Netflix perde utilizadores pela primeira vez em dez anos e culpa a partilha de contas

28 Comentários

Há muito que o Netflix assumiu o lugar de domínio do mercado do streaming. A concorrência está muito longe do que oferece, mesmo com todas as mudanças que estes têm trazido e com toda a nova oferta de conteúdos.

Ao apresentar os valores referentes ao primeiro trimestre de 2022, há um valor que de imediato fica em destaque. O Netflix perdeu utilizadores pela primeira vez há muitos anos. Tudo apontaria para o fim da pandemia, mas há outra causa, bem mais conhecida. Falamos da partilha de contas.

Netflix subscritores trimestre utilizadores contas

Netflix perdeu 200 mil utilizadores

A pandemia foi um dos motivos que mais contribuiu para o crescimento do Netflix nos últimos 2 anos. Com o confinamento, cada vez mais utilizadores optaram por subscrever este serviço, como forma de estarem ocupados e terem acesso a novidades.

Os valores agora apresentados para o primeiro trimestre de 2022 revelaram que o Netflix terá perdido 200 mil subscritores. Depois de meses a crescer, este é o primeiro trimestre onde há uma perda de utilizadores, algo que não acontecia há 10 anos.

Partilha de contas foi a culpada

As causas para este decréscimo são conhecidas pelo Netflix e foram apresentadas. Uma delas está nas contas partilhadas, algo que a empresa poderá mudar no futuro. Os números revelam que existem mais de 222 milhões de lares a pagar, mas outros 100 milhões partilham essas mesmas contas.

Ao mesmo tempo, a concorrência tem estado mais forte, como o Disney+ e o Prime Video. Embora a Netflix ainda esteja a crescer de forma modesta, ela quer crescer mais rapidamente. Culpou o espaço limitado para se expandir em alguns países por falta de tecnologia nestes.

Netflix subscritores trimestre utilizadores contas

Ainda menos utilizadores no próximo trimestre

A decisão de interromper o serviço na Rússia também ajudou a Netflix diminuir a perda de subscritores. Terá adicionado 500 mil utilizadores, mas acabou por perder 700 mil após decidir interromper ali o serviço.

Curiosamente, e do que o Netflix revelou, o COVID terá apenas mascarado esta situação nos trimestres anteriores. Este cenário parece que veio para ficar e para o próximo trimestre está prevista uma situação similar. Resta saber se acontecerá ou não.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tudo serve de desculpa mas nunca pensam que pode ser das subidas de preços que começam a ser feitas. Enquanto que a uns anos pagava 12€, hoje pago 16€

    Se não fosse a partilha de contas, acredito que a Netflix não teria a quantidade de utilizadores que tem actualmente, seria bem inferior

    1. Avatar de JP
      JP

      No meu caso, caso impeçam a partilha, perdem 1 cliente com a subscrição máxima.
      Deixam de “perder” comigo.

      1. Avatar de Miguel F.
        Miguel F.

        Para mim, perdem cliente no seu todo…a subscrição na totalidade, porque tenho que partilhar a conta comigo mesmo, entre a minha casa e a minha morada de trabalho… Se me cortam essa possibilidade, deito o serviço todo abaixo… E como eu, mais colegas de trabalho

  2. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Claro, e os consecutivos aumentos da mensalidade não tiveram nada a ver com o assunto. E digamos que o catálogo já foi mais interessante. Eu cancelei a minha conta há uns dias porque passaram-se semanas que cá em casa não se consumia netflix. E no final do ano falamos de quase 200€. Para já vou manter Amazon prime vídeo, disney plus e hbo max, e deve chegar…

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Netflix plans to create a cheaper version of its service with advertising inserts due to the exodus of paid subscription holders.

    Pagar para ver publicidade ? Fonix! Não bastava um catálogo maioritariamente woke, agora vão criar subscrições mais baratas onde irá ser apresentada publicidade.
    Creio que é desta que deixo de ser subscritor.

  4. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    No dia em que vir a Netflix a taxar-me mais do que o faz atualmente é nesse dia que desisto do serviço.
    Amazon Prime, Disney Plus e HBO Max como alternativa. Serviços bem mais baratos.
    Já para não falar em aceder a sites de torrent e fazer consumo próprio de filmes e séries.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Realmente, é preciso acabarem com a partilha de contas, para ver se reduzem o número de clientes à séria, e se finalmente vão à falência.

  6. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Acabem com a partilha para verem como isso realmente desce.

  7. Avatar de someone
    someone

    Desisti da Netflix faz uns largos meses, porque acho que o catalogo é fraco e a maioria das séries são puro trash tv…
    Neste momento a Apple TV + é o que, para mim, tem melhor conteúdo em termos de séries/filmes.

