Mozilla muda de opinião sobre privacidade? Dados de utilizadores podem ser vendidos

28 Comentários

A Mozilla sempre se pautou como uma guardiã da privacidade e uma defensora dos utilizadores e dos seus dados. Essa posição parece agora ter mudado, segundo a mais recente atualização. A Mozilla parece ter mudado de opinião sobre a privacidade e os dados de utilizadores podem ser vendidos. Será mesmo assim?

Mozilla Firefox dados utilizadores privacidade

Mozilla muda de opinião sobre privacidade?

A Mozilla retirou a sua promessa de longa data de nunca vender dados pessoais dos utilizadores. Até recentemente, uma FAQ do Firefox declarava orgulhosamente: “Não. Nunca fiz nem nunca farei”, quando questionado se vendia dados pessoais dos utilizadores. Uma versão arquivada das FAQ de 30 de janeiro declarava que os produtos Firefox foram expressamente concebidos para proteger a privacidade do utilizador, impedindo a venda de dados, mesmo a anunciantes terceiros. Entretanto, esta promessa definitiva foi removida da versão atual.

Nas Perguntas Frequentes sobre a privacidade de dados atualizadas, a Mozilla esclarece que, embora não venda dados no sentido convencional e não compre dados sobre os seus utilizadores, já não pode dar garantias. Esta alteração é atribuída a certas jurisdições legais que definem a “venda de dados” de forma extremamente ampla. A Mozilla explica agora que quaisquer dados partilhados com parceiros para viabilidade comercial são anonimizados, agregados ou processados ​​através de tecnologias de melhoria da privacidade.

A revisão gerou preocupação entre os utilizadores, com discussões no GitHub e no Reddit a criticar a nova postura. Além disso, os termos de utilização atualizados incluem agora uma cláusula que indica que, ao enviar ou inserir informações através do Firefox, os utilizadores concedem à Mozilla uma licença para usar essas informações. Muitos manifestaram o seu descontentamento, argumentando que direitos tão amplos sobre dados pessoais são inaceitáveis.

Dados de utilizadores podem ser vendidos

Em resposta à reação negativa, a Mozilla tentou tranquilizar os utilizadores. Numa publicação na quarta-feira, a empresa esclareceu que a licença é apenas necessária para facilitar a funcionalidade essencial do browser. Sem esta licença, o Firefox não conseguiria processar informações introduzidas pelos utilizadores para navegar ou interagir com conteúdos online. A Mozilla enfatizou que tal não equivale à propriedade dos dados do utilizador, nem concede à empresa o direito de utilizar os dados para fins para além dos descritos no Aviso de Privacidade.

In response to people saying Mozilla is removing mentions of "we don't sell your data"
byu/HighspeedMoonstar infirefox

O Aviso de Privacidade atualizado aborda também o tratamento de dados relacionados com a localização. A Mozilla explicou que quando os utilizadores pesquisam por palavras-chave específicas de um local, esses dados podem ser partilhados com parceiros para fornecer conteúdo recomendado ou patrocinado. No entanto, este processo é concebido para manter o anonimato do utilizador após as sugestões de pesquisa serem fornecidas. Os utilizadores têm também a opção de desativar completamente as Sugestões Patrocinadas na página de Suporte do Firefox.

Esta revisão marca uma mudança significativa na abordagem da Mozilla à privacidade dos dados. Destaca-se a complexa interação entre as definições legais, as expectativas dos utilizadores e os imperativos comerciais de executar um browser moderno.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Esta jogada meio as escondidas só fazem desconfiar os utilizadores Firefox.

    Quem gosta de Firefox mas não quer ver os seus dados vendidos, tem o Mullvad Browser que usa o código base do Firefox mas está optimizado para privacidade:
    – resistência a técnicas impressão digital
    – bloqueio de rastreadores
    – configurações default maximizadas para privacidade
    – limitação da pegada digital

    E a vantagem é que não precisam de ser clientes Mullvad para o usar.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Tentei usar… cheio de glitches gráficos e falhas na renderização das páginas (pelo menos em Linux)… acabei por voltar ao Firefox :/ .

      1. Avatar de Oh
        Oh

        Waterfox e Librefox. Experimenta. Quem gosta de Firefox são as únicas alternativas que respeitam os utilizadores (e o mullvad browser claro).

      2. Avatar de bruno
        bruno

        Não são falhas. Você é que não sabe configurar o browser que tem resistência fingerprint. Aí vai ter que ajustar nas definições.

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Certamente usas-te com “No Script” activo por defeito ouve uma altura que vinha activo com definições de segurança ao maximo e se for o caso tem que ser configurado pois é um addons que protege de muitos ataques mas tem que ser bem configurado e perceberes o que estás a fazer, é o browser que uso dia a dia não se passa nada.

        1. Avatar de Contador
          Contador

          Usaste! Aprende a escrever! Não existe ficas-te, nem comes-te nem mudas-te nem usas-te, etc….nos moldes em que pretendes realmente escrever.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Obrigado Camões, o corrector do smartphone tem destas coisas.

