Multibanco: Comerciantes podem exigir compras de no mínimo 5 euros?

99 Comentários

Certamente que já foi a algumas lojas comerciais e aquando do pagamento por multibanco disseram-lhe que teria de fazer compras num valor mínimo de 5 euros. Será que os comerciantes podem fazer esta “exigência”?


Multibanco: Comerciantes não podem cobrar, mas podem definir um valor mínimo

De acordo com o Banco de Portugal, o incremento da utilização de cartões de pagamento em Portugal conduziu, nos últimos
anos, à sua indiscutível afirmação como o instrumento de pagamento eletrónico mais usado para a aquisição de bens e serviços.

O cartão bancário é um instrumento de pagamento pessoal e intransmissível que só pode ser utilizado pelo próprio titular. Do ponto de vista de boas práticas, o Banco de Portugal refere que o cliente não deve cobrar “qualquer encargo pela aceitação de um cartão de pagamento”.

No entanto, o Banco de Portugal refere também que os “beneficiários de operações de pagamento (em regra, os comerciantes) não são obrigados a aceitar cartões de pagamento” e, por isso, quando o fazem devem ter em conta os respetivos encargos.

Assim, se o comerciante forçar o consumidor a pagar apenas valores acima de 5 euros utilizando multibanco, deve-se ao facto de o comerciante se sentir prejudicado pelas comissões pagas ao banco.

Depois a escolha de “Visa” ou “Multibanco” nada tem que ver com a modalidade de pagamento, mas sim com a marca da rede através do qual é realizada operação.

De referir que há várias marcas de rede, como é o caso da rede “Visa”, “VisaElectron”, “Multibanco”, “Mastercard” e “American Express”. O aparecimento desta informação no terminal deveu-se ao regulamento europeu que “visa promover a transparência e a concorrência do mercado europeu de cartões, através da uniformização dos requisitos técnicos e comerciais na utilização deste instrumento de pagamento” e deu a possibilidade aos clientes de escolherem a marca de rede que pretendem utilizar para fazer a compra.

Partilhar:
Tags:

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de l0avsxhd
    l0avsxhd

    Na clínica de saúde onde vou, o MB está sempre avariado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      pois, em muitos lados “fazem” assim…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Para eles até acaba por ser mau, uma clínica é movimenta muito dinheiro, são serviços caros, acabam por ter muito dinheiro em caixa, sujeitos a assaltos e a ter que andar a vida a ir ao banco fazer depósitos. Existem bancos com modalidades fixas, em que se pagam x por mês independentemente das operações realizadas.

      1. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        Se calhar a clínica prefere correr o risco de 1% de ser assaltada por ladrões do que ser assaltada a 100% e constantemente pelos OUTROS gatunos.
        Teoria plausível comprovada do meu lado.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Para as margens de lucro que uma clínica de saúde tem, com serviços isentos de IVA ainda por cima, podem muito bem pagar as taxas aos outros gatunos.

      2. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        mau?
        ohoh… muitos deles nao pedem nem exigem facturas, e se não há evidencia de troca de dinheiro, é dinheiro limpo na caixa

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Num clínica médica praticamente todos pedem, porque são despesas dedutíveis em IRS.

    3. Avatar de ORK
      ORK

      curiosamente quando é assim, também não tenho dinheiro para pagar, instantes depois por milagre o MB ficou a funcionar, vá lá saber-se destas coisas…

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Quando foi que isso aconteceu? Conta-nos como foi. É que eu duvido muito disso.

        1. Avatar de ORK
          ORK

          duvidas, problema teu, diversos locais e a lenga lenga é sempre a mesma, para receber arranjam sempre maneira, é preciso é ser persistente…

      2. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        Fácil, acompanho-te a caixa multibanco mais próxima, e não seria a primeira vez que o fazia, alguns no fim até levam premio de consolação, quando são mais (“anti”) simpáticos.
        Por vezes até vamos a duas caixas MB.

