NOWO e DIXAROBIL já podem “oferecer” 5G aos clientes! Falta a MEO

8 Comentários

A ANACOM aprovou no passado dia 30 de novembro de 2021, a decisão relativa à emissão do título dos direitos de utilização de frequências atribuídos à NOWO Communications e à DIXAROBIL Telecom no Leilão 5G (objeto do Regulamento n.º 987-A/2020, de 5 de novembro).

Esta decisão foi adotada na sequência do pagamento efetuado pela empresa dos valores devidos pelo espectro ganho no referido Leilão, em conformidade com o que determina o Regulamento do Leilão.

NOWO e DIXAROBIL já podem "oferecer" 5G aos clientes! Falta a MEO


Depois de 200 dias de leilão 5G, a fase de licitação principal chegou finalmente ao fim. O montante total atingido ascende a 566,802 milhões de euros e os 58 lotes em disputa foram atribuídos a seis operadores: Nos, Meo, Vodafone, Nowo, Dense Air e Dixarobil. Assim, fica a faltar a Meo o que diz respeito à emissão do título dos direitos de utilização de frequências.

A ANACOM refere que continuará a dar, como tem vindo a fazer, máxima prioridade à emissão dos títulos na sequência da concretização, por parte dos licitantes, dos pagamentos e do envio das respostas às audiências prévias relativas aos projetos de decisão relativos a esses títulos.

NOWO e DIXAROBIL já podem "oferecer" 5G aos clientes! Falta a MEO

A ANACOM aprovou no passado dia 23 de novembro de 2021, o relatório final do leilão 5G, contendo a decisão de atribuição dos direitos de utilização de frequências (DUF) às seguintes empresas: Dense Air, DIXAROBIL, MEO, NOS, NOWO e VODAFONE.

Foram atribuídos DUF para o 5G nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz. Podem saber aqui quais as frequências atribuídas.

A fase de licitação principal do leilão 5G terminou no dia 27 de outubro de 2021, após a realização de 1727 rondas, tendo-se concluído a fase de licitação do leilão 5G. A fase de consignação, na qual os licitantes vencedores puderam escolher, dentro dos critérios definidos no Regulamento do Leilão, a localização exata dos lotes ganhos (exceto no que se refere ao espectro na faixa dos 900 MHz que, em conformidade com o Regulamento do Leilão será objeto de um processo distinto) realizou-se no dia 29 de outubro de 2021.

Com o 5G será possível atingir velocidades que podem ir até 10 Gbps e assim criar novas oportunidades para clientes e empresas. Esta velocidade permitirá descarregar, por exemplo, um vídeo de 800 MB em apenas 1 segundo, realizar videoconferências em HD sem quebras ou mesmo jogar online em qualquer lugar, sem atrasos que podem ser determinantes.

O tempo de resposta da rede (latência) será de 5 milissegundos, quase 5x inferior ao atual. 

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ddqdd
    ddqdd

    agora sim. já tenho o chip no braço podem ligar.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A MEO está à espera que os clientes aderiram ao 5G para conseguir pagar as licenças. Piadinha =)

  3. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    A MEO precisou de 170 milhões de euros para pagar ao Alexandre, como prémio de desempenho… mais os 94 milhões que ganha de prémios e ordenado, é natural que não tenham capital disponível para pagar a licença logo à cabeça.
    É que a empresa gastou 2800 milhões de euros, a pagar serviços da Altice, 320 milhões de euros de prémios aos gestores e 1,6 milhões aos funcionários. Daí que não haverá capital suficiente para pagar. Devem precisar de mais uns dias.

    1. Avatar de Inocêncio
      Inocêncio

      320 milhões para gestores? Incrível.
      Pode informar o link da notícia?
      Obrigado.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        (psst: é mentira, ele inventou os números)

  4. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Oferecer??? Disponibilizar!
    É como o prémio dos seguros. O prémio é para eles 🙂

  5. Avatar de Inocêncio
    Inocêncio

    Claro que não podem.
    1° a ANACOM tem de atribuir gamas de numeração, criar um MCC (mobile country code), etc.
    2° os novos operadores têm que pedir conexão com os outros para se poder comunicar entre operadores.
    3° nem em janeiro de 2022

  6. Avatar de Beatriz
    Beatriz

    Do mais absurdo que se pode ler. A Internet tem sempre o risco de estes “lixos” andarem a largar spam por tudo e por nada.