    2. Avatar de Bruno Bernardo
      Bruno Bernardo

      Achei interessante a mudança na política de privacidade da Mozilla, mas também compreendo a preocupação de muitos utilizadores. A remoção da promessa de nunca vender dados pessoais levanta questões sobre a transparência e confiança que as empresas devem manter com seus usuários. A interação entre privacidade, exigências legais e aspectos comerciais, como descrito no texto acima, é um desafio crescente no ambiente digital atual. Seria bom ver mais clareza e compromissos firmes da parte das empresas sobre a proteção dos dados.

      1. Avatar de Oh
        Oh

        +1
        Concordo mas infelizmente o utilizador comum não quer realmente saber destas questões por ser algo que não está à vista ou que não passe na comunicação social (ex.)

    3. Avatar de Vilna
      Vilna

      “não precisam de ser clientes Mullvad para o usar”
      como assim? Sou cliente Firefox ou de qualquer outro browser?

      1. Avatar de Historiador
        Historiador

        Mullvad é um serviço VPN pago.

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Disse isso porque já vi perguntas de pessoal nesse sentido que pensavam tinham que ter o serviço de VPN deles para usar o browser.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Android e Mullvad não funciona.

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Mas pelo que me apercebi esta questão sobre a privacidade só se aplica aos “executáveis” disponibilizados no website da Mozilla. O código-fonte continuará como sempre esteve, em termos de provacidade… mas para isso é preciso um programador para fazer a compilação para um “executável” 🙂 …
    Mas já se começa a aproximar do Chrome (que rouba toda a informação que por ele passa), o que é muito mau. O Firefox ERA um bastião de segurança e privacidade… TRISTE…

  3. Avatar de PGomes
    PGomes

    Mais vale usar o LibreWolf.

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Como e que e ? A UE nao tem nada a dizer sobre isto ? Mais pressao nestas empresas, politicos da treta. Trabalhem tambem , criem solucoes, multas severas, a ver se estas empresas nao entrariam em linha. Sao todos iguais, nao ha ninguem que nos proteja. E isso e as aplicacoes para android, pedem permissoes mais estranhas, se nos nao dermos permissao nao podemos usar a aplicacao, isso tambem nao devia ser revisto pela UE ? Estao a forcar a que o utilizador aceite essas permissoes mesmo nao querendo. Onde e que esta a transparencia do android UE ? Esta tudo bem para voces ? Va arregacem as mangas e toca a trabalhar. Nao fiquem so preocupados com o dinheiro que vos entra nos cofres. Facam alguma coisa de util para a sociedade. Mais transparencia e justica para as pessoas e empresas.

  5. Avatar de Zeca
    Zeca

    Browser simples e sem preocupações
    O velhote Kmeleonbrowser

  6. Avatar de AJ
    AJ

    Já coloquei os patins ao FF e mudei para o Floorp, também existe a opção Zen Browser.

  7. Avatar de Tozzini
    Tozzini

    Kmeleonbrowser, Librewolf, Mullvad, há outras opções? O Vivaldi é opção?

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Fundação Mozilla não está mais recebendo tanto dinheiro de doações como antes, seja por conta de polêmicas políticas ou desvios para uso em “festas”.

    Agora é rever as estratégias para aumentar a lucratibilidade.

  9. Avatar de CSantos
    CSantos

    Eu sou o Brave.

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Librewolf ou Ungoogled Chromium.

  11. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    TODOS, os browsers, VENDEM DADOS!!!
    É engraçado, ver aqui 6 milhões, de comentadeiros, a anunciar browsers (alguns que custam 500 euros, mensais!!!! é tudo multi-milionário, das cripto), a dizerem “100% seguro e basta configurar 600000 addons, para ter privacidade 500000% protegida”.
    Não existe NENHUM browser, que não venda dados. É que, ao acederem aos sites, há sempre 6000 milhões a 98000000 biliões, de empresas, a aceder aos vossos dados. Desde que OS usam, qual é o vosso IP (é para este que pagam 500 euros mensais!!! para usar VPN, onde fazem 100 billiões, de milhas, por dia) ou que browser usam.
    O mais engraçado que é que adicionar scripts, além de poder ser complicado (como é o caso do Mullvad, sem pagarem 500 euros, mensais), deixa muitas portas abertas e acabam, por ser alvos fáceis.
    Foi assim, que uma empresa, que usa Linux, acabou a perder 2000 milhões de dólares, em ETH. Era tudo 50000% seguro, até ao dia.

    1. Avatar de tozzini
      tozzini

      Para além de gritares, adjetivares e dares a informação em termos genéricos (presumo que hoje não tenhas podido gritar num estádio de futebol.;), podes ajudar e indicar qual a melhor maneira (dentro do possível..) para impedir a exfiltração de informação através nossos browsers?

    2. Avatar de bot101
  12. Avatar de João
    João

    Apostei no Vivaldi, pelo meno consegui as funcionalidades que tinha no firefox. Floccus para sincronizar favoritos e keepass addon para sincronizar palavras-passe.

  13. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Está na hora de voltar para o IE.