Novas tabelas de IRS já entraram em vigor! Quanto vai ganhar?

33 Comentários

As novas tabelas de IRS já estão em vigor. Para alguns portugueses, pode ser difícil “decifrar” quais as mudanças, em especial quais os ganhos para as famílias.  Saiba o que muda.

Novas tabelas de IRS já entraram em vigor! Quanto vai ganhar?


 

No geral, com a mudança das tabelas de IRS, os portugueses poderão ter mais algum dinheiro no bolso a partir de setembro. Recorrendo aos exemplos publicados pela SIC, pelo especialista Filipe Alves, num salário de 900 euros líquidos, a alteração traduzir-se-á numa poupança anual de 10 euros e oito cêntimos. Já num salário de 3000 euros, a poupança será de 402 euros.

O especialista refere também que pela primeira vez desde 2013 vai ser mexido o valor da dedução específica.

De relembrar que esta mudança deveu-se a uma proposta do Partido Socialista (PS) que foi aprovada no Parlamento em junho deste ano. Na prática:

  • As taxas dos 1.º e 2.º escalões descem, respetivamente, de 13,25% para 13,00% e de 18,00% para 16,50%,
  • No que diz respeito ao 3.º escalão há uma redução de 23,00% para 22,00%
  • No 4.º escalão a taxa desce de 26,00% para 25,00%.
  • No 5.º e 6.º escalões, que têm taxas atuais de 32,75% e 37,00%, as taxas baixam para, respetivamente, 32,00% e 35,50%.

Resumo sobre as novas taxas de IRS (Deco)

O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aplica-se ao rendimento dos cidadãos residentes em território português e dos não residentes que obtêm rendimento em Portugal.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zé

    “Ganhar”, como que o IRS fosse um prémio :p

    1. Avatar de Damnupa Kot
      Damnupa Kot

      pois…

  2. Avatar de O+bloco+da+canhota
    O+bloco+da+canhota

    1% uma fartura, alem de todos os impostos directos e indirectos, ainda nos roubam mais de 25% do suado salario.

    1. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      só 25% ??? se descontasse tão pouco, nem saia de casa para trabalhar 😛

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Faz como eu e não trabalhes, eu vivo da bolsa. Aos 37 anos nunca trabalhei e tenho casa e carro pagos a pronto em Lisboa…basta não declarar ca nada e ainda dao rendimentos de apoio e subsidios do estado

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Treta, a inventar és um herói.

  3. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Provavelmente não vais ganhar nada! depois no fim do ano fiscal tratam-te da saúde!

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    acima de 40k somos todos ricos, então acima de 80k parece que somos milionarios..
    pobre país onde quem mais trabalha é o mais prejudicado, já paguei IRS em 4 países diferentes e nunca tive tão pouco poder de compra, mais curioso ainda é que me situo na franja dos 1% que mais ganham neste país e nos outros países nem chegava à franja dos 10%.
    não gostasse eu de trabalhar e já tinha deixado de trabalhar ou voltaria a imigrar, porque efectivamente de pouco vale trabalhar neste país

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Quando 40k não é nada de especial

    2. Avatar de Realista
      Realista

      E agora em cima destes valores retire mais 11% para a Segurança social. Sem contar com os 23,75% que a entidade patronal também paga.
      Em muitos casos não compensa mesmo o aumento de trabalho e responsabilidade associados à evolução na carreira. A partir de certa altura, em termos salariais, a margem de evolução é extremamente reduzida uma vez que o estado fica com a fatia de leão.

    3. Avatar de Fred
      Fred

      Rendimento anual bruto é diferente (maior que) de rendimento colectável. É sobre o rendimento colectável que é calculado o valor do imposto.
      Não vale criar confusão com essa afirmação incorrecta. Não é honesto.

    4. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      desde que iniciou o reinado do sr. kosta, basta ter um salário superior a 1,5k / mês para se considerado rico 🙁

    5. Avatar de Anung
      Anung

      E depois há aqueles invejosos ignorantes que criticam quem ganha mais de 40k…..
      Se não fosse essa malta e os seus descontos barbaros é que o país estava mesmo lindo.

      Mais, uma coisa que se esquecem de referir é que quem mais desconta por norma recorre muito menos ao SNS.

