Mozilla lançou versão 64bits do Firefox 38 para programadores

17 Comentários

A relação da Mozilla com as versões de 64bits do Firefox nunca foi pacífica. Por diversas vezes iniciou projectos e testes com versões assentes nesta arquitectura, mas quase sempre acabou por desistir delas, pelas mais variadas razões.

Este passo pode ter agora dado uma volta de 180 graus, ao surgir para utilização e testes uma versão de 64 bits do Firefox 38, dedicada aos programadores e a todos os que pretendem usar este browser de forma mais avançada.

O Firefox 38 Developer Edition de 64 bits está disponível para todos nos repositórios da Mozilla e poderá ajudar muitos no seu trabalho.

ffox_1

Depois de bastante tempo arredada dos desenvolvimentos de versões 64 bits do Firefox, a Mozilla voltou a apresentar uma nova versão do seu browser, mas desta vez dedicada aos programadores.

A versão Developer Edition é preparada para dar aos programadores as ferramentas mais avançadas e que permitem fazer todas as avaliações necessárias aos correcto desenvolvimento de aplicações ou sites web.

Não sendo uma versão dedicada ao público geral, pode no entanto ser usada mesmos pelos utilizadores menos experientes e que procuram uma versão do Firefox onde as ferramentas necessárias estão acessíveis.

A nova versão agora lançada, a 38, inaugura novamente a disponibilização das versões de 64 bits. Para já apenas disponível para Windows e Linux, pode ser escolhida da lista de versões disponíveis para a Developer Edition.

As vantagens de usar a arquitectura de 64 bits no Firefox são óbvias e bem conhecidas de todos. Para além de deixarem de estar limitados aos 4GB de memória, os processos são mais rápidos, mais eficientes e mais seguros.

ffox_2

Mas para além desta excelente novidade a Mozilla equipou também a versão 38 do Firefox Developer Edition com algumas novidades no campo das ferramentas de programação.

Existem assim melhorias no campo do WebRTC, a melhoria de diversas API’s do próprio browser e também melhorias gerais noutros campos, sempre com a ideia de melhorar este excelente browser.

Recordamos que este é um browser dedicado aos programadores e às ferramentas que estes necessitam de ter para realizar o seu trabalho. Pode ser usado por qualquer outro utilizador que queira ter acesso a essas ferramentas ou a uma versão optimizada.

O Firefox 38 Developer Edition está disponível no site que a Mozilla lhe dedica, podendo ser descarregado para um dos vários idiomas disponíveis e para uma das várias versões dos sistemas operativos.

Firefox 64bits Developer Edition

(Escolham a versão e o idioma pretendido)

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Finalmente!!
    Agora só falta, tabs separadas por processos e sandbox e posso ponderar deixar o Chrome 😡

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O Firefox Beta já tem carregamento das tabs, extensões e pluging em separado, apesar de ainda ser experimental e de ainda ter imensas falhas.

      Relativamente à sandbox também já foi implementada, mas por enquanto ainda só está presente nas versões nightly e developer.

      Também foi implementado de forma experimental nas nightly uma ferramenta permanente de conversão de Flash para HTML5.
      Isto é, de forma automática o Firefox “converte” tudo o que seja Flash (neste momento só suporta alguns provedores de vídeos) para HTML5.
      O Chrome tem algo semelhante mas não funciona de forma directa, sendo necessário o utilizador inserir o ficheiro SWF ou o link da reprodução em flash.

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    “Para já apenas disponível para Windows e Linux, pode ser escolhida da lista de versões disponíveis para a Developer Edition.”

    Tanto quanto posso saber a versão para Mac já é 64 bits há algum tempo

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Também tens versōes Linux e Windows a 64 bits há bastante tempo. O que está em causa é a “Developer Edition a 64 bits” que ainda não saiu para Mac (como podes ver no link disponibilizado) .

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O link disponibilizado dá uma versão para Mac que é 64bits, pelo menos é assim que se apresenta ao sistema… Lá por não indicar na página uma versão para Mac à parte que diga 64bits, não significa nada, pois as aplicações no Mac podem ser distribuídas como universais, incluindo código de 32 e 64bits e de diferentes arquitecturas no mesmo pacote. Neste caso o Firefox nem sequer parece ter uma versão de 32bits no pacote – já há várias versões que deixou isso para trás.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          correcção: continua a ter código de 32bits no pacote!

    2. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      se usares uma distribuição linux 64bits tens o firefox 64bits

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        e…?
        O meu comentário advém da ideia de que a versão 64bits só existe no Windows e Linux, quando na verdade 64bits existe no Mac há já bastante tempo.

  3. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Deixo só um reparo a este excelente artigo do Pedro Simões.É que agora a Mozilla também já nos fornece a versão 64bits do Firefox na versão beta,Eis o link:https://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/candidates/37.0b2-candidates/build1/win64/pt-PT/ O estar na língua portuguesa já é um bom atractivo.Muito bem e parabéns à Mozilla e aos desenvolvedores do Firefox. 🙂

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    O Firefox já é 64-bits em Linux e Mac há anos. Em Windows é que é uma pouca vergonha. Mas mais vale tarde que nunca.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Porque razão no Windows não é 64 bit se nas outras plataformas já o é?

      1. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        Desconheço porque não programo para windows, mas se o Firefox tal como outros tantos milhares de softwares teimam com a versão 32bits é porque não deve de ser tão simples como alternar uma configuração.
        Deve de mexer com mais, e deve de ser necessario alguma adaptação. Isto sou eu a supor, mas uma pesquisa pela internet deverá de responder.

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          Também é coisa que me irrita sobejamente no Windows. A esmagadora maioria do software ainda não está compilado para 64-bits, só mesmo os programas da Microsoft, ferramentas do próprio Windows e Office e alguns excepções 3rd party. O que me leva a crer que haja alguma dificuldade técnica no próprio Windows, porque penso que os programadores do Windows não sejam mais preguiçosos que os de outras plataformas.

          Eu pego numa distribuição qualquer de Linux para x86_64 e virtualmente 100 % do código está compilado para 64-bits, incluindo milhares de programas em repositório. Mas isto há muito anos já! Ou seja tenho um processador 64-bits e tiro partido dele, não uso a meio gás. Da mesma forma que esse repositório também existe para ARM, PowerPC e outras tantas arquitecturas diferentes. Sempre foi um grande ponto forte do Linux, corre em qualquer arquitectura com facilidade, já o Windows durante décadas só corria numa, a x86, a qual recentemente se juntou a ARM (e com limitações).

          Não estou a querer começar uma guerrinha, porque uso os dois SOs, mas o Linux sempre pareceu ser mais flexível neste aspecto.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            realmente dá a entender que a implementação do 64bits em Windows não facilita o salto das aplicações para 64bits!
            No Linux e no OS X a maioria das aplicações já têm código a 64bits!

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Eu também näo programo, mas se há apps avancadas que com rapidez säo compiladas em 64-bit (Paint Shop Pro quando passou para 64-bit, Anti-Virus, Handbrake, e muuuuitas outras apps grátis), näo vejo o que custa ao firefox. Acho é que näo andam muito para aí virados…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            tanto andam virados que se tivesses prestado atenção teria visto que já tinha tentado e desistido por causa dos problemas que causava com os add-ons

  5. Avatar de sakura
    sakura

    Então a Msgoogle não convida o ppl da Mozilla para a festa do verão….. (google Summer of Code 2015)….?

    So por isso já vale a pena reconpilar o Firefox para as maquinas c/ linux.
    anti pub?. or firefox é bem melhor que o chromium.. ????
    ps, não uso o firefox mas ……….