Moodle 2.0 – A plataforma gratuita para o ensino

25 Comentários

Depois de mais de dois anos e meio de árduo trabalho, Martin Dougiamas fundador do Moodle, anunciou a versão 2.0 do Moodle. O Moodle é um CMS (Course Management System), também definido como um LMS (Learning Management System) é uma plataforma de apoio à aprendizagem/ensino à distância.  Através desta plataforma, os professores/formadores podem facilmente criar disciplinas “online” e nela depositar conteúdos, criar fóruns, chats, criar testes, receber trabalhos dos alunos, criar wikis, etc,etc.

moodle_00

Em Portugal, para quem é estudante Universitário e não só, certamente que conhece o Moodle. O Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino à distância como o Blackboard e WebCT, é gratuito sob uma licença Open Source. A aprendizagem através do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos , com um desenho modular onde é fácil agregar conteúdos que motivam o aluno.

moodle_01

Algumas características:

  • Promove uma pedagogia social (colaboração, actividades, reflexão crítica, etc.)
  • Criar cursos ou disciplinas com variados conteúdos formativos e actividades, 100% online;
  • Chat, Fóruns de discussão , Wikis, criação de testes tudo dentro da mesma plataforma;
  • Definir professores para gerir os cursos criados;
  • Gerir os acessos dos utilizadores à plataforma e às diferentes actividades;
  • Registar as notas e o desempenho dos formandos.

Novidades da versão 2.0

  • Hubs de comunidades (Diretórios de cursos para uso público ou comunidades fechadas)
  • Suporte para repositórios de conteúdo externo
  • Suporte de portfólio que permite exportar dados para sistemas externos
  • Normas de conclusão de cursos
  • Sistema de backup totalmente reescrito
  • Framework restruturada
  • Suporte para WebServices
  • IMS Common Cartridge
  • Melhorias no módulos de actividades (SCORM, Wikis, base de dados de questões, etc)

Todas as novidades podem ser conferidas aqui

Considerações finais

O Moodle é uma excelente plataforma de conteúdos, desenvolvida em PHP,  e que é muito usada por Universidades/Politécnicos, escolas e até mesmo empresas de formação. Através desta plataforma é possível criar cursos online e disponibilizar conteúdos aos formandos. No entanto, o Moodle poderá servir para muitas outras finalidades. Para os docentes/formadores que muita das vezes procuram uma plataforma de gestão e disponibilização de conteúdos, o Moodle é sem dúvida uma excelente opção.

Para quem pretender testar facilmente o Moodle, pode usar o XAMPP com plataforma de suporte.

altLicença: GNU General Public License
altSistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS X
altDownload: Escolha aqui o seu sistema
altHomepage: Moodle

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de techdani
    techdani

    Na minha secundária, utilizo o moodle. Boa notícia.

  2. Avatar de Filipe Dias
    Filipe Dias

    Moodle =)

  3. Avatar de Tony_tha_Mastha

    A minha faculdade não tem moodle. Que atraso. Temos que trocar tudo através de um mail colectivo.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      pois, cá tambem…

      temos o blackboard e como a ESTH em seia é afastada do IPG, os updates da plataforma nao sao feitos como deve de ser(teem de ser enviados para a Guarda para posteriormente serem actrualizados na plataforma -.-). os alunos viram-se forçados a criar websites no google sites ou e-mails para colmatar essa falha terrivel…

  4. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    A UA mudou para o moodle no ano passado. Não foi uma transição fácil, mas agora é bem evidente a utilidade desta ferramenta.

  5. Avatar de Dr. Orly
    Dr. Orly

    Na minha faculdade não tem Moodle. Usa WOC (Web On Campus).

  6. Avatar de maxim

    a minha escola tinha, mas depois deixaram n sei pq, dava muito mais jeito do que tar agora a enviar mails pra toda gente

  7. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    voltamos pra o degredo do moodle pois apos 3 anos de blackboard n havia maneira de financiar mais tempo….

    agora temos de regresso o cancro do moodle :'(

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      entre o blackboard e o moodle, venha o bom velhinho metodo das fotocópias e pautas na parede 🙂

      1. Avatar de Jorge Désirat
        Jorge Désirat

        ja faziam era o port do moodle para smartphone…

        1. Avatar de Edgar Clérigo
          Edgar Clérigo

          nao deve de ser dificil, java + webServices + moodle e tens uma app para android

  8. Avatar de C.P
    C.P

    Ola

    Na minha faculdade, a utilização deste tipo de plataformas varia de departamento, para departamento, no entanto aquela que está mais ligada a engenharia de sistemas informáticos é o Moodle, mas não este, trata-se de uma versão paga, e bem paga. No entanto também utiliza-se o Moodle aqui mencionado, na noticia. Mas ainda utilizamos a plataforma de elearning.

