Não recebeu a nota de cobrança do IMI? Veja agora…

12 Comentários

As taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) são fixadas anualmente pelos Municípios da área de localização dos prédios. A esta altura já devia ter acesso à nota de cobrança de IMI. Mas vários contribuintes ainda não a receberam e ainda não estava disponível. Veja agora…


Nota de cobrança do IMI já deve estar disponível no portal das finanças

Segundo a Autoridade Tributária, houve um problema informático que impossibilitou a emissão das notas de cobrança do IMI. Este documento chega normalmente por email, ou está disponível na sua área pessoal na plataforma do fisco, onde deveria constar a referência multibanco e o valor a pagar.

Do que foi revelado, este problema informático só estará totalmente resolvido dia 12. Fonte oficial referiu ao ECO que “o envio das notificações aos contribuintes está a decorrer, devendo ainda esta sexta-feira o processo de emissão ficar concluído”.

O pagamento do IMI pode ser realizado na totalidade ou em prestações. Para pagar vá a Notas de Cobrança dentro do menu imóveis (aqui). Por fim é emitida a nota de cobrança, onde pode saber o valor a pagar e como o pode fazer.

Em Portugal, o IMI veio substituir a “contribuição autárquica” em 1 de dezembro de 2003. O IMI é um imposto que se rege pelos princípios da equivalência ou do benefício e que incide sobre o valor patrimonial dos prédios. Este imposto é calculado e cobrado pela AT, mas são as autarquias que decidem, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro dos referidos intervalos. Pode ver aqui as datas para pagamento do imposto.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AJ
    AJ

    Para pagar o IMI na totalidade, é necessário aguardar a carta com a nota de cobrança, so nesse documento aparece a referência para esse pagamento na totalidade , no portal das finanças só aparece as referencias para os pagamentos a prestações. Também está a demorar uns 10 dias para a carta ser recebida por correio.

    1. Avatar de Rui Rei
      Rui Rei

      Existe uma área onde pode pagar a totlidade e até pode pagar via mbway onde fica confirmado quase de imediato o estado pago.

    2. Avatar de joao
      joao

      Não é verdade, o IMI pode ser pago na totalidade através dos Site das Finanças.

      Movimentos Financeiros -> Informação Financeira -> Detalhe

      Na nota de cobrança só tem que selecionar, “Pagamento Total”.

    3. Avatar de César Faria
      César Faria

      Se contactar as finanças pelo e-balcão eles enviam-lhe essa referência. foi o que fiz porque não recebi a nota de cobrança pelo viaCtt (apesar de me terem dito que enviaram através de viaCtt a 17 de Abril)

  2. Avatar de Fernando albino Antunes Silva
    Fernando albino Antunes Silva

    Ainda não recebi imi

  3. Avatar de Fernando albino Antunes Silva
    Fernando albino Antunes Silva

    Ainda não recebi lml

  4. Avatar de Manuel Roma
    Manuel Roma

    Ainda não recebi a Nota de Cobranças, hoje dia 8 de Maio.

  5. Avatar de DJ
    DJ

    Se pagarem por débito direto recebem sempre muito mais cedo, e o último alerta é efetuado 14 dias antes da data limite para o pagamento.
    Nunca mais tive problemas por esquecimento (que me aconteceu principalmente com o IUC)
    O débito é sempre feito no último dia do prazo.

  6. Avatar de Maria Araújo
    Maria Araújo

    Alguém me sabe informar,porque é que habitação Social sendo de valores baixos no valor patrimonial,
    já é fraca de construção e não isenta de IMI !!!

    1. Avatar de DJ
      DJ

      Não me venha dizer que é uma daquelas pessoas que beneficiou de habitação social (pagando quase nada por mês, ou nada) que agora acionou opção de compra, comprou por 25000€ (vinte e cinco mil)
      um T3 no meio de Lisboa… e ainda vem reclamar de ter de pagar IMI (mais uma vez.. uma ninharia com toda a certeza) e isto é um caso (ou vários) verdadeiro, acontece na Cooperativa 25 de abril na Av. Mouzinho de Albuquerque.

  7. Avatar de César Faria
    César Faria

    Pior que isso, não a recebi sequer por ViaCTT. contactei as finanças e disseram que foi enviada por ViaCTT a 17 de Abril. Estará este serviço dos correios deixado ao abandono? A app para android está cheia de falhas

  8. Avatar de Joao
    Joao

    O IMI esta mais caro!