        1. Avatar de ORK
          ORK

          Não é fácil não, eu não sou obrigado a ter de me deslocar a lado nenhum, tu é que tens de ter as condições para eu realizar o pagamento dentro do estabelecimento, era só o faltava…

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            No meu estabelecimento, não tenho multibanco. Não sou, de forma alguma obrigado.
            No entanto, garanto que ninguém sai sem pagar.
            O aviso está lá. Não tem dinheiro, não incomoda

          2. Avatar de Nelson Oliveira
            Nelson Oliveira

            Nenhum estalecimento é obrigado a aceitar o Cartão Multibanco ou outro qualquer. Teem sim de informar caso não esteja disponivel de momento. O cartão MB é uma forma secundária de pagamento.
            O cliente é que TEM de ter forma de pagar em numerário, caso o MB não esteja disponivel. o Sr ORK é que TEM MESMO de se deslocar para levantar dinheiro, caso contrário, eu cobraria-lhe a estadia extra do animal, ao dia.

      3. Avatar de Pintor
        Pintor

        Faço o mesmo, somente refiro que pensava ter dinheiro e somente tenho cartão, sugerem para ao MB levantar dinheiro ao que respondo neste momento não tenho tempo para fazer isso posso passar por cá amanhã?E como por magia fica a funcionar.
        Somente realizo este procedimento em locais “caros” que uma refeição por pessoa fica acima de 25€, nos tascos mesmo quando tem MB pago sempre em numerário.

        1. Avatar de PoisPois
          PoisPois

          Ora muito bem, e se eu gosto de malta assim. Comigo não te safavas tão facilmente e sempre dentro da legalidade. Muito bem, meu caro senhor, não tem tempo para ir e voltar para pagar o seu consumo, tendo eu na porta a informação que não temos pagamento multibanco. Entao vou acompanha-lo a seu destino e pelo caminho fazemos uma paragem numa caixa de pagamento.
          Não concorda tudo bem na mesma, após esgotadas todas a ajudas possíveis chama-se a polícia para tomar conta da ocorrência e aí de ti que tentasse abandonar o local sem a chegada dos mesmos.

          Pensarias na próxima vez que tinha sido mais rápido de resolver a situação se tivesses ido e voltado.

          Marinheiro que vai para o Mar avia-se em Terra.

          1. Avatar de ORK
            ORK

            deves pensar que és mais esperto que os outros, até ao dia, não és mais nem menos… quando te calhar pela porta depois choras…

  2. Avatar de A
    A

    Conheço um restaurante com takeaway que no takeaway diz que o multibanco está avariado, mas no restaurante em si já tem. Tuga…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Porque possivelmente no takeaway são valores baixos, já ao comer lá o valor é bem mais alto.

  3. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Se os comerciantes negociarem comos bancos apenas uma taxa variável e com um limite por utilização, deixa de fazer sentido aos comerciantes estabelecerem um limite de 5€ ou de dizerem sempre que está avairado.. O probelma é a taxa fixa por cda utilização..

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pelo que me disseram, há bancos com taxa fixa independentemente do valor e número de transações. O comerciante paga x valor por mês, e pode aceitar qualquer pagamento sem que tenha alguma taxa extra.

      1. Avatar de KaPutnixZ
        KaPutnixZ

        Para os comerciantes, o problema é mesmo essa taxa fixa.. Há bancos que não têm taxa fixa.. Apenas a variável… E isso sim faz com que deixe de fazer sentido pedirem que seja só a partir de 5€, pagam a mesma percentagem independentemente do valor da transação..

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          A Unicre tem o REDUNIQ EASY que é independente do banco, e onde se paga uma taxa mensal fixa que depende do volume de pagamentos. Em pagamentos mensais até 2500€ paga 15€ e pode receber qualquer pagamento, nem que seja 1 cêntimo, sem mais taxas. De 2501€ até 5000€ são 30€ mensais. Acho que são valores perfeitamente comportáveis para quase todos os negócios.

  4. Avatar de TS
    TS

    Todos sabemos que é para fugir aos impostos e nada tem a ver com taxas de multibanco

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nos que colocam só a partir de 5€ não. Naqueles que não têm pagamento MB, talvez.

