Não tem telemóvel? Não pode efectuar registo na plataforma IVAucher

31 Comentários

Muito se tem falado no programa do governo, o IVAucher. Este é um sistema de incentivos do Governo Português, que permite aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração.

O registo na plataforma IVAucher exclui quem não tem telemóvel.

Não tem telemóvel? Não pode efectuar registo na plataforma IVAucher


667 mil contribuintes registados na plataforma SaltPay para o IVAucher

Quem já fez o registo na plataforma IVAucher percebeu que é necessário um telemóvel para que possa finalizar o registo. De relembrar que a validação por esse meio é uma exigência da empresa SaltPay, empresa gestora, que também não assegura que a solução dos atrasos nos reembolsos – nalguns casos, desde 1 de outubro – inclui recuperar esses valores de há duas semanas, revela o JN.

Segundo revela o jornal, o Ministério das Finanças remete para a SaltPay a responsabilidade da discriminação no acesso ao programa. A empresa respondeu, ao JN, que “a necessidade do telemóvel tem a ver com questões de segurança” e que a validação da adesão tem de ser feita através da “receção de um código único (OTP – One Time Password) como é feito, por exemplo, pelos bancos”.

Não tem telemóvel? Não pode efectuar registo na plataforma IVAucher

A utilização do IVAucher tem outros requisitos técnicos, como a posse de um cartão bancário. Porém, as contas de serviços mínimos bancários asseguram que qualquer cidadão pode ter um cartão. O mesmo não acontece com os telemóveis, cujo serviço não é universal ou a preço mínimo refere o jornal.

A operacionalização do programa IVAucher é da responsabilidade da SaltPay, uma fintech que adquiriu a portuguesa Pagaqui. 

Segundo os números, 667 mil contribuintes registados na plataforma SaltPay para o IVAucher. Já terão recebido mais de 5,5 milhões de euros através de 18 entidades bancárias. 27 mil terminais de pagamento de mais de sete mil comerciantes, aderentes ao programa. Nem todos estão a comunicar com os bancos desde o dia 1.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    a questão não é não ter telemovel. Mas não ter um smartphone, que é diferente.
    E o governo começa a ter estes ticks / manias de que toda gente tem de ter telemóveis de 100€ para cima.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      não é smartphone, é telemovel, ou melhor numero de telemovel.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      A questão é não ter telemóvel, nada mais.

    3. Avatar de eu2
      eu2

      Se leu o artigo percebe que basta ter um telemóvel que receba SMSs.

      1. Avatar de Joao Miguel
        Joao Miguel

        Talvez o Jedi esteja a falar do problema mais geral. Há, de facto, muitas aplicações do Estado cuja necessidade de smartphone ficou indispensável .

  2. Avatar de João
    João

    Infelizmente é realidade há muito tempo, só a maioria ainda não se apercebeu.

    Existe uma monopolização e dependência total dos SOs Mobile da Apple e Google. Falamos desde as tarefas mais simples às mais complexas. Podem até achar exagero, mas facilmente conseguem chegar a n casos de utilização onde há uma dependência total de Android ou iOS.

    Há situações onde nem um PC com Windows permite desenrascar (configurar e controlar um Roomba, ler um código de erro numa máquina de lavar roupa, etc).

    Vivemos um duopólio que foi criado por Developers e jogadas sujas dos Players actuais na cara de todos sem quaisquer protestos.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Infelizmente a realidade passa pela iliteracia generalizada da população que sabe ler mas não sabe interpretar textos simples..

    2. Avatar de iAndroid
      iAndroid

      WTH?!?
      Pensei que ja tinha lido de tudo, mas esta é nova. Estas de parabéns João :O
      Só uma questão pertinente, o que é que isso tem a ver com o artigo?

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Concordo que o PC devia sempre ser suficiente, mas não exageremos, os developers não têm culpa, eles têm os seus requisitos e trabalhos que têm de ser feitos.

  3. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    isto deve ser dirigido para a Sãozinha da aldeia que só tem telefone fixo e não sabe sequer o que é o ivoucher! todos os outros minimamente versados e instruídos têm telemóvel!

