Nokia lança tecnologia de refrigeração líquida 5G que é neutra em dióxido de carbono

5 Comentários

A Nokia anunciou recentemente o lançamento da sua tecnologia de refrigeração líquida 5G. A empresa finlandesa afirma ser a primeira a implementar esta inovação na área das telecomunicações que visa também a sustentabilidade.

Para além da redução de custos, esta tecnologia é ainda neutra em dióxido de carbono, contribuindo para a redução das emissões de CO2.




A Nokia tem-se mostrado ativa e com iniciativa para novos projetos. No que respeita à tecnologia 5G, recentemente a finlandesa bateu o recorde mundial de velocidade com 4,7 Gbps.

Mas agora a empresa anunciou mais novidades no segmento das telecomunicações, mostrando que está atenta e na linha da frente da inovação.

Nokia lança tecnologia de refrigeração líquida 5G

A Nokia partilhou com o mundo o lançamento da sua tecnologia de refrigeração líquida 5G, afirmando ser a primeira no mundo a implementar esta novidade.

Esta implementação aconteceu na Finlândia, juntamente com a operadora móvel local Elisa, onde a refrigeração líquida também já havia sido introduzido pela Nokia nas estações 2G, 3G e 4G da operadora.

A tecnologia tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade ambiental, uma vez que é neutra em dióxido de carbono. Assim estima-se que ajude a reduzir em 30% as despesas locais de energia na estação e ainda reduzir em 80% as emissões de CO2.

Segundo o comunicado de imprensa da Nokia, cerca de 90% da energia utilizada nestas estações é convertida em calor residual. Mas com esta tecnologia de refrigeração líquida é possível converter e reutilizar esse calor, reduzindo então as emissões de dióxido de carbono na base de Elisa em Helsínquia.

Esta tecnologia ajudará as empresas a serem mais sustentáveis

Estas vantagens são extremamente importantes para as operadoras, pois ajudam na redução de despesas operacionais e vão ainda ao encontro das metas climáticas que estas empresas devem cumprir. E uma vez que as estações 5G normalmente consomem pelo menos duas vezes mais energia do que uma estação 4G, esta é uma decisão com resultados muito significativos.

De acordo com Sami Komulainen, vice-presidente executivo de produção da Elisa:

A Elisa estabeleceu uma meta de ser neutra em carbono até ao final de 2020. Também queremos manter a nossa liderança no 5G e continuar entre as principais operadoras do Mundo a oferecer planos benéficos desta tecnologia aos nossos clientes.

Inovações como a refrigeração líquida da Nokia nas estações base, demonstram como o 5G pode ajudar a impulsionar a sustentabilidade.

Por sua vez Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia, afirma que:

Demonstramos a primeira estação base AirScale 5G de refrigeração líquida do Mundo em operações comerciais, o que torna a refrigeração líquida numa realidade para todas as gerações de rede.

Esta solução inovadora apoia as operadoras na procura de se tornarem mais responsáveis em termos ambientais, o que permite uma significativa economia nos custos.

Este é assim mais um passo extremamente importante da Nokia e através do qual podemos confirmar que no segmento 5G europeu é uma das empresas com mais expressão atualmente.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu2
    eu2

    Não percebi o que tem o 5G a ver com a refrigeração líquida.

    1. Avatar de mrProGamer
      mrProGamer

      Eu acho que tem a ver com o hardware da tecnologia 5G porque pois sem isso iria ter o sobreaquecimento.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Refrigeração e aproveitamento do calor gerado nas estações base 5G. Tecnologia europeia de qualidade, nada de chinesices.

      1. Avatar de PML
        PML

        Nem mais! Temos de consumir o que é Português e, se não houver, consumir Europeu. Só assim conseguiremos crescer todos.

  2. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Sim, siga encher de dinheiros os nórdicos, aqueles que dizem que não merecemos ajuda! Estou a ser irónico, mas a verdade é esta. Nós do sul andamos a encher esses países de dinheiro com a compra de tecnologia de lá. Depois começamos a comprar à China e eles ficaram chateados. Temos pena, sejam mais competitivos. Gosto muito da empresa Nokia, nada contra, mas também não venham com a camisola EU porque eles são os primeiros a dizer que não lhes serve.