Utiliza o navegador Google Chrome? Prepare-se para dizer adeus à lentidão

34 Comentários

O navegador ou browser mais popular da atualidade, o Google Chrome, tem já cerca de 70% de quota de mercado. Contudo, este portal para a Internet quer continuar a melhorar e a reforçar o seu já vasto leque de funções e ferramentas disponíveis para o utilizador final.

Nesse sentido, muito em breve poderemos ter um novo modo, apelidado de “never slow” ou sem lentidão, numa tradução liberal para português. Algo que, de acordo com a imprensa internacional, deverá melhorar consideravelmente a sua experiência de navegação na world wide web.

Utiliza o navegador Google Chrome? Prepare-se para dizer adeus à lentidão


O Google Chrome é o navegador ou browser mais popular em todas as plataformas, desde os nossos dispositivos móveis às nossas estações de trabalho. Com uma posição claramente dominante, a empresa dedica-se agora ao desenvolvimento de novas ferramentas. Tudo para evitar frustrações na experiência do utilizador.

O browser Google Chrome receberá o modo “Never Slow”

Estando sempre atenta aos possíveis bugs ou erros, a norte-americana Google estará a criar todo um novo modo de navegação. Mais concretamente e de acordo com o portal XDA Developers, para que o navegador seja mais estável e consistente, a empresa está a preparar o modo “never slow mode”.

Um novo modo criado com o intuito de evitar que o utilizador se depare com lentidão sistémica. Com qualquer tipo de frustração causada pela utilização do seu browser. Entretanto, a Google continua a tornar o seu navegador mais fiável e estável em todas as plataformas.

Google Chrome browser navegador

Algo que lhe tem valido a preferência dos utilizadores. Seja pela sua irrepreensível sincronização entre várias aplicações, contas, bem como serviços e plataformas. Aliás, poderíamos salientar ainda o constante esforço da empresa em tornar este navegador mais comedido no consumo de dados. Tudo isto enquanto se revela ágil em virtualmente todo o tipo de sítios da Internet.

No que consiste este novo modo para o navegador?

Ainda em desenvolvimento mas, de acordo com a publicação no Chromium Gerrit, teremos uma única prioridade, a velocidade! Nesse sentido, teremos limites para tempos de carregamento, teremos quotas máximas para o tamanho das imagens. Aliás, até mesmo para os caracteres demasiado pesados ao olhos do novo modo.

Continuando a aprofundar a investigação, teremos também limitadores para grandes scripts, sendo a tónica colocada na limitação dos grandes conteúdos. Sejam eles imagens, códigos (scripts) ou até mesmo os caracteres e tipos de letra que possam abrandar o carregamento da página, tudo isso encontrará restrições.

Google-Chrome-navegador-browser

Aliás, de acordo com a própria publicação, podemos ver uma sucinta explicação do novo modo “never slow“. “Permite um novo modo de navegação, experimental, que restringe o carregamento de conteúdos bem como o consumo de recursos. O objetivo passa por garantir uma experiência de navegação sempre rápida e constante. A título de exemplo, o navegador só permitirá a execução de scripts que demorem menos de 200 milissegundos a carregar”. Para tal contribuirão algumas variáveis como:

  • Valor máximo por imagem – 1 MiB
  • Limite máximo para imagens – 2 MiB
  • Valor máximo por formulário – 100 KiB
  • Limite máximo para formulários – 200 KiB
  • Valor máximo por script – 50 KiB

O que é que isto fará ao seu browser?

Limitando o tempo de carregamento de determinados conteúdos, o utilizador usufruirá de uma experiência mais rápida e consistente. Contudo, devemos advertir que esta função está ainda em fase experimental e, por conseguinte, estes valores ou limites poderão sofrer ajustes.

Entretanto, este modo ficará disponível como funcionalidade experimental, não acessível ao grande público, tal como a Google já nos habituou com este topo de novas funcionalidades. Somente quando esta se encontrar estável o suficiente é que poderá, eventualmente, integrar uma das próximas versões públicas do navegador Google Chrome.

Por fim, ainda não temos uma previsão de chegada desta função à próxima versão estável do navegador que, por sua vez, poderá ser disponibilizada durante o mês de março.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Uma funcionalidade que provavelmente irá utilizar mais recursos do CPU e RAM. Contudo, vejo alguma utilidade se não for considerada como uma opção padrão. Será semelhante ao modo Turbo do Opera?

  2. Avatar de Quim
    Quim

    Mas que raio de unidades de medida são estas…….. KiB e MiB

    1. Avatar de psikin
      psikin

      Men In Black reference… xD

    2. Avatar de JedyKnight
      JedyKnight

      MiB = Mebibyte = 1024 KB
      KiB = Kibibyte = 1024 Bytes
      MB = Megabyte = 1,000 KB
      KB = Kilobyte = 1,000 Bytes

      Resumindo, aquilo que vemos normalmente os fabricantes por exemplo de discos anunciar que o disco tem 100GB, eles estao a anunciar a capacidade em unidades decimais, onde na realidade os sistemas operativos usam o sistema binario, por isso é que quando vão a ver um disco que anuncia 100GB na realidade vemos apenas 93, que é precisamente a conversão para GiB.

