Nos próximos dias pode ficar sem internet… se não pagar

20 Comentários

O período relativo ao funcionamento das medidas excecionais de proteção aos consumidores está a acabar! A partir de 30 de junho termina a proibição de os operadores de telecomunicações suspenderem o fornecimento de serviços por falta de pagamento.

A ANACOM alerta que vão regressar as regras gerais previstas para o corte de serviços de comunicações eletrónicas.

Nos próximos dias pode ficar sem internet... se não pagar


Se faltar a internet… pode ser um problema de pagamento!

As medidas excecionais de proteção aos consumidores cessam já a 30 de junho. Isto significa que as operadoras poderão simplesmente cortar o serviço de comunicações, como, por exemplo o acesso à internet ou comunicações de voz.

Deixará de ser possível também, a partir da mesma data, os clientes pedirem a suspensão ou o cancelamento dos contratos sem penalização por situação de desemprego ou quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20% face aos rendimentos do mês anterior.

A ANACOM acredita que as empresas de comunicações eletrónicas estão conscientes da imprescindibilidade destes serviços para todos os cidadãos no período em que vivemos e que encontrarão, juntamente com os seus clientes, soluções que evitem a suspensão de serviços e o sobre-endividamento das famílias que enfrentam dificuldades económicas ou restrições decorrentes de infeção por COVID-19.

Nos próximos dias pode ficar sem internet... se não pagar

A partir de 1 de julho de 2021, passam a aplicar-se plenamente as regras gerais previstas para as situações de suspensão de serviços por falta de pagamento e de cancelamento de serviços, não estando legalmente prevista a possibilidade de suspensão dos contratos por iniciativa dos consumidores.

Caso os consumidores não paguem os serviços de comunicações eletrónicas a partir desta data o operador poderá suspendê-los, mesmo que estes se encontrem em situação de desemprego, haja quebra de rendimentos do agregado familiar ou infeção pela doença COVID-19, desde que assegurem o cumprimento das seguintes regras:

  • emitir um pré-aviso escrito ao consumidor no prazo de 10 dias após a data de vencimento da fatura;
  • conceder um prazo adicional de 30 dias para pagamento dos valores em dívida;
  • indicar especificamente no pré-aviso as consequências do não pagamento – suspensão ou cancelamento do serviço;
  • informar no pré-aviso os meios que o consumidor tem ao seu dispor para evitar as consequências do não pagamento.

Decorridos 30 dias de suspensão do serviço sem que o consumidor pague a totalidade dos valores em dívida ou não celebre qualquer acordo de pagamento por escrito com o prestador, o serviço é cancelado e, se estiver em curso um período de fidelização, pode haver lugar ao pagamento da penalização que esteja contratualmente prevista pelo seu incumprimento.

Leia também…

COVID-19: Proibição de corte de energia termina já esta quarta-feira

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    Acho muito bem!
    Porque razão é que as empresas tem de estar a suportar os custos de alguém que não paga?
    Sou a favor que haja um acordo de facilidade de pagamento! Toda a gente pode passar por dificuldade mas se o comprador demonstrar interesse em pagar é bom para os 2 lados.. Agora não pagar durante meses não tem sentido nenhum…

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      Exatamente se ficaram sem fonte de rendimento nem eles nem os filhos em idade escolar tem direito a ter acesso à internet, que isso actualmente é um luxo.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Mas que culpa tem as outras pessoas disso?? Ou não sabes que se tu não pagas e tens direito alguém tem de pagar! Queres reclamar, reclama com o estado!

  2. Avatar de Berto
    Berto

    Eu pago e não tenho 😀

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      És da NOS?

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      És da Vodafone?

    3. Avatar de Pintor
      Pintor

      Eu não pago e tenho.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Essa lei sempre foi má. Quer dizer, o cliente deixava de pagar, e a empresa além de não ver o dinheiro, não podia cortar o serviço. O Estado tinha era que suportar esse custo, não é mandar as empresas arcar com esse fardo. Todos podemos ter um azar, e ficar sem possibilidades, mas a empresa de telecomunicações não tem culpa disso.

    1. Avatar de Nice meme
      Nice meme

      O estado é que devia suportar esse custo???

      Já não basta ser acionista forçado da TAPs e Novo Banco, também agora teria de pagar as contas dos outros? Era o que mais faltava.

  4. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    É por estas e por outras que tenho uma rede mesh instalada na zona de Lisboa, ligada a mais de 50 nodes. Mais 50 pontos e mando o contrato da minha Internet para as “couves”.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Até teria pena das empresas de comunicação, mas depois lembro-me que as empresas actuam de tal forma que parecem ter todas as exactas mesmas opções… se um piora as condições de serviço os outros todos seguem-no, e se um melhora substancialmente o seu serviço os outros seguem-no também. Parece quase um cartel no sector das comunicações.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Joao Ptt, gosto da sua modéstia “Parece quase um cartel no sector das comunicações”
      Eu acho que já não duvidas, que raio de empresa que faz o preço igual até ao último cêntimo

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Não quero afirmar, porque para ser um cartel eles tinham de se reunir e ter combinado tal, mas se estão só a olhar uns para os outros, sem falarem entre eles, e depois imitam-se, isso já não é cartel… é “concorrência”, ou neste caso falta dela.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não torna válido que deixem de receber pelo serviço prestado…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Pois não, não torna. Só que quando as empresas não dão realmente o seu melhor, eu tenho menos tendência a ter pena delas quando lhes acontece estes inconvenientes.

    3. Avatar de iDroid
      iDroid

      “Quase”

  6. Avatar de Jonny
    Jonny

    Eu não pago nada e tenho internet

  7. Avatar de Vrael
    Vrael

    Eu gostava de ter boa net (NOS) principalmente por wifi que é simplesmente horrivel, tive de mudar para um router comprado por mim para ter no local onde tenho o router toda a net que pago.. Nunca falhei um pagamento, já eles é só falhar… Também deviam receber um aviso mais do que uma falha por mês que não fosse derivado de avaria técnica devia poder rescindir…

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Também não se devia pagar IUC se as estradas não fossem arranjadas 🙁 Mas não pagas e aguentas X(

  8. Avatar de JAGUNÇO
    JAGUNÇO

    E por quê Eu pago imposto na factura da luz sobre a radiodifusâo .Se Eu tenho um Serviço contratado e já está incluido a televisâo e radio difusâo porque tenho que pagar dois serviços do mesmo operador nâo tem sentido pagar um serviço duas vezes