Nova vitória da Microsoft! Edge passou Firefox e é o 2º browser mais usado da Internet

48 Comentários

Desde que a Microsoft anunciou que ia refazer e reinventar o Edge que a expetativa era grande. Sabia-se que este browser seria baseado no Chromium, mas sem qualquer certeza do que a gigante do software iria ser capaz de criar.

Agora que está lançado e já em plena utilização, outras certezas existem e já se conhece realmente o que este browser é capaz. A sua adesão tem sido elevada e este tem conseguido ganhar um lugar de destaque. Um momento importante chegou agora, com o ultrapassar do Firefox.

Edge Firefox browser Microsoft Chromium

O Edge já provou ser um browser muito capaz

Desde que a Microsoft mostrou o que queria fazer com o seu browser que se sabia que este seria uma melhoria face ao que tinha disponível. A decisão parecia acertada, com a utilização de uma base conhecida e com provas dadas na Internet e em outros browsers.

As escolher o Chromium, a Microsoft libertou-se do fardo de manter uma base que requeria atenção constante. Delega na comunidade e na própria Google esta responsabilidade, contribuindo também de forma ativa na melhoria deste browser e no que este poderá usar.

Edge Firefox browser Microsoft Chromium

O Firefox perdeu o seu lugar

Sabia-se que a adesão iria ser grande, muito por culpa de ser o browser nativo do Windows 10, mas não se esperava que o salto dado fosse tão grande. Os números da NetApplications Market Share mostram que março foi um mês de viragem e de ocupar uma posição importante.

Do que é revelado, o Edge assumiu agora a segunda posição no mercado dos browsers, ultrapassando o Firefox e tendo apenas à sua frente o eterno líder, o Chrome. Em termos de mercado, o Edge conta agora com 7,59%, contra os 7,19% do Firefox. Bem longe está o Chrome com 68,5%.

Edge Firefox browser Microsoft Chromium

Microsoft escolheu bem o Chromium

Este crescimento do Edge parece estar a ser feito à custa de outros clássicos que têm estado a perder terreno. O mais óbvio é o Firefox, algo que não se esperaria que acontecesse. Também o IE 11 tem cedido utilizadores ao seu parceiro, num movimento interno dentro do próprio Windows 10.

Para muitos, a decisão da Microsoft em abraçar o Chromium poderá ter sido negativa, pois limita as ofertas a 2 browsers. A verdade é que os números agora revelados provam o contrário e dão razão à gigante do software. Também as novidades, entretanto recebidas, dão a mesma força a quem já elegeu este browser para o dia a dia.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luisnuxx
    luisnuxx

    Ou seja, o Chrome tem mais 7,59%.

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Acho que não sabes a diferença entre Chrome e Chromium…

      1. Avatar de luisnuxx
        luisnuxx

        se calhar tu e que nao.

        1. Avatar de Crow-
          Crow-

          Fico a aguardar a tua explicação já que és um entendido na matéria, vou só buscar as pipocas…

          1. Avatar de Seca Adegas
            Seca Adegas

            Chrome vs. Chromium: What’s the Difference?

            É só ler, está em Inglês.
            https://www.lifewire.com/chromium-and-chrome-differences-4172101

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Agora fiquei curioso acerca dessas contas

  2. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Há coisas que não se entendem. O novo EDGE ficou pior. Tem os defeitos do Chrome e perdeu algumas vantagens. Quer o Chrome quer o novo EDGE só por obrigarem a fazer o download de todo e qualquer ficheiro, tornam-os “inutilizável”.

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Perdeu a melhor autonomia e demora mais a aceder aos sites. Edge sem chromium e superior para quem valoriza autonomia

    2. Avatar de Toder
      Toder

      Sim também não gosto dos downloads, mas o antigo browser também fazia o download, sim tinha a opção de arrancar direto mas também fazia o download no mapa temporário

    3. Avatar de Peace
      Peace

      O Firefox permite escolher. Porque insistem em usar o que não gostam?

      1. Avatar de netdroid
        netdroid

        Eu usava o Firefox quase desde que ele existia, só que começou a bloquear muitos sites, como por exemplo, o do meu banco. Então, apesar de não gostar muito, passei a usar o Edge.

      2. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Eu uso o Firefox. O meu comentário foi, o novo EDGE para mim até está pior que o antigo que até estava muito bom.

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Mas o Chrome está ainda mais longe…

    Ou seja, o Edge passou o Firefox porque desceu menos.