    Actualmente a universidade têm como objectivo e já está em curso utilizar somente o E-learning como única plataforma, onde se tudo passará…

    Enfim, Moodle KO, e vai-se gastar rios de dinheiro, por que se quer…

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Que versão comercial do Moodle? O Totara LMS – http://www.totaralms.com ?

  9. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    O moodle é muito limitado e tem tido poucas actualizações nos últimos anos. Vamos ver se esta última versão vem melhorar o programa pois está muito desactualizado em termos de funcionalidades. Por outro lado a sua utilização pelas instituições é muito fechada, quase não existindo recursos abertos ao público (e isto seja em universidades seja em escolas não universitárias!).

    Entretanto aqui ficam algumas alternativas (atenção ao Sakai)
    Moodle – http://moodle.org
    Sakai – http://sakaiproject.org
    eXe – http://exelearning.org
    Dokeos – http://www.dokeos.com/
    ILIAS – http://www.ilias.de
    Segue – http://segue.middlebury.edu/sites/segue
    OLAT – http://www.olat.org/

    Aqui encontram dados sobre a utilização de LMS por universidades de Espanha. http://www.di.uniovi.es/~victoralvarez/survey/
    Seria interessante um estudo semelhante para Portugal. Não há aqui nenhum universitário com vontade de fazer um trabalho na área de estatística?

  10. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    O Moodle integrado com o Joomla, é perfeito para uma escola (:

    1. Avatar de Filipe Dias
      Filipe Dias

      Porque será que dizes isso?

      hehe
      Abraço Carlos

  11. Avatar de Alexandra
    Alexandra

    O IPLeiria utiliza Moodle desde o início deste ano (antes utilizavamos Blackboard) mas não noto grande diferença de uma plataforma para a outra, uma vez que a unica coisa que utilizamos de diferente no Moodle são os repositórios. Acho que o problema aqui é que os professores não aproveitam toda a capacidade da plataforma, pondo, por exemplo, as notas online no supporte, em vez da tradicional folha em PDF…

    1. Avatar de Jorge Désirat
      Jorge Désirat

      os de engenharia informatica da estg recebem as notas atraves do moodle… 🙂

    2. Avatar de António Ferreira

      O Moodle já estava com muita coisa quando decidiram mudar para o blackboard. Mas foi uma plataforma que devia estar muito mal aproveitada e sempre teve acesso lento. Não sei como foi nos últimos anos, mas se voltaram para o Moodle fizeram bem.

  12. Avatar de jaquim
    jaquim

    Como professor/administrador considero o moodle excelente, apesar de não conhecer outras. É gratuito, ao contrário de outros, pode ser personalizado como se entender, pode ser fechado ou aberto, depende de como é configurado. O problema é que os professores e alunos só utilizaram 5 a 10% das suas funcionalidades e os gestores não actualizam o dito. O ME fornece esta aplicação às escolas e nunca o actualizaram (versão 1.7.2) e não permitem a personalização de grande parte das opções, O cron só funciona 1 vez ao dia o que torna os fóruns uma lástima, a velocidade de acesso tb deixa a desejar. Os professores não estão motivados para trabalharem com esta ferramenta (neste tempo com o que tem acontecido no ensino, quem estará)

    1. Avatar de António Ferreira

      Os professores trabalharem com esta ferramenta não tem nada que ver com motivação. Uma boa ferramenta é sempre útil a nível pessoal de organização e armazenamento de histórico de uma disciplina, não sendo a motivação para aqui chamada.

      Quantas vezes era preciso andar por portas travessas a encontrar a documentação necessária? Mas mesmo assim, ainda existem professores que insistem em colocar a documentação apenas na reprografia; e casos também de ao começarem um novo ano lectivo limparem tudo do moodle relativo ao ano anterior…

      Alguns anos atrás era assim, depois andou para aí o Blackboard e acabou-se o dinheiro, voltaram ao Moodle, vão se precisos mais alguns anos até isto afinar.

  13. Avatar de Sílvio Horta

    Na Universidade de Évora é usada esta plataforma de ensino/aprendizagem. Nunca usado até ao inicio do ano lectivo e estou alegremente surpreendido com as capacidades e funcionalidades.

  14. Avatar de Luisa Vieira
    Luisa Vieira

    Caríssimos,

    Por gentileza, alguém sabe onde posso encontrar o tutorial em português, do MOODLE 2.0 , versão para aluno e versão para professor. Obrigada pela atenção, aguardo com certa ansiedade.

  15. Avatar de Carlos Macedo
    Carlos Macedo

    Quero saber o custo desta plataforma, estou precisando de uma e só encontro plataformas fora da realidade preços exorbitantes.
    Preciso de uma se possível grátis.

    1. Avatar de PPereira
      PPereira

      O moodle é gratuito!