    2. Avatar de No name
      No name

      Mas é que todos sabemos isso, (fuga aos impostos).

  5. Avatar de AJ
    AJ

    As unicas lojas até hoje que não aceitaram pagamento menos de 5€ por MB foi nas lojas dos chineses, e no meu barbeiro nem MB tem, sempre pagamento a dinheiro. E não é barbeiro antigo, é bastante jovem.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso é fácil de explicar, há barbearias por todo o lado, quase uma por rua, e o único motivo pelo qual esses negócios são rentáveis é: evasão fiscal. Se só tiver as despesas fixas para pagar, e tudo o resto for meter ao bolso não é muito complicado ser rentável. Também salões de cabeleireiro, de unhas raramente têm multibanco.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Onde corto o cabelo a pessoa passa sempre recibo há anos.

        Esse tipo de estabelecimentos parece ser muito visado pelas inspecções e não parecem querer arriscar a pagar multas e sabe-se lá mais o quê.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Passa esse, e os outros todos? Já viu a quantidade de barbearias que há pelas cidades, às vezes no espaço de poucos metros são 2 ou 3. Salões de unhas igual… Muito visados? Há muito poucas inspeções seja ao que for. A ASAE mal tem meios para inspecionar operadores económicos que põem em causa a segurança alimentar, quanto mais barbearias.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Evasão fiscal? São obrigados a passar fatura, eu peço sempre fatura e ainda rende uns bons euros no eFatura, somos 4 cá em casa, são mais de 1000€ em cabeleireiro e esteticistas, dá cerca de 30€ de benefício fiscal.

        Também procurou não frequentar estabelecimentos que não aceitem cartões ou que tenham limites mínimos para o uso de cartões, há 8 anos que nunca ando com dinheiro no bolso, sejam notas ou moedas e desde o ano passado deixei de andar com identificação e cartões, uso o telemóvel para tudo, já nem carteira anda comigo, espero que dentro de 1-2 anos consiga largar a chave do carro e chave de casa, chave de casa já era possível mas ainda não tomei essa decisão.

        1. Avatar de incrédulo
          incrédulo

          É tudo muito bonito até o telemóvel falhar…

          1. Avatar de José
            José

            Como qualquer outra coisa pode falhar….. Com cada uma.
            O Telemovel pode falhar, como o cartão pode falhar, como os serviços bancários podem falhar, como podes não conseguir levantar dinheiro devido a falta de dinheiro no multibanco, como podes não ter dinheiro contigo porque ou perdeste a carteira ou sem dinheiro suficiente para o que necessitas pagar….. Agora evidente que se deveria ter uma maneira de backup caso algo falhe mas estás sujeito a falhar um numero grande de serviços.

          2. Avatar de incrédulo
            incrédulo

            Certíssimo Sr. José, mas se falhar o telemóvel, falha tudo…
            Na minha opinião, para muitas coisas, a centralização não é a solução.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Se falhar o telemóvel falha tudo, mas quantas vezes me vai falhar o telm? E se falhar que implicação isso vai ter na minha vida? Quero pagar algo não pago, fica para o dia a seguir? Quero apresentar identificação posso ir depois apresentar a uma esquadra, mesmo na eventualidade da chave do carro falhar posso sempre apanhar um uber, a de casa espero que a mulher chegue a casa ou vou à porteira buscar a suplente.
            Como nunca na vida desde que uso telemóvel ele me falhou prefiro correr esse risco do que andar com a trabalha inútil toda atrás, e mesmo o telemóvel odeio andar com ele atrás, para mim o ideal era que essas apps funcionassem todas no Apple Watch, bons anos 80 e início de 90 onde não precisava de andar com telemóvel no bolso, isso sim era liberdade, a tecnologia que nos devia ter libertado mais só nos veio manter reféns dela, é preciso dar um passo mais à frente para a tecnologia efectivamente nos se benéfica e facilitadora.