      1. Avatar de João Pratas
        João Pratas

        Existem muitas definições mas acho que tens razão. KB é diferente de KiB.

    3. Avatar de João Pratas
      João Pratas

      KiB = KB = KiloByte
      Kib = Kb = Kilobit

      O mesmo para M.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    1KB = 1000B
    1KiB = 1024B
    1MB = 1000KB
    1MiB = 1024KiB

    1. Avatar de Luis
      Luis

      O @JedyKnight explica melhor

  4. Avatar de paulo
    paulo

    Não uso a Google por questões de segurança

  5. Avatar de mamadou ba
    mamadou ba

    nao sofro de lentidão porque mudei a cantoria e agora so canto OPERA

    1. Avatar de Tostas
      Tostas

      Que por acaso usa o mesmo engine do google chrome :p

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Por acaso, deixei de reparar em lentidao desde que comecei a usar o Brave Browser. Consegue ser mais completo e nao tenho problema se precisar de “extensoes” .. xD

    Mas cada um usa o que cabe melhor as suas necessidades 🙂

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Claro… Mas mais completo que o Chrome? Em que aspetos? Onde está a sincronização entre equipamentos do Brave? Onde está a versão final do Browser? Não confio em betas para ser o meu browser de eleição.

  7. Avatar de User Pplware
    User Pplware

    Só espero que não aconteça o mesmo que acontece com o Firefox que era o meu browser de eleição, abandonei-o porque passou a consumir demasiada RAM e a empancar, até na troca de separadores. Também anunciavam melhorias de performance e foi o contrário.

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Engraçado. Troquei o chrome pelo firefox, exactamente pelas mesmas razões.

      1. Avatar de gabriel
        gabriel

        Se calhar cada computador reage de maneira diferente?

  8. Avatar de Ze
    Ze

    A única coisa em que o Chrome ficará mais rápido, é a sacar dados do utilizador.

    Querem um browser rápido, usem qualquer coisa menos o Chrome.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      +1…um comentário que resume tudo! Pela minha parte…Edge!

      1. Avatar de João
        João

        em breve Edge ou Chrome vai ser (mais ou menos) o mesmo…

    2. Avatar de Tostas
      Tostas

      Podem e devem sacar à vontade, pois só me facilitam não perder tempo da próxima vez que precisar repetir algo.

  9. Avatar de Vic
    Vic

    Meu querido Firefox 🙂

  10. Avatar de Elizandro
    Elizandro

    Simplificando para o usuário é bom , para o desenvolvedor limitar o tamanho da imamgem ?
    Como estável sendo que ignorara scripts essenciais para o funcionamento somente por ser pesado, é comum os desenvolvedores diminuir o número de requisições acumulando tudo em um só arquivo, diminuir o tamanho dele o dividindo resultará em lentidão pelo aumento de requisições.
    O Google da estragando as plataformas que não tem verbas para agora realizar essas atualizações.

  11. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Realmente ultimamente, o chrome tem estado tão lento que se tem tornado utilizável, dei mais uma oportunidade ao Edge, até agora tem se portado melhor do que o chrome num intel core m de 2015 com 4Gb de RAM.

    1. Avatar de Jorge Ribeiro
      Jorge Ribeiro

      *o chrome tem estado tão lento que se tem tornado inutilizável…

    2. Avatar de Tostas
      Tostas

      Num laptop de 2010, o Chrome corre maravilha.
      Compre um disco SSD.

  12. Avatar de jorgilson do nascimentocalazans
    jorgilson do nascimentocalazans

    Muito bom asi vica melho

  13. Avatar de Adelino Oliveira Santos
    Adelino Oliveira Santos

    Pra mim que uso de maneira básica é ótimo o Chrome em sua função de navegação ótima.

  14. Avatar de goolo
    goolo

    uso o google chrome desde que apareceu, e sempre a melhorar a cada versão, e não noto qualquer problema de lentidão ou mesmo consumos de memoria, e não quero outra coisa, bate qualquer browser ai em opções e extensões para as mais diversas utilizações…

  15. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Experimentem o Vivaldi.

  16. Avatar de UDZ
    UDZ

    Isto parece-me ridiculo… embora concorde que páginas acima desses limites poderiam ter sido melhor desenvolvidas, a solução para a rapidez do Google será o quê? Simplesmente não as carregar???? Ui… que tecnologia de ponta que aí vai… Viva o Edge (não é perfeito mas deixa o Chrome a um canto a nivel de velocidade)

  17. Avatar de Giovanni Santos
    Giovanni Santos

    Eu uso o Chrome mas assumo que o Ópera é melhor… só não mudo por preguiça

    1. Avatar de C.
      C.

      Muda, vale a pena. Já uso ha mais de um ano e não sinto falta de nenhum outro.
      As funcionalidades de video popup, highlight na pesquisa na searchbar estão muito bem conseguidas para mac. A única alternativa é o Safari mas limita-te no posicionamento e e resize do popup.
      Trabalho na área do IT e a velocidade e produtividade que consigo tirar dele é incrível.

      Abraço