Minus – Partilha Universal Social

22 Comentários

A web está cheia de bons serviços e todos os dias aparecem um sem número de novas opções. Minus é um serviço muito interessante. Permite que tenhamos na cloud um local de alojamento onde podemos colocar todo o tipo de ficheiros, arrastando e largando do nosso computador para a página do serviço no browser e decidir se queremos partilhar esse conteúdo com o mundo ou manter apenas para uso privado.

Mas não se fica por aqui, há muitas novidades neste serviço gratuito que irá gostar de saber.


O conceito é simples e tem como mote agregar o nosso modo de vida móvel. Isto é, podermos ter um espaço de 10GB gratuito, enviar ficheiros até 2GB lá para dentro e poder partilhar, através de um short link, o ficheiro no Twitter ou deixar que a nossa conta tenha seguidores, como se fosse uma rede social de armazenamento de conteúdos na cloud. Diga lá que não é fantástico?

Tudo começa por criarmos a nossa conta no serviço. Até aqui é minimalista e sem o stress de captchas e afins. Basta o nosso nome de utilizador, uma palavra-passe e, eventualmente e opcionalmente, o nosso endereço de email.

Feito o registo somos conduzidos para a área de conteúdo, onde teremos vários pormenores a reter: existe um histórico de uploads, existem vários tipos de visualizações dos conteúdos, existem ferramentas para instalarmos no nosso computador, tornando o processo de upload mais simples pois o cliente instalado no computador evita que tenhamos o browser carregado no serviço do Minus.

Este software será futuramente alvo de uma apreciação detalhada, pois está disponível para Windows, Mac e Linux.

Além do que foi já referido, esta rede social de partilha via cloud, poderá oferecer aos seus utilizadores uma função de trabalho colaborativo, onde cada um do seu lado, pode estar a trabalhar em simultâneo no mesmo artigo e este vai criando camadas de actualização no ficheiro em causa. Um plugin para o browser ajudará nesta tarefa, visto estarem disponíveis plugins para o Google Chrome e Firefox.

Este serviço não é novo, tem sido companhado por nós, se bem se lembram já o tínhamos abordado no início do ano, neste post, no entanto hoje está diferente e muito mais completo.

É sem margem de dúvida um serviço útil, que permite expandir a preços justos e que no formato gratuito pode ser uma alternativa ao Dropbox, hoje muito popular mas que não tem alguma maneabilidade que este oferece. Para aumentar a curiosidade sobre este serviço, deixem-me só referir que também está disponível um cliente para iOS e para Android, o que fará uma alternativa colossal quando queremos ter na cloud tudo e a partir de qualquer dos nossos dispositivos de comunicação.

Homepage: Minus

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Estou a testar o serviço, e é muito bom. Muito bom mesmo.
    Mas uma pequena curiosidade: E quanto à segurança de nossos dados e/ou nossa privacidade? Não tive que aceitar nenhum tipo de acordo para entrar no serviço.

    1. Avatar de Vítor M.

      Vitor faz uma leitura destes termos e vê alguns aspectos sobre a privacidade do serviço.

      Cump.

    2. Avatar de rubenduarte
      rubenduarte

      Vitor, isto parece-me ser como uma rede social,ou seja, os teus “ficheiros” são partilhados com a tua rede de amigos 🙂

      1. Avatar de Axys
        Axys

        Os teus amigos só terão acesso aos ficheiros se você permitir. Ou pode escolher os ficheiros que queres partilhar e os que queres manter privado.

        1. Avatar de rubenduarte
          rubenduarte

          Tal como no facebook!

        2. Avatar de Vítor M.

          Sim, tudo o que lá colocarmos terá por predefinição o estatuto de privado.

          1. Avatar de Calado
            Calado

            Está muito bom este site! Mas parecendo aqui ser o advogado do diabo, com este tipo de serviço volta aqui o problema dos “direitos de autor”. Ao estarmos a partilhar música ou vídeos, não estamos a fazer algo “ilegal”?

  2. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Já uso este serviço já a algum tempo e considero-o o melhor serviço de alojamento de imagens e de pequenos ficheiros (PDF, Docs, etc).

    O Imgur (http://imgur.com/) também é um excelente serviço de alojamento de imagens e também pode ser implementado noutros projectos usando o API deles.

    Muito boa análise.

    1. Avatar de alan
      alan

      boas dicas, testando os dois serviços e adorando!

  3. Avatar de lllllllll
    lllllllll

    é melhor k o dropbox em termos de velocidade de upload?

  4. Avatar de Kamina
    Kamina

    Experimentei este serviço agora e acho realmente bom, especialmente o espaço concedido inicialmente.

    A melhor parte foi eu estar a ler o artigo e a ver o suporte para linux, e quando vejo lá o logo do Ubuntu penso “linux para eles é só Ubuntu…” (e a dizer mais umas coisas más sobre os criadores) até que clico na imagem e vejo lá escrito “Download Archlinux pkg” e fiquei honestamente chocado e envergonhado comigo mesmo — eles até têm um package ready para a minha distro de eleição! Acho que isto vem demonstrar que o Arch tem cada vez mais força no mundo linux!

    Way to go minus devs!

  5. Avatar de BBC
    BBC

    Há dias que andava para testar este serviço; depois de o ver no PPlware já não houve desculpa para adiar…

    Adorei o facto de ser bem estruturado e de ter aplicação para android.. xD

  6. Avatar de lllllllll
    lllllllll

    Nao dá para criar pastas? para fazer um upload de uma musica de 15Mb foi mais rapido k o Dropbox

  7. Avatar de Abílio Marques
    Abílio Marques

    Visitei o site e nem certificado de segurança http ou SSl tem. Parece-me uma falha fulcral. Por exemplo o site da Dropbox tem certificado de segurança.
    Podemos verificar este aspecto caso a barra de endereço fique a verde. e no site do Minus nao fica.

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Isso é errado…
      O site tem SSL, contudo não tem a passar automaticamente.
      Vê com os teus próprios olhos: https://minus.com/
      Com ligação encriptada a 256 bits.

  8. Avatar de Andre
    Andre

    Parece ser interessante

  9. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Ter que averiguar o serviço 😀

  10. Avatar de ganha premios gratuitos

    Parece ser muito bom, toca a experimentar :p

  11. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    facto de não conseguir criar pastas deixa a desejar…

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Já percebi, aquilo cria a pasta na altura que enviamos 1 ficheiro e posteriormente podemos adicionar mais ficheiros ou editar o nome dessa mm pasta.

  12. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Sem duvida uma bela ferramenta!
    Fiquei muito mais animado por ainda por cima ter app para android! Vai ser muuuuiiiito bom!

  13. Avatar de DG
    DG

    Bom dia,
    Tenho testado a aplicação e com a divulgação pelas redes sociais foi um instante até alcançar os 50GB.
    O tamanho máximo de ficheiros que permite submeter é de 200Mb e não 2Gb como referido acima.