        2. Avatar de ORK
          ORK

          Sim claro amigo zé, eles passam fatura, mas se ver bem as coisas, em 100% dos clientes provavelmente 1% pede fatura os restantes nem querem saber, logo, está a ver como se consegue evasão fiscal.

          Quanto ao restante, é pá não seja tão mentiroso que o nariz já não passa há porta, os tempos modernos estão ai, mas esquece-se que está em Portugal, as coisas não avançam ao mesmo nível…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Informa-te

        3. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Obrigados são, isso sabemos, mas também sabemos que 90% dos clientes não pedem fatura. Então por isso a evasão fiscal é elevada. O senhor e os seus familiares pedem, mas não é isso que vai fazer diferença, se os outros clientes não pedirem.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Irrelevante, mesmo não pedindo todos os serviços são obrigados a emitir factura como cliente final.
            E hoje em dia mais curioso, em pagamentos tipo mbway já da para autodeclarares o NIF e se tiveres activa a função do portal das finanças para com NIF as faturas serem digitais, ouro sobre azul, eu já nem fico com papéis.
            Quem não cumprir as fiscalizações servem para apanhar os infractores

      3. Avatar de Fla
        Fla

        Sim os barbeiros são os bandidos! São eles os culpados! Agora a corrupção constante a que assistimos diariamente e que faz desaparecer biliões não é problema nenhum. Ai ai os bandidos dos barbeiros.

      4. Avatar de AJ
        AJ

        Ele passa sempre fatura.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Faz como faço no meu, pede fatura e ja nao lhe adianta nada receber em dinheiro.

      1. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        Por acaso onde corto a minha gadelha tem os preços afixados da seguinte maneira:

        Corte de Cabelo 10€ +Iva
        Barba 7€+Iva
        Cabelo e Barba 15€+Iva
        etc

        Depois decides o queres pagar no final.
        Deu para perceber?

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          sabe que isso é obrigatório..c/iva ou sem.. se tiver algum preço sem essa indicação a Asae num dia mal disposta passa a coima.

          Mas percebo que ache que é para incentivar por um preço à candonga.

  6. Avatar de PoisPois
    PoisPois

    Se querem tanto que estabelecimento tenham MB, ponham como obrigatório qualquer estabelecimento ter equipamento sem taxas e taxinhas. Concordaria em pagar uma caução pelo equipamento sem taxas de aluguer.
    Pagamentos aceites também como obrigatório em numerário para os clientes que o desejarem.
    Assim mais comerciantes aderiam e acabava-se com a história “compras de no mínimo 5 euros”

    1. Avatar de PoisPois
      PoisPois

      Esqueci-me de frisar que se assim fosse, não tinha 1, mas sim 3 um para cada funcionário, porque somos nós que vamos ter com o cliente em diversos locais.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      eu no meu negócio uso duas percentagens, 0.79% e 1,2% conforme a rede usada.
      São assim tão descabidas? pelo o serviço que te oferecem?

      Eu acho que o descabido é as pessoas em primeiro lugar não se darem ao trabalho de procurar bons serviços de TPA.

      Eu fiz a Escócia toda e paguei em cartão, casas de banho de 20 cent, gorjetas a artistas de rua, nas highlands ( sitio remoto quase sem rede).
      Zero de stress.

      Portugal é rotulado de 3º mundo e não é por falta de estruturas é mesmo porque desde a Classe politica ao Povo há um fetish pela fuga e não por uma legislação equilibrada.

      Os cartões de refeição então são uma palhaçada para obrigarem o empregador a gastar o dinheiro dentro de empresas do mesmo grupo ou com parceria.

      1. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        “São assim tão descabidas? pelo o serviço que te oferecem?”

        @Sergio se vir o meu exemplo mais abaixo, vai perceber que não são assim tão descabidas, são enormemente descabidas pelo serviço que oferecem, por 2706 € mês só aceitava se tivessem a funcionária deles a fazer massagem gratuita todos os dias com final feliz.

        Lembrando que dei exemplo com valores por baixo, porque se for por valores altos tinha que ser quatro funcionarias.

