NOS: A instalação da box e router pode ser feita pelo cliente

66 Comentários

A partir de agora os clientes da NOS passam a ter a possibilidade de ser eles próprios a fazer a instalação de TV e Net. A NOS é atualmente a única operadora em Portugal a permitir tal “serviço”, garantindo um upgrade tecnológico rápido, simples e em total segurança, particularmente relevante no contexto atual de confinamento.

Saiba como funciona esta nova opção.

NOS: A instalação da box e router pode ser feita pelo cliente


Instalação por parte dos clientes da NOS demora cerca de 5 minutos

A partir de agora os clientes NOS já podem fazer a própria instalação de boxes e routers. A operadora oferece aos clientes a possibilidade de instalar de forma autónoma e em menos de cinco minutos as boxes UMA TV, Apple TV ou o Power Wi-Fi Plume e Giga Router, o que permite o usufruto quase imediato dos benefícios destes serviços e reduz a necessidade de se agendar a visita de um técnico a casa.

De acordo com a informação disponibilizada, para avançar para a opção de instalação própria os clientes apenas precisam de um Kit, que pode ser requisitado nas lojas NOS ou através da linha 16990, e que contém toda a informação e equipamentos indispensáveis para realizar a instalação com tranquilidade e rapidez.

Se durante a instalação os clientes tiverem alguma dúvida, podem encontrar todo o suporte na área de ajuda do site NOS, no fórum NOS, ou através da linha de apoio ao clientes, 16990.

NOS: A instalação da box e router pode ser feita pelo cliente

A instalação feita pelos próprios clientes tem ainda vantagens ambientais, ao permitir a redução da pegada de carbono em relação ao processo tradicional de instalações por técnico.

Apesar de ser uma opção ainda recente, já se contabilizam cerca de 200 instalações por dia da gama de equipamentos TV e NET sem recurso a intervenção técnica e, no decorrer do mês de fevereiro, a NOS perspetiva que a adesão seja crescente, tendo em conta a comodidade e segurança que a autoinstalação proporciona aos clientes.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Como ?? Mas isto é a sério ?? 😐

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Em muitos países já é assim há muito tempo.. se for 4g é só ligar senão se já tiveres a ficha de conexão é só ligar e configurar

      1. Avatar de sdfg
        sdfg

        e ja foi assim antes…

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Mas ninguém se lembra dos kits adsl e coaxial?
      Ou mesmo dos packs netc (netcétera) 56 kbps?
      Isto de vir o técnico a casa é coisa recente, tanto microfiltro adsl mal aplicado com quedas constantes.

  2. Avatar de LA
    LA

    E nesse caso será revista a penalização por não cumprimento da fidelização, dado que não tiveram custos com a instalação?

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Sim porque a instalacao é só ligar um equipamento… nao há trabalho feito por trás nem as infraestroturas que tiveram de ser instaladas e mantidas… oh sorte.

  3. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    “ao permitir a redução da pegada de carbono em relação ao processo tradicional de instalações por técnico”

    A box vai ter a casa do cliente por teletransporte???

    Até pode agilizar o processo! mas claramente tentativa de redução de custos se a moda pegar, pois para o cliente final as vantagens são poucas(alem a possível “rapidez”) porque hoje em dia a instalação é grátis!!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      A intenção subjacente é tanto por motivos ecológicos quanto a venda de smartphones sem carregador…”eles” estão sempre a inventar formas de passar o trabalho deles para o cliente e poupar uns cêntimos sem que o mesmo cliente seja beneficiado em nada!

    2. Avatar de Artur
      Artur

      Vem via CTT estou a espera da minha.

    3. Avatar de Edgar
      Edgar

      Chega a ser estúpido certas desculpas que empresas dao hj em dia.

  4. Avatar de EsPoNjOsO
    EsPoNjOsO

    Imagino então que em caso de rescisão antes do período de fidelização de contrato terminar, para quem aderiu com esse método, não possam exigir a devolução do valor da instalação cobrado (ainda que seja referido como oferta no ato da instalação).

