Multibanco: novidades a partir deste sábado! Saiba o que muda…

20 Comentários

A partir deste sábado, 28 de junho de 2025, entram em vigor no sistema Multibanco as novas regras da Lei Europeia da Acessibilidade (European Accessibility Act).

Multibanco: novidades a partir deste sábado! Saiba o que muda...


Estas novas medidas visam tornar os terminais – tanto caixas automáticas como POS – mais inclusivos e utilizáveis por pessoas com vários tipos de deficiência: física, sensorial ou cognitiva..

O que muda nos novos terminais

  • Leitura de ecrã para deficientes visuais
  • Teclados táteis (com relevo ou braille)
  • Comandos por áudio, acessíveis via auriculares
  • Botões táteis e menus intuitivos, com ecrãs de brilho ajustável
  • Ícones maiores e texto mais legível, beneficiando também idosos

Os bancos são ainda obrigados a informar os clientes sobre quais caixas já estão adaptadas e onde estão localizadas.

Multibanco: novidades a partir deste sábado! Saiba o que muda...

Os custos com levantamentos em euros dentro da UE mantêm-se iguais aos nacionais, assim como os limites de levantamento e requisitos para transporte de numerário.

Estes padrões de acessibilidade não se aplicam só aos multibancos: abrangem também dispositivos eletrónicos, transportes, serviços públicos, seguros, etc.

Segundo o Eurostat, cerca de 27 % da população adulta da UE (≈100 milhões de pessoas) tem algum tipo de deficiência, o que reforça a importância destas mudanças

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Deviam era ter software mais rápido. Tudo demora uma eternidade, parece que tem ali um 386 e está ligado por uma linha de 56Kbps. Uma operação de depósito ou levantamento é uma eternidade. E nas caixas ATM dos próprios bancos, então ainda pior.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Não sei a que caixas vais.
      Mas o software não é lento o mecanismo é que demora um pouco a depositar ou levantar.
      Se está a funcionar bem não se mexe.
      Temos a melhor rede de multibanco do mundo não reclamemos

      1. Avatar de Andorinha
        Andorinha

        So falta muda-la para sistemas operativos portugueses, e encriptação nacional..
        Ou seja , falta o melhor.
        É certo que não temos condições para fabricar microprocessadores,etc mas deveriamos ter mais cuidado, e profissionalismo, numa matéria tão importante como a banca.

        Os Espanhois que são muito mais desenvolvidos que nós, usam linux, com sistemas deles,etc.
        Nós fingimos que temos máquinas multibanco, vai na volta e nem sequer o software que aparece no ecran é nosso.
        Mais um elefante branco.

        1. Avatar de Torrão
          Torrão

          Podiam utilizar o Caixa Mágica. Apesar de ninguém falar nele e de pouca gente o utilizar, é uma distro de linux portuguesa.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Existe um motivo por ninguém falar dele

          2. Avatar de Nuno Nunes
            Nuno Nunes

            Mas o caixa magica linux ja foi descontinuado faz tempo

        2. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          E pagar 80000 milhões6 de euros, mais 5000 milhões, em manutenção anual e 30000 milhões, a empresas de segurança? Quer pagar 500 euros, mensais, pela sua conta bancária, a não ser que pague 300 euros e 100%, das operações só pode fazer pela App e se quiser levantamento, em numerário são 50% de taxa.

          1. Avatar de Tó

            80000 milhões corresponde a um terço do PIB português. Estás a colocar aí zeros a mais

    2. Avatar de miguelito
      miguelito

      Parece???

  2. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    Se baixassem as comissões bancárias é que era. Tanto banco com mais de 500 milhões de lucro todos os anos.

  3. Avatar de Marcelinho
    Marcelinho

    Pois….ISTO É RIDÍCULO , os bancos têm 20 anos ! Para se adaptarem , ridículo , ganham milhares de milhões e dãs-lhes 20 anos …é uma anedota

  4. Avatar de Marcelinho
    Marcelinho

    Têm 20 anos para se adaptarem…….parece uma anedota

  5. Avatar de Dude
    Dude

    O linux caixa magica, já faleceu há uns anos. Utilizei e não primava pela leveza gráfica. Mas era o que se deveria ter. Em vez do windows. Mas parece que pelo menos a união europeia anda a acordar para a vida agora. Ver ser arrancam aí uns projectos.

    1. Avatar de Torrão
      Torrão

      Só agora vi que foi descontinuado. Também temos o Ubuntu, que se não estou enganado, é europeu. Mas feito em Portugal infelizmente, pouco ou nada temos, a nivel de software.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O problema é o preço… se as pessoas já ficaram em pânico com os 800000 milhões, para a defesa, as propostas, da UE, para software europeu, serviços base dentro da Europa… são só 500 vezes esse valor. Alguém terá de pagar, imagine quem será.

  6. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Mudava hoje, Sábado ?? Ainda não deve ter mudado a interface pois eram pra aí umas 7 da tarde quando estava num supermercado e fui ao Multibanco e estava tudo na mesma. Isto ainda vai demorar o seu tempo. Daqui lá.

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    Honestamente acho que a nível de acessibilidade poderia ser ainda mais trabalhado, além das demais mencionadas como narrador, brilho, braille etc, acho que seria muito interessante uma opção de alto contraste por exemplo cada opção no ecrã ter uma cor diferente, levantamentos a azul, consultas a preto, por aí fora, tornava se ainda mais intuitivo para pessoas com problemas de visão como eu

  8. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Já muito Raramente uso isto.

  9. Avatar de GC
    GC

    E colocá-los mais baixos (pelo menos alguns…), para possibilitar a sua utilização por quem se deslocar em cadeira de rodas ou por doentes com acondroplasia (vulgarmente conhecido como nanismo).

    1. Avatar de Andre
      Andre

      E colocar mais alto para os que têm gigantismo?