Netflix e YouTube podem ser bloqueados! Mas será que é preciso?

69 Comentários

Como já é sabido, Portugal vai manter-se em Estado de Emergência até, pelo menos, 1 de março. Com milhões de pessoas em casa, o acesso aos serviços digitais tem aumentado e o Governo tem medidas para limitar ou até mesmo bloquear o Netflix ou o YouTube.

Mas será que é mesmo necessário? As estatísticas revelam que se calhar não.

Netflix e YouTube podem ser bloqueados a partir de segunda-feira! Mas é preciso?


De acordo com o Decreto do Governo publicado ontem, plataformas como o Netflix, HBO ou YouTube podem ser suspensas ou limitadas durante o período de confinamento. Esta medida não é nova, mas volta a estar presente no Diário da República publicado este sábado.

O novo despacho entra em vigor “às 00h do dia 15 de fevereiro”, identificando os serviços de comunicações eletrónicas considerados críticos e os clientes considerados prioritários, a quem as empresas devem garantir a continuidade de serviços.

Como exemplo os serviços e organismos do Ministério da Saúde e as entidades prestadoras de cuidados de saúde integradas na rede do Serviço Nacional de Saúde, mas também ao Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), Ministério da Administração Interna, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Forças Armadas, polícias, serviços de apoio ao funcionamento da Presidência da República, da Assembleia da República e do Governo.

Segundo o diploma, a prioridade não é só no encaminhamento de tráfego, mas também a resolução de avarias e de perturbações: “As empresas que oferecem redes de comunicações públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público devem dar prioridade à resolução de avarias e perturbações nas redes e serviços de comunicações eletrónicas” dos clientes classificados como prioritários.

Será que é necessário bloquear ou limitar o Netflix e YouTube em Portugal?

O GigaPIX é o Ponto de Troca de Tráfego (Internet Exchange Point) português promovido e operado pela FCT|FCCN.

Trata-se de uma plataforma de troca de tráfego neutral e sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar a qualidade da interligação das redes IP em Portugal. Evita-se, desta forma, a utilização de recursos internacionais para trânsito de pacotes IP com origem e destino em Portugal.

De acordo com o ponto de tráfego GigaPIX, considerando o gráfico anual, o pico de ligações nunca ultrapassou os 89 Gbps.

Tendo em conta a quantidade de tráfego neste ponto de tráfego, não parece ser um problema o estado das redes em Portugal pelo menos para já.

 

Leia também…

GigaPIX da FCCN passou a contar com uma nova localização

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aposto que o site do PS, PCP ou BE nunca ficam bloqueados… Há uns quantos países que fazem esse tipo de bloqueios: Venezuela, Cuba, China, Coreia do Norte. Dá que pensar…

      1. Avatar de Nuno T.
        Nuno T.

        e pensar no quê?

        1. Avatar de scp
          scp

          Na conspiração que o David Guerreiro está a fazer.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        “Cut quality” é totalmente diferente de bloquear. É não passar do 720p ou 1080p mesmo se existir qualidade 4K disponível. Consegues utilizar o site na mesma, sem qualquer problema. É isso que estão a fazer noutros países. Por cá? Bloquear. É logo a primeira ideia que está em cima da mesa.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          Primeiro que tudo, o decreto de lei não diz que é para bloquear, o que o decreto de lei diz é que as empresas de telecomunicações podem limitar ou inibir determinadas funcionalidades nas suas redes de forma a evitar congestionamento, e dar prioridade a determinado tráfego. São as redes que decidem o que fazer e como fazer, de acordo com as suas necessidades, e apenas caso seja realmente preciso.

          Segundo ponto, não são as redes de telecomunicações que vão passar o Youtube, Netflix, etc, de 4k para 720p. Só o Youtube, etc, é que pode fazer isso. Ao contrário da União Europeia, Portugal não tem como obrigar de forma eficaz e rápida essas empresas a reduzir a qualidade em Portugal, de modo que só resta pedir às empresas de telecomunicações responsáveis pelas redes, que reduzam a largura de banda disponível para esse tipo de serviços, caso seja necessário.