        TPA ‘s são bons para quem tem faturação diária de 100 € a 200 €, enquanto houver este tipo de cobrança coerciva.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          A Unicre tem um sistema taxa fixa que é conforme o valor mensal de pagamentos. Até 2500€ são apenas 15€ mensais e pode receber pagamentos de 1€.

  7. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Estamos sempre atrás no tempo… em Londres até a barraca da esquina aceita apenas e só pagamentos com cartão…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso porque em Inglaterra não existe a evasão fiscal que existe em Portugal. E a carga fiscal também não é a mesma.

  8. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O Estado tem obrigar todos os tipos de comerciantes e o sector da restauração e bebidas a ter pagamento com multibanco a partir do valor e 1 Cêntimo para cima, e tornar possível que toda a compra com cartão bancário processe automaticamente o número de contribuinte.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Aparentemente não tem de obrigar, e por isso não o fez ainda.

      O Estado serve, ou deveria servir, para facilitar a vida às pessoas… mas não apenas a quem compra como a quem vende.

      Não faz sentido obrigar os comerciantes a aceitar cartões bancários e/ ou de redes de crédito, quando tais instituições cobram para prestar tal serviço, e por vezes mais do que a margem de lucro do comerciante dependendo do produto/serviço. Muitos já incluem o custo no produto/ serviço, mas outros teriam de aumentar bastante os preços individuais dos produtos/ serviços para garantir que não perderiam dinheiro.

      1. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        Certíssimo @Joao Ptt, o problema maior é que as pessoas só estão a ver o lado do comprador e esquecem-se os custos acrescidos do vendedor.

        Vou dar um exemplo por baixo o que acontece do meu lado.
        Considerando só Sábados e Domingos (dias mais fortes)e com TPA comprado com custo medio 170€.

        Exemplo:
        11 transações com TPA que resultou em 9350 €, num só dia.
        9350×1.2%= 112,2+0,55= 112.75 €
        112,75×8= 902 €

        Num mês e só com um TPA tinha que pagar 902 €.
        De 9350 € tirar 902 €, taxas e taxinhas (IRS, IVA, IRC, etc., etc.) para Estado, pagar fornecedores, pagar ordenados e subsequentes taxas e taxinhas, combustível e manutenção das viaturas, etc., etc., etc…

        Conclusão, despender desses 902 € (x3=2706€) por TPA, dá um jeitaço do caraças para pagar outras contas.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Se multiplica os 112.75 por 8 então teria de multiplicar também os 935€0, o que significava tirar 902€ a um total de 74800€.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Pois, alguém que fatura 70k num mês vai-se chorar por 900€ em taxas, algo vai mal na gestão desse negócio.
            Além disso existem vários TPAs com taxas mais reduzidas, pelo menos metade disso é fácil e encontrar.

    2. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      Quem não sabe mais vale ficar calado.
      Se vais pagar 1e com mb nem para o gasto do papel da.

      1. Avatar de ORK
        ORK

        mas qual papel, o processo é digital, as grandes superfícies já o fazem há anos, e nunca vi virem-se para aqui queixar disso…

        Mentalizem-se o futuro vai ser digital, o dinheiro físico vai chegar a uma altura que é para coisas pontuais minimalistas.

        Está tudo a caminhar nesse sentido, só não vê quem não quer…

        1. Avatar de PoisPois
          PoisPois

          @ORK certo, só não vê quem não quer…, que se ficarmos e formos só por esse caminho “processo digital” muitos (todos) vão chorar, quando perceberem na alhada que se meteram, depois não há retrocesso amigável.
          Se querem liberdade terá que haver sempre os dois processos.