  5. Avatar de klimane
    klimane

    Atrasos na instalação, técnicos pouco competentes ou muito mal pagos, instalação deficiente, etc… A situação só funciona se houver uma pré-instalação dos cabos e não é novidade para muitos clientes. O “inteligente” que agora congeminou isto devia receber um prémio. Só é pena que as opções de serviço sejam tão medíocres. Centenas de canais que não valem um chavo, mas o Zé tem 200000000000000000000000 de canais e fica todo contente por ver a TVI.

    1. Avatar de scp
      scp

      Por acaso vejo muitos canais de conteúdo diferenciado, seja de séries, filmes, documentários, música, desporto, programas americanos seja nos canais deles ou nos PTs.
      Depois tens uma lista de canais que são mais para os estrangeiros a viverem cá e querem ver os canais internacionais dos seus países, seja da china, da russia, alemanha, inglaterra, eua, uae, etc.

      É normal que os canais generalistas sejam os mais vistos, isso deve acontecer em todos os países. Os outros canais são para diversificar e têm a sua relevância, não são de todo inúteis.

    2. Avatar de j
      j

      Não vejo a TVI. Chupa.

  6. Avatar de PM
    PM

    E os preços? Continuam a subir, mesmo colocando os clientes a trabalhar para vocês??

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Falta é ter preços acessíveis, coisa que não tem neste momento! Está tudo muito caro!

  8. Avatar de ok
    ok

    ” A NOS é atualmente a única operadora em Portugal a permitir tal “serviço”” Têm a certeza do que estão a dizer? Ainda no ano passado pedi um upgrade do router à Nowo e os mesmos mandaram o router por correio e tive que ser eu a substituir e ainda ligar à linha de apoio para o “ativarem”. O mesmo fazem com as boxes. Por isso a NOS não é a única.

    1. Avatar de Zé Bacalhau
      Zé Bacalhau

      Eu pedi a troca de router, fui à loja nowo com o antigo e trouxe o novo activado. Processo simples e fácil para mim e tive a minha situação resolvida.

  9. Avatar de Pedro Rito
    Pedro Rito

    Atenção que é apenas para substituição de equipamentos. Ex: Substituir o Power Router pelo Giga Router, ir buscar uma Apple TV, etc…

  10. Avatar de miguel
    miguel

    hehehe clientes a trabalhar para a operador a custo 0.
    De facto é uma inovação, só espero que o kit venha com escadas para subir ao poste 😀

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Ena pá, não vamos dar trabalho ao rapaz dos CTT de trazer uma escada na carrinha .
      Essa da escada foi boa

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Precisas de uma escada para trocar de router ou box?

  11. Avatar de Zé

    Impossível para novos clientes que não tenham linha em casa. Já praticado por outras operadoras em diversas situações e que em muitos casos só atrasa a resolução do problema

  12. Avatar de dr_jivagos
    dr_jivagos

    isto já parece as bombas de gasolina, quando eles começaram a oferecer a possibilidade de serem os condutores a abastecer o carro, e trabalhar no serviço prestado por eles…
    ou seja la vai mais meia duzia de tecnicos para o fundo de desemprego, coitados esses que até ganham ao serviço e nem sequer são funcionários da NOS.
    Mas vai ser engraçado meter o pessoal a fazer puxadas da caixa da NOS (muitos já o fazem por auto-recriação lol) e passar cabos pela casa. Mas esperem eles mandam um kit mágico.
    Mas agora a desculpa da pegada ecológica serve para tudo, bem como o covid. Concerteza que os kits vão aparecer na casa das pessoas por teletransporte

    1. Avatar de scp
      scp

      Não leste o artigo como deve de ser. É apenas para a instalação ou substituição da tv box e router. Ou seja os cabos já estão puxados dentro de casa e tu só ligas a box e fazes a configuração na tv. Nada mais que isso.

  13. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    Para atuais clientes. Para novos é necessário a deslocação do técnico. Uma informação importante.

  14. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Bem… por um lado até prefiro ser eu a instalar as coisas do que vir um gajo qualquer que pouco ou nada percebe e que deixa tudo de pantanas para depois resolver. MAS…. o que eu realmente queria era que não tivesse tantas quebras de rede como tenho!!

