NFT: Primeira SMS da história leiloada por 107 mil euros

16 Comentários

Já ouviu falar em NFT (non-fungible token – token não-fungível)? Na prática, trata-se de um certificado de propriedade que não pode ser substituído, dividido ou partilhado.

A primeiro SMS da história enviado em 1992 foi leiloado como NFT por 107 mil euros.

NFT: Primeira SMS da história leiloada por 107 mil euros


SMS vendida como NFT tinha 15 caracteres, com as palavras “Merry Christmas”

A primeiro SMS da história, enviada pela operadora Vodafone em 03 de dezembro de 1992, foi leiloada na terça-feira como um NFT por 107 mil euros, durante um evento organizado pela casa Aguttes em França.

A identidade do comprador ainda não foi revelada, mas sabe-se que é canadiano e trabalha na área das novas tecnologias. Agora é proprietário exclusivo de uma réplica digital única do protocolo de comunicação original que transmitiu aquela mensagem de texto por telemóvel (SMS, sigla inglesa de short message service).

A mensagem, de 15 caracteres, com as palavras “Merry Christmas” [Feliz Natal, em português], foi recebida na altura por Richard Jarvis, colaborador da Vodafone.

NFT: Primeira SMS da história leiloada por 107 mil euros

Os NFT são ativos digitais que devido a uma tecnologia de cadeia de blocos, denominada “blockchain”, ficam registados como únicos, irreplicáveis e cujo historial de transações pode ser seguido desde a origem da “obra”.

Quase desconhecidos há um ano, os NFT representam, para alguns investidores, grandes oportunidades no mercado de arte contemporânea e estes transformaram-se, em poucos meses, essenciais em casas de leilão, ao atingirem milhões de dólares.

A venda de uma obra inteiramente digital do artista Beeple, em leilão, por 58,4 milhões de euros, em março, estabeleceu o recorde até ao momento. Intitulada “Everydays: The First 5,000 Days” (“Todos os dias: Os primeiros 5.000 dias”, em tradução livre), a obra de Beeple, cujo verdadeiro nome é Mike Winkelmann, é uma colagem digital de fotografias tiradas desde 01 de maio de 2007, ao segundo de 5.000 dias.

Partilhar:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fo
    Fo

    NFT non fungible stupidity

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      só faltava.. isso e mais alguns a dizer que a humanidade está perdida por haver alguem gastar tanto € nisto

      1. Avatar de andy
        andy

        Cada qual com a sua pancada! Conheço pessoas que estouraram milhares de moedas de 50 escudos nas máquinas de jogos nos anos 90…. 😛

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          E 20 escudos nos matrecos.
          Guilty as charged.

        2. Avatar de PML
          PML

          Já fazia isso nos anos 80 e com matrecos tb. A diferença é que era dinheiro bem empregue. As gargalhadas que dávamos a jogar matrecos e as humilhações que dávamos e levávamos valiam pela vida! Que saudades.

    2. Avatar de PML
      PML

      Provavelmente um dia no furuto iremos todos rir-nos disto.

      1. Avatar de IDroid
        IDroid

        Eu já o faço no presente.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Assim é que é. Pobre mas feliz

      2. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Então quem está a ganhar dinheiro com isto e ver os outros a criticar e a não ganhar nada ainda se ri mais

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    FTW Vodafone !! 🙂

  3. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Nunca foi tão fácil fazer lavagem de dinheiro como hoje !

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Cada vez vai ser mais fácil.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        para os grandes sempre foi e sempre será fácil, mas esperem até as moedas actuais passarem a digital e vão ver se para o zé povo é assim tão fácil

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Quando era tudo dinheiro na mão era bem mais fácil.
        Quanto mais digital, mais difícil se torna.

  4. Avatar de Eu
    Eu

    “Agora é proprietário exclusivo de uma réplica digital”

    Proprietário exclusivo de uma réplica…
    Exclusivo…réplica…
    NFT é um certificado de autenticidade original, certo?