  4. Avatar de Rizzo
    Rizzo

    Em windows o edge e o que tem melhor bateria (versao sem chromium), mas isto so e relevante em surface e ultrabooks. No mac e ipad o safari e muito superior, alias com chrome no mac a bateria dura metade.

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Depende do que uses. O Safari têm 52 camadas, só usa as que os sites peçam. Além disso, addons só os produzidos pela Apple ou pagos para a empresa os gerir.

      1. Avatar de Rizzo
        Rizzo

        O safari tem os addons todos que precisas adguard para ads gratuito para mac e ipad. Alem disso ja vem reader mode entre outras nativas algo que o chrome não tem. Bem mais optimizado que o chrome dai a preferencia

        1. Avatar de irlm
          irlm

          agora usas linux?

        2. Avatar de Rizzo
          Rizzo

          Uso mac mas anda um palerma com o mesmo nick que e linux user. Tipico toto

  5. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    O Firefox tem estado a perder opções. O Opera está a comer 290% de CPU, sem que os chineses o consigam resolver (está pior do que as trojans mineradoras). Assim, resta o Chrome e o Edge (existem outros mas, com limitações). Até nos Mac muita gente usa o Chrome para não ficar amarrado a 100% Apple services.

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Mentira. Safari e muito melhor no mac que chrome e toda a gente prefere o safari. Quem dera aos windows users ter um edge tao bom quanto o safari.

      1. Avatar de Blam-O
        Blam-O

        Fala por ti.
        Toda a gente prefere o safari? Fo*****
        Faz o propósito, mas se por alguma razão pensas que não tens uma boa quota de utilizadores a usar Chrome em MacOS, ou não sabes a razão pela qual usam Chrome, ou essas palas estão apertadas.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é verdade. Sou utilizador do ecossistema Apple desde 2008 e, embora o Safari no macOS e no iOS/iPadOS seja muito mais rápido que qualquer outro browser (mas não é mais rápido, é muito mais rápido), a verdade é que usei sempre o Chrome como browser pelas suas capacidade de navegação, ferramentas de produção e muito mais. Agora, passados muitos anos a usar o browser da Google, deixei de o usar. É estupidamente pesado e consumidor de recursos. O Firefox, que foi o meu browser de 2002 a 2011, voltou a ser o browser de trabalho, dado que consome muitos menos recursos, tem um funcionamento muito similar e tem muitas ferramentas que podem colmatar as do Chrome. O Chrome está a padecer daquilo que um dia o IE padeceu. Está guloso!

          1. Avatar de cargons
            cargons

            Vítor
            Concordo plenamente consigo em relação ao Firefox que sempre foi o meu browser desde que apareceu com o bom e o mau. Experimentei diversos ainda os uso CCleaner, Brave e Pale Moon. A versão do Firefox em uso é a actual 74.0.1 (64-bit).
            Cps
            CGonsalves

          2. Avatar de andre
            andre

            acho que esta mesmo em loop!
            tenta o edge, acho que vai se sentir mais livre…. o safari e mesmo antigo e basico, eu nem no iphone uso safari, e mesmo outlook e edge… quase tudo da microsoft… eles sao os melhores do mundo em software e o resto e letra.

          3. Avatar de Vítor M.

            Não, uso o Firefox e, por exemplo, ao nível de consumo de bateria no MacBook sente-se uma redução fantástica, face ao consumo do Chrome. O Safari, é muito bem, mas não tem as ferramentas que preciso e ainda são algumas. Claro, no iPad e iPhone, esquece, nada bate o Safari. Para já, o FF está muito bom.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Começo a acreditar que és uma experiência falhada de criação de um BOT com IA!!
        Algures o teu algoritmo ficou em loop em relação à Apple… >>/dev/null

        1. Avatar de Rizzo
          Rizzo

          Que vantagens o chrome oferece no mac e ios que o safari não tem? Nem reader mode o chrome tem e ainda derrete a bateria. Informa te

  6. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Penso que o edge chromium “versão final” não tem versão de 32 bits ao contrário dos primos Chrome e Firefox.
    Contudo quem quizer experimentar encontrei o EDGE de 32 bits pode fazêlo com a versão Canary eno Windows 10 no link https://www.microsoftedgeinsider.com/en-us/download/
    Isto pode ser importante para máquinas com muitos anos e de recursos limitados. Importa tamb+em referir que muitos fizeram o upgrade do windows 7 ou 8 para o 10 mesmo com limitações do hardware.
    Resumindo: Não há Edge estável para máquinas antigas (32bits) e quem queira experimentar o browser de 32 bits para ver se consome menos RAM e menos CPU não o pode fazer. Mas porquê microsoft?