    1. Avatar de Mike Hunt
      Mike Hunt

      Com esse compentário dá para ver que tens algum problema mental. Queres comparar o youtube a sites que vão la 2 pessoas por dia? meu deus

      1. Avatar de j
        j

        Para ti, toda a gente é doente mental. Fecha essa boca ou levas com o covid.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      por acaso achas que esses sites geram tráfego para bloquear uma ligação rdis?

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1
      Bom saber que nem todos andar nanar ou caem na conversa desses mentirosos corruptos que por copincidencia sao sempre da esquerda, ate occp virus aka virus comun chines!

    4. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Esses sites só tem tráfego dos seus filhos que de vez em quando vão lá fazer F5

    5. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Porque não bloquear os sites do PS, PSD, CDS e PAN? Afinal de contas foram eles que aprovaram tal medida.

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Na rede móvel acredito haver certos congestionamentos mas isso é o ponto de antena que fica sobrecarregado e não é por culpa da netflix e youtube.
    Netflix e prime, por exemplo por hora, na melhor qualidade pode ir aos 4, 5 Gb por hora, por isso dá mais ou menos 85Mb por minuto, o que não necessita de muita banda, e esses serviços têm os seus próprios servidores, se o zoom ou lá o tanas, não aguenta é porque o serviço está cheio.
    Não faz sentido pelo menos em rede fixa…..além disso quem nos vai reembolsar os valores da netflix, disney+. etc……

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Não faz sentido?? As redes não têm capacidade ilimitada, e as plataformas de conteúdos video representam grande parte da largura de banda consumida…

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Ma a rede fixa que vai até a casa das pessoas não afeta tanto, por exemplo no caso da fibra que vai até casa, e além disso esses serviços nem consomem tanto, se andassem todos a fazer download e torrent ai até ia tudo pro galheiro pois puxa mais. experimenta meter a dar um filme na netflix, e vê o consumo através do gerenciador, nem ultrapassa os 10Mbps.
        E além disso nem toda a gente está à mesma hora nestes serviços, durante o dia ainda tá muita gente a fazer algo, à noite é que vai mais e mesmo assim, nem todos tem pachorra pra estar todos os dias agarrado ao netflix.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          Todas as redes têm pontos de fracos, mesmo as fixas!
          Não é por tu teres fibra em casa que a velocidade é assegurada, há pontos de estrangulamento na rede que limitam a capacidade de crescimento da largura face à procura, sendo que há zonas do país em que isso é bem mais visível! Não é por acaso que aparecem pessoas a reclamar nas oscilações na velocidade de rede.
          Quanto ao Netflix, esse serviço tem diferentes categorias de qualidade fornecida, e não te esqueças que essa velocidade é contínua durante longos períodos de tempo (ao contrário dos downloads)…

    2. Avatar de scp
      scp

      Não têm de te reembolsar nada num estado de emergência. Nem as operadoras nem os serviços de streaming.

  3. Avatar de RM
    RM

    Offtopic: para os que fizeram encomendas à amazon uk este ano, tiveram problemas ou pagaram taxas alfândegárias ? Obrigado.

    1. Avatar de Sammy
      Sammy

      Sim, já há relatos de ficarem retidas as encomendas devido ao Brexit… Creio que ainda não estão a ser aplicadas a encomendas abaixo dos 22€ (adiaram isso para junho ou julho).
      Sigo vários grupos de vendas no Facebook e há pessoal a queixar.
      Por via das dúvidas, uk só em último caso.

      1. Avatar de scp
        scp

        Com tanta restrição de voos e atrasos na circulação terrestre e com tantas encomendas a acontecerem neste período isso não deve ser por causa do brexit.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pior do que isso. A Amazon Espanha chegou a enviar coisas de Inglaterra antes do final de Dezembro, e quando chegaram a Portugal já era Janeiro. Resultado, a alfândega agarrou tudo. Mas falando com eles, voltaram a enviar de um armazém da UE.