          1. Avatar de ORK
            ORK

            Alhada, pelo contrario amigo, acaba-se é muita coisa que não se sabe e passa-se a saber é melhor para todos, pois roubar todos sabem de uma forma ou de outra neste momento, assim que for tudo digital há cadastro, já não podem fugir para lado nenhum, tem de justificar sempre, nessa altura pode ser que as coisas melhorem, pois por causa de uns andam outros não passam da cepa torta…

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          O Continente então é uma maravilha, aderes à fatura eletrónica para poupar o ambiente. Não sai a fatura, mas depois saem 3 ou 4 papéis com promoções e escapadinhas românticas em hotéis…

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        0,06€ que pagas em média por esse tal 1€, nao dá para 3 centímetros de papel?

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eventualmente a tendência será essa, para dissuadir a evasão fiscal. Tal como já é obrigatório ter um software de faturação certificado, futuramente irão tornar obrigatório a aceitação de pagamentos digitais, creio que isso irá acontecer.

      1. Avatar de ORK
        ORK

        O problema é que muitos estão tão habituados a contornar o sistema para meter mais algum ao bolso, e assim que passar a ter de ser tudo registado, acabou-se, por isso é que não lhes agrada a ideia, mas isto já está em andamento, e não para…

  9. Avatar de Piteu
    Piteu

    No meu estabelecimento so aceito dinheiro, digo sempre que nao aceito cartoes. Muito melhor para poupar no IVA! Aprendam que em Portugal ha que ser esperto!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      É por causa de mamíferos como estes que os trabalhadores por conta de ontem descontam que dói, é para pagar a chico-espertisse, mas pronto eu é que estou errado…. e como se diz, pimenta no rabo dos outros…..
      Façam, todos isso, e depois quando vier o COVID v2, vão pedir uma esmolinha ao estado (que ele dá) a custa de quem não é esperto.

    2. Avatar de ORK
      ORK

      Ainda bem, por isso é que eu e muitos deixamos de frequentar estabelecimentos como o teu e ainda propagamos pela internet o quão mau é o serviço de pagamento… E agora quem é esperto??? Pois é…

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Quem são esses muitos? São os teus amigos do espelho? É tão fácil as pessoas fazerem-se de más pela internet.

        1. Avatar de ORK
          ORK

          Não amigo, é fácil hoje destruir um negocio na internet, pois existe forma de dar Feedback e fica registado para quem for há procura de informações, assim que lêr o mau nem lá aparece, é assim que os negócios vão por água abaixo…

          Deixe de ser velho do restelo, estamos no século XXI as tecnologias dominam tudo há nossa volta, tanto que podem ajudar como prejudicar, pense nisso…

          Já agora não é preciso andar a usar dois nick’s para andar aqui a responder há malta, pois percebe-se logo… 😉

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            No meu estabelecimento, não uso MB
            Passo, em todos os clientes, registo todas as vendas, até para facilitar o controlo do inventário.
            Tudo o que vendo, é registado.
            Mas continuarei a não usar MB
            Pura e simplesmente, não me é rentável, nem me facilita nada.

            Quanto a “destruir” um negócio na internet, só se consegue se o mesmo lá existir.
            Quando o meu apareceo no Google, a custo, consegui retirá-lo. Não quero publicidade. Vivo bem com os clientes do costume e pondero, nos próximos tempos, encerrar… Estou farto da restauração.
            De qualquer forma, o que pretendo dizer, é que muitos negócios, com malta nova ou velha, não gostam de recorrer a tecnologia – no meu, por exemplo, com excepção do POS, nem internet tenho – é tudo artesanal.
            Não sinto encanto por tech… E tenho esse direito. Desde que cumpra no resto.
            A sociedade está a piorar… E a olhos vistos

  10. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    No meu estabelecimento tb não aceito pagamentos por multibanco. Por causa das mensalidade e taxas, não vou dar mais dinheiro aos ch*los dos bancos.
    Aceito pagamento em dinheiro, MBWay, PayPal, Revolut e transferência bancária para clientes regulares. Nunca ninguém reclamou mas que quem não aceitar que vá a outro lado.