      O tuga é miserável e quer que os outros também o sejam….

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não uso SNS nem escolas publicas, evito os serviços publicos na generalidade, só tenho água de uma empresa publica porque não tenho alternativa, no monte ainda tenho furo para regar a horta e encher a piscina, com algum investimento ainda me safava sem água da rede, na cidade estou preso.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Sim, esquecime das escolas.

          Resumindo, a malta que recebe esses valores desconta uma barbariadade e ainda é a que dá menos despesa ao estado, ou seja, sem a classe média alta a classe baixa seria muito mais miserável assim como os serviços públicos.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            e não tem direito sequer a abono de familia e a agulha do IRS mal mexe por ter filhos..
            ou seja, quem até poderia ter condições para ter meia duzia de filhos não tem incentivos para tal

        2. Avatar de me engana que eu gosto
          me engana que eu gosto

          Olha o nariz de Pinóquio Zé, sempre o mesmo a bancar o maior, mas na realidade não passas de mais um com salario mínimo que passa aqui a vida a dar uma de rico…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tens razão, é só gente conhecida aqui, faço um brilharete.
            Acho curioso estes comentários, devem viver vidas tão distantes que qualquer afirmação lhes parece ficção, será que isso alguma patologia?

          2. Avatar de Fabio
            Fabio

            Sem dúvida. Nunca tinha conhecido ninguém com uma experiencia de vida tão rica como a dele. Já viveu em todo o lado, tem sempre tudo o que existe, sabe tudo o que há para saber. Eu confesso que adoro ler os comentários dele. Rio-me imenso, não obstante acho preocupante a necessidade de ele se sentir superior a todos. Penso que seja um miúdo ainda, com necessidade de se mostrar ‘ao mundo’ da internet. Dou-lhe o desconto. Tudo o que desejo é que continue a comentar para eu passar bons serões na casa de banho.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Miúdo com quase 50 anos, se tenho e se sei foi porque vivi 😉

  5. Avatar de jAr
    jAr

    43,5% acima de 39791€ !!! Por isso é que neste país andam tantos a declarar o salário mais baixo possível e até as cuecas são compradas em nome da empresa.

    1. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      verdade, anda-se a contribuir para sustentar quem trabalha mas não declara esses rendimentos 🙁

  6. Avatar de Anung
    Anung

    o 5 escalão baixa 0,75% e o 6 1,5% assim como o 1.

    Classe baixa e média com os maiores descontos, ou seja vão ser os com o assalto menor.

  7. Avatar de Gehejs
    Gehejs

    Como fica a história do irs jovem do maximo de 15%?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      fica mal, se com 35 anos ainda se é jovem então eu 47 sinto-me um adolescente e devia descontar 0%

  8. Avatar de Mário
    Mário

    Eu queria IRS de 0% vota CHEGA.

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      e achas que é o chega que te vai dar IRS a 0%? AHHAHAHA

  9. Avatar de JR
    JR

    Miséria e mais miséria, é o que é. Deem as voltas que quiserem dar.

  10. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Portugal e uma vergonha! Vendam isto a espanha, isto nem devia pertence a europa, ate a Romenia ja ultrapassou Portugal

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Toni, a Roménia e quase todos os outros.
    E os que ainda estão atrás será por pouco tempo.
    Com um povo súcialista quer o quê?
    Não estivéssemos na Europa, que é quem mantém isto à tona, e não seríamos melhores que o Burkina Fasso.

  12. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Zé Fonseca, vc ainda não percebeu que o estado Tuga não quer que os portugueses tenham filhos?
    Sai mais barato ir buscá-los já grandes, com grande vontade de trabalhar e de se adaptarem aos usos e costumes tugas.

    No outro dia a minha esposa mostrou-me um vídeo que uma amiga dela no Canadá lhe enviou.
    Um Indiano a cagar na praia…
    O Canadá tb é assim como nós, desenvolvido e quer festa rija.

    Em breve haverá disso e muito mais…

  13. Avatar de PauloP
    PauloP

    antes do IRS , eu queria era arrumar com essa cambada que invadiu o país, isso sim.
    Mas têm todos medo, aliás Portugal tem sempre sido governado por mansos

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vi hoje um fact checking curioso, 43% dos partos da MAC em 2023 foram de mães estrangeiras..