Novo estudo afirma que a rede 5G é segura para a saúde

45 Comentários

Quando o assunto é o 5G, ainda há quem tenha receio sobre as suas implicações, nomeadamente para a saúde, apesar de a FCC assegurar que não há um risco.

Agora um novo estudo vem assegurar que esta rede de quinta-geração é segura para a saúde.




O 5G está próximo de ser uma realidade para todos. Recentemente a Huawei disse mesmo que em apenas 3 anos, a Internet ultra-rápida deverá chegar a 500 milhões de pessoas.

No entanto, muitos têm receio, chegando a basear-se nalgumas teorias da conspiração, sobre os problemas que o 5G possa trazer para a saúde.

 

Novo estudo considera que a rede 5G é segura para a saúde

Depois de, no final de 2019, a FCC assegurar que a rede 5G seja um risco para a saúde, novos dados vêm fortalecer essa tese.

Um recente estudo verificou que não há evidências de que a Internet 5G seja prejudicial para a saúde humana.

A pesquisa foi desenvolvida pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiação não-ionizante (ICNIRP), após ter passado alguns anos a analisar pesquisas científicas e usando-as como base para uma regulamentação mais assertiva na proteção contra o 5G de alta frequência.

Assim, os resultados do estudo desmentem alguns rumores que surgiram nas redes sociais, de que a rede 5G poderia estar na origem do novo Coronavírus, SARS-CoV-2. Estes rumores alegavam que a doença COVID-19 se teria desenvolvido devido à exposição à radiação de alta frequência.

Para estas conclusões, o ICNIRP baseou-se nas diretrizes de 1998 e, assim, assegurou que as redes 5G não afetam, de modo nocivo, o corpo humano, quando exposto a radiofrequências entre os 100 KHz e 300 GHz.

No entanto, as novas directrizes de 2020 apontam para uma regulamentação da exposição do 5G para frequências acima dos 6 GHz. Dessas salienta-se restrições à exposição a todo o corpo, adicionando uma restrição para exposição breve (menos de 6 minutos) a pequenas regiões do corpo; e a redução da exposição máxima permitida numa pequena exposição do corpo.

Segundo explica o Dr. Eric van Rongen, presidente do ICNIRP:

As diretrizes foram desenvolvidas depois de uma revisão completa a toda a literatura científica relevante, oficinas científicas e um extenso processo de consulta pública.

Para além disso, a entidade internacional GSMA já afirmou que todos os equipamentos 5G já foram criados com a regulamentação atual. Por outro lado, a OFCOM entidade a atuar na Inglaterra, descobriu que a maior frequência encontrada no 5G estava ‘apenas’ 0,0039% acima do limite recomendado, o que, em termos práticos, não é significativo.

Em suma, para afetar o ADN humano, as ondas eletromagnéticas teriam que ultrapassar os 300 GHz. Mas as atuais frequências do 5G são transmitidas nas mesmas frequências que o 4G e o 3G.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aj
    aj

    a saude é que não vai ser seguro para o 5G

  2. Avatar de Zé dos Azeites
    Zé dos Azeites

    Esqueceram-se de informar que o “novo estudo” é fundado por empresas que estão a investir no 5G.

    1. Avatar de NT
      NT

      Como o anterior… e já foi provado e comprovado que exposição aos atuais sinais das redes existentes “ajudam” em muito o aparecimento de cancro.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Não chega chegar aqui e começar a mandar “postas de pescada” com teorias da conspiração. É preciso mostra evidências.

        1. Avatar de David Santos
          David Santos

          Gostaria de saber porquê o peixe oficial é de melhor qualidade…. alienação não é só uma palavra.

          1. Avatar de PGomes
            PGomes

            David, só tens andado a atirar teorias da conspiração, mas esperas que os outros acreditem em ti apenas porque sim?
            Mostra provas concretas.

          2. Avatar de David Santos
            David Santos

            PG Gomes para isso tinhas que conhecer o ser humano é não ser só um produto do sistema ,isto não é o concurso de quem acredita em quem queres provas quereres a verdade esgravata para lá chegar mas se acreditas em doutores aí já não há salvação….

          3. Avatar de David Santos
            David Santos

            Já agora quando é que foi que as teorias da chamada conspiração são menos factual que as oficial, coisa da sociológica.

  3. Avatar de pgomes
    pgomes

    O 5G não usa radiações ionizantes….

