NOS é a operadora que tem a rede 5G mais rápida em Portugal

28 Comentários

No que respeita ao número de estações de base já instaladas no território nacional com tecnologia 5G, o número total, de acordo com a informação reportada à ANACOM até ao final do 1º semestre de 2022, ascende a 2918 estações espalhadas por 198 concelhos (64% dos concelhos no país) e 859 freguesias (28% das freguesias no país).

A NOS foi a operadora que até ao momento instalou um maior número de estações 5G, 1937 estações (66%), seguindo-se a Vodafone com 534 estações (18%) e a MEO com 447 estações (15%). A NOS é também a operadora que tem a rede 5G mais rápida em Portugal.

NOS é a operadora que tem a rede 5G mais rápida em Portugal


5G da NOS: Download a 362,84 Mbps e Upload a 34,12Mbps

A NOS é a operadora com a rede 5G mais rápida em Portugal, segundo o primeiro prémio de quinta geração de rede móvel atribuído no País.

O desempenho da rede 5G foi avaliado pela Ookla® – líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises – comparando as três operadoras nacionais, tendo a NOS conquistado um Speed Score™ de 305,40 e concluindo-se que é 6,55% mais rápida que o segundo classificado.

NOS é a operadora que tem a rede 5G mais rápida em Portugal

Durante os testes, a velocidade média de download na rede NOS 5G foi de 362,84 Mbps, 6.4% mais rápida que o segundo classificado. No respeitante à velocidade média de upload, esta foi de 34,12Mbps na rede NOS 5G, o que significa 17.88% mais rápida do que a das restantes operadoras.

Em 2022, a NOS já viu a sua rede móvel ser premiada por várias entidades – Opensignal, Ookla® e Produto do Ano – distinguindo a cobertura e rapidez da sua rede móvel, sendo agora o reconhecimento atribuído especificamente à sua rede 5G pela Ookla Speedtest®.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de informado
    informado

    que baixe mas é os precinhos que está caro.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Amigo, tens oferta 5G até setembro em quase todos os tarifários, e possívelmente essa oferta ainda se extende mais um ano, pelo andar da carroça
      https://forum.nos.pt/novidades-16/oferta-5g-da-nos-28261

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A nós até pode estar TOP no 5G. O pior é e tudo o resto.
    Os outros 2 continuam bem à frente, sobretudo a MEO.
    Ainda em relação ao 5G, no RockInRio não houve nada para ninguém. O que prova que ter ou não ter 5G vai dar ao mesmo ou pior.
    O pessoal no RIR teve que se virar com o 4G e quem tinha o da MEO, pelo menos esse, safou-se bem!

    1. Avatar de CO
      CO

      No Alive a NET 5G da nos dava me 600 700 megas, nunca me falhou

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pois acredito. Mas no RIR, o melhor era rir para não chorar

  3. Avatar de LA
    LA

    As operadores nem o 4G têm com cobertura decente e já querem o 5G.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Esqueça o 4G, isso é passado, agora só interessa o 5G.
      Que nunca nenhuma geração, desde a 2G, tenha cobertura integral decente é assunto que só deve interessar às pessoas que têm a mania de estar onde as operadoras não querem gastar dinheiro a proporcionar cobertura.
      E não, o 5G nunca irá ter cobertura integral do país, e menos ainda cobertura redundante.
      Imaginem terem a conversa de serviços de emergência, mas depois não terem cobertura integral sequer para o dia a dia, a que se chama isso? Publicidade enganadora. Dá para o serviços de emergência, mas não vai ser útil em todo o lado.

      1. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        Não podemos esquecer o 4G devido ao VoLTE, muitos operadores estão a desligar o 2G e 3G, exemplo AT&T e a Europa mais cedo ou mais tarde vai fazer o mesmo, logo o VoLTE é a tecnologia de voz mais importante.

  4. Avatar de Aiaiai
    Aiaiai

    Espectacular! Ainda bem que já há tanta área abrangida pelo 5G.
    Pena que se continuem a esquecer do interior (nas comunicações e não só)… Tantas vilas e aldeias por esse portugal fora que quase não têm sinal. Quanto mais 4G…
    Cabo?? Não faltam zonas onde se passou do satélite/adsl directamente para a fibra… no entanto… a rede móvel é uma tristeza…
    Mas o importante é ter o 5G! O povinho nas vilas e aldeias que vá contar passarinhos…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A malta das vilas e aldeias que se juntem todos e se tornem accionistas maioritários através de algum terceiro que as represente e obrigue a empresa a perder dinheiro a meter as infra-estruturas em locais onde nunca terão verdadeiro retorno económico. Essa é a única forma realista de terem cobertura integral do vosso operador favorito, nenhuma outra é viável na actualidade.