    3. Avatar de RM
      RM

      Outra coisa: faz sentido pagar IVA na Amazon uk e depois em Portugal, quando o valor é > 22€ ?

    4. Avatar de miguel
      miguel

      E encomendas Amazon es? Eu tenho uma parada no armazem da alemanha a mais de 1 semana.

  4. Avatar de Peace
    Peace

    “o pico de ligações nunca ultrapassou os 89 Gbps” isto a mim diz-me zero se não disserem qual a capacidade instalada…

  5. Avatar de Infinity
    Infinity

    Em vez de injectarem dinheiro no Novo Banco e TAP e nos proprios bolsos, que usem esse dinheiro para criem infraestruturas de jeito para o SIRESP e afins.

    1. Avatar de BMad
      BMad

      Já o fizeram no passado e alguém mamou o dinheiro… por isso ficamos sem o dinheiro do NB e do SIRESP.

  6. Avatar de Nuno Filipe Pinto
    Nuno Filipe Pinto

    Acho muito bem. Bloquem tudo.
    Por enquanto as pessoas mantêm-se em casa e tentam “entreter-se” uns e trabalhar outros.

    Se calhar bloqueando tudo as pessoas começam a abrir os olhos… temos o governo que temos porque uns tao-se a c@@@@r (nunca votam nunca é nada com eles porque sei lá, votar e pensar dá trabalho, é mais facil falar de futebol ou da vizinha/o que anda a por os cornos no esposo/a) e andam adormecidos e outros sao cumplices (e mamam).

    Enquanto se cospe para o lado nao olham para nos.

    Se os ISP nao têm capacidade BARDA M/&%@, nao distribuam dividendos aos acionistas, reinvistam e reforcem a infraestrutura.

    Se existe capacidade de cobrar a assinatura (NAO É SUBSCRICAO PQ EM PT DIZ-SE ASSINATURA) também tem de existir capacidade de fornecer aos clientes o serviço que eles pagam.

    A starlink funciona em PT?

    1. Avatar de Fjfj
      Fjfj

      Tu também apoias a ditadura. Só pode.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Faz sentido, ele diz para ires votar logo apoia a ditadura

        1. Avatar de José
          José

          Votar no quê e em quem? Nos donos do regime? Nos mentirosos de sorriso falso? Nos que têm conduzido este país à miséria e indigência? Nos que actualmente censuraram ou desgraçam a vida de quem se atreve a criticar? Que criaram um regime que se serve de redes sociais para controlar, vigiar e penalizar quem não pactua com a narrativa “oficial”? Se isso é democracia, vou ali e já venho!

          1. Avatar de oiiiii
            oiiiii

            Já que és um iluminado, explica-me o que farias tu se estivesses no poder…

          2. Avatar de Nuno Filipe Pinto
            Nuno Filipe Pinto

            “Fazes” um partido e levas as tuas ideias a votos.

            Infiltras-te num partido (e partindo do principio que nao te vendes nem és corrompido) mudas o partido por dentro ou fazes tudo o que for possivel para “destruir” esse partido que achas que está a estragar o país e as vidas dos cidadaos.

            Cumpre o + possivel com as leis que existem (eu tb posso nao concordar com algumas mas é + facil cumprir do que ser autuado e ter de pagar.)

            Nao pactues com filhos da put@ (nao sao só os politicos, existe muita gente assim mas é + facil acusar os outros do que assumir responsbilidades) e exige a ti proprio e também aos outros.

            Errar toda a gente pode, o mal é perpetuar os erros e continua-los fingindo que nada se passa.

            Se existem erros de PT por favor corrijam.

            para mim (geralmente) o PS,PSD,BE e PCP (que infelizmente sao os que contam mais) têm ideias de merda, mas esmifrando (às vezes) aproveita-se uma ou outra ideia de cada um deles.