    1. Avatar de ORK
      ORK

      Tudo muito certo, mas no dia que se tornar obrigatório, fechas as portas por birra, pois tal como estás a usar outros métodos de pagamento, os clientes também tem opção de escolha e não usar o que tu queres como opção, resultado disso, afastas potenciais clientes com essa estratégia, que vão dar mau feedback do teu negocio…

      1. Avatar de To Canelas
        To Canelas

        Se quiserem pôr o multibanco obrigatório por mim tudo bem desde que o serviço TB seja gratuito. Assim ninguém fica chateado.
        Se fosse o cliente a pagar as taxas em vez do comerciante tbm não ia gostar, a maior parte provavelmente TB nem usava cartão.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Podes sempre incluir a taxa do MB no preço do produto…

          1. Avatar de To Canelas
            To Canelas

            Não é solução nenhuma pois fico a perder para a concorrência.

          2. Avatar de To Canelas
            To Canelas

            E além disso o meu problema não é só a questão do valor monetário, mas sim para quem vai esse dinheiro

        2. Avatar de WALTER
          WALTER

          Se quiser ter cartão tem de aceitar. Tem contrato, leia e aceite se quiser. Depois que aceitou querer mudar a regra do jogo é que não pode

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Paypal cobra taxa e a partir de Setembro passa a cobrar 2% do valor.

  11. Avatar de Victor
    Victor

    A única vantagem que pagamentos por cartão tem é os Bancos ganharem milhões com o trabalho dos outros. Existe uma razão para ninguém poder comprar um terminal e ao invés, ser obrigado a ter um contracto de aluguer sujeito a todo o tipo de impostos e taxas não sujeitas a impostos.

  12. Avatar de O casebre feudal
    O casebre feudal

    Uso de multibanco:

    – obrigatório na restauração, discotecas e hotéis

    – ao usar, há registo do dinheiro e são obrigados a pagar impostos (assim como sempre que pedirmos fatura)

    – se estão obrigados mas não querem usar, têm MB mas está sempre “avariado”

    Basta irem pelos principais pontos do país com bares e discotecas e mais de 90% têm o MB avariado; também se pedirem fatura (especialmente nas discotecas ou bares “da noite”) é possível que levem uma f(r)atura na cara.

    Eu só na zona do grande Porto tive várias situações:
    – cobraram-me muito mais do que consumi, pedi fatura e chamaram imediatamente um “armario” que me queria levar para a parte de trás da discoteca; e é óbvio que o MB estava estragado. Isso comigo e amigos era corrente

    – tenho um amigo polícia, comentei o facto e ele disse-me descaradamente “todos os polícias, ASAE, etc entram e bebem de graça nestes locais, logo quando se planeia ir investigar estes sítios, são avisados com antecedência. Por isso, rara vez há algum problema nestes sítios. Mesmo se te partirem a cara, a polícia pouco vai fazer que dizer-te que a culpa é tua bla bla bla)

    Um país corrupto, vai ser sempre corrupto.

  13. Avatar de Zeqita
    Zeqita

    Há muitos paises onde o uso do MB é muito superior ao do dinheiro fisico, ate em barraquinhas de souvenirs. Não sei como funcionam as taxas e comissoes do TPA lá fora mas aqui para pequenos negocios, que façam poucas vendas semanais ou de valores pequenas, as taxas cobradas acabam por ‘comer’ a margem de lucro dos produtos/serviços e é essa a razao de em portugal ainda não ser assim tao abrangente, os jovens cada vez querem andar com dinhiero nos bolsos e tudo atraves do telemovel e claro tbm existe a questao da possivel evasao fiscal, o tal mercado paralelo.

    Contudo, eu acho que com tanta tecnologia e o digital estar tão desenvolvido, poderia haver uma especie de TPA através da internet, duma app ou dum site, em q se pudesse cobrar ao cliente sem o TPA fisico, ou até um tpa simples e de baixo custo, se existe o mbway nao existe uma coisa mais profissional porque?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E existe, a Unicre por exemplo tem isso, uma solução de pagamentos por um app. O comerciante só necessita ter um smartphone com NFC. Continua a ter de pagar uma taxa, mas é bem menor do que os bancos cobram. Mas para isso é necessário que o cliente tenha cartão contactless e o queria utilizar dessa forma, porque sei de várias pessoas que se recusam a usar o contactless e até exigem aos bancos que desativem. E fica um bocado mal o comerciante aceitar cartão desde que seja pagamento por contactless.