  8. Avatar de PMAS
    PMAS

    Certamente em nada estará relacionado com o aumento da mensalidade, ou da redução da qualidade do conteúdo que é fundamentalmente woke, nem o facto de haver mais concorrência no mercado. Não… claro que é a partilha de contas.

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Se não fosse as partilhas queria ver quantos gatos pingados tinham.
    Eu tenho Netflix, HBOMAX e Prime tudo partilhado, alias a HBOmax tenho de duas formas, partilhado e oferta da Vodafone.
    Até a Sportv já deixa partilhar contas e com essa medida também tenho a Sportv Motores partilhado, o que não falta é alternativas para ver tudo isto sem pagar um €, assim os serviços sempre vão ganhando alguma coisa

  10. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Realmente a partilha de contas é que é o problema da Netflix. Enfim… Não será antes a política de preços completamente desajustada face à concorrência forte? Faz algum sentido ainda existir distinção entre oferta SD, HD e 4K, quando toda a concorrência tem um plano flat com os conteúdos com a resolução máxima de imagem e som? Para não falar na perca de qualidade de conteúdos que tem havido. Pagar 16€ mês com a concorrência a cobrar metade ou menos é, diria eu, meio caminho para a desgraça. Sou cliente deles desde a sua chegada a Portugal, mas nunca pensei tanto em cancelar a minha assinatura como nos últimos meses, porque rapidamente se tornou a minha quarta escolha de conteúdos.

    1. Avatar de rui
      rui

      +1 com a concorrência a fornecer conteúdos 4k e 4 displays ao preço de entrada da netflix querem o quê. agluns até com entregas gratuitas e prioritárias de encomendas e armazenamento ilimitado de fotos 🙂

  11. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    E a partilha de contas já não existia nos meses de crescimento? Pois…

  12. Avatar de nuno a
    nuno a

    Por enquanto apenas mantenho a conta Netflix porque partilho com os meus pais e com os meus sogros caso contrario ja tinha ido á vida e mesmo eles nas ultimas vezes que falamos ja se queixam que não é a mesma coisa, e que, “o que sai de novo não presta” dito por eles.
    Faço browse no Netflix mas acabo sempre no HBO ou Amazon, na minha opinião o que esta a “matar” o Netflix são as “adaptações á la Netflix” que acabam por descaracterizar não so acontecimentos Históricos como a ficção original, o conteúdo woke e o custo injustificado comprando com a concorrência.
    A Disney e a Apple tv+ so ativo um ou dois meses por ano para consumir o que quero e depois cancelo.

  13. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    No próximo aumento que exista ou talvez nem chegue até lá, e podem contar com menos um depois até podem dizer que a culpa foi do monstro das bolachas.
    HBO max por 4€ e tem um conteúdo sem ser brilhante mas muito mais interessante, até já deu para ver o Batman que a pouco mais de um mês saiu nos cinemas.

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    De baixassem a porra da mensalidade de certeza que a partilha de contas acabava e os números subiam o plano máximo da Netflix custa tanto como a quase a concorrência toda junta e depois admirassam de haver partilha de contas neste momento não vejo conteúdo que chame atenção para cobrar tanto as melhores séries que tinham já vi todas

  15. Avatar de Joao
    Joao

    já ouviram falar do NOS PLAY e dos TVCINE? Que conseguem gratuitamente na NOS com negociação? A juntar a isso o NOS Studios e os trinta mil restantes canais acham que não chega para um dia de 24h?
    Deixem-se de tretas e consumismos parvos de coisas que nem usam. São uns wannabes que têm dinheiro à farta e não sabem o que fazer ao mesmo. O único interesse é meter um post no instagram q dizer que tem netflix e Hbo em casa.

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      A vida de um megalomaníaco deve ser engraçada

  16. Avatar de Pois é
    Pois é

    Por mim é muito simples. Deixem de andar a subir os preços e não se ponham com a brincadeirinha da publicidade. Se o fizerem, eu deixo de subscrever. Simples.

  17. Avatar de Manel
    Manel

    O grande problema era falta de séries e filmes atualizados. Sempre a mesma coisa nada de novo. O que vem de novo são filmes antigos.

  18. Avatar de AlexAlex
    AlexAlex

    Eles sairam da Russia onde tinham ~700.000 clientes pagantes, é óbvio que o número de clientes iria baixar…

  19. Avatar de Jacyara
    Jacyara

    Há, ver europeu reclamando de aumento é brincadeira, de 12 para 16 euros, aqui no Brasil saiu de 19 para 54 reais, inviável uma vez que serviços como a Amazon dão desconto na loja para assinantes, a HBO fez promoções gigantes.

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      54 Reais são 11 Euros

  20. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    fogo!
    que chatice!

  21. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Obviamente que as sanções a russia não tiveram nenhum efeito no numero de utilizadores.

    Ao tentar controlar a partilha de contas só vão criar mais desanimo com a plataforma…