            Temos (os que cumprimos) de os responsbilizar.
            Responsabilidade é o que faz falta em PT pelo menos desde o inicio do século XX (uns roubaram para os “amigos/familias do regime” e a seguir vieram outros que roubam à descarada para os amigalhaços e ainda atiram areia para os olhos do “povo” a dizer que sao amigos qu estao a ajudar o “povo” e que sem eles estavamos pior…)

            No geral concordo com o teu comentario mas temos tal como disse anteriormente de exigir aos outros mas primeiro exigir a nos proprios.

            Chutar para a frente, cuspir para o lado e acusar só os outros continua a afundar-nos.

            FICA BEM.
            Cumprimentos

          3. Avatar de Carlos Fernandes
            Carlos Fernandes

            cria um partido.

      2. Avatar de Nuno Filipe Pinto
        Nuno Filipe Pinto

        Ironia

  7. Avatar de Mao Tsé-Tung
    Mao Tsé-Tung

    Preparem-se para a nova ordem mundial Portugal e o pais, laboratório na Europa a composição do governo e vem mesmo. a calhar para o mesmo

    1. Avatar de jack
      jack

      sem duvida nos semos um ganda labratório

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      O nosso planeta é plano, covid nao existe e o universo é uma série de efeitos de adobe premier, correto?

      1. Avatar de José
        José

        Correcto e afirmativo! “Esqueceu-se” do 5G 🙂

  8. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    A dar continuidade ao pensamento… Aos fins de semana e épocas de férias também existe grande tráfego de Internet, à noite tb e nem é preciso usar a desculpa do confinamento.

  9. Avatar de CS
    CS

    This is only a test.
    Prepare for what’s comming next.

  10. Avatar de jack
    jack

    Não chega já o bloco da esquerda e ainda querem blocar mais, abaixo o desgoverno . Inté parece que agente tá nas coreias.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Tu não sabes o que dizes

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    O governo não pensou nos Jogadores de Videojogos Profissionais!! Lá vai mais uma parte da economia…

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      tens toda a razão… O que vai ser de nós por darmos prioridade aos serviços de emergência e saúde numa situação de emergência!!! Santa paciência

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Dar prioridade sim!! Mas a culpa é dos governantes e a sua falta de inteligência perante esta pandemia… Foi só Portugal quem aliviou as regras no Natal e Ano Novo.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          A culpa é de todos, não só dos Governantes, ou será que não és adulto e ser pensante capaz de avaliar e ouvir que a situação não era para brincadeiras?
          Portugal só aliviou regras durante 3 dias no Natal, tal como alguns outros países europeus (não foi o único como dizes)!

          1. Avatar de Euéquesei
            Euéquesei

            Engraçado, quando éramos os melhores do mundo, isso era devido ao governo.
            Aparecia nos jornais a toda a hora a tragédia no Brasil e nos EUA.
            De quem era a culpa? Do Bolsonaro e do Trump, somente.
            Nem sequer referiam que nos EUA quem manda nos Estados é o Governador.
            Ele é que decide se há confinamentos ou não.
            Agora que estamos como estamos, os piores do mundo, a culpa não é do governo mas sim do povo.

            Não há povo mais burro que este.
            Que pobre futuro teremos com gente desta.
            Por incrível que pareça são tão ruins os novos como os velhos.
            Haja paciência…

      2. Avatar de José
        José

        O mais triste é verificar que, depois de biliões e biliões gastos, com os impostos mais altos e estúpidos da Europa, ainda não temos infra-estruturas decentes do Estado para assegurar o bem-estar e um serviço decente ao cidadão! Até parece que este é pertença do Estado e não o contrário. Isso é que ė trágico.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          A maioria do estado usa a mesma infra-estrutura que os cidadãos usam!
          O que é trágico é as pessoas acharem que o que lhes pertence (o Estado), não pode gerir e legislar as coisas, para assegurar “o bem-estar e um serviço decente ao cidadão”.