    1. Avatar de Tim
      Tim

      E o sol, é ionizante?
      Experimenta ficar 24h/7dias exposto ao sol a ver se não viras um tumor com bracos!
      Vais estar exposto a 5G 24h por dia todos os dias para o resto da tua vida.
      Let this sink in…

      1. Avatar de pgomes
        pgomes

        Sim. Parte do espectro electro magnético emitido pelo sol são radiações ionizantes. Por exemplo, o espectro UV são radiações ionizantes.
        No entanto, as ondas usadas pelo 5G não são ionizantes. Por isso, não digas disparates.

        1. Avatar de David Santos
          David Santos

          E as ondas cerebrais foi estudado….

  4. Avatar de Robin Hood
    Robin Hood

    Não é possível q alguém realmente acredita nessas teorias de conspiração malucas (apesar q terra planismo segue forte). É pra rir mesmo de tanta gente ignorante nesse mundo, meu Deus.

    1. Avatar de David Santos
      David Santos

      Existem duas tipos de pessoas ,as que pensam que os governos zelam pelos seus interesses , é outras que pensam.

      1. Avatar de Robin Hood
        Robin Hood

        Hahahaha muito engraçado.

      2. Avatar de eu2
        eu2

        Deves ser daqueles que acreditam que a anarquia seria a solução para os problemas.

        1. Avatar de David Santos
          David Santos

          Quando as pessoas nem sabe o que é anarquia , é acham que ser escravo das elites dominantes é que é bom , a sociologia é também uma ciência …

    2. Avatar de David Santos
      David Santos

      Robin sem Hood , como é possível as pessoas acreditarem no Poder oficial é deve ser pelo Total desconhecimento de História.

  5. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    E, corruptas como são por norma as instituições neste mundo ocidental, toca a acreditar nas mesmas…

    A “FCC” então, pelas iniciais, faz-me lembrar uma outra organização do governo dos EUA, a “CDC”, que já foi apanhada a aldrabar “estudos” sobre vacinas: https://vaxxedthemovie.com/

    Lembrem-se, houve também um “estudo” feito a seguir aos incêndios de 2017, encomendado pelo governo, que dizia que as pessoas continuavam a adorar o governo: https://ionline.sapo.pt/artigo/570017/governo-organizou-focus-group-para-saber-impacto-dos-fogos-na-sua-popularidade

    E, se os estudos dizem, nós acreditamos.

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Para quem não sabe, há estudos e entidades independentes que dizem que a radiação dos telemóveis, em si, é cancerígena:

      https://www.emfacts.com/2017/08/cancer-expert-declares-cell-phone-and-wireless-radiation-as-carcinogenic-to-humans/
      https://www.theguardian.com/technology/2017/apr/21/italian-court-rules-mobile-phone-use-caused-brain-tumour

      Decidam, então, em quem acreditar…

      1. Avatar de BlackFerdyPT
        BlackFerdyPT

        A citação seguinte é tirada de uma página da Organização Mundial de Saúde (https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/electromagnetic-fields-and-public-health-mobile-phones).

        “The electromagnetic fields produced by mobile phones are classified by the International Agency for Research on Cancer as possibly carcinogenic to humans.”

        (E podia eu dizer mais, sobre a natureza da OMS, mas fico-me por aqui…)

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Pois, convém ler e perceber o que se publica. Essa classificação (“B) é das mais baixas. A baixo só os não-classificáveis. A carne vermelha tem classificação 2A (Provavelmente cancerígeno). Mais, na própria página diz “…data gathered from 13 participating countries found no increased risk of glioma or meningioma with mobile phone use of more than 10 years”. Por último, tens aqui um excelente resumo do que diz a ciência atualmente: https://www.scimed.pt/geral/tecnologia-5g-mais-um-detetor-de-histericos-promotores-do-medo/

    2. Avatar de int3
      int3

      antivaxx?? logo ví. quem acredita nisso também acredita em tudo que é conspiração!

  6. Avatar de David Santos
    David Santos

    Estranho 1998 que actual isto é controlo humano nada mais acordem…

  7. Avatar de jorge
    jorge

    O estudo deve ter sido pedido pela huawei, so pode, porque é a mais interessada e mais fanatica na 5G.

