Nowo multada em 230 mil euros! DIGI é que vai pagar a multa

22 Comentários

Em 2022, a Nowo que, entretanto foi comprada pela DIGI foi multada pela ANACOM em 664 mil euros por alterar unilateralmente as condições dos contratos e recorreu da condenação. O valor final a pagar será de 230 mil euros que terá de ser saldado pela DIGI.


Nowo foi inicialmente multada em 664 mil euros

A ANACOM aplicou em 2022 coimas no valor global de mais de 15 milhões de euros aos quatro principais operadores de comunicações eletrónicas. A MEO foi a operadora a quem foi aplicada a coima mais alta, de 6,677 milhões de euros, seguida da NOS (5,2 milhões de euros) e da Vodafone Portugal (3,082 milhões de euros). Já à Nowo, a coima aplicada foi de 664 mil euros.

As operadoras foram multadas por terem aumentado os tarifários sem informar dentro do prazo estipulado os clientes acerca dos seus direito de rescisão dos contratos. Tal decisão terá tido um “impacto em todos os cerca de 11 milhões de assinantes”.

Segundo o que foi avançado pelo jornal Público, a Nowo terá de pagar uma coima de 230 mil euros (cerca de um terço do valor original). O valor terá agora de ser pago pela DIGI.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    tenho pena que a anterior detentora n leve com a multa, mas é o que é

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Agora é que disseste tudo!

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    ainda agora abriu já vai falir

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Falir por causa de 230 mil euros? Coitada da DIGI se só tivesse esse dinheiro para cobrir despesas. Quando a DIGI passou a estar interessada em comprar a NOWO com toda a certeza que nas negociações foram postas em cima da mesa, os passivos e os ativos da empresa, portanto se a DIGI se propôs a pagar, é porque tem condições económicas para o fazer. A DIGI não foi surpreendida com esta divida agora.

    2. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Isso parece comentário de algum que trabalha no cartel

      1. Avatar de Aziado
        Aziado

        Deve trabalha no cartel e não deve pagar o serviço, de telecomunicações.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Esquece lá isso!

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A tua azia é conhecida por todos sobre a DIGI, tem calma homem não ficas sem o tacho tão cedo, mas nada como ter o currículo atualizado.

    5. Avatar de Zé

      230 mil para a digi são piners depois de pagar 150 milhões pela nowo… e ainda abate no faturação e não paga imposto por isso.
      E muito provavelmente não será a digi a pagar a multa. Deverá ser a nowo. Obviamente que a digi é dona da nowo, mas continuam a ser entidades separadas. No limite, a nowo pode abrir falência depois de transferir os ativos e licenças para a digi e já não paga 😀

  3. Avatar de Joao Rego
    Joao Rego

    A digi que largue portugal, temos a Meo e a NOS que sao simplesmente as melhores da europa. Tenho Fibra 10gbps e internet ilimitada no meu iphone por menos de 50 euros. A Digi nem fibra tem, parece aqueles medicos turcos que prometem implantes capilares e um gajo sai de la pior do que quando entrou

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Esses 50€ são quase 20% do ordenado mínimo. É esse o grande problema.
      A digi pode ter ainda uma infra estrutura fraca mas veio sem dúvida alguma abanar o mercado…e isso é bom para o consumidor.

      1. Avatar de Patinhas
        Patinhas

        Perdi-me nas contas. 20% de 870.00€ são 50.00€ ????

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Definitivamente não. Nem tenho explicação para ter mandados esses 20% lolol

          São 6% vá. Dito assim nem parece caro 😛
          No entanto se aparece um concorrente com um serviço semelhante e a quase metade do preço e todas as operadoras cedem e apresentam alternativas acho que algo quererá dizer em relação às margens praticadas.

    2. Avatar de Zé

      Sim… de melhores não vejo nada com 3Mbps de velocidade 4G em casa com a meo, quando na digi tenho 95Mbps.
      Só se forem as maiores no preço e na cozinha…. isso já acredito. Bons cozinheiros são “ambos os três”.

  4. Avatar de Ricardo Pacheco
    Ricardo Pacheco

    Tenho que agradecer à Digi que na zona do bolhão tem pouca cobertura e é onde eu mais estou, deste modo o meu patrão não me consegue ligar!!
    E com isso consigo ficar algum tempo sem fazer nada, pois culpo a rede móvel hehe abraço!

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A primeira multa para saber o que custa a vida cá em Portugal.
    O dinheiro que andam a poupar em publicidade, deve dar para pagar a multa e ainda sobra muito dinheiro.

  6. Avatar de Celso
    Celso

    Portanto multa passada em 2022 a todos os operadores, reduzida para um terço em 2025.
    Interessante que a nowo foi a que teve menos valor de multa a pagar….

    1. Avatar de Zé

      Tinha menos clientes… normal.

  7. Avatar de Zed Mendes
    Zed Mendes

    A fazer fé nos múltiplos relatos que aí andam, esse valor será bem pouco comparado com o que a Digi vai ter que pagar só em asneirada que fez nos processos de portabilidade de uma carrada de clientes. Ainda assim, acredito que são dores de crescimento e que a pouco e pouco a Digi vai conquistando quota de mercado e que o seu serviço também irá melhorar nos próximos tempos.

  8. Avatar de Traulitada
    Traulitada

    “Engraçado” que as operadoras foram multadas mas e os clientes (11 milhões), ou seja, praticamente todos os portugueses com contrato receberam alguma indemnização? É que eu não!!!
    Isso e a história da Vodafone ser condenada por causa daquele 1€ que cobrava ao dia se o telemóvel não fosse carregado com a semanada!!! Bem que enviei para eles a exigir a devolução, através dum documento legal mas assobiaram para o lado. Resultado para a Vodafone e restantes: agora que a Digi chegou, prefiro abdicar de certas sofisticações e mandá-los pastar e no que depender de mim tudo o que for recomendações irei apontar para a Digi. às minhas custas já ganharam 12 clientes desde final de dezembro!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Comigo a DIGI já ganhou mais 3 clientes nos último mês. Vamos DIGI!

  9. Avatar de R
    R

    Quanto desse valor vai para os lesados? Isso sim deveria de ser assunto de conversa.