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Mas em bom rigor talvez nem a Sãozinha tenha sensibilidade para aderir a um programa destes.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde,

    Há alguma lista oficial de restaurantes aderentes?

    1. Avatar de JB
      JB

      Caro Ricardo: essa é a pergunta fulcral !!!!.. é que NEM SEQUER HÁ, HOJE, DECORRIDOS 20 DIAS DO INÍCIO DE OUTUBRO, UMA LISTA ATUALIZADA DOS ADERENTES !!!

      Incompetência total e sem qualquer responsabilização…..

      (nesta data, a mais atualizada – QUE DEVERIA SER DA AT !!!!! – é a de um site LIFECOOLER….. e está em permanente atualização, através das trocas de informações pessoais !!!!

    2. Avatar de limota
      limota

      Boas

      Restaurantes que tiverem colados no vidro a A4 do IVAucher 🙂

      1. Avatar de JB
        JB

        Limota… sem qquer ofensa, como é que alguém poderá saber quantos existem em Lisboa, que “tenham colados na montra o símbolo do IVAUCHER”…. ???

        A incompetência é tanta, mas tanta,,, da AT que só há uma explicação: a AT não está interessada em devolver os 48 milhões da iniciativa….

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Compreendo,

        Normalmente quando opto por comer fora faço a minha escolha antes sair de casa e até reservo mesa. Não vou porta a porta verificar disponibilidade nem ivaucher.

        Se em Braga alguns bons restaurantes que liguei não sabiam o que era o ivaucher imagino nas periferias. A adesão deveria ser automática por parte dos estabelecimentos.

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Já fiz esse pedido aqui ao Pplware. Para já, o que se consegue arranjar é isto : https://lifecooler.com/dossiers/comer/restaurantes-aderentes-ao-ivaucher/1291

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ahah… fui verificar nesse site e na Madeira apenas existe um bar/café que usualmente não serve refeições (mas tem) e um bar de tapas. Na ilha toda!! PQP

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Bem visto, talvez por aí nunca tenha recebido nada…

  5. Avatar de xxxx
    xxxx

    Ivaucher xuxa? Não obrigado.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Esse comentário quer mesmo dizer o quê ? Fundamentalismo partidário ou ignorância patológica ?

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Eis o porquê a Sãozinha é esperta:
    “No entanto, o saldo do IVA que for usado para obter descontos em alojamento, restauração e cultura, deixa de poder ser deduzido à coleta de IRS, aquando do acerto de imposto no ano seguinte.

    Ainda assim, o valor não usado no IVAucher será automaticamente canalizado para efeitos das deduções à coleta em sede de IRS.”

    1. Avatar de JB
      JB

      Assim é, de facto,….mas:

      1. O destino deste montante, creio que cerca de 48 milhões, era incentivar o consumo / recuperação nos setores mais afetados pela pandemia (restaurantes, hotelaria e cultura), não ser, “a título de compensação”, o saldo não utilizado, automaticamente constituído como dedução à coleta.

      2. Donde, era obrigação da AT ter tudo preparado no dia 1 de Outubro para começar a funcionar ; não o fez, nem divulga a lista completa das Entidades que aderiram…. no mínimo, a usual incompetência

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Ou seja, querias recuperar o IVA por meio deste programa e não estando contente ainda o querias deduzir à coleta mesmo depois de já o teres recebido. É preciso ter lata !!!!!

  7. Avatar de Maresia
    Maresia

    Olha que chatice…

  8. Avatar de Gustavo Almeida
    Gustavo Almeida

    O tribunal constitucional não se pronuncia?
    Agora ter telemóvel é condição para se ser tratado de forma igual aos outros e ter acesso a uma medida de apoio?
    Está tudo perdido.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já fui a restaurantes, paguei com cartão santander, meti factura e nada…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Pagaste com o mesmo cartão que associaste ao Ivaucher ?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já não tem isso, foi retirado, agora é automático. Se fores ao IVoucher já não encontras os cartões

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          É automático como ? De alguma forma tem de haver ligação à conta bancária, senão, como fazem o reembolso ?