NOS realizou a primeira chamada em 5G Stand Alone em Portugal (o 5G+)

17 Comentários

A NOS realizou a primeira chamada em 5G Stand Alone em Portugal (o 5G+), usando a tecnologia Voice Over New Radio (VoNR). Vêm aí as chamadas com melhor qualidade de voz e outras características interessantes.


A tecnologia VoNR representa um importante avanço tecnológico, uma vez que consegue aproveitar todo o potencial da rede 5G+ e das suas características diferenciadoras, como velocidade, ultrabaixa latência e grande capacidade de conectar vários dispositivos.

Esta tecnologia permite uma qualidade de chamadas superior, graças a uma maior clareza do áudio potenciada por HD Voice+, e tempos de ligação praticamente instantâneos. Está preparada, de raiz, para a integração de funcionalidades assentes em 5G, como a realidade aumentada, a realidade virtual e aplicações IoT. Permite uma utilização simultânea de voz e aplicações de elevada velocidade, tais como streaming, ou gaming em tempo real, oferecendo uma experiência de utilização superior.

Judite Reis, Diretora de Engenharia de Rede Móvel da NOS, sublinhou

Depois de termos inovado ao sermos os primeiros a lançar o 5G e o 5G+ em Portugal, somos agora os primeiros a melhorar exponencialmente a qualidade das chamadas ao lançarmos a tecnologia que permite retirar todo o potencial do 5G também na voz. Abrimos caminho para chamadas mais rápidas, mais nítidas e com mais pessoas em cada ligação, sem perda de qualidade.

Vantagens das chamadas em VoNR assente em 5G+

  • Qualidade de voz: superior clareza do áudio das chamadas (HD Voice+)
  • Latência ultrabaixa: a latência ultrabaixa, inferior a 10 ms, permite uma ligação instantânea
  • Simultaneidade de voz e dados: utilização simultânea de voz e aplicações de elevada velocidade, permitindo estar em chamada e ao mesmo tempo jogar online em grupo
  • Maior capacidade de rede: mais pessoas podem estar ligadas em simultâneo, mantendo a superior qualidade de Voz 5G+
  • Menor consumo de energia e melhor gestão de bateria: como o 5G+ é uma rede mais sustentável e eficiente em termos energéticos, cada chamada tem uma menor pegada de carbono

O 5G+ da NOS utiliza unicamente uma infraestrutura 5G, tanto no seu core como na rede de rádio, independente da rede 4G. Tendo sido lançado no final de 2024, abriu uma nova página na capacidade de desenvolvimento e implementação de serviços com caraterísticas diferenciadoras como a latência ultrabaixa, o network slicing, o menor consumo de energia e a capacidade de suportar de forma maciça equipamentos IoT, entre outros.

Partilhar:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo Pincelo
    Rodrigo Pincelo

    Que smartphones suportam isto? So para iphones?

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Só equipamentos com suporte a 5G+, portanto atualmente não existe no mercado nenhum iPhone que suporte conectividade 5G+.

    2. Avatar de CO
      CO

      Xiaomi e samsung para já

      1. Avatar de Bruno Costa
        Bruno Costa

        A lista de dispositivos compatíveis apenas contempla apenas Samsung e Xiaomi. Mas há outros dispositivos com suporte a 5G SA e VoNR, principalmente os de media/alta gama dos últimos 2 anos. Não sei é porque a NOS não os inclui na lista quando os hardware é semelhante entre os dispositivos das diversas marcas, Snapdragon principalmente.

        1. Avatar de rjlopes
          rjlopes

          Porque os fabricantes têm de lançar atualizações de firmware. Não é só uma questão de hardware compatível.

    3. Avatar de Veritas
      Veritas

      Nothing Phone 2 suporta.

  2. Avatar de int3
    int3

    Agora sim é 5G. O “+” é só marketing porque até hoje, ninguém oferece 5G. É apenas a interface de rádio que funciona com algumas funcionalidades que o 4G não tinha.

    Toda aquela treta da ultra velocidade, baixa latência, dispositivos massivos, etc era tudo tanga.

    1. Avatar de Trolha Men
      Trolha Men

      O de costume, vender gato por lebre.

    2. Avatar de Rodrigo Pincelo
      Rodrigo Pincelo

      sabes la o que dizes 🙂 Vai mase arranjar um traabalho xor engenheiro

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Faz um speedtest com 4G, depois volta novamente a fazer o mesmo speedtest, mas em 5G.

        Compara os valores.

  3. Avatar de Alves
    Alves

    O pplware só tem uma imagem de uma antena de telemóvel?
    Usam sempre a mesma imagem e, curiosidade, essa antena até é da Meo…
    Vejam lá se conseguem fazer melhor… ‘just sayin’….

    1. Avatar de Vítor M.

      A antena não sabemos de que operadora é, a imagem é nossa e serve perfeitamente para a ilustração deste tipo de artigo, para dar a entender do que se trata. Se tiveres uma por aí, que seja tua (não roubes a ninguém 😉 ) manda.

      PS: pode ser da MEO, da NOS, da VODAFONE… é indiferente. Onde vês nessa antena o nome do operador?

      1. Avatar de Diogo Nunes
        Diogo Nunes

        Vitor,

        Sabemos que é MEO quando na parte inferior da antena, tem dois cabos à volta dela. As outras operadoras não têm 🙂 .

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 não faço ideia do que falas.

  4. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    Mais uma vez quem foi a correr para ter o 5g+ é só marteking .

    A NOS deve ter uma torneira para controlar o tráfego e a esses que pagam mais, deixa sair mais caudal.

  5. Avatar de Anónimo Silva
    Anónimo Silva

    Que viagem ao futuro! Uma tecnologia sem fios que com a qual conseguem realizar chamadas de voz. Bravo NOS!

  6. Avatar de Zerto
    Zerto

    Primeiro não foi a primeira ou melhor a primeira da Nós porque na faze de desenvolvimento nem sei quantas foram, depois têm melhor qualidade mas acho que ninguém vai ouvir uma sinfonia por telefone mas ok os burros tem de ter palha para comer