  14. Avatar de Parker
    Parker

    Eu 90% das vezes pago a dinheiro por isso não é um problema que me afecte muito. Mas percebo a lógica da questão das taxas

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Pagamento com cartão devia ser obrigatório até para comprar uma pastilha.
    Em muitos sítios (mais avançados que Portugal) até aparece “no cash, only card”.
    Não sou tão radical, mas as duas formas deviam ser SEMPRE permitidas.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Hoje fui sair e tive de estacionar num parque sem via verde, dirigi-me ao segurança e paguei 90 cêntimos com multibanco e não refilou.
      Para mim têm sempre de me dar facilidade de pagamento caso contrário livro de reclamações e polícia, em situação nenhuma num estabelecimento com multibanco eu vou na cantiga do ir levantar dinheiro, até já me ofereci para reparar o TPA.

  16. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Não sei por que tanta renitência por parte dos comerciantes, eles tabelam tudo por cima! A inflação é tanta naquilo que eles vendem que podem muito bem pagar as taxas! Eu quando não aceitam cartão não volto lá mais!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Depende do negócio, se for um quiosque com coisas de pequeno valor e parte delas tabeladas (tabaco, revistas, jornais), não há grandes margens.

    2. Avatar de dctr666
      dctr666

      Em negócios com bens de pequenos valores, quais as vantagens? zero, para o comerciante…

  17. Avatar de Santos
    Santos

    Quando me exigem um montante mínimo deixo lá as coisas que não volto lá mais.

  18. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Para quem diz que devia ser obrigatório todos os estabelecimentos aceitarem cartão/ter TPA, para vossa informação em nenhum país da União Europeia isso é obrigatório.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ainda, deixa as CBDCs entrarem em força e depois falamos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Pior, já países onde muitos estabelecimentos não aceitam cartões de débito, só se crédito, se te choras por meia dúzia de tostões de taxas de débito, se tiveres de adoptar TPAs VISA e Mastercard até te mandas da ponte 😀

        1. Avatar de To Canelas
          To Canelas

          Não sei que países de terceiro mundo foste em que só aceitam cartões de crédito (acho isso muito estranho) mas os cartões de débito já são praticamente todos Visa ou MasterCard. Nunca tive problemas com os meus, a única situação que tive de usar um cartão de crédito foi em alugueres de carros por causa da caução.
          E os TPAs em Portugal suportam praticamente todos os tipos de cartões de débito e de crédito, sejam VISA, MasterCard, American Express, etc.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Terceiro mundo? Não proferi tais palavras.

  19. Avatar de AlexX
    AlexX

    Tem que começar assim, aos poucos e devagar. O próximo passo deste caminho será acabar com o dinheiro físico, toda e qualquer transacção será feita com cartão, telemóvel, implante ou sistema biométrico. O terceiro passo será subir o consumo mínimo de 5 para 10 ou mais euros. Não é genial? Assim compram um rebuçado e aproveitam para trazer também uma garrafa de brandy martelado para perfazer o consumo mínimo e esquecer… 😀

  20. Avatar de Jo
    Jo

    E porque é que o Banco de Portugal não obriga os bancos/redes a baixar as comissões para valores médios da Europa que são muito mais baixos?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O que não falta aí é oferta com taxas baixas

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É procurarem, coisa que muita gente não faz. Queixa-se que o banco cobra muito de comissão de conta, mas não procura quem dê melhor. Queixa-se que o banco dá 0.5% de juros mas não procura quem dê mais. Queixa-se que o banco cobra muito do TPA, mas não procura melhores condições.

  21. Avatar de Walter
    Walter

    Completamente errado. Se aceita multibanco, cartão ou o raio que seja deve aceitar qualquer valor ou só aceite o pagamento em dinheiro. Assim, ninguém se sente prejudicado.