      1. Avatar de LCB
        LCB

        Em matérias essenciais como a literacia tecnológica, e que provocarão desigualdades significativas entre a população, o Estado deverá assegurar direitos iguais. Uma vez que os deveres (impostos) também o são. Nem tudo, na minha modesta opinião, se deverá reger pela lei da economia liberal – não estamos todos na mesma linha de partida, nem nunca estivemos, nem prevejo alguma vez estarmos. Portanto, acho que aqui caberá ao Estado (e muito ao poder local) diligenciar sobre esta matéria.

  5. Avatar de MAURICIO SOUSA
    MAURICIO SOUSA

    Tenho na meo 270 GB/s com 4GLTE para que raio necesito 5G. Andam a enganar os parolos ?

    1. Avatar de Hugo Santos\
      Hugo Santos\

      Porque é melhor ter latências de 5-15ms em vez dos 30-60 do 4g.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tb não é preciso exagerar. Actualmente nem o 5G faz 5ms nem o LTE se esbardalha nos 60.
        Por x’s conseguem os mesmo 20ms
        Isso foi outra promessa do 5G que não está a ser cumprida. Devia conseguir o mesmo que a fibra 0-2ms, mas já se viu que nada feito!
        Vamos aguardar por 2025 a ver se a coisa afina!

  6. Avatar de Diogo Mateus
    Diogo Mateus

    Onde????????????????? Na sede?????????? Só pode!

  7. Avatar de MAURICIO SOUSA
    MAURICIO SOUSA

    Em casa lamento não poder enviar o screenshot da medição de ookla

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Fazer a medição, carregar no link “resultados”, e copiar o link dos resultados que está lá identificado com o símbolo do link do lado direito.
      De nada.

  8. Avatar de Idiocracia
    Idiocracia

    upload a 34? really?
    362? com quantos equipamentos ao mm tempo na antena? qual é a o esforço a que a antena(s) estavam no momento?
    Qual é a configuração? quem fez a maioria dos testes? “tecnicos da NOS” com equipamentos reconhecidos pela rede em modo “Best Effort” ou qualidade/velocidade garantida?
    Agora olhando com atenção.. está certo!
    ulpload sempre a 10% do download! 100/10, 200/20, 500/50, 1000/100…. neste caso.. 362/34
    LOL
    vá.. + 2 pontos por andarem a limpar o lixo que deixaram nas paredes dos prédios

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Quando se vem para aqui mentir, depois acaba-se por se ficar mal visto. Eu sou cliente NOS e já tenho 500/100 à mais de 3 anos com HFC. Não sou cliente fibra FTTH.

      1. Avatar de Helio
        Helio

        Aqui igual, sem problemas.
        Já medi em vários momentos do dia, e sempre conforme o contratado

  9. Avatar de DFS
    DFS

    Li uma outra notícia em que no total das redes 2 a 4, a que tinha mais bases é a vodafone, seguida da meo e depois da Nos, o que vai de encontro a minha sensação de que a vodafone era a que tem em geral melhor rede. e a Nos a pior. Contudo parece que a Nos quer inverter isto no 5g. Vamos ver como as outras reagem, mas às vezes mudanças de tecnologias são oportunidades para quem não é líder.

  10. Avatar de AM
    AM

    Meo 5G do Porto, 315 megas

  11. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Pode ser a mais rápida em 5G, mas na zona da Serra da Estrela, continua a ser a única operadora sem cobertura de sinal em algumas localidades. Se dependesse da NOS nesses locais, estava bem tramado…

  12. Avatar de A
    A

    É a Operadora com 5G mais rápido, no cruzamento entre o Colombo e o Estádio da Luz.

  13. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    O 5G para o utilizador normal, tem utilidade 0, não se deixem enganar. O que me interessa se faço um download a 100 ou a 350 ou um up a 20 ou a 50… para mais pela diferença de preços.
    Agora se me falarem que estou numa mesa de operações em Lisboa e estou a ser intervencionado pelo melhor especialista da área que se encontra nos EUA, no Bagladesh ou no polo Norte. aí sim. viva o 5G viva o 6G.
    Se sou dono de uma grande empresa que tenho trafego de milhares de gb obrigado 5G. Mas, se me quiserem oferecer pelo mesmo preço…. venha!

  14. Avatar de O que tu queres sei eu!
    O que tu queres sei eu!

    É como um Ferrari, o mais rápido quando não está na oficina

  15. Avatar de Mtb
    Mtb

    Acho que os numeros do 5G são bem evidentes tanto em testes feitos como na velocidade face à concorrência.

    No Forum da NOS eles evidenciam a velocidade 5G, como a rede mais rápida, e outros evoluções tecnológicas
    https://forum.nos.pt/novidades-16/a-nos-tem-a-rede-5g-mais-rapida-em-portugal-31746