  8. Avatar de David
    David

    Fizeram estudos prolongados? Com exposição 24 horas por dia, durante meses e anos?
    E mesmo que as antenas desliguem quando não têm trafego, existirão zonas com mais população onde a radiação vai ser constante.
    E no que toca aos telemoveis, antigamente os telemoveis baratos vindos da china tinham niveis de radiação bem superiores aos modelos mais caros. Hoje em dia ninguem quer saber dos valores, só interessa a estética do telefone, autonomia, rapidez e camera…

    1. Avatar de Sullivan Telecom Tech
      Sullivan Telecom Tech

      Preocupa te é com a radiação que sai do telemóvel e não com a das antenas

      Isto vindo de alguém que anda no terreno

      1. Avatar de David Santos
        David Santos

        Não é mesma coisa …

      2. Avatar de Nuno Herdeiro
        Nuno Herdeiro

        Os da samsung é dos que emitem a menor radiação, muitas vezes menor radiação que andar na rua por causa do sistema de antenas que a samsung usa… portanto a tua pergunta nao tem muito sentido

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          Nuno Herdeiro, Qualquer um que entenda o minimo de ondas electromagnéticas, diz que isso não faz sentido algum. 🙁

  9. Avatar de V
    V

    Pela forma como foi conduzido este “mega” estudo se afere da sua validade científica. Zero.
    Continuem a acreditar no pai Natal, depois estranhem os pesados factos que contradizem a retórica oficial e politicamente correta e adequada ao modus Vivendi capitalusta!!!

    Só uma dica, o problema não está no DNA. Os ingleses, suecos e americanos já o sabem há meio século.

  10. Avatar de Ramalho Mz
    Ramalho Mz

    Nós não precisamos de 5G…metam a funcionar em hospitais, aeroportos e afins. O comum mortal como eu e provavelmente 95% da populção mundial não necessita. Que estupidez…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      pareces o Bill Gates a dizer que o comum do mortal não precisa de mais de 640KB de RAM.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    É tão seguro que algumas seguradoras incluem nos seguros de saúde a exclusão de doenças causadas por radiação electromagnética. Ora, se fosse seguro para quê que elas colocariam essa cláusula ?
    Quanto à literatura científica, há imensa que indica claramente os malefícios. Algumas até explicam o mecanismo bioelétrico associado.
    Tentem desmentir este doutorado português especializado exactamente em efeitos da radiação:
    https://www.youtube.com/watch?v=-7HhcPfhUbE

    1. Avatar de int3
      int3

      “radiação electromagnética.”.
      A luz é radiação eletromagnética. A radiação de material radioativo também é (Raios X e Gamma).
      Só dizes porcaria.
      Esse vídeo é alimentador de teorias de conspiração. O que não entendo é o que é que aquele professor, o único a assinar o baixo-assinado em Portugal, está a fazer aqui. Alimentar mais teorias da conspiração quando já foi provado que não há problemas de saúde…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Simples, porque é necessário ser entendido profundado em diversas áreas em simultâneo.
        Os médicos não são. Assim como os biólogos não são. Nem os engenheiros eletrotécnicos.

        Ou és tu mais entendido do que ele em todas estas matérias em simultâneo?

        Sim, a “luz” solar é radiação electromagnética. Contudo tens uma série de camadas da atmosfera, desde o cinturão de van allen que filtram muitas das frequências. Se não tivéssemos essas camadas, a vida na superfície da Terra não seria possível da mesma forma. Procura por atmosferic absortion.
        Em vez de achar que é uma teoria sem sentido, porque não ler alguma da imensa literatura científica que existe sobre esta questão?
        Aqui fica uma recente:
        https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S037842742030028X

      2. Avatar de David Santos
        David Santos

        A questão aqui é o as ondas não a radiação….

  12. Avatar de Vivas
    Vivas

    tudo o que irradia é mal para o saude das população e com tudo à extudos em todos os centidos. temos de nos livrar dos intere-ses obescuros das multinassionais capitalistas que devoram tudo há sua paçagem. agora largaram-nos o cornovirus o qual com o 5gh vai dar cabo disto tudo. o mundo estava a correr bem e bem orientado sob as ordens do melhor presidente de cempre, o senhor trump, que está a dar luta hás multinassionais e agora esta aliança cino-italinana rebentará com a europa todas é uma questão de poucos anos até ao descalabro total do mundo ocidental. já deram cabo do sonho cumunista e agora estão a dar cabo do resto. o 5 gh não vai traser nada de bem. preparemsse.

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      É raro encontrar um post com tantos erros gramaticais. Nem sequer consegues ter a pontuação e capitalização de letras feita em condições.

      1. Avatar de Vivas
        Vivas

        obrigado foi um praser

        1. Avatar de PGomes
          PGomes

          Continuas sem saber escrever. Mesmo numa frase de 4 palavras….

      2. Avatar de David Santos
        David Santos

        A dislexia é sinal de genialidade por isso não ataquem Quem não segue códigos de escrita.

  13. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Sim, sim, dormir com o télélé debaixo da almofada também era seguro, o dDDT também era seguro, O GlifloMato, também, etc, etc, etc…