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Simples, o 32bit morreu e há muito. A Apple já não suporta 32bit, o Mojave foi a última versão que corria 32bit apps. Muitas distribuições linux estão a remover o suporte para 32bit também.
      E quando falamos de máquinas antigas, temos de falar em máquinas mesmo muito antigas, porque já existe hardware 64bit há uma porrada de anos, já nem tenho memória de quando foi a última vez que corri Windows a 32bit, acho que ainda cheguei a usar o Windows XP 64..

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Continuo muito satisfeito com o Firefox, quer no PC, quer no Android (Firefox fenix , ainda preview).

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Tenho pena de ti lol. Firefox ha mtos anos que deixou de ser opcao fiavel

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Para ti.

      2. Avatar de Caoa Koi
        Caoa Koi

        Tu deves achar o dono da razão. Os teus comentários por aqui são de alguém muito piquinhas. Para ti só o safari que é bom o resto é tudo lixo – e fazes bem.
        Como já disse, PARA TI.

        PARA OS OUTROS safari é lixo.
        Opiniões PESSOAIS…

  8. Avatar de Alessandro
    Alessandro

    Ainda uso o Mozilla pelo fato da privacidade lá ser levada a sério!

  9. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    portanto uma multinacional com práticas anti-concorrenciais passou uma empresa piquena que não tem 1% do dinheiro da gigante…. ui palmas palmas… Firefox ♥

  10. Avatar de Jose
    Jose

    Este valores sao do antigo edge nao do novo .
    O novo edge ja foi disponibilizado as massas por windows update?

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    A única coisa que me fez mudar do chrome para o edge é a opção de colocar os marcadores em um botão (assim como o firefox também) ao invés de usar a maldita barra de marcadores

  12. Avatar de AJMS
    AJMS

    O edge Continua banal, são poucos os browsers que estão a inovar, nesse aspecto destacam-se 1 ou 2, esses sim vale a pena usar.

  13. Avatar de Mata*Ratos
    Mata*Ratos

    Não há browser que me convença!
    Contudo tenho de optar por algum.
    Votos CCM

  14. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Segundo vi no gráfico o Google Chrome tem um uso de 67.72% e o Firefox da Mozilla apenas 8.49% neste estudo da NetApplications Market Share.Ou seja,tem mais 59.23% de utilização a nível mundial !! É abismal a diferença,abismal !! 😐

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      E não é de agora, o Firefox tem uma quota mínima há bastante tempo já. E agora com o novo Edge a coisa vai piorar para a Mozilla.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Pois,pelos vistos irá ser mesmo assim.

    2. Avatar de AJMS
      AJMS

      Certamente que que a maioria dos utilizadores nem sabe o que é o Firefox, Opera, Vivaldi …..etc e limitam-se a usar o browser que vem no sistema ou o mais conhecido, mas isso não faz que seja o melhor browser, eu dispenso bem o Edge e o chrome, pois existe bem melhor actualmente, tudo depende das exigências de cadaum e da maquina que utilizam, mas se for só para abrir meia dúzia de paginas da net e mais nada, até o velhinho IE serve.

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        O mais curioso é que Chrome não vem pré-instalado em nenhum sistema operativo, assim como o Firefox, Opera e Vivaldi.

        1. Avatar de AJMS
          AJMS

          Mas o Chrome está colado à Google explica tudo como é obvio.

  15. Avatar de jorge
    jorge

    O safari do mac nao vale nada, eu apenas o uso para aceder as contas do banco porque é o recomendado pelo banco, no resto uso vivaldi.

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      O Vivaldi em funcionalidades deixa os outros browser a anos luz. Um verdadeiro browser para usuários exigentes.

  16. Avatar de Zé Parvo
    Zé Parvo

    O que dizem os Amaricanos e sites de vendas de serviços VPN só enchem os olhos a distraídos ou não conhecedores…
    Para nós Europeus mais vale usarmos o Firefox e mantermos os níveis de segurança altos!
    [procurar na net relatório da agência de cibersegurança alemã em Outubro 2019 sobre browser mais seguro]

    Sobre o Firefox bloquear até a porcaria do site do banco é fácil entender… quantos mais “extras e extensões” tivermos activas mais sites funcionam menos correctamente…
    Afinal de contas qual ou quais os sites que hoje em dia estão totalmente limpos?
    Experimentem desligar adblocks, noniosblocks, etc…
    Mas assim não se entende que se procure um browser seguro se depois permite tanta porcaria…
    Se assim for, usem o internet explorer… 3:)