        2. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Tem os impostos mais altos e vão subir cada vez mais porque anda um terço dos Portugueses a trabalhar para encher os bolsos a ladrões, corruptos e a quem não quer trabalhar.
          Mas não merecemos mais que isto.
          Quer melhor? Emigre, aqui será sempre a porcalhota da Europa.

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Que jogo precisa daqueles Mbps que os totós da teoria da conspiração pensam que vão desaparecer??

  12. Avatar de jorge
    jorge

    A pt ja nao paga dividendos ha uns 7 ou 8 anos, as outras empresas nao sei, sera que a benfas sad paga dividendos, bem ficam com ele la nao sei quem, e portanto dizem ter milhoes de beneficio.

  13. Avatar de Manuel
    Manuel

    Que tal bom senso e reduzirmos a qualidade do streaming? Guardarmos downloads para horários noturnos (por exemplo, após a meia noite)?
    Os provedores de serviços (Youtube, Netflix, HBO e afins) e até os sites de downloads suspenderem os conteúdos 2K, 4K teria efeitos imediatos!
    Só esta página podia ter uma redução em 15% por compressão do HTML e as imagens podiam ser pelo menos 50% mais pequenas em KB..
    Todos podemos fazer um pouco! (NOTA: esta mensagem também podia ter sido mais curta! Hahaha)

    1. Avatar de José
      José

      É a lógica do “come e cala”! Típico das ditaduras.

    2. Avatar de Pauli
      Pauli

      Se todos cancelaremos os pacotes de Internet, eles ficarão sem uns milhares…

  14. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Reduzir o serviço = reduzir o valor da mensalidade

    1. Avatar de José
      José

      Nem mais! Que jeito isto dá para tapar os “buracos” de uma má governação e gestão dos recursos públicos! Se houvesse um novo terramoto igual ao de 1755 estávamos completamente condenados, ou pior agora não temos um governante do “calibre” de um Marquês de Pombal, nem nada, que ao de longe se assemelhe.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Nós já estamos condenados a ser o país mais pobre da UE.
        Ainda não se apercebeu disso?
        Uns verdadeiros mendigos sempre de mão estendida.
        Uma vergonha…

  15. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Deviam era melhorar o serviço deles..

  16. Avatar de #tasaonze
    #tasaonze

    Podem bloquear, mas quem sabe como… desbloqueia fácil

  17. Avatar de PXF
    PXF

    Que nabos! Têm a net lenta porque usam Wifi reles! Usem um cabo de rede que deixam de ter problemas, não tem nada a ver com redes congestionadas a nivel do ISP.

  18. Avatar de Bruh
    Bruh

    Nada que uma boa VPN não resolva

  19. Avatar de fernando
    fernando

    mais vale uma votação ,que um dia de didatura.

  20. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Covid volta a atacar lol. Quem diria que um bichinho que ninguem ve poderia fazer tanto estrago nas pessoas e empresas.

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    O governo quer mostrar serviço. Então, como tem falhado em tudo, ou, pelo menos, em muitas coisas, toca a inventar e assim ,a maioria dos tugas fica convencido que há organização. Se calhar foi por causa do Youtube e da Netflix que o Siresp não funcionou.

  22. Avatar de Alexandre Moura
    Alexandre Moura

    Isto já devia existir a muito estra regra é para garantir o funcionamento da escola online e do teletrabalho.

    Agora o problema é se as empresas começam a usar isto para garantir a qualidade de serviço em vez de investir no melhoramento da rede, principalmente a rede movel sofre muito com esses serviços e em alguns lugares é a rede movel que garante a banda larga.

  23. Avatar de Christopher José Fernandes
    Christopher José Fernandes

    Bloquear tudo bem… Mas será que vão descontar nas faturas que pagamos todos os meses?