  15. Avatar de SuperTecnico
    SuperTecnico

    “A NOS é atualmente a única operadora em Portugal a permitir tal “serviço”, garantindo um UPGRADE tecnológico rápido, simples e em total segurança”. Não se refere a instalações do zero mas sim há troca de equipamentos já existentes. Esperem pelo 5G e aí sim, vão há loja levam o kit e instalam voçês. Covid está a ser desculpa para muita coisa… BOM FIM DE SEMANA!!!

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Mentira…
      A MEO também já faz isso…

  16. Avatar de Louro
    Louro

    Nao percebo muito bem o choque…
    Já é prática comum em outros países e nao vejo qual é que é a razao para alguém vir a minha casa só para ligar um router e uma box…

    Mandam a box por correio, no dia X está activo… no dia X ligas a box e o respectivo router, algum problema ligas com eles.

    Sinceramente nao tenho tempo para estar a espera que alguém apareca em casa entre as 9 da manha e as 2 da tarde só para ligar um equipamento.

    1. Avatar de ...

      +1
      Ainda agora atualizei o pacote da Vadafone e tive 3 semanas à espera que um técnico viesse a minha casaigar a box à corrente.
      Como estou em Teletrabalho nem foi muito grave, se não tinha de estar em casa entre as 14h e as 18h

      1. Avatar de Peace
        Peace

        Na semana passada vieram-me trocar o telefone, combinaram para a tarde, vieram de manhã.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      “Mandam a box por correio, no dia X está activo” -> e não tens de estar em cada para a receber?

      1. Avatar de Peace
        Peace

        entre as 9h e as 18h 😀

  17. Avatar de r41m31
    r41m31

    Certo, assim todos os problemas que possam ter com os equipamentos passam a ser da competência do cliente que os instalou. Se precisar de ajuda paga um técnico para se deslocar a casa..

  18. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Aqui em França, tal como no Reino Unido, é assim desde sempre. O cliente encomenda o material através da internet, escolhe o tarifário, e quando recebe o material faz a instalação.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @ Bruno Mota, mas isso se o serviço for 4G, certo?
      Se for uma instalação nova, exp: trocas Meo por Vodafone, assim tem de lá ir o técnico?

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Quer seja 4G, fibra ou ADSL. Sempre assim foi.
        Só no caso de não haver cablagem, aí sim, um técnico é enviado.
        Em caso de troca de operador, também não enviam técnico, a pessoa apenas troca um modem router por outro no dia indicado por ambas as empresas.
        Simples e eficaz.

        1. Avatar de nimboos
          nimboos

          Obrigado Bruno, pela partilha do testemunho! Não fazia ideia.

        2. Avatar de Gervas69
          Gervas69

          Na Suiça é igual, troquei de operador de internet e só me mandaram o router e mandaram mensagem a dizer a partir de quando o serviço estaria ativo, isto uma semana antes de começar o contrato e de acabar o anterior

      2. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        E se a pessoa aderir em loja, nem tem de aguardar pelo envio dos equipamentos, leva-os na hora e faz a instalação.

  19. Avatar de t.u.g.a
    t.u.g.a

    Parece que os os (pseudo) técnicos e afins, já não querem trabalhar para a NOS!
    Só espero que não vao parar a concorrência!

    defendo o que klimane disse:
    Atrasos e técnicos incompetentes e muitas vezes sem material para trabalhar fornecida pela operadora!
    Mas também pode ser que o ppl deixe de aderir a esses pobres serviços fornecidos pela operadora, a não ser que passem o dia com o C\/ cravado no sofá a ver big-broters e afins!

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Deveriam era fazer uma app para Android TV isso é que era de valor.

  21. Avatar de Diogo
    Diogo

    De momento resido em Belfast, UK e já há 5 anos atrás fiquei surpreso quando a Virgin media enviou uma embalagem com router e box e as instrucões de instalacão. ninguém vem a casa. Melhor? não. Talvez mais rápido do que esperar por um técnico.

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Isto é para não ter que pagar nem ter custos com os técnicos

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Não faz sentido enviar um técnico para conectar dois cabos, o cabo eléctrico e o de rede, seja ADSL ou Fibra.
      Quando compram TVs, não pedem que um técnico vá a vossa casa para fazer as conexões…

      1. Avatar de Ricardo Gonçalves
        Ricardo Gonçalves

        pedem ao primo ou vizinho que percebe de computadores

      2. Avatar de Peace
        Peace

        Sim é simples, o problema é se dá problemas na fibra como sujidade, curvas apertadas etc. Outro problema é alguém por-se a olhar para a fibra porque tem lá uma luzinha.

