Nova Zelândia quer uma lei para que o Facebook e a Google paguem por notícias

10 Comentários

Dentro da panóplia de grandes empresas no segmento tecnológico, sabemos bem que existem alguns nomes que se destacam dos demais. No entanto, em muitos casos, é exatamente por terem destaque e poder que sofrem na pele determinadas medidas específicas dos governos.

Assim, as mais recentes informações mostram agora que a Nova Zelândia tem planos para criar uma lei de forma a que grandes nomes de empresas digitais, como Facebook e Google, paguem pelos conteúdos noticiosos aos meios de comunicação do país.



Nova Zelândia quer que o Facebook e Google paguem por notícias

Segundo os dados avançados pela Reuters, o governo da Nova Zelândia afirmou recentemente que vai apresentar uma proposta de lei que exige que as grandes empresas do mundo digital online, como a Google e o Facebook da Meta, paguem às empresas de comunicação do país para terem nas suas plataformas os conteúdos das notícias locais que surgem no feed desses mesmos serviços.

Os detalhes indicam que Willie Jackson, ministro da Radiodifusão do país, disse neste domingo (04) que a legislação será ajustada a outras leis semelhantes que existem na Austrália e no Canadá. Para além disso, o executivo espera que estas medidas sirvam de incentivo para as grandes plataformas digitais assinem acordos com os meios de comunicação locais.

De acordo com Jackson:

A comunicação de notícias da Nova Zelândia, em especial os pequenos jornais regionais e comunitários, estão a lutar para se manterem financeiramente viáveis à medida que é cada vez mais a publicidade que existe online. É fundamental que aqueles que beneficiam do conteúdo de notícias paguem por isso.

A proposta para a nova legislação irá agora ser submetida a votação no parlamento do país, mas espera-se que a mesma seja aprovada por maioria. Para já ainda não existem informações sobre eventuais reações da Google e Facebook a esta notícia.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    o governo neozelandês é das coisas mais asquerosas que tenho visto nos últimos anos. cambada de vendidos, tudo da mesma laia como os Bidés, Trudeaus, Macrons, A. Albaneses, etc.

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Bastaria a Google e o Face fecharem no país e era sentar e aguardar… 🙂

    2. Avatar de Mónico Sulleymano
      Mónico Sulleymano

      É por isso que atualmente é um dos melhores países para se viver.

      1. Avatar de André
        André

        exato, são os tempos bons que estão a criar politicos fracos e com ideias fracas

  2. Avatar de Niuzpeiper
    Niuzpeiper

    Algo semelhante não foi feito também aqui na vizinha Espanha?

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      E na Alemanha… e depois voltaram atrás, pois os sites noticiosos deixaram de ter visitas e consequentemente receitas publicitárias.
      Esses políticos não aprendem com os exemplos anteriores?

      1. Avatar de Niuzpeiper
        Niuzpeiper

        Da Alemanha desconhecia.
        Pois, lembro-me de estar a trabalhar com uma VPN espanhola e sempre que ia às Notícias do Google era-me apresentado o sermão. Não acompanhei o desenvolvimento porque entretanto o sistema passou para o UK.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Tanta vez q sou remetido para uma notícia paga para ler, que sinceramente não estou a ver o alcance destas medidas.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Google e a Meta têm muito dinheiro que paguem! Pensam eles, e pensam bem.
    Até porque estas empresas acho que já fizeram acordos com algumas publicações em alguns países para as usar como fontes de informação e aparentemente quem conseguiu fazer acordo ficou bastante feliz.
    Em teoria estas empresas poderiam simplesmente excluir qualquer fonte de notícias destes países e só eventualmente repor quando eles mesmos tivessem uma empresa local deles a fornecer-lhes as notícias para a plataforma e mandar as outras todas à vida, tipo monopólio. Depois queria ver como os iam obrigar a aceitar as demais publicações e obrigá-los a pagar por isso… altura em que eles podem sair e mandar aquela gente toda se ir catar… ou só para chatear metiam publicações de notícias de países com quem fazem fronteira, ou notícias positivas de países que os políticos não gostam só mesmo para chatear.

  5. Avatar de João
    João

    Se for Fake News é mais barato ou tem que pagar o mesmo?