve ser como disse em cima tenho fibra 1000/200, e o PC tenho i7, 32ram, SSD, 1080TI e monitor wide de 100hz G-sinc. Dai achar estranho ser problema da minha parte.

          1. Avatar de Pedro Resende
            Pedro Resende

            o problema que começo a achar é que nao é só dos serviços e sim dos servidores do jogo , porque ainda a pouco fiz 4 jogos com 1 amigo e os 3 primeiros rodou lisinho , o ultimo ja notei os jogadores muito pesados.

          2. Avatar de Fabio Freitas
            Fabio Freitas

            Pedro Resende – Pois infelizmente e o consumismo e a ganancia dessas empresas que em vez de melhorarem os serviços e tudo ao menor esforço e nao se importarem com os players.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Vamos supor uma internet perfeita…ping 0.
            Se um player tem um pc que volta e meia trava, automaticamente o sincronismo com os outros jogadores vai sofrer, independentemente da velocidade que os dados são transmitidos.
            Depois há jogos que “mascaram” essas diferenças melhor e outros pior.

      2. Avatar de Fabio Freitas
        Fabio Freitas

        O problema e que não sei se é da minha net (provavelmente das más rotas) ou dos servidores em si, neste momento os lagers/pingers/wireless teem uma vantagem descomunal. Por exemplo se tiver a jogar num lobby com malta toda com fibra e baixo ping nao se sente frezes nenhuns, basta entrar alguem com ping alto ficam logo aos teleports e em modo esponja de balas. Quanto ao fifa nao deves ter problema devido a teres apenas 2 pessoas conetadas no “jogo” que estas a fazer.