  23. Avatar de Não Obstante
    Não Obstante

    Vai sendo assim por esse mundo fora.
    É assim quando metes gasolina, pagas as portagens, etc.
    Eu até já queria ver aí nas ruas máquinas de venda de comida quente. Sou adepto destas automações.

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Pra já, só no mundo asiático, até onde sei claro

  24. Avatar de Sérgio Ribeiro
    Sérgio Ribeiro

    Eu não trabalho para eles

  25. Avatar de joao batista
    joao batista

    A Nos mais informa que sendo o cliente a instalar e a fazer o trabalho que compete á empresa, a mesma não cobrará as 3 primeiras mensalidades!!! ops…..pois é ..paga o cliente na mesma!!

  26. Avatar de Pedro
    Pedro

    ainda na terça a meo enviou um fibergateway para eu instalar….

  27. Avatar de Ricardo Pina
    Ricardo Pina

    Menos um posto de trabalho e depois passam a vida a mandar pessoas abaixo dizendo ” mas qual desemprego , vai trabalhar ” em quê crlh?

  28. Avatar de Aj
    Aj

    Não é nenhum ciência, ligar uma box à electricidade e deixar ela receber as actualizações que tem a receber, ela regista no servidor e está pronta a utilizar.

  29. Avatar de Eu memo
    Eu memo

    É só para quem possui um router ou box que funciona mal, por outro que funciona menos mal!!

    Mas precisa de uma chave inglesa ou de um aperta canos, visto que os técnicos costumam deixar o conector F “soldado” na femea do router ou box! É grandes cientistas a trabalhar para a NOs.

  30. Avatar de Henrique Macedo
    Henrique Macedo

    Ligaram-me para vender um pacote com Apple TV e ficaram de mandar um técnico para a instalação. Com grande surpresa enviaram a box pelos CTT. Tratei eu da instalação mas a imagem era muito inferior à da box UMA. Solicitei a reposição do serviço anterior e tiveram que vir recolher a box Apple. Não sei se foi algum problema relacionado com a instalação ou se a qualidade da Apple TV é mesmo inferior. Como não veio o técnico, pagaram a entrega e o levantamento e não venderan o serviço.

  31. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Epá, se for para apenas trocar um router (exceto para fibra) ou uma box ou um simples telefone sem fios, até prefiro eu a fazer tal.
    Porém, se for para trocar um router fibra, onde a malta certas vezes pensa que aquilo é como o cobre, e ainda o espertinho que olha para aquilo para ver se tem uma luzinha (no hospital, só pode), então aí, antes de proceder com tal, a atendente informava dos perigos e da fragilidade do cabo “amarelinho”, para além da fragilidade também do conector do router e etc.

  32. Avatar de j
    j

    Lixo de empresa que não quer saber da BOX Iris para nada. Umas das piores e mais lentas boxes do mundo!

  33. Avatar de Vasco
    Vasco

    Quando ainda existia a tvcabo ainda com a designação de netcabo, em finais de 90 ou princípios de 2000, comprei um produto chamado “kit netcabo” que se ligava por cabo coaxial e tinha um modem em formato de barbatana, cinzento, e que se activava depois por chamada telefonica. Se não me engano a velocidade era de 256 KB ou 512 KB. Isto que anunciam agora não é novidade nenhuma.

  34. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Entretanto na Meo pedem 40€ para trocar a box

  35. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    O novo Giga Router da NOS é horrível. O primeiro Giga Router que parece uma coluna de som é bem mais bonito do que esta versão 2.0. Enfim a NOS em vez de criar equipamentos mais bonitos só volta atrás no tempo e parece que voltámos ao tempo dos routers comercializados em 2010.

  36. Avatar de Tiago
    Tiago

    Fiz isso em 2006 na altura quando era o Sapo/Telapac ADSL
    Vendiam-se caixas nas lojas que era levar para casa e a pessoa instalava o Modem e cablagem.
    O único requisito